Como fazer National Insurance Number para trabalhar na Inglaterra

0
585

Atualizado em

Passo a passo de como fazer National Insurance Number, um número usado na administração do Sistema de Seguro Nacional e no sistema tributário do Reino Unido. Cada um tem o seu número, deve ser guardado e nunca dado a ninguém, seria tipo um CPF. Também é chamado de NiNo.

Confira como conseguir o seu!

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Como fazer o National Insurance Number para trabalhar na Inglaterra

Com o National Insurance Number você pode:

  • trabalhar
  • receber benefícios
  • pedir empréstimos estudantis
  • fazer constribuições voluntárias

Normalmente o National Insurance Number é enviado para os residentes assim que eles completam 16 anos.

dicas morar e trabalhar inglaterra numero nino
A carta tão esperada do National Insurance Number

O problema do National Insurance Number

Quando você conseguir um trabalho no Reino Unido, é bem provável que eles peçam esse número para poder trabalhar. Porém, se você nunca trabalhou no país, não tem o número. Aí você entra em contato com o governo para conseguir um, maaaaaas precisa estar trabalhando para ganhar o número, se não eles não te dão.

É UM CÍRCULO DO EMPURRA EMPURRA NÉ!

Pode trabalhar um tempo sem o National Insurance Number

Pois bem, você pode trabalhar até 3 meses POR LEI sem ter o National Insurance Number. Então, se você está legal com todos os documentos, pode sim assinar um contrato com o empregador e falar que não tem problema não ter o NiNo. O empregador já deveria saber disso, mas vale reforçar. Sem o contrato não te dão o número.

Como aplicar para o National Insurance Number

1 – Ter os documentos necessários

É necessário que você já esteja no Reino Unido para poder aplicar e já ter a permissão para trabalhar e viver aqui.


Aí você precisa ter os documentos provando que já está trabalhando:

  • passaporte,
  • cartão residência,
  • certidão de casamento,
  • contrato de trabalho,
  • contato do seu chefe,
  • comprovante endereço (como carta do governo, contas ou do banco)

Se você ainda não tem a residência, beja como fazer Visto Inglaterra para cônjuge de cidadão europeu 

2 – Agendar pelo telefone

O primeiro passo efetivo de como fazer o Natinal Insurance Number é uma ligação. Você precisa agendar um horário e é necessário ligar para a administração do National Insurance

Inglaterra, Escócia e País de Gales:

Telephone: 0800 141 2075
Textphone: 0800 141 2438
Segunda a Sexta 8am às 6pm

Irlanda do Norte

Telephone: 0300 200 3500
Textphone: 0300 200 3519
Segunda a Sexta 8am às 8pm
Sábados 8am às 4pm

Eles irão te perguntar para o quê você precisa o NiNo (diga trabalhar), pedirão o número do passaporte, residência e o dia que chegou no Reino Unido (carimbo no passaporte).

Eles te darão o próximo horário e o local mais próximo da sua casa. Você até consegue marcar para o dia seguinte, mas é raro, e, dependendo da pessoa que te atende, consegue escolher um lugar melhor. Dois a três dias depois receberá uma carta na sua casa dizendo o local, horário e o que levar para a entrevista.

ATENÇÃO: Não existe agendamento online, é somente por telefone e é gratuito. Caso você esteja preenchendo algo online e pedir uma cobrança no final, não tá certo! Esse site provavelmente é de alguma empresa (muitas vezes eles tem o link do site deles quase igual ao do governo), que está fazendo o agendamento no seu lugar e cobrando pelo serviço. Às vezes diz lá “veja como fazer o national insurance number” e pague 20 libras, algo do tipo.

3 – No dia da entrevista

Aí você vai até esse lugar no dia marcado, apresenta os documentos e faz uma mini entrevista para verem que você quer para trabalhar e não receber benefícios. Basicamente é isso aí e ver que é você de verdade.

documento para trabalhar na inglaterra guildford
Guildford: onde fiz a minha segunda entrevista para o NiNo

4 – Chegada do NiNo

O National Insurance Number demora em torno de 8 semanas para chegar na sua casa. Assim que receber, você entrega para o seu empregador. O imposto será deduzido automaticamente do seu salário e você pode calcular se está certo pelo site Tax Calculator.
Se você receber abaixo de uma certa quantia, não precisa pagar impostos.

Caso você tenha pago mais do que deve, é necessário ligar para o HM Revenue and Customs (HMRC) e contar o que está errado. Este é o número 0300 200 3500.

Caso você perca o seu emprego e não peça os benefícios ou viaje por muito tempo, ficará registrado que não pagou o National Insurance. Eles chamam esse tempo de “Gaps in your National Insurance record” e que podem influenciar na sua pensão. Aí você pode optar por pagar voluntariamente e preencher esses espaços.

Atenção: caso você mude de endereço nesse meio tempo, precisa ligar novamente para avisar o endereço novo. Eles não informam o seu número pelo telefone, somente por carta.

Leia: O que muda para brasileiros com o Brexit



Como foi a minha entrevista para conseguir o NiNo

Primeira Entrevista

Sim, eu tive que fazer duas por simples desleixo da mulher que me atendeu. Vamos lá.

Eu marquei a entrevista basicamente de um dia para o outro em Slough, a cidade mais feia que já visitei na Inglaterra, me desculpem. Até o nome é bizarro (esláu). O Jean também fez o NiNo lá.

Cheguei no horário certo no Job Centre da cidade e já fui atendida. A vontade da mulher era zero, ela verificou todos os meus documentos e perguntou várias vezes para o que eu precisava do NiNo. Falei que já tava com um emprego em vista mas não tinha o contrato ainda porque precisava do NiNO antes. Ela me deu uma bronca, falando que eu não precisava agora. Ai fiquei “WTF” que mulher do djanho cara.
Preenchi os papéis da aplicação em si, assinei e fui embora.

Comecei a trabalhar na segunda seguinte.

Aí 5 SEMANAS DEPOIS recebi uma carta que NÃO ME DARIAM UM NINO PORQUE EU NÃO PRECISAVA DE UM… sendo que eu falei que já tinha um trabalho garantido, mas não tinha aplicado. Essa informalidade deixou ela suspeita, mas tava tudo certo.

Ou seja, perdi dinheiro do trem indo até aquela cidade horrível e não me deram o troço. Aí tive que remarcar a desgraça, perdi um dia de trabalho para refazer a bagaça. Ninguém da minha empresa entendeu o por quê, aí só falei que era “sou imigrante né, aos olhos da mulher do NINO eu sou uma coitada que quer viver de benefícios do governo”.
Aí descobri que Slough é uma cidade industrial e a renda da galera lá é menor, então deve ser por isso que barram tanto.

guildford como fazer national insurance number
Guildford é uma graça!

Segunda Entrevista

Desta vez queriam me dar Slough de novo, aí falei NO WAY, a mulher que me atendeu encheu o saco, foi super grossa comigo e falou que só tinha aquela disponível. Tá bom, marquei.

Liguei no dia seguinte cancelando ahaha e aí o atendente foi bem mais gente boa e deixou eu escolher a cidade.

Escolhi fazer em Guildford, uma fofura de cidade e que vale a pena ser visitada mesmo sem a entrevista do NiNo haha

Cheguei no horário certo no Job Centre e o cara que me atendeu foi super gente fina, não fez nem metade das perguntas que a outra fez e até desdenhou dela. Ele viu que eu realmente tinha emprego e que trabalhava numa empresa já muito conhecida no Reino Unido. Aí já falou que tava tudo certo e que só tinha que esperar um pouco.

Esperei uns 10 minutos para que me entregassem o passaporte e antes perguntam a data de nascimento. Fizeram esse mesmo procedimento na entrevista anterior. Eles pegam os documentos e fazem cópia.

Em torno de 6 semanas depois recebi a carta com o meu National Insurance Number! Finalmente!!!

Eu vi na internet que existe tipo um cartão com o número, mas eu só recebi a carta mesmo.

E agora tem a saga para recuperar o dinheiro que paguei a mais nos impostos…. mas nem tudo é perfeito né haha

Veja mais dicas sobre morar na Inglaterra e dicas de viagem no Reino Unido na Playlist do Youtube

Leia mais:

13 curiosidades da Inglaterra

Preços nos supermercados na Inglaterra

Tipos de trabalhos para brasileiros na Europa

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
AULA DE IDIOMA COM PROFESSOR NATIVO
Aprenda qualquer idioma em casa com aulas virtuais e preços acessíveis. Ganhe 10 USD de desconto na sua primeira compra na plataforma do Italki!

PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

DINHEIRO NO EXTERIOR
Com Transferwise você economiza dinheiro durante o intercâmbio ou morando em outro país. Veja como transferir dinheiro para o exterior.

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

AIRBNB
Alugue apartamentos ou quartos com preços especiais, ótimos para quem viaja em grupo! Reserve no Airbnb e ganhe R$180 de desconto na sua primeira hospedagem.

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

Travel blogger e designer aspirante à muitas coisas e com PhD em zuera, não dispensa uma aventura cheia de desafios e tragédias. Nas horas vagas joga games, canta e planeja as próximas viagens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here