Como comprar carro na Inglaterra: preços, seguro e garantia

0
528

Como comprar carro na Inglaterra: o passo a passo! É muito fácil comprar carro usado na Inglaterra, pois tem opções para todos os bolsos e gostos. Como os carros possuem o volante do lado direito e o resto da Europa é do lado esquerdo, fica difícil “escoar” esses carros usados para outro lugar. Dessa forma o preço do carro usado cai muito e facilita para quem deseja comprar um veículo.

Tem várias coisas diferentes que você deve conferir antes de fechar negócio. Confira este guia de como comprar carro na Inglaterra e o vídeo!

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Como comprar carro na Inglaterra

1- Como escolher o seu carro

Bem, como em qualquer lugar, o primeiro passo para comprar um carro é, além de decidir definitivamente que quer um carro, decidir qual ou quais carros você gostaria de ter.
As melhores maneiras de fazer isso é definir um valor na qual você está disposto a gastar primeiramente.

Como mencionei acima, não vale a pena pegar um carro novo (exceto se você tiver muito dinheiro), porque normalmente os carros usados estão em ótimas condições e não apresentam problemas sérios já que é obrigatório revisar o carro todo ano. Veículos com muitos problemas ou velhos demais são impedidos de rodar, tanto por essa revisão quanto pelo preço do imposto.

Um site muito bom para procurar carros, vans ou motos é o AutoTrader que possui diversos filtros pra encontrar o veículo ideal pra você. Normalmente comprar um carro diretamente com uma loja ou garagem é mais caro, porém tem algumas vantagens como financiamento e garantia por 3 meses.

Além do site, você pode achar carros no Facebook pelo Marketplace e estabelecer a distância dos anúncios para encontrar os carros que estão mais próximos de você (mostro certinho no vídeo mais abaixo).

como comprar carro na inglaterra
Anúncios de carro no Marketplace do Facebook

2 – Descubra mais informações sobre o carro

Assim que você encontrar um carro que parece interessante, busque estas 3 informações:

  • imposto
  • MOT (vistoria obrigatória anual do carro)
  • seguro

Para isso, você precisa apenas da placa do carro. Caso não esteja visível nas imagens do anúncio, peça ao anunciante para que você possa fazer a pesquisa melhor sobre o carro.


Saber essas informações antes de comprar o carro vai te ajudar na escolha de um carro que esteja funcionando certinho, além de saber quanto ele irá custar anualmente.

Caso você tenha dúvidas, veja o vídeo abaixo no qual falamos sobre carteira de motorista e mais dicas de como comprar carro na Inglaterra

Informações sobre imposto

Verifique se o carro está com o imposto em dia no site oficial do governo. Não é um problema se ele não estiver, o que acontece é que ele não pode rodar na estrada sem isso. Você pode taxar o carro no momento da compra e já pode rodar.

Além disso, você terá a informação de emissão de CO2 do carro, o que definirá o valor do imposto pago anualmente, e a data de emissão do último V5C Logbook, um documento que comprova a venda do veículo. Nesta tabela do governo você vê os tipos de carros e impostos

Você tambem pode ver informação úteis sobre o veículo como peso, tipo de combustível, se o carro é roubado, etc.

Histórico do MOT

A vistoria feita anualmente define a situação atual do carro. Nesse relatório pode conter quais partes precisam ser trocadas, se há algo urgente a ser feito ou até mesmo se há algo menor que possa gerar um problema (chamada de advisories). Caso tenha algo para ser trocado, o MOT irá desqualificar o carro. Se você dirigir o carro sem MOT válido, você poderá ser multado.

O MOT pode ser visto neste site do governo e também a data que precisará fazer um novo. Nessa mesma consulta poderá ver se o fabricante fez um recall por riscos de segurança

MOT CARRO INGLATERRA
Exemplo de MOT de um carro na Inglaterra

Seguro

O seguro de carro é obrigatório no Reino Unido! Se você rodar sem sem seguro pode ganhar uma multa e terá o carro guinchado. Os preços variam de £500 a £3.500 para o mesmo carro dependendo da empresa e também da cobertura.

A melhor maneira de pesquisar valores é indo ao site Compare the Market . Lá você coloca todas as informações solicitadas (é um formulário meio grande) e ao final aparecerão várias opções de seguro. No nosso caso, o seguro “Comprehensive” – que é o mais completo – ficou mais barato do que o “Third party only” –  o seguro que cobre apenas terceiros.

Além disso, o seguro sai mais barato se você tiver a carteira de habilitação definitiva britânica. Confira aqui como fazer a carteira de motorista da Inglaterra.

3 – Vá ver o carro

Depois de ter escolhido o seu carro, você poderá fazer uma visita à garagem ou pessoa que o vende. Normalmente não é feito test drive, ao menos que você pague um caução que será devolvido na hora da compra do carro e assine uns papéis se responsabilizando se algo acontecer.

Verifique se está tudo certo. Os ingleses não se incomodam com riscos na lataria e normalmente sai caro para consertar, então nem ligue para isso (sem falar que as estradas são bem estreitas e sempre enrosca no mato kkk).

Na hora de efetuar a compra, veja se tem desconto à vista ou quanto irá pagar se for parcelar com um parceiro deles. Se você tiver um credit score bom, pode ser bem mais barato financiar diretamente com o seu banco e pagar o carro à vista. Apresente sua carteira de motorista ou outra identidade para fazer a compra.



O vendedor deve te entregar:

  1. VC5 logbook com seu nome (comprova que o carro é seu)
  2. uma nota fiscal
  3. as chaves do carro
  4. o certificado do MOT

Em alguns lugares não te dão garantia, outros dão e alguns podem até extendê-la pagando um extra.

4 – Garantia do carro

A garantia do carro cobre falhas mecânicas, elétricas, suspensão… É diferente do seguro que cobre acidentes. A garantia é opcional, mas eu recomendo muito que faça e pode comprar até por telefone depois que você fazer um orçamento no carro (até recomendo esperar a ligação para ganhar um desconto).

A mais famosa se chama AA. Leia bem cada cobertura antes de comprar e fique atento a parte do breakdown, o famoso guincho. Aqui você não pode pegar uma cordinha e puxar o carro do seu amigo não hauehaue Esse custo sempre vai ter para levar para a oficina.

Atenção: NÃO PEGUE A EMPRESA MOTOREASY, é literalmente uma merda. A pior empresa do planeta pra lidar com os problemas dos clientes. Bando de desgraçados.

conserto de carro mecanico inglaterra garantia
Mecânico trocando a bateria do carro

Cuidado com as pegadinhas da garantia

Esse breakdown cobre a ida até uma oficina e algumas garantias não cobrem se o carro estiver na sua garagem. Descobrimos isso da pior forma quando a bateria do nosso carro morreu e essa MotorEasy queria 150 libras apenas para levar o carro até a oficina, sem o custo da manutenção e da peça nova (já que também não cobre a parte da bateria, um absurdo). Se o carro estivesse a 250 m da nossa casa, não teria esse custo. PIOR EMPRESA DO PLANETA MEUDEUSSSS

Chamamos a AA e o o mecânico veio no dia seguinte. Foi super gente fina, trocou a bateria que já tava velha com 11 anos (!!!), viu que havia mais óleo do que devia e respondeu todas as minhas perguntas de forma paciente e educativa. Esse serviço custou 153 libras e achei que valeu a pena.

Você até pode trocar sozinho a bateria, mas aí não tem garantia da loja e precisa ter as ferramentas corretas.

Lembre-se que você tem 6 meses para reclamar por lei caso o carro der algum problema mais tenso. Mesmo se o vendedor falar que “a garantia acabou” você tem esse tempo e pode pedir ajuda ao Citizen’s Advice.

É isso aí galera, espero que tenham gostado dessas dicas de como comprar carro na Inglaterra!

Salve no pinterest

dicas comprar carro na inglaterra brasileiro
Pin dicas para comprar carro na Inglaterra como brasileiro
Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
CONTA BANCÁRIA NA EUROPA
Com Transferwise você economiza dinheiro durante o intercâmbio ou morando em outro país. Veja como transferir dinheiro para o exterior.

PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

AIRBNB
Alugue apartamentos ou quartos com preços especiais, ótimos para quem viaja em grupo! Reserve no Airbnb e ganhe R$180 de desconto na sua primeira hospedagem.

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

AULA DE IDIOMA COM PROFESSOR NATIVO
Aprenda qualquer idioma em casa com aulas virtuais e preços acessíveis. Ganhe 10 USD de desconto na sua primeira compra na plataforma do Italki!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here