As Highlands da Escócia abrangem uma região riquíssima em belezas naturais e histórias misteriosas como o monstro do Lago Ness e até círculos de pedra usados em rituais há 4 mil anos. Com certeza é a melhor parte da Escócia, pode-se dizer até do Reino Unido, e que infelizmente muita gente não conhece os seus encantos.
Este é o meu Roteiro nas Highlands da Escócia, o que fazer em cada cidade, atrações e dicas da estrada. Fizemos todo o trajeto de carro em agosto de 2020 quando a Escócia já havia reaberto suas atrações após a quarentena. Mesmo assim tivemos dificuldades em visitar alguns lugares por causa do vírus, mas a partir de 2022 tudo melhorou. Clique aqui para assistir o vídeo e conferir mais dicas das Highlands na Escócia!
Roteiro nas Highlands da Escócia: como planejar e dicas
Índice do Artigo
Dicas básicas nas nas Highlands da Escócia
Chuva, neblina e tempo nublado é comum na Escócia, mesmo no verão. Percebi que de manhã sempre chovia um pouco e a tarde abria o tempo, até o sol aparecia. Fui em 2020 e peguei tempo muito bom e quente, mas esse ano peguei uma tempestade chamada Francis que estragou o rolê. Em 2021 peguei dias incríveis com sol, tava tão quente que ficava de camiseta.
Olhando no mapa da Escócia, muita coisa parece perto, mas não é. As atrações ficam longe com estradinhas estreitas e em vários trajetos não tem postos de gasolina, casinhas, nada. Só a estrada e natureza. Então se prepare para ficar bastante tempo no carro. No entanto, há internet em quase todo o trajeto, então pode usar o Google Maps ou Waze para se guiar.
Leia também: 10 coisas para saber antes de visitar a Escócia
Hospedagem nas Highlands
Outra coisa que percebemos é que muita gente estava planejando a viagem em cima da hora assim como nós, justamente porque não saberia se a Escócia ia entrar em quarentena ou não. Por causa disto, ficamos limitados às hospedagens e acabamos perdendo as mais baratas.
Agora tudo mudou a partir de 2022 e tem muitas opções bem legais de acomodação nas Highlands! Vou indicar cada lugar por cidade no meu roteiro Highlands na Escócia, assim fica mais fácil.
Alugar um carro e dirigir na Escócia
Para quem está de visita e não mora no Reino Unido, a melhor forma de explorar as Highlands da Escócia é alugar um carro. Brasileiros podem dirigir com a carteira de motorista e com a PID (Permissão Internacional para Dirigir). Veja algumas opções para alugar na RentCars. Os custos variam conforme o modelo do carro e a quantidade de dias. Para encher o tanque você gasta em torno de 50 libras normalmente. Preste atenção se o carro é diesel ou gasolina!
No vídeo abaixo eu mostro várias partes do trajeto e também dou mais dicas sobre as Highlands da Escócia!
Pode ser um desafio dirigir no Reino Unido já que o volante fica do lado direito do carro. O problema é a troca de marcha, já que a mão direita está acostumada e na hora de trocar, a mão acaba batendo na porta haueaheua É bem engraçado, mas não se preocupe que logo acostuma. As rodovias são bem sinalizadas, as faixas são largas e tem internet em vários trajetos, exceto em algumas áreas bem rurais mesmo da Escócia. Claro que alguns trajetos as ruas são bem estreitas e é necessário parar e esperar o carro do lado oposto passar. Isso é normal aqui.
A velocidade permitida nas rodovias é 70 milhas por hora e há diversos pardais, os famosos radares de velocidade. Preste atenção que nas estradas menores esse valor muda para 50 ou menos, fique ligada nas placas.
Leve moedas para utilizar as máquinas ao estacionar na rua durante a sua viagem pela Escócia, pois muitas ruas nas cidades grandes possuem estacionamento pago que varia de 2 a 3 libras a hora.
Viajando sozinha pelas Highlands da Escócia
Se você não tem ninguém para dividir o aluguel do carro, aí é interessante se juntar a um grupo de excursão de um dia. Os preços variam de 90 a 100 libras. Vou recomendar alguns em cada dia deste roteiro nas Highlands da Escócia, assim fica mais fácil visualizar.
Eu fiz o tour de 12 horas, um bate e volta saindo de Edimburgo e adorei! Relatei tudo neste artigo: Tour Highlands na Escócia 1 dia
Edimburgo – 3 dias
Outra dica é pegar uma excursão de no mínimo 3 dias como esta aqui De Edimburgo: Excursão de 3 Dias Ilha de Skye e Terras Altas, mas não inclui a hospedagem, precisa ser reservada à parte. Se você gosta de Outlander, tem essa excursão de 2 dias.
Você também pode viajar de trem, alguns trajetos são muito bonitos e é uma opção bem confortável. Veja como funciona trem na Escócia.
Quanto custa viajar para as Highlands da Escócia
Contando gasolina, hospedagem em 3 pessoas e ingressos para esses 9 dias, gastamos em torno de 150 libras cada um (contando ainda as hospedagens de York e ingresso do castelo Bamburg ainda na Inglaterra). O carro é nosso, então não precisamos alugar.
Já em comida acredito que saiu uns 100 a 120 libras, pois aproveitamos o esquema “Eat out to help out” no qual o governo paga metade do seu prato para o restaurante de segunda a quarta para incentivar a economia.
Roteiro nas Highlands da Escócia
Este é meu roteiro nas Highlands resumido:
- Edimburgo – 3 dias
- Stirling – 1 dia
- Cairngorms até Inverness – 1 dia
- Lago Ness, Eilean Donan e Skye – 1 dia
- Glenfinnan até Glasgow – 1 dia
- Glasgow – 1 dia
Edimburgo – 3 dias
Edimburgo é minha cidade favorita no Reino Unido, cheia de vida, arquitetura fantástica, comida boa e muita coisa legal para ver. Neste artigo roteiro e o que fazer em Edimburgo há muitas dicas, super completinho pra te ajudar na viagem. Dá uma lida pois tem links para ingresso, como é cada atração e quais são grátis.
Um resumo rápido:
- Dia 1: Castelo de Edimburgo, Castlehill, Royal Mile, Victoria Street, Grassmarket Square, Princes Street Gardens
- Dia 2: Calton Hill, Parlamento Escocês, Palácio de Holyrood, Arthur’s Seat
- Dia 3: Museu Nacional da Escócia, Cemitério Greyfriars, Elephant House, Catedral St Giles
Opções legais de acomodação em Edimburgo:
- Point A Hotel Edinburgh Haymarket
- Royal Mile Backpackers
- Cityroomz Edinburgh
- St Christopher’s Edinburgh Original
- CoDE Pod – The CoURT – Edinburgh
Assista o vídeo com mais dicas de Edimburgo:
Stirling – 1 dia
Na saída de Edimburgo, recomendo passar na área chamada Queensferry para ver a Fort Bridge, uma das pontes mais icônicas da Escócia. Além disso, é um lugar super fofinho com casinhas coloridas para tirar fotos.
Para quem gosta de Outlander, recomendo dirigir mais uma meia hora em direção ao Castelo Midhope, o qual foi usado como Lallybroch (a residência do clan Fraser). Recomendo fazer a reserva online do ticket, quando fomos não tinha mais e queríamos visitar da mesma forma. Chegamos lá, não tinha ninguém, tiramos fotos e ai fomos expulsos kkkk Aparentemente era um dia que não estavam trabalhando.
Mais uns 10 min dirigindo você encontra o Blackness Castle, outro cenário de Outlander que foi usado como Forte William.
Confira todos os cenários de Outlander na Escócia!
Stirling é uma cidade encantadora, pequenininha e com vários restaurantes bons no centro. Já foi capital da Escócia e teve uma época de auge e riqueza. Você pode dar uma voltinha e tirar algumas fotos, mas a atração principal é o Castelo de Stirling. Ele faz parte da minha lista de 10 castelos na Escócia para conhecer
Localizado no topo de um morro, é um dos maiores e mais importantes castelos da Escócia e foi construído no séc. 15 e 16, tendo várias reformas ao longo dos anos. Era residência real, tanto que a Mary, Queen Scots, foi coroada aqui em 1542 e um tempo depois virou prisão e base militar. Faça a reserva antecipada aqui.
Caso esteja sozinha, pode fazer esta excusão saindo de Edimburgo: Loch Lomond, Terras Altas e Castelo de Stirling
Você também pode visitar o Monumento William Wallace, um lugar muito legal que conta a história de William Wallace, um dos maiores heróis da Escócia! Fizemos a visita recentemente, valeu a pena!
Você pode dormir em Stirling mesmo ou viajar até Perth, onde as hospedagens são um pouco mais baratas e já fica bem mais perto para realizar o trajeto seguinte que será puxado.
Acomodação em Stirling:
- Stirling Court Hotel
- Holiday Inn Express Stirling
- Broomhall Castle: castelo a 8km de Stirling!
- Stirling Youth Hostel
Cairngorms até Inverness – 1 dia
Apesar do nome difícil, Cairngorms é um parque muito bonito, repleto de montanhas e pântanos que garantem paisagens bem diferentes chamada de “habitat alpino semi tundra pantanosa”. Não tem árvores, apenas campos com algumas flores roxas que mudam completamente o visual. É o maior parque do Reino Unido e a estrada passa no meio dele e entre a cordilheira Cairngorms.
A primeira parada foi numa cidadezinha chamada Blair Atholl, onde visitamos a Blair Athol Distillery. Infelizmente não havia mais tours para ver o processo de fabricação do Whisky, o produto mais exportado da Escócia. Confira 8 produtos típicos da Escócia!
Continuando o trajeto, sugiro parar em Newtownmore onde está localizado o Highland Folk Museum, o primeiro museu ao ar livre do Reino Unido. Aqui você pode ver como eram as casas dos highlanders no séc.18 construídas com pedras, barro, mato e até pelos. Do outro lado há alguns edifícios típicos como uma escola, alfaiateria e uma casa do interior com uma construção em pedra na qual faziam a tosa das ovelhas.
Dirigindo mais meia hora, você pode passar rapidamente por Carrbridge, onde fica uma ponte de pedra em forma de arco muito interessante conhecida por Old Pack Horse Bridge. É a mais antiga da Escócia construída em 1717 para facilitar o acesso de pedestres, cavalos e funerais (!) para o outro lado quando havia enchentes repentinas.
Inverness: Culloden Battlefield e Clava Cairns
Chegamos em Inverness lá pelas 3 da tarde e passamos no Clava Cairns, círculos de pedra da Idade do Bronze usado em rituais funerários durante o solstício de inverno. É muito legal andar por eles, imagina, foram construídos há 4 mil anos atrás! A entrada é gratuita.
No retorno à Inverness aproveite para parar no Culloden Battlefield. Aqui aconteceu uma das batalhas mais sangrentas do Reino Unido no dia 16 de Abril de 1746, quando os jacobitas (os clans rebeldes e católicos que queriam outro Stuart no trono) lutaram contra as tropas do governo inglês formado por 9 mil homens. Com a derrota, os escoceses foram proibidos de formarem clans e de usar o tartan por 100 anos. Nesse campo você pode ver as o monumento aos jacobitas que lutaram, além de pedras com os nomes dos clans simbolizando os túmulos. Esse lugar também apareceu no Outlander.
Confira todas as dicas e O que fazer em Inverness, tem até vídeo especial!
Onde ficar em Inverness:
- Inverness Youth Hostel: adoramos este lugar!
- Park Guest House
- Armadale Guest House
- Wimberley House
- Black Isle Bar & Rooms hotel e restaurante, a pizza deles é bem boa!
Lago Ness, Eilean Donan e Skye – 1 dia
O próximo dia é misterioso! Será que você consegue avistar o monstro do lago Ness? Infelizmente eu não vi a Nessie 🙁 Se você pretende visitar no verão, sugiro conferir o meu guia de pontos turísticos no Lago Ness na Escócia!
Uma das principais atrações desta região é o Castelo de Urquhart, localizado a 35 minutos de carro ao sul de Inverness e às margens do Lago Ness. Era um castelo muito importante, já foi o maior da Escócia e foi construído no séc 13. Teve um papel expressivo nas lutas pela independência da Escócia, e ficou sob o controle de Robert, o Bruce, após este ter se tornado rei dos escoceses. Foi saqueado várias vezes pelos ambiciosos Senhores das Ilhas sendo danificado várias vezes até ser destruído pelo próprio dono durante a revolução jacobita. Foi ideia da Coroa Inglesa que falou que iria pagar pelos prejuízos e nunca pagou.
Separe umas 2 horas para passear pelo castelo e marque o horário mais cedo, o das 9:30. Lembre-se que é necessário comprar online no site oficial. Caso esteja sozinha, confira esta excursão que inclui o Lago Ness e Urquhart saindo de Edimburgo
Veja todo o roteiro de o que fazer em Inverness e o castelo de Urquhart.
Castelo Eilean Donan
Localizado a 70 milhas do Urquhart quase na entrada da Ilha de Skye, fica o Castelo Eilean Donan, um dos mais bonitos e que não pode ficar de fora do seu roteiro nas Highlands da Escócia! Mesmo uma visita no seu exterior já é de cair o queixo. O castelo original foi construído no século XIII e tornou-se uma fortaleza do Clã Mackenzie de Kintail. Durante a revolução jacobita, o castelo foi demolido pela coroa e só restaurado em 1919, quando construíram a ponte arcada.
Aproveite para almoçar aqui antes de seguir para a parte mais charmosa de toda a viagem a ilha de Skye, a segunda maior ilha da Escócia! Recomendo fazer esse trajeto pelo castelo pois há uma ponte nessa parte, em outras áreas é preciso pegar balsa para chegar à ilha.
Veja este artigo especial sobre o Castelo de Eilean Donan com vídeo!
Ilha de Skye
Citada na música de abertura de Outlander, essa ilha é a tradução da palavra beleza. Nunca vi um lugar tão incrível e com paisagens fenomenais. Até revendo as fotos eu não acredito que estive lá, parece que foi um sonho.
A cidade principal se chama Portree, onde ficam diversos restaurantes e cafés, além de hospedagens. Como o coronga atrapalhou tudo, haviam poucas opções de hospedagens baratas na ilha (todas acima de 250 libras para 3 pessoas) então decidimos conhecer o que dava. Para nós fica fácil visitar de novo pois moramos no Reino Unido, mas para você que não mora, sugiro reservar a hospedagem com antecedência para explorar toda a ilha e não apenas uma parte dela.
Nós visitamos o lado oeste onde ficam as formações rochosas de Old Man Stoor, a cachoeira que cai no mar Mealt Falls ao lado das Kilt Rocks e Quiraing, um dos lugares mais incríveis deste mundo. A vista desta montanha é simplesmente indescritível de tanta beleza.
Confira o roteiro da ilha de Skye
Não deixe de tirar fotos com as vaquinhas peludas e de franja, bem tradicionais daqui, além das ovelhinhas de cara preta com chifres curvados.
Onde ficar na Ilha de Skye:
Caso você esteja sozinha, recomendo este tour Skye em um dia de 9 horas saindo de Portree.
Nós voltamos todo o trajeto até Fort Augustus, onde ficava a hospedagem mais próxima e com ótimo preço. Foi bem sofrido dirigir neste dia, muito agitado. por isso recomendo dividir em 2 dias. Ficamos hospedados no Morag’s Lodge, um lugar bem legal e o dono é super gente fina que já veio pro Brasil!
Glenfinnan até Glasgow – 1 dia
Em Glenfinnan está localizado um parque com o monumento dedicado aos Highlanders e o famoso viaduto do trem a vapor que apareceu no Harry Potter! O trem passa duas vezes ao dia: às 10:45 e 15h, no entanto, você precisa chegar uns 40 minutos antes para poder achar lugar para estacionar ou alguém fica no carro (coitado do Jean kkkk).
Se você subir a montanha que fica ao lado do viaduto, terá a vista para o lago do outro lado. Este também aparece nos filmes e na abertura de Outlander (quando tem um gramadão e um cavalo com o Jamie e Claire).
Caso queira fazer o passeio de trem, precisa reservar online. Se estiver sozinha, este tour já inclui o trem e o transporte saindo de Edimburgo
Na volta ao trajeto, você passará por Fort William, uma cidade mais agitadinha aos pés do Ben Nevis, a montanha mais alta do Reino Unido com 1345 m de altitude. A estrada daqui até Glencoe é simplesmente incrível, cheia de montanhas e muitas cachoeiras. Amei muito!
Paramos para almoçar em Glencoe, onde há várias casinhas bonitinhas. Glencoe é considerado um dos lugares mais bonitos da Escócia às margens do Loch Leven e há vestígios que era um supervulcão! A erupção ocorreu há cerca de 420 milhões de anos durante o período Siluriano e o vulcão está extinto desde então. Muita gente faz base aqui para explorar as diversas trilhas na região.
Continuando o trajeto em direção ao sul da Escócia, passamos por Loch Locmond e Trossachs National Park, onde fica o maior lago da Escócia e há diversas opções de lazer. Uma das cidades mais visitadas se chama Balloch, então se prepare para pegar trânsito pois as ruazinhas são estreitas.
Mais um pouco e chegmaos em Glasgow, onde dormirmos!
Glasgow – 1 dia
Glasgow é a maior cidade da Escócia e tem algumas atrações bem legais no centro. Ela pode ser aproveitada em apenas um dia, conforme escrevi neste roteiro e o que fazer em Glasgow.
Resumidamente: George Square, Buchanan Street, Galeria de Arte Moderna (GoMA), Catedral de Glasgow, Necropolis e Trilha dos Murais.
Onde ficar em Glasgow:
Aproveite para assistir o vídeo de Glasgow, clique:
Daqui você pode voltar para Edimburgo ou pode descer até perto de Dumfries onde fica o Drumlaring Castle, outra locação da série Outlander. Aqui já são as “terras baixas” da Escócia, as lowlands. O castelo em si está fechado, é possível visitar os jardins pagando 3 libras. Pode comprar na hora.
Este é o meu roteiro nas Highlands da Escócia, espero que vocês tenham gostado! Qualquer dúvida é só escrever nos comentários. Não deixe de visitar a Escócia, ela é fenomenal!
Salve no pinterest
Oie, adorei.
Dúvidas:
1o) para ir para a ilha de Skye sem usar balça, tem essa passagem que fica junto ou dentro ou próximo do castelo Eilean Donan?
2o) eu imaginava que as Highlands eram montanhas e que tinha que fazer trilhas e escaladas. Vcs optaram por não fazer isso ou não é assim?
oi Paula, a ponte fica pertinho do castelo ai continuando tem mais uma ponte que dá pra Skye (em torno de 15 minutos do castelo até chegar na ilha)
sim, tem montanhas e varias trilhas, mas não fizemos nenhuma. o ideal é ficar numa cidade e explorar a região
Oiee!! Estou programando uma viagem, esperando que o corona permita (rs).
Algumas duvidas:
– para alugar o carro precisa ter CNH e PID ou apenas uma das duas já é suficiente?
– na ha de Skye qnd vc tava nesses pontos turismos mais da natureza vc teve problema com mosquitos??? Eu vi uns videos e em alguns a pessoa diz que é insuportável de mosquito. Fiquei desanimada
Obg lindi!! Escócia é um desejo mt grande que tenho e sinto falta de conteúdos legais de verdade sobre esse país. Vc ajudou bastante!!
oi Karine, precisa da PID.
Não vimos mosquitos lá, sei que tem nas Fairy Pools.
Em breve escreverei mais dicas da Escócia!
Amei o roteiro pela Highlands da Escócia. Uma viagem simplesmente inesquecível! Os castelos, a natureza… é difícil indicar o que é mais bacana.
Ai menina, essa viagem é meu sonho! Estive em algumas cidades, mas era inverno e o clima na Escócia é fogo né kkkkk agora depois de ver Outlander eu tô doidaaa pra voltar
nossa ninguém merece tanto frio aheuahe mas é linda demais!
Nossa esses cenários e lugares de Highlands da Escócia são de tirar o fôlego. Amei!!
Tenho certeza que quando for conhecer Highlands da Escócia me sentirei como da realeza, conhecendo todos esses castelos.
APENAS CHOCADA COM A QUALIDADE DA TUA MATÉRIA!
SENSACIONAL! OBRIGADA POR TANTO!!
oiee obrigada! fico feliz que curtiu o artigo das Highlands na Escócia
Oi Angie, tenho te acompanhado muito nas redes sociais, adoro suas postagens com dicas, pretendo visitar a Escócia em outubro.
Gostaria de aproveitar e tirar duas dúvidas, vocês foram na Old Man Storr, Mealt Falls e Kilt Rocks, sabe me dizer se tem trilha puxada para chegar até lá? E se tem estacionamento, pago ou não?!
E se fosse para escolher, Parque Lock Locmond ou Parque Nacional Cairngorms?
Obrigada
oiee no Old Man é um pouco puxado, principalmente porque venta bastante. eu não fiz essa trilha ianda, acho que a galera deixa o carro num lugar perto da estrada e sobe
kilt rocks e mealt falls tem um estacionamento do lado
Cairngorms sempre é meio nublado e chuvoso, toda vez que passo lá kkkkkk
loch lomond é muito bonito!
Que lindo o seu roteiro!! Vou com a minha mãe e iremos alugar um carro, basicamente seguir o seu roteiro uahsus Angie, você pode me dizer se precisamos pagar algum pedágio para atravessar a ponte de skye? O carro que vamos alugar não pode ir em balsas. Obrigada!
oiee não tem pedágio não!
Angie, estamos (eu e a família) apaixonados pelo seu conteúdo… devorando tudo por aqui e Youtube! Parabéns!!
Dúvida: vamos em julho (Londres, Liverpool, Edimburgo e Highlands). A ideia é 1 semana de motorhome nas Highlands. Faz diferença o final de semana ou durante a semana em termos de lotação (por exemplo, em Skye, Inverness)? Queria definir a ordem das paradas com base nisso…
Obrigada por todo o conhecimento!!
oiee recomendo ir durante a semana, julho é um mes de alta temporada, então também recomendo reservar com antecedência. espero ter ajudado!
Oi Angie! Pretendo ir a Edimburgo no inicio de fevereiro, quero pegar esse tour pra Highlands.. mas será que pode nevar? Se nevar os tours não acontecem?
Obrigada pelas dicas!
oie Andrea, pode nevar, mas não é garantido. O tour pode sim ser cancelado se for muuuuita neve, mas não é comum. De qualquer forma, se cancelarem, vc pega o dinheiro de volta e pode visitar alguma cidade próxima por conta própria como Stirling ou Glasgow
Oi Angie, sobre “Eat out to help out” esquema ainda existe? É algo que tem todo ano? Nao consegui encontrar online. Outra dúvida, no caminho de Glenfinnan a Glasgow, vocês ficaram hospedados em Fort Augustus antes de ir para Glasgow, é isso? O roteiro todo deu quantos dias?
Obrigada,
Yuki
oie não existe mais. vc consegue adaptar o roteiro de 7 a 10 dias