William Wallace: o herói da Escócia que inspirou Coração Valente

2
162

William Wallace é um dos maiores guerreiros da Escócia, um personagem que inspirou poemas, livros e filmes, como o Braveheart Coração Valente com Mel Gibson. Confira a verdadeira história de William Wallace e também a nossa visita ao Monumento William Wallace em Stirling. Nada melhor do que combinar uma viagem incrível com história nas Highlands da Escócia!

Veja mais detalhes no vídeo

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

A verdadeira história de William Wallace

William Wallace viveu durante uma época conturbada na qual poucos conseguiam escrever ou ler. Wallace se destacava pois além de fazer ambos, também entendia as leis e lia Latim, a língua usada nos documentos oficiais da época. Ele era um exímio caçador e arqueiro e sabia cavalgar muito bem no cavalo.

verdadeira historia de william wallace
William Wallace inspirou diversas obras

Como tudo começou

Em 1296 o Rei Eduardo I depôs e prendeu o rei escocês John de Balliol e se declarou rei da Escócia, impondo leis e impostos absurdos. Além disso, ele também roubou a Pedra do Destino, a pedra onde os reis escoceses eram coroados. Já havia falado sobre como essa pedra é importante para a Escócia no artigo Castelo de Edimburgo.

Um ano depois, Wallace formou um grupo de 30 homens, todos contra o rei, e mataram o xerife inglês de Lanark. Depois disso ele foi atacando outras vilas que estavam sob comando inglês e as libertando.

joias da coroa escocesa cultura curiosidades
Pedra do Destino e Jóias da Coroa Escocesa

Batalha de Stirling

A batalha mais marcante foi em Stirling em setembro de 1297 quando uma parte do exército inglês atravessou a ponte do rio Forth e foi massacrado pelos escoceses, pois foram encurralados na curva do rio. Quem não foi morto, caiu no rio e se afogou. Os ingleses bateram em retirada, destruíram a ponte e ainda foram perseguidos. Durante este tempo, a Escócia estava quase livre da ocupação inglesa.

Cavaleiro e Guardião da Escócia

Wallace avançou na Inglaterra, conquistando Alwick e Carlisle. Em seu retorno, Wallace foi declarado cavaleiro e ganhou o título de guardião do Reino. Ele foi de zé ninguém a guardião em menos de um ano, o que revela que ele tinha uma habilidade pessoal extraordinária e exerceu poder em nome do rei que estava ausente. Ele reorganizou o exército, regulamentou os negócios da Escócia, mas muitos nobres não gostavam dele e possuiam terras em solo inglês. Sem falar que muitos poderia trair Wallace e a rebelião em troca de mais terras e títulos.


william wallace heroi da escocia
William Wallace é herói e guardião da Escócia

Captura e morte de William Wallace

O Rei Eduardo I conseguiu avançar novamente para a Escócia, destruiu Stirling e Perth e Wallace ficou sumido por alguns anos após a derrota na batalha de Falkirk em 1298. Ele renunciou seu título a favor de Robert the Bruce. A rebelião que ele formou continuou na ativa e, mesmo assim, os nobres se aliaram ao rei da Inglaterra. Wallace foi capturado em 1305 próximo a Glasgow, provavelmente porque alguém o traiu e falou onde estava.

Wallace foi levado até Londres e não jurou aliança ao Rei. Ele foi enforcado, estripado, decapitado e esquartejado. Quem assistiu Coração Valente com o Mel Gibson deve se lembrar dessa cena. Sua cabeça foi colocada numa estaca na London Bridge e teve partes do corpo enviadas para Newcastle, Berwick, Stirling, and Perth. Esse era um aviso do que aconteceria com os traidores do rei da Inglaterra.

Em 1306, Robert the Bruce eventualmente liderou a Escócia durante a Primeira Guerra da Independência Escocesa contra a Inglaterra. Ele batalhou muito durante seu reinado para recuperar o lugar da Escócia como um reino independente e agora é reverenciado na Escócia como um herói nacional.

Ficção vs Realidade

Não há relatos de que William Wallace foi casado ou teve filhos, também não há desenhos como ele era, apenas imaginam como deveria ser. Segundo a lenda, ele teria matado o xerife de Lanark por vingança pelo assassinato de Marion Braidfute, que seria a esposa ou namorada. No entanto, não há registros dela.

Como ele não era um nobre, apenas filho de um pequeno dono de terras, ele não usava kilt. Essa vestimenta aparecia com mais destaque alguns anos depois. Além disso, a tinta azul usada por Mel Gibson não existia nessa época. Os pictos, um povo que viveu na mesma época dos romanos na Grã Bretanha e usavam um corante da planta isatis tinctoria (woad).

Monumento Nacional de Wallace em Stirling

Durante a era vitoriana, Wallace chegou a ser venerado e vários monumentos foram erguidos, desde a Austrália até Stirling. O nacionalismo cresceu na década de 1860 em toda a Europa. Os atributos de Wallace de determinação, coragem e energia ajudaram a definir os escoceses como uma nação e inspirou uma nova geração de heróis.

A construção do Monumento Nacional de Wallace em 1869 simbolizava a ideia da vitoriana de homenagear o potencial humano e nacional, em uma escala imensa.

Veja mais detalhes sobre a vida de William Wallace e a visita ao Monumento em Stirling no vídeo abaixo:

Como visitar o Monumento Nacional de William Wallace

O monumento está localizado em Stirling, apenas 1h de viagem de carro de Edimburgo. O Monumento está localizado nos arredores da cidade e está sinalizado a partir do centro, da Ponte de Allan e das M80, M9 e A91. Há um estacionamento gratuito para os visitantes do Monumento.

Para quem vai de Trem, normalmente os trajeto para Stirling são operados pela ScotRail de Edimburgo, Glasgow, Perth e Dundee, com conexões para serviços em toda a Escócia. A LNER também oferece trens diretos entre Londres e Stirling.

Para quem vai de Ônibus para Stirling pode usar o bus local na Goosecroft Road (em frente à Estação Ferroviária de Stirling). Os serviços 52 e UL (Unilink) param em frente ao Monumento e ambos são operados pela First, com saídas a cada 30 minutos durante o dia.

Se quiser ir andando se prepare, pois demora 1 hora a pé da Estação Ferroviária de Stirling. Há a opção de passar por Stirling e Causewayhead, atravessando a Old Stirling Bridge, ou por Riverside e Cambuskenneth, onde você pode ver a abadia de Cambuskenneth. Haja fôlego para subir as escadas depois!

Monumento Nacional William Wallace em Stirling
Monumento Nacional William Wallace em Stirling

Por dentro do Monumento Wallace

O ingresso custa 11 libras e pode ser comprado no site oficial do monumento.

O monumento é composto por 4 andares diferentes que são ligados por uma escadinha em espiral bem estreita. Cada salão tem um propósito:



  • Sala da espada: telão que conta a história de Wallace em alguns minutos, espada de Wallace e informações sobre a sua vida
  • Salão dos Heróis: bustos de escoceses importantes e históricos
  • Sala da Batalha: exposição de armas, explicação sobre a batalha de Stirling em um telão e atividade interativa crie o seu brasão de armas
  • Coroa: o topo do monumento com a vista mais incrível de Stirling!
sala dos bustos monumento wallace
Sala dos Bustos dentro do monumento

A espada de William Wallace

Lá dentro está a Espada Wallace, a qual supostamente pertenceu ao herói, mas algumas partes foram feitas ao menos 160 anos depois. O comprimento da espada é 168 cm sendo 131 de lâmina e pesa 3 kg. Como a espada é muito longa, isso sugere que Wallace teria mais de 1,80m de altura para poder usá-la, o que era muito incomum para o padrão da época. As pessoas eram menores na idade média na Grã Bretanha.

Vista 360º de Stirling

Com toda certeza, a vista no topo do monumento é a mais incrível! Você consegue avistar a curva do rio da Batalha de Stirling, a cidade e inúmeros campos. Observe que venta demaaaais, então leve um casaquinho e use uma saia comprida hein!

william wallace monument stirling
A vista mais incrível de Stirling é a do Monumento!

Outras atrações em Stirling

A cidade de Stirling é muito bonitinha, o centro é uma fofura e existem alguns restaurantes muito bons. A atração principal é o Castelo de Stirling. A residência favorita dos reis e rainhas Stuarts, o castelo de Stirling viveu anos de glória, traição, intrigas e golpes. Aqui viveu Mary of Scots, uma das rainhas mais importantes da Escócia. Ela foi acusada de matar o próprio marido, teve que abandonar seu filho, o herdeiro do trono, e fugiu para a Inglaterra para ser presa durante 20 anos por sua própria prima, a rainha Elizabeth I. Além de residência, o castelo serviu como prisão e base militar. Veja mais detalhes no artigo 10 Castelos na Escócia que você precisa conhecer

lugares visitar escocia stirling castle
O Castelo de Stirling é maravihoso!

Localizado no topo de um morro, é um dos maiores e mais importantes castelos da Escócia e foi construído no séc. 15 e 16, tendo várias reformas ao longo dos anos. Faça a reserva antecipada aqui. Caso esteja sozinha, pode fazer esta excusão saindo de Edimburgo: Loch Lomond, Terras Altas e Castelo de Stirling

Onde ficar em Stirling

Após um dia de muito agito visitando várias atrações, recomendo dormir em Stirling antes de continuar a viagem pelas Highlands! Estas são acomodações em Stirling que recomendo:

Gostou da história do William Wallace? Leia mais sobre a história do Reino Unido: 10 tradições britânicas e festivais no Reino Unido e 7 Lugares do Reino Unido que são de outro mundo

Comente e salve no pinterest

A história de William Wallace Stirling na Escócia
A história de William Wallace Stirling na Escócia

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

AULA DE IDIOMA COM PROFESSOR NATIVO
Aprenda qualquer idioma em casa com aulas virtuais e preços acessíveis. Ganhe 10 USD de desconto na sua primeira compra na plataforma do Italki!
CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here