O que fazer na quarentena do Coronavírus – 20 dicas para não morrer de tédio

22
1471

Atualizado em

Com o avanço do Coronavírus no mundo, muita gente está sendo isolada dentro de casa, seja por norma do governo ou de forma voluntária. Neste artigo de o que fazer na quarentena do Coronavírus, dou dicas de atividades que vocês podem fazer dentro de casa, e não morrer de tédio como aproveitar melhor o tempo. Quanto menos você sair na rua, mais ajuda na situação pois evita a disseminação do vírus. Assista o vídeo de o que fazer na quarentena do Coronavírus!

Eu fiquei em quarentena por 14 dias na Inglaterra em março pois havia visitado a Itália logo no início do surto. Independente se eu estava em uma região sem o vírus, a empresa do Jean recomendou que ficássemos isolados no retorno. Também apresentei os sintomas e fui testada, mas até hoje não sei se realmente foi Corona. Falo mais sobre a situação da Inglaterra e o coronavírus aqui e mais no artigo Coronavírus e viagem: tipos de máscaras e prevenção

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

O que fazer na Quarentena do Coronavírus

1 – Aprender um novo idioma

Que tal aprender russo ou japonês?  Eu acredito que a melhor forma de aproveitar o tempo durante a quarentena é fazer algo que você “não teria tempo” nos dias normais. E é o que fizemos!

Um dos aplicativos mais famosos para aprender línguas é o Duolingo. Totalmente grátis, o único problema é a coruja que vem todo dia te encher o saco haha Além disso há inúmeros canais no Youtube que te ensinam, basta procurar. Reuni as melhores dicas neste artigo: 10 Poliglotas compartilham suas dicas favoritas para Aprender Idiomas

Reuni uma lista de cursos grátis e aplicativos para você que quer aprender inglês britânico!

Existem vários cursos online de línguas que são mais caros, porém aí você tem certeza que irá aprender já que tem vídeos e exercícios. Vale a pena comprar o curso e também um livro de outro autor para complementar seus estudos.

Uma opção legal para dar aquele avanço na língua é fazer aulas online com PROFESSORES NATIVOS na plataforma do Italki! Os preços são acessíveis e você pode melhorar rapidinho. Faça o cadastro neste link e ganhe 10 USD de desconto na sua primeira compra!

O meu curso de Japonês é o Programa Japonês Online e o Jean estuda Russo com o I-Russo da Yulia. Confira meu vídeo com várias dicas para aprender um idioma mais rápido e por conta própria:


2 – Aprender um Instrumento

Você também pode aprender a tocar um instrumento novo com o violão ou piano. A Fender, fabricante de guitarras, amplificadores e baixos, oferece um curso online de 3 meses para guitarra, baixo e ukulele. No Cifra Club tem várias instrumentos e diversos vídeos online!

Eu estou aprendendo a tocar baixo com o jogo Rocksmith! Você precisa de um cabo USB para conectar no pc, XBOX ou PlayStation. Funciona como um Guitar Hero mas com o instrumento de verdade e as músicas vão se tornando mais difíceis conforme o seu desenvolvimento. Também há aulas com vídeos e exercicíos. Pode aprender guitarra também e algumas músicas estão disponíveis para compra (se liga nos descontos da Steam!)

3 – Aprender novos hobbies

A Faber Castell disponibiliza diversos cursos na área de desenho por 30 dias grátis!

Ou quem sabe a se maquiar! Não falta oportunidades de aprendizado nessa lista de o que fazer na quarentena do Coronavírus!

Se você tem crianças em casa, pode ver ideias de atividades no Kinedu

4 – Cursos profissionalizantes

A UFGV disponibilizou 55 cursos em diversas áreas, assim como o IFRS. Há vários cursos online de portais do governo como o Saberes, Escola Virtual e EAD SEST SENAT. Também tem mais cursos aqui:

O Udemy oferece vários cursos na área de TI e Programação. No Projetou há cursos para arquitetura (grátis por 7 dias).

Se você sabe inglês, pode sempre aprender algo novo em uma palestra do TED talks.

Eu me inscrevi no Curso Gestor de Turismo oferecido pelo Ministério do Turismo.

5 – Cozinhar

Que tal testar novos pratos? Aprender a fazer bolos? Ou até fazer a sua própria pizza italiana tradicional como o Jean faz aqui em casa e a receita de lasanha bolonhesa.

Aproveite também para investir em alguns dos alimentos bons para a imunidade como

  • Frutas cítricas
  • Folhas verdes escuras
  • Mel e Própolis
  • Castanha-do-Pará
  • Alho

Espero em breve postar vários vídeos de culinária para vocês no canal com receitas fáceis e bem gostosas. Veja todas na seção gastronomia

receita de pizza italiana de verdade corn bacon
Pizza de milho e bacon

Enquanto isso não acontece, existem diversos canais no Youtube como o do Mohamad Hindi, Juns Kitchen  e algumas receitas bem cinematográficas como a da Liziqi 



6 – Comprar comida online

Com a limitação de sair na rua (ou até mesmo a proibição) é necessário fazer um estoquezinho de coisas principais como arroz, feijão, macarrão, molho de tomate, farinha, café, manteiga, leite, verduras e frutas. A melhor forma é comprar pela internet, assim entregam na porta da sua casa. Também não esqueça dos mercados menores! Dê preferência para comprar coisas na padaria perto da sua casa, do feirante que ainda está na rua.. Tente pedir de restaurantes menores e que não sejam de franquia.

Lembre-se de fazer o mesmo para membros da sua família que estejam mais ainda limitados por serem grupos de risco como idosos, pessoas com problemas respiratórios, sobreviventes do câncer entre outras doenças. Leve as compras do mercado e também da farmácia, medicamentos que usam no dia a dia e que não podem ficar sem.

Outra dica: não precisa fazer estoque de papel higiênico não galera, 1 pacote tá suficiente hein! Olha o que a gente teve que passar aqui na Inglaterra: acabou o papel higiênico!

 

7 – Visitar museus online

Você sabia que pode visitar virtualmente vários museus famosos do mundo: Assim você aprende muito, não enfrenta as filas e nem paga ingresso haha Confira a lista!

  1. British Museum – Londres
  2. Galleria Uffizi – Florença
  3. Pinacoteca di Brera – Milão 
  4. Museu Vaticani – Roma 
  5. Museu Archeologico – Atenas
  6. Museu do Prado – Madrid
  7. Museu do Louvre – Paris 
  8. Metropolitan Museum – NYC 
  9. Natonal Gallery Of art Washington
  10. Hermitage – São Petersburgo 

Outra opção é instalar o app Arts and Culture do Google com vários artigos sobre os museus, as coleções e também muitas curiosidades. Algumas partes estão em inglês e outras em português.

Assista o vídeo o que fazer na quarentena:

8 – Por em dia as séries!

Com certeza uma das coisas principais dessa lista de o que fazer na quarentena do Coronavírus hahaha Descobrir séries novas ou até rever algumas que você gosta bastante. Também dá pra criar um clima de cinema em casa com as luzes apagadas e muita pipoca!
Estas são as séries que recomendo:

  1. Brooklyn 99: comédia policial em NYC
  2. Outlander: mulher volta no tempo e e vai parar na Escócia
  3. Ricky e Morty: neto e vô se aventuram pelo espaço em aventuras sem noção
  4. South Park: 4 guris no Colorado aprontam diversas confusões
  5. Dexter: assassino em série que trabalha na polícia
  6. Hannibal: o famoso canibal sedutor
  7. Chernobyl: sobre o acidente radiativo na Ucrânia
  8. Vikings: traição, aventuras e confusão na Dinamarca
  9. The Man in the High Castle: um mundo paralelo em que a Alemanha e Japão ganham a Segunda Guerra Mundial
  10. Hunters: caçadores de nazista
  11. Trailer Park Boys: trio de fora da lei burros que vivem no interior do Canadá
  12. Grimm: detetives que investigam crimes de contos de fadas
  13. Modern Family: comédia e tretas em família
  14. The witcher: aventuras de um bruxo gostoso
  15. Curta Essa: Zac Efron viaja pelos países mostrando coisas bem diferentes
  16. Maldição na residêndia Hill: uma série de terror que te prende até o fim

Aproveite e conheça o Serviço de filmes e séries online do Amazon Prime 

9 – Jogar muito

Eu sou viciada no Playstation e Nintendo Switch, adoro jogar! Você pode jogar alguns novos adquirindo online, veja Videogames na Amazon! Também pode rejogar os favoritos no modo difícil ou em outra língua (eu fazia muito isso com o alemão).

Confira a lista

Nintendo Switch

  • Animal Crossing New Horizons (sou viciada!)
  • The Legend of Zelda
  • Super Mario Odyssey
  • Pokemon Let’s Go
  • Stardew Valley
  • Okami
  • Octopath Traveller

PlayStation 4 e Xbox

  • Remake Resident Evil
  • Tomb Raider
  • God of War
  • Final Fantasy 7 Remake
  • The last of us
  • Sekiro
  • The Witcher

PC

  • Rocksmith
  • Borderlands 3
  • The Sims
  • Skyrim
  • Dota 2
  • Half Life 2 (das antiiiga)
  • Half Life Alyx (necessário VR)
  • Age of Empires
  • Overwatch

10 – Se exercitar

Como provavelmente você não poderá ir na academia, pode fazer alguns exercícios em casa, mesmo que sem peso (se você tiver, melhor!). Não deixe de usar um tapetinho para apoiar as costas. Cuidar da sua saúde é um dos pontos principais da lista de o que fazer na quarentena do Coronavírus!

Alguns aplicativos te dão uma sequência de exercícios e ainda o tempo para fazer cada um. Os que eu uso são Freeletics, Keep Trainer Jefit. Também pode conferir os canais no Youtube sobre Zumba e Yoga (como o canal da Pri Leite) e os apps e Keep Yoga e Headspace para meditação.

11 – Fazer uma hortinha

Que tal plantar algumas coisinhas na sua casa Pode começar bem simples como temperos (manjericão, alecrim) e passar para o tomate, alface, cenoura… Quem sabe você tem um dedo verde. Cultivar pode se tornar um hobby e você vai comer coisas mais gostosas e sem agrotóxicos.

Veja O que NÃO FAZER na quarentena

12 – Spa Day

Que tal tirar um dia completo só para cuidar da sua pele e dos cabelos!? Aproveite para fazer um banho de espuma, acender umas velas e por uma música de fundo para relaxar.

Estou aproveitando esse tempo para cuidar melhor do meu cabelo, experimentando máscaras caseiras e fazendo o cronograma capilar. Até comprei uma touca térmica que vai na tomada ahaha

Atualização agosto: descobri que meu cabelo caiu muito por causa do cronograma, agora evito fazer a umectação com óleos vegetais. Fico só nos produtos mesmo, fugi dos naturais kkkk

13 – Manter a casa limpa e organizada

Arrume os armários e separe as roupas que não quer mais para doar mais para frente ou fazer um estilo novo com recortes, costura e tinta. Dá pra usar algumas técnicas da Marie Kondo (japonesa especialista em organização) para manter sua casa em dia. Tem até um seriado sobre ela na Netflix.

Aproveite para lavar cortinas, tirar o pó de cima dos armários e dos cantos que normalmente a gente ignora.

14 – Planejar a próxima viagem

E claro, nesse tempo todo você pode imaginar a sua próxima viagem. Infelizmente não tem como viajar no momento mesmo com as passagens tão baratas. Há um risco real de você ficar preso em algum país sem poder voltar pra casa.

Aqui no blog tem inúmeras dicas e roteiros prontos de viagem separados por países que já visitei. Além disso ensino como viajar barato e viajar sozinha. Poder ler também sobre intercâmbio, morar fora do Brasil e como viajar e trabalhar.

Acredito que as coisas se normalizem lá por setembro. O sonho não pode parar de existir né gente!Veja 5 dicas para viajar sem sair de casa.

15 – Tratar suas fotos e melhore sua técnica

Que tal rever as fotos antigas do seu celular e tratar com os filtros do Apure Guria? É um pacote com 6 filtros especiais que eu preparei especialmente para os meus seguidores. Você pode tratar a sua foto apenas com um clique, olha só!

Veja como utilizar os filtros para celular Apure Guria.

preset bruges
Presets para celular Apure Guria

Leia também as dicas sobre fotografia:

16 – Leia livros

A leitura é uma prática muito boa para o cérebro e pode retardar, e até mesmo prevenir, doenças como Alzheimer e demência. É uma forma de aumentar o seu vocabulário e a sua capacidade de escrita, sem falar na formação de um pensamento crítico. Quem lê aprende muito!

Eu gosto muito de livros de ficção e fantasia como Harry Potter, Senhor dos Anéis, The Witcher, mas tenho muito interesse no espaço e planetas por exemplo. As teorias são bem complicadas, por isso leio durante a dia.

O segredo é encontrar o seu nicho e ler mais sobre ele e pode ser até em outra língua. Não tenha preconceito, o importante é ler e aprender. Livros são ferramentas super importantes e até alguns são disponibilizados de graça pela Amazon pra quem tem Kindle.

17 – Veja filmes

Aproveite para por em dia os filmes! Esses são os assisti recentemente e gostei bastante

  • Parasita: ganhou o Oscar e tem críticas sociais muito interessantes
  • JoJo Rabbit: um menino que tem Hitler como seu amigo imaginário, muito bom
  • The Cabin in the Woods: um terror nada atípico de adolescentes nos EUA
  • Verônica: terror muito bom gravado na Espanha
  • The imitation game: o criador do computador durante a Segunda Guerra Mundial
  • Hush: terror dentro da casa de uma pessoa surda, muito bom
  • Insidious: série de filmes com casos sobrenaturais
  • The Hustle: filme com Anne Hathaway sobre mulheres golpistas, comédia

18 – Aproveite e limpe a memória do seu celular ou pc

Aproveite o tempo livre e faça um limpa naqueles arquivos e vídeos do Whatsapp, imagens que salvou da internet e beiteirol. Apague tudo o que não é importante para ter mais espaço e seu aparelho funcionar melhor. Também reveja quais aplicativos você usa muito pouco. Reveja arquivos muito antigos e se não há fotos duplicadas.

19 – Faça uma nova lista de metas e prioridades

É hora de refazer seus planos! Pense no que você gostaria de fazer e reveja suas prioridades. Muita coisa que você achava ser importante, já não é mais. Organizar a vida torna a execução das tarefas mais fácil.

Você pode estabelecer metas como aprender inglês para ver um episódio inteiro sem legenda. Fazer o melhor bolo de laranja. Aprender a fazer delineado de gatinho sem errar. Esses pequenos desafios se tornam conquistas a cada semana e te animam cada vez mais!

20 – Cuide de sua mente!

Ficar isolado pode trazer muitos problemas como ansiedade e depressão. Tente ocupar o seu tempo com coisas boas, mantenha contato com sua família e procure ajuda sempre que possível. Há vários psicólogos atentendo online.

Também evite ficar lendo as notícias ruins toda hora. É importante saber, mas isso pode te sobrecarregar. Espero que essas dicas do que fazer na quarentena te ajude! Aproveite e conheça 9 invenções criativas na pandemia como o cachorro robô abaixo

cachorro robo pandemia coronavirus
Cachorro robô usado na pandemia

Gostou destas dicas de o que fazer na quarentena do Coronavírus? Comente! Salve no pinterest

dicas de o que fazer na quarentena isolamento
mulher com mascara com olhos arregalados e titulo

 

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
CONTA BANCÁRIA NA EUROPA
Com Transferwise você economiza dinheiro durante o intercâmbio ou morando em outro país. Veja como transferir dinheiro para o exterior.

PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

AIRBNB
Alugue apartamentos ou quartos com preços especiais, ótimos para quem viaja em grupo! Reserve no Airbnb e ganhe R$180 de desconto na sua primeira hospedagem.

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

AULA DE IDIOMA COM PROFESSOR NATIVO
Aprenda qualquer idioma em casa com aulas virtuais e preços acessíveis. Ganhe 10 USD de desconto na sua primeira compra na plataforma do Italki!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

Travel blogger e designer aspirante à muitas coisas e com PhD em zuera, não dispensa uma aventura cheia de desafios e tragédias. Nas horas vagas joga games, canta e planeja as próximas viagens.

22 COMENTÁRIOS

  1. Por aqui, o confinamento começou hoje e deve durar no mínimo 15 dias. Vou ler, ver séries, filmes, praticar yoga, acordar um pouquinho mais tarde, jogar conversa fora com meu marido, estudar o hatha yoga (sou instrutora e tenho que me manter atualizada), escrever para o blog e correr na rua – que por aqui ainda estão recomendando atividades físicas ao ar livre, desde que sejam moderadas e sozinhos, para mantermos o sistema imunológico fortalecido.

  2. Ótimas dicas para passar as horas livres em casa. Trabalhar em home office exige disciplina mas também precisamos descansar. Uma oportunidade para aprender novas coisas ou ter experiências que a rotina do dia a dia não estava permitindo.

  3. Boas as dicas, embora cada um tenha uma realidade diferente. Acho que por enquanto, que estamos começando o isolamento no Brasil, ainda é adaptação e estamos muito ligados nas notícias, etc. Ainda não consegui estabelecer uma rotina especial.
    boa sorte aí pra vocês!

  4. Heeey, Guria! Quanta dica boa do que fazer na quarentena! =)

    Eu comecei a me arriscar na cozinha e também tô tentando botar as séries em dia!
    Adorei a dica do curso de Curso Gestor de Turismo, vou fazer minha inscrição agora mesmo! E aproveitar também para dar uma geral nas fotos que estão perdidas pelo computar e cartões da vida (ainda não tinha pensado nisso!)

    Vaaaleu!
    Abraço

    • boa Murilo! dá uma geral nelas, já dá aquela tratada boa pra postar quando escrever os artigos né!
      eu me escrevi no curso, mas ainda não fiz nenhuma aula, estou terminando uns outros de SEO ante
      obrigada pela visita!!

  5. ótimas dicas! por aqui estamos na base da comida e cerveja, estudando italiano e jogando muitos joguinhos e vendo séries. só não conseguimos colocar o trabalho em dia porque a inspiração não vem hahaha

  6. Inventar o que fazer na quarentena do corona vírus é relativamente fácil. Difícil é colocar tudo em prática hahaha. Mas menina que doideira. Não sabia que vc tinha ficado isolada e testada. Que medo, né? Vou lá ver os vídeos!

  7. Parabéns! Muito bacana a publicação! Aguardamos a salvo que a contenção do vírus possa acontecer de maneira eficaz mundialmente. Por outro lado, preocupações normalmente mundanas assumem uma importância inédita. Eu procuro aproveitar meu tempo para fazer tudo o que tenho vontade desta lista de o que fazer na quarentena

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here