Coronavírus e viagem: tipos de máscaras, dicas no avião e prevenção

13
1592

Atualizado em

Coronavírus e viagem: o que fazer? Muita gente está me perguntando se deve viajar com o Coronavírus na espreita. Se deve cancelar a viagem ou adiar por medo da contaminação. Esse medo normalmente é gerado pela falta de informações mais detalhadas na prevenção e até das fake news que rolam no Whatsapp.

Neste artigo abordo o que eu vi nos aeroportos e dou mais informações sobre o Coronavírus e viagem, como se proteger corretamente, dicas no avião e no aeroporto e detalhes extras no vídeo!

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Dicas para Coronavírus e viagem

Sobre o Coronavírus

O Coronavírus ganhou um novo nome, agora está sendo chamado de 2019-nCov (novo vírus com formato de coroa no ano 2019). O vírus afeta o sistema respiratório causando tosse seca, falta de ar e febre. Diarreia, insuficiência renal e pneumonia são outros sintomas apresentados em casos mais graves.

Confira informações atualizadas no site oficial da Organização Mundial de Saúde sobre o Coronavírus (a imagem acima é da OMS).Ainda não há vacinas e um tratamento específico, apenas acompanhamento.

Coronavírus: devo cancelar a minha viagem?

SIM,  ADIE OU CANCELE SUA VIAGEM

Agora é hora de ficar em casa, não viaje! Não vá a praia, bares ou encontro de amigos. Faça distanciamento social. Será apenas por algum tempo. Não corra o risco de pegar o vírus e trazer para dentro da sua casa. Confira O que NÃO FAZER na quarentena

Não há previsão exata de quando você poderá viajar e não será breve. Acredito que para quem mora no Brasil somente em 2021, mas vai depender de como cada governo irá combater a disseminação. Pode ser que um país esteja recebendo voos, mas outro não e você não tenha como fazer essa viagem. Neste artigo

Assista o vídeo abaixo onde falo todas as razões por quê e leia o artigo Quando será seguro viajar de novo:


Há casos registrados no mundo todo: Brasil, Japão, Filipinas, Singapura, Tailândia, Itália, França, Inglaterra, Estados Unidos entre outros países. Há risco maior em algumas áreas.

A União Europeia fechou suas fronteiras. Países como a Rússia foram mais rápidos e fechou suas fronteiras com a China logo no início, ficando com poucos casos.

Outros restringiram a entrada imediata para pessoas que estiveram na China e Europa há menos de 2 semanas como é o caso da Austrália, Singapura, Índia, Maldivas…. Nova Zelândia restringiu entrada de quem visitou a China a partir de 2 de fevereiro de 2020, assim como visitantes da Europa e recomenda isolamento por 2 semanas.

Estados Unidos cancelou voos da zona Schengen, Irlanda e Reino Unido. Agora em julho de 2020 é o contrário:a União Europeia restringiu voos dos EUA, Rússia e Brasil entre outros países.

Como se prevenir do Coronavírus

A melhor forma de prevenção é lavar as mãos com água e sabão com frequência e usar álcool gel sempre que pegar em maçanetas, corrimões.

É recomendado também:

  • Desinfetar o celular várias vezes ao dia com álcool gel.
  • Não tocar boca, nariz e olhos com as mãos.
  • Evitar ficar próximo às pessoas com tosse ou febre.
  • Cubra o nariz e boca com lenço descartável ao tossir e o descarte corretamente. Lave as mãos em seguida.
  • Evite aglomerações.
  • Não viaje doente, pois seus sistema imunológico está mais fraco.
  • Evitar contato com animais estranhos e sempre lavar as mãos.

Coronavírus no avião e aeroporto

Durante minha viagem do Brasil a Londres no final de janeiro, vi e ouvi diversos avisos em várias línguas sobre o Coronavírus, sintomas e origem da sua viagem. Se tivesse viajado para a China era necessário comparecer ao postinho do aeroporto.

Nesses aeroportos não vi pessoas usando detectores de temperatura que estão sendo usadas na China por exemplo. Pessoas com passaporte asiático estavam sendo questionadas sobre suas viagens e sendo levadas para fazer um exame provavelmente. No entanto, esses viajantes podem estar contaminados e não apresentar os sintomas na hora da inspeção do aeroporto.

Quando fui para a Itália no dia 20 de fevereiro havia um oficial com medidor de temperatura em Turim. Dois dias depois começou o surto do vírus na Itália. Ao retornar pela Suíça no 29  de fevereiro não havia controle de temperatura, nada.

Não estão realizando testes de temperatura ou de corona nos aeroportos de Londres e nem nos aeroportos do BRASIL!

Uso de máscaras para coronavírus no avião

O melhor é tentar manter 1 m de distância entre as pessoas no aeroporto e sempre lavar as mãos e usar álcool em gel nas mãos, no tela do assento, mesinha, controle e principalmente depois que sair do banheiro (já que a porta pode conter vírus). As companhias áreas desinfetam a aeronave após o voo, mas se você quiser limpar por conta própria, pode fazê-lo.

Caso esteja com medo, escolha um assento na janela, onde o risco de contaminação é menor. Há menos contato com outros passegeiros que estão se lomovendo no corredor. Maaas se você não se sentir seguro, troque a máscara a cada 2h. Lembre-se que você não ficará imune por usar a máscara!!!

Não vá ao hospital se apresentar sintomas, ligue para o órgão competente do país e peça para fazer o exame onde você estiver. Não saia de casa, se isole para proteger outras pessoas!!

Máscaras para Coronavírus funcionam?

Cientistas descobriram que o vírus permanece:



  • 3 horas no ar
  • 4 horas em superfícies de cobre
  • 24 horas em cartão e papel
  • 2-3 dias em plástico e aço inoxidável

Então tudo o que você tocar pode estar contaminado. Por isso, limpe bem as coisas que irá pegar.

O grande problema de usar a máscara errada é que ela fica úmida com o tempo, possibilitando a propagação de vírus e bactérias. A pessoa tem essa falsa segurança que se “usar máscara tá tudo bem”, mas esquece do tempo recomendado de uso e não a usa corretamente, ficando com o nariz pra fora por exemplo e com espaços na bochecha e entre nariz e olhos. Sem falar que não fazem o descarte corretamente, guardam na bolsa por exemplo, contaminhando mais itens.

A Organização Mundial de Saúde recomenda o uso de máscaras desde que estejam sempre limpas e inteiras. Não pode compartilhar com os outros e nem retirar na frente de outra pessoa.

Tipos de máscaras para Coronavírus

Cada máscara é construída para uma função e muita gente usa qualquer uma achando que vai impedir o contágio. Confira o esquema com um resumo das máscaras para coronavírus e viagem:

tipos de mascaras coronavirus e viagem
Tipos de máscaras para coronavírus

Máscara branca

Normalmente de papel ou TNT não tem filtro algum e nenhuma proteção. Não vai te proteger de nada, somente de poeira.

Máscara cirúrgica

Normalmente de cor azul, a máscara cirúrgica é a recomendada para se proteger do Corona Vírus pois possui uma barreira de fluídos. O filtro é formado por várias camadas de diferentes materiais que juntas atuam como uma rede, prendendo moléculas grandes (gotas) e permitindo a passagem das menores (ar).

É uma máscara descartável e barata, no entanto não tem uma fixação boa já que não veda totalmente o rosto.

Máscara Pitta

Essas são aquelas estilosas, vistas na Ásia e com várias estampas. São usadas para filtrar polén e poeira de poluição e são inúteis para vírus.

Máscara N95

Possui um filtro mais denso e tem esse nome pois evita 95% das partículas, já que a abertura entre as fibras do filtro é de 0,3 microns. No entanto, o Coronavírus tem de 0,2 a 0,5, ou seja, ele pode passar ainda assim.

É uma máscara difícil de por e de respirar (se estiver fácil de respirar é porque está posicionada de forma errada). Os modelos com válvulas e sacos umedecem e permitem a passagem do vírus.
A Máscara N95 é usada para evitar partículas de fumaça, radionuclídeos, fungos, bactérias e alguns vírus.

Máscara de gás

Essa sim te protege de tudo. São bem caras, mas o seu uso será considerado excessivo na situação do Coronavírus. É tipo levar um tanque para uma batalha de espadas.

ATUALIZAÇÃO JUNHO DE 2020

Atenção! Como as máscaras estão em falta, a OMS recomenda a Máscara de tecido para se proteger. É fácil de fazer e usar, mas lembre-se de sempre lavá-la com água quente e sabão e deixar secar ao sol se possível. Lave as mãos depois de lavar a máscara.

Não use a mesma máscara se estiver úmida devido a probabilidade de se contaminar com outras doenças!

Quarentena na chegada ou retorno ao país

Algumas pessoas que estiveram nas áreas afetadas estão sendo postas em quarentena assim que chegam no seu país (como eu na Inglaterra ou como uma conhecida no Brasil, recomendações dadas pela ANVISA).

Vários países da Europa estão pedindo quarentena para quem chega no país, porém há alguns considerados “corredores seguros’ nos quais não é necessário se isolar. Pedem apenas um exame negativo do vírus e o cadastro de seus dados. Vários países pedem um formulário com endereço de onde você ficará, se teve contato com doentes, quais países esteve nos últimos 15 dias e coisas do tipo.

Mostro no vídeo abaixo como foi a nossa quarentena em fevereiro:

Também está tendo uma histeria coletiva nos mercados, onde faltam várias itens como o papel higiênico. Falo no vídeo

ISOLAMENTO VOLUNTÁRIO E QUARENTENA

Com o avanço do Coronavírus no mundo, muita gente está sendo isolada dentro de casa, seja por norma do governo ou de forma voluntária. Quanto menos você sair na rua, mais ajuda na situação pois evita a disseminação do vírus. Confira o que fazer na quarentena do Coronavírus: dicas de atividades que vocês podem fazer dentro de casa e como aproveitar melhor o tempo!

Detalhes sobre o Coronavírus no mundo

Viagem para China e Sudeste Asiático

O Itamaraty e o Ministério da Saúde do Brasil recomendam evitar viagens desnecessárias. Somente viagens de extrema importância devem ser feitas e mesmo assim mesmo deve ser muito difícil chegar lá já que vários aeroportos pelo mundo fecharam e não estão fazendo conexão.

Além disso, várias praticamente todas as atrações turísticas estão fechadas para evitar aglomerações de pessoas como uma parte da Muralha da China e parques.

Várias companhias aéreas já reduziram ou cancelaram seus voos para a China, Filipinas, Tailândia etc e estão reembolsando passageiros ou adiando as viagens.

Vários países já fecharam suas fronteiras para estrangeiros. Ninguém entra e ninguém sai.

Viagem para Itália e Coronavirus

O norte da Itália é a parte mais atingida, principalmente nos estados da Lombardia e Vêneto. O Vírus está espalhado em todo o país.

A ITÁLIA INTEIRA foi colocada em quarentena e abriu 15 de Junho apenas para europeus .

Durante a quarentena, as pessoas só podiam se movimentar se realmente tiverem uma razão como voltar pra casa, se não terão que pagar multa e podem ser presos. Não faltou alimentos. Turistas estão liberados desde que saiam do país.

Várias companhias aéreas já cancelaram seus voos para a Itália e Europa e reembolsaram passageiros ou adiaram as viagens.

Situação da Itália em Julho de 2020

Brasileiros ainda não podem visitar a União Europeia a menos que seja visita familiar ou residente no país. Não é obrigatório uso de máscara na rua, apenas no transporte público.

Tudo está funcionando normalmente.

Viagem para os Estados Unidos

Agora não é hora de viajar! Os EUA foram um dos piores na pandemia, muita gente faleceu e ainda há lugares onde está havendo uma segunda onda, especialmente na Flórida onde ficam os Parques da Disney por exmeplo.

Viagem para Inglaterra

Nós moramos na Inglaterra e fizemos algumas viagens locais, mas não sentimos que estão levando a sério a saída da pandemia. Já estamos na fase 3 e por enquanto não é obrigatório o uso de máscaras em mercados e lojas, apenas a partir do dia 20 de julho.

Assista o vídeo para saber as soluções criativas para proteção e também o desrespeito da população nas aglomerações:

 

Veja como está situação do coronavírus na Inglaterra

Atualização 14 de julho: brasileiros com entrada negada

Como eu havia previsto, o Brasil está sim na lista de Restrição Temporária para viagens não essenciais. A União Europeia irá seguir alguns parâmetros da situação epidemiológica do país para permitir ou não a entrada de viajantes do exterior baseados em:

  1. número de novas infecções no país
  2. se a pandemia está expandindo ou se foi controlada
  3. políticas de combate ao vírus (testes, rastreamentos e medidas de prevenção)

Essa restrição deve ser levantada assim que a situação no Brasil melhorar. Confira os países mais seguros na Europa para viajar após a pandemia.

Gostou deste artigo sobre Coronavírus e viagem? Salve no pinterest

Coronavirus e viagem dicas e prevenção

leia também:

Alfândega no aeroporto: cotas e multas para compras no exterior 

Como levar dinheiro na viagem internacional

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
CONTA BANCÁRIA NA EUROPA
Com Transferwise você economiza dinheiro durante o intercâmbio ou morando em outro país. Veja como transferir dinheiro para o exterior.

PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

AIRBNB
Alugue apartamentos ou quartos com preços especiais, ótimos para quem viaja em grupo! Reserve no Airbnb e ganhe R$180 de desconto na sua primeira hospedagem.

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

AULA DE IDIOMA COM PROFESSOR NATIVO
Aprenda qualquer idioma em casa com aulas virtuais e preços acessíveis. Ganhe 10 USD de desconto na sua primeira compra na plataforma do Italki!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

Travel blogger e designer aspirante à muitas coisas e com PhD em zuera, não dispensa uma aventura cheia de desafios e tragédias. Nas horas vagas joga games, canta e planeja as próximas viagens.

13 COMENTÁRIOS

  1. Excelente post! Aqui na Itália um casal de chineses estava com o vírus (já até saíram do hospital), mas o pessoal não ficou louco por aqui não. Quase não tem gente na rua com máscaras e nada disso, eles já tem o costume de usar álcool gel como se fosse hidratante.. então acho que o vírus não aguenta por aqui ahaha brincadeira. Parabéns pelo post.

  2. Nossa, brasileiros estão fazendo um auê nos grupos de facebook sobre EUA e Europa, com medo de viajar para lá… Se a viagem fosse para a Ásia, dava pra entender, mas a chance de ficarem aqui e pegar dengue no verão é mil vezes maior do que ter qq problema com o coronavírus!

  3. Opa, que bacana. Tinha que ter uma versão em chinês pro povo daqui aprender a usar a máscara rsrs
    E se tiver viagem pra qualquer lugar do Sudeste Asiático e Ásia Oriental. A situação tá complicada aqui, não por causa do vírus, mas por causa das fronteiras. Do nada um país resolve que vai deixar em quarentena todo mundo. Já tem lugar que, se você tiver passado pela China em qualquer momento da vida, vai pra quarentena também. Não é um bom momento. A gente tá já pensando em sair daqui também

  4. Post super bem explicado, apesar de achar que têm muito surto coletivo, dicas de higiene é importante em qualquer situação.

  5. Não creio que usar mascara é 100% errado, há pessoas que colocam a mão na Boca a Todo momento out roem unha, creio que isso ajude bastante, a evitar esses atos.

  6. Ok! Tudo certo com o vídeo, só um “detalhe”:
    Você disse para evitar contato com animais! Já foi comprovado que animais não nos contagiam! Em uma época em que as pessoas estao se “desfazendo “ dos perde, acho inapropriado essa recomendação! Favor refletir sobre o comentário

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here