6 coisas para NÃO fazer na quarentena do coronavírus

0
123

O que NÃO fazer na quarentena! Nesse período de incertezas e dificuldades causadas pelo coronavírus é importante destacar atitudes e ações que podem causar a disseminação da doença e também o que você pode fazer para ajudar.

O que não fazer na quarentena do coronavírus

1 – Não abandone os mais velhos

As pessoas mais velhas com certeza se sentirão mais entediadas, já que eles não são usuárias ávidos da internet. Eles quebram as regras mais rapidamente pois querem fazer algo, querem passear e encontrar seus amigos. Em algumas cidades já removeram os bancos nas praças para que isso não aconteça.

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Por essa razão, vale a pena tentar ensinar como fazer uma vídeochamada pelo celular, assim eles não ficam tão sozinhos e podem conversar. Compre jornais, palavras cruzadas, livros. Faça as compras no mercado e na farmácia, lave bem as frutas, verduras e embalagens e deixe na casa deles. O ideal seria deixar na porta, especialmente os mais velhinhos.

Em algumas cidades, os filhos e netos estão se comunicando com os avós pela janela, pois aí não tem perigo de transmitir algo já que o vírus não atravessa o vidro né. Esta mulher em NYC falou para o avô que tinha ficado noiva.

neta conta ao avo que esta noiva corona
Noiva conta ao avô que está noiva

2 – Não vá ao hospital

Se você sentir qualquer sintoma, não vá ao hospital onde tem várias pessoas vulneráveis. O ideal é ligar para o número do SUS indicado pela sua prefeitura e explicar o que tá sentindo e se será necessário te testar ou não. Em muitos lugares não há teste para todos, então só vão te testar se realmente acharem o seu caso bem suspeito.

Como alguns pacientes do coronavírus apresentaram sintomas moderados (febre, dor de garganta, cansaço, dor no corpo) é necessário se isolar para não transmitir o vírus a outras pessoas. Ficar mais no seu quarto, sempre limpar bem o banheiro com álcool depois que você usar (assim como as maçanetas) e evitar as áreas comuns.

3 – Não vá à praia e bares

Quarentena não é férias. Você precisa entender que você pode pegar o vírus e transmitir para dentro da sua família. Não adianta nada seu avô ficar em casa isolado e você trazer o vírus pra casa. Esta com certeza é um dos pontos principais da lista de o que NÃO fazer na quarentena.

Cientistas descobriram que o vírus permanece:


  • 3 horas no ar
  • 4 horas em superfícies de cobre
  • 24 horas em cartão e papel
  • 2-3 dias em plástico e aço inoxidável

Imagine quantas pessoas já foram nesse bar nos últimos dias por exemplo? Se não houve uma limpeza séria, a contaminação é real!

Distanciamento social será apenas por algum tempo. Você ainda pode falar com seus amigos online. Você não está sendo convocado à guerra, apenas a ficar dentro de casa!!

4 – Não fique 24h por dia no celular

Aproveite esse tempo para aprender coisas novas como um idioma, habilidade ou uma paixão. Leia um livro, ponha sua série em dia, jogue playstation, faça uma vídeochamada com um amigo … Ficar lendo notícias o dia inteiro não faz bem, pode te deixar ansiosa, depressiva ou até descontar isso em comida. Isso aconteceu comigo nos primeiros dias e eu fiquei muito mal. Cuide da sua saúde mental e física, pratique alguns exercícios!

Importante não espalhar fake news gente! Confira a origem da notícia, busque embasamento científico e não na tia do zap!!!

Veja O que fazer na quarentena: 12 dicas para não morrer de tédio

5 – Não esqueça que você pode ajudar!

Em alguns hospitais está faltando sangue, se você puder doar, DOE! Ligue para os hospitais e pergunte como está sendo esse procedimento antes de ir até o local. Também pode doar caixas de máscaras e em alguns países fizeram até vaquinha para construir novas áreas e leitos no hospital (como foi o caso do cantor italiano Fedez e sua esposa blogueira Chiara que em 24h arrecaram 3 milhões de euros para hospitais na Itália).

Se prontifique a fazer compras para seus vizinhos em isolamento, deixe um recadinho e seu contato. Continue pagando sua manicure, cabeleleira, diarista mesmo que você não obtenha os serviços prestados. São pessoas autônomas e que precisam do seu dinheiro nesse tempo difícil. Faça o mesmo caso seja empresário, seus funcionários precisam de ajuda. Sei que é complicado, mas é uma situação que precisamos nos unir. O dinheiro uma hora voltará, já a vida não.

Algumas empresas grandes doaram álcool em gel para prefeituras e hospitais. Um grupo de empresários em Pernambuco compraram 90 equipamentos respiratórios para hospitais do Estado, cada um custa 50 mil reais.

Leia também: Coronavírus e viagem: tipos de máscaras, dicas no avião e prevenção

6 – Não comprar exageradamente

Não faça compras para 2 meses e sim para 2 ou 3 semanas. Os mercados não ficarão fechados mesmo se houver um decreto do governo para fechar os estabelecimentos. Mercados são essenciais e serão reabastecidos durante a quarentena.

Não é necessário comprar 20 frascos de ácool em gel se você trabalha em casa por exemplo. Use água e sabão né! Também não precisa comprar 5 pacotes de papel higiênico gente, ele não repele o vírus não hahaha Se você quer saber por quê tanta gente compra papel higiênico, confira o vídeo abaixo:

Lembre-se que o pessoal mais velho é o mais afetado e nem todos tiveram tempo de comprar suas coisas. Pode faltar itens para eles especialmente agora que eles não podem sair de casa por serem grupos de risco. É importante comprar o necessário e se prontificar a fazer as compras para eles como já mencionei no texto. Esse é um dos pontos mais importantes deste artigo sobre o que NÃO fazer na quarentena.

Os mercados estão dedicando alguns horários exclusivos a idosos e pessoas de risco em alguns países, como é o caso da Inglaterra. Das 6 às 7h é permitido apenas esse grupo, mas quando eles chegam no mercado já tem muuuita gente na frente do mercado esperando para entrar e não respeitam esse horário. Seja consciente!



o que nao fazer na quarentena idosa no mercado prateleiras vazias
Ajude os idosos no mercado, compre o necessário!

Procure manter o distanciamento no mercado e lavar suas compras assim que chegar em casa, pois o vírus sobrevive algumas horas nas embalagens.

É isso aí galera!? Gostaram deste artigo sobre o que NÃO fazer na quarentena?

Lavem bem as mãos, protejam a sua família e sejam conscientes!

Leia também:

Coronavírus na Inglaterra: fui testada e situação atual

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

CHIP DE INTERNET
Não fique sem conexão durante a viagem! Conheça o chip de internet 4G EasySim4U com frete grátis!

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

AIRBNB
Alugue apartamentos ou quartos com preços especiais, ótimos para quem viaja em grupo! Reserve no Airbnb e ganhe R$180 de desconto na sua primeira hospedagem.

DINHEIRO NO EXTERIOR
Com Transferwise você economiza dinheiro durante o intercâmbio ou morando em outro país. Veja como transferir dinheiro para o exterior.

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

ALUGUEL DE CARRO
Alugue um carro para sua viagem nas melhores locadoras e pague em 12x sem juros e sem IOF com a RentCars!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

Travel blogger e designer aspirante à muitas coisas e com PhD em zuera, não dispensa uma aventura cheia de desafios e tragédias. Nas horas vagas joga games, canta e planeja as próximas viagens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here