Receita de Pizza Italiana tradicional: crocante e deliciosa!

9
785

Atualizado em

A famosa receita de pizza italiana tradicional do Jean! Esta massa é de fermentação lenta, então você vai fazer a pizza num dia e comer no dia seguinte. A massa da pizza precisa crescer (fermentar) por 24 horas para ficar beeem gostosa e no estilo italiano.

Esse é o novo quadro de gastronomia do canal e que se chama Cozinhando com o Apure! Estamos escolhendo receitas que vocês podem fazer em casa durante esse período de quarentena do coronavírus. Espero que gostem!

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Receita de Pizza Italiana tradicional

Os ingredientes para fazer a massa da pizza são bem fáceis de serem encontrados no mercado, no entanto escolha os de maior qualidade possível para que sua pizza italiana autêntica fique mega deliciosa.

Ingredientes

  • 1 kg de farinha
  • 500 a 650 ml de água
  • 30 ml de azeite de oliva
  • 10 g de fermento
  • 30 g de sal

Utensílios

  • Batedeira Planetária (se não tiver pode ser feito na mão)
  • Balança
  • Vasilha grande
  • 6 recipientes diferentes

Esta receita de pizza italiana rende 6 pizzas no total e que podem ser congeladas.

Dicas antes de fazer a pizza tradicional da Itália

Escolha uma farinha boa e de preferência com mais de 10g de proteína para que a massa fique elástica e consistente. A farinha faz toda a diferença. No Brasil recomendamos a farinha das marcas Orquídea, Nordeste, Anaconda e Rosa Branca.

O Azeite de oliva precisa ter uma cor mais escura, se for muito amarelo meio claro está misturado com outros tipos de óleo.

Prefira usar o fermento fresco que é facilmente encontrado no mercado. Se não tiver, use o fermento biológico seco.

Nunca use água gelada! A água deve ter a temperatura ambiente ou um pouquinho morna. Saiba mais sobre esse detalhe na Regra dos 60 logo abaixo.


Regra dos 60

As temperaturas da farinha, da água e do ambiente influenciam em como a sua massa irá crescer. Você consegue apenas controlar a temperatura da água.

As temperaturas somadas destes 3 ingredientes devem dar 60. Então se a temperatura ambiente estiver 18 graus e a farinha 18 graus, a água deve ser uns 24 graus. Se estiver 30 graus no ambiente, a farinha uns 20, a água pode ser fria, uns 20 graus nesse caso. Não use água gelada!!!

Modo de preparo Receita de Pizza Italiana tradicional

1 – Coloque na vasilha a farinha e o sal. Misture bem.

2 – Adicione a água. Como vai ser a primeira vez que você irá fazer esta receita de pizza italiana, use inicialmente 500 ml de água e se precisar adicione mais aos poucos. Assim você vai conhecendo a sua farinha.

3 – Misture manualmente a massa ou coloque na batedeira. Use o gancho específicos para massas (qualquer outro encaixe vai deixar sua massa ruim).

4 – Em um balcão limpo, polvilhe farinha e coloque a massa de pizza. Comece a sovar devagar para que a farinha vá se juntando. Empurre e puxe para o centro. No vídeo abaixo o Jean ensina como fazer direitinho:

5 – Depois que a massa ficar bem homogênea, lave as mãos e, com o restinho da água da mão, passe em cima da massa. Coloque um pano por cima e deixe descansar por 30 minutos. Esse processo se chama autólise.

6 – Faça um buraco na massa e coloque o azeite. Misture bem.

7 – Adicione o fermento aos poucos e misture.

8 – Sove novamente a massa no balcão e deixe a massa descansar por 20 min. Esse processo se chama fermentação.

9 – Agora chegou a hora de dividir a massa em 6 partes de 250 a 280 g. Use uma faca para cortar a massa. NUNCA RASGUE!

10 – Separe uma parte e sove na mesa, fazendo um rolinho. Depois achate e pegue uma parte, esticando para frente e trazendo para o centro novamente. Isso vai mudar a textura da massa.

11 – Faça um bolinho com essa massa e guarde dentro de recipientes com tampa. Precisa ser um pouco maior que a massa, pois ela ainda irá crescer.



12 – Deixe descansar por 24h.

NO DIA SEGUINTE

13 – Tire da geladeira uns 40 minutos antes de abrir a sua pizza italiana.

14 – Pré aqueça o forno na temperatura máxima que conseguir.

15 – Em um balcão limpo, polvilhe farinha e coloque a massa em seu centro. Com o punho abra um buraco e comece a abrir a massa com as duas mãos, girando para o lado e alternando (confira no vídeo).

16 – Levante um pouco a massa do balcão e estique delicadamente as bordas (que provavelmente estão mais grossas, enquanto o meio está fino).

17 – Em uma travessa, polvilhe um pouco de semolina (farinha de fubá ou polenta) para manter massa sequinha. Aí coloque a sua massa e os ingredientes que quiser!

Sabores que mais gostamos da pizza:

Corn Bacon: molho de tomate, queijo, bacon e milho

Margherita: molho de tomate e mussarela italiana ou de búfala. Depois de assada adicione folhas de manjericão.

receita pizza margherita
Pizza Margherita
receita de pizza italiana de verdade corn bacon
Pizza de milho e bacon

18 – Deixe assar por 5 a 7 minutos dependendo da potência do forno.

19 – Coloque a pizza italiana em uma tábua e corte em 6 ou 8 pedaços.

20 – Coma e se apaixone!!

Confira a receita de lasanha bolonhesa tradicional

Gostou dessa receita de pizza italiana? Salve no pinterest

como fazer massa de pizza tradicional
Pizza em Florença

Viaje conosco pela Itália, confira os artigos abaixo:

Roteiro na Toscana: o que fazer em 8 dias

Roteiro em Bolonha: 10 atrações incríveis

Roteiro em Roma de 2, 3 ou 4 dias

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
CONTA BANCÁRIA NA EUROPA
Com Transferwise você economiza dinheiro durante o intercâmbio ou morando em outro país. Veja como transferir dinheiro para o exterior.

PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

AIRBNB
Alugue apartamentos ou quartos com preços especiais, ótimos para quem viaja em grupo! Reserve no Airbnb e ganhe R$180 de desconto na sua primeira hospedagem.

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

AULA DE IDIOMA COM PROFESSOR NATIVO
Aprenda qualquer idioma em casa com aulas virtuais e preços acessíveis. Ganhe 10 USD de desconto na sua primeira compra na plataforma do Italki!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

9 COMENTÁRIOS

  1. Oie Angie, fiquei com uma dúvida!!
    Em relação a farinha, ela precisa ter mais de 10g de proteína em quantos grama de farinha? Não sei se é igual aqui no brasil, mas eu encontrei porção (referêcia) de 50 e 100g na tabela nutricional, qual eu considero?

    Obrigada! estou louca pra comer essa pizza

    • oi Maristela! Tem que ter mais de de 10g a cada 100g de farinha. Se vc achou essa com 10g já pode usar, se for mais é melhor.
      Espero que goste!!! Depois vem aqui comentar o resultado

  2. Olá! Eu fiz uma massa semelhante a essa, mas quando assei achei a massa muito duro. A borda fico dura feito um biscoito. É assim mesmo? Se não, o que posso ter feito de errado?
    Ah, outra coisa, minha massa não ficou com esse tom de assado. Ela ficou branca. O que pode ter sido?
    Muitíssimo obrigado e parabéns pelo canal.

  3. Talvez se eu deixar a receita e o modo como fiz pode ajudar na explicação.
    Eu usei:
    1-Kg de farinha de trigo (10% de proteína)
    1- Colher de sopa raza de sal
    2- Colheres de sopa de açucar
    50ml de azeite
    30g de fermento biológico instantãneo.
    450ml de água.

    Bom, eu misturei todos os ingredientes na água e depois adicionei à farinha. Deixei descansar por 24h e quando fui assar, ficou dura demais. É isso.
    Toda ajuda é bem-vinda.
    Obrigado!

    • oi Gabriel, tem muita coisa que possa ser. Não se mistura todos os ingredientes juntos, sal e fermento não podem ir juntos. As quantidades são inadequadas, não sei dizer qual o azeite vc usou, foi muito fermento. Provavelmente ficou branco pq deixou a temperatura errada ou pouco tempo.
      Assista o vídeo que ensinamos certinho como faz dentro deste artigo que vc comentou! espero que consiga, boa sorte

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here