Receita Lasanha Bolonhesa tradicional italiana com creme branco

0
592

Atualizado em

Fala galera! Dando continuidade ao quadro do canal Cozinhando com o Apure hoje vou ensinar a vocês a Receita Lasanha Bolonhesa tradicional italiana.
Vamos fazer dois sabores, a tradicional de Bolonha e uma lasanha de brócolis com molho bechamel para os vegetarianos (não esquecemos de vocês não!). Andiamo!

Receita Lasanha Bolonhesa tradicional italiana

Os ingredientes são fáceis de encontrar no mercado e escolha sempre os de melhor qualidade para garantir o gosto fenomenal!

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Ingredientes da lasanha a bolonhesa

  • Massa de lasanha (aproximadamente 9 folhas, mas pode variar)
  • 300g Carne Moída de primeira
  • 150g Pancetta ou Bacon defumado
  • 50g Aipo ou Salsão
  • 50g Cenoura
  • 50g Cebola
  • 100ml Vinho Branco Seco
  • 400g Molho de Tomate (De preferencia Tomate Pelado)
  • Tomilho
  • Sal e Pimenta a gosto

Esta Receita Lasanha Bolonhesa tradicional italiana utiliza o Mirepoix (mirepoá) para fazer o molho. O Mirepoix é a base de vários molhos da culinária continental.

Molho Bechamel

  • 30g Manteiga
  • 30g Farinha de Trigo Tipo 1
  • 500ml Leite Integral
  • 1/2 Cebola
  • 2 Cravos da Índia
  • 1 Folha de Louro
  • Sal e Pimenta

O molho bechamel é o molho branco mais encorpado e com sabor muito gostoso!

Para finalizar a lasanha bolonhesa

  • 150-200g Queijo por lasanha
  • 150-200g Brócolis (opção vegetariana)

Utensílios:

  1. Balança
  2. Panelas (pelo menos 3)
  3. Fouet (Whisk/Batedor)
  4. Assadeira
  5. Peneira (Opcional)

Dicas para escolher os melhores ingredientes

O vinho deve ser de uvas viníferas e não de mesa, pois o vinho de mesa deixará um gosto de uva no seu molho e vai estragar o sabor do molho. Pode pegar um Chardonnay, Sauvignon Blanc, Trebiano, Riesling ou até corte de variedades diferentes, desde que seja variedades viníferas está bom. E lembrem-se que deve ser seco! Jamais suave ou demi-sec.

Observe no vídeo como fazer o corte da cebola e dos outros vegetais, assim como o passo a passo desta Receita Lasanha Bolonhesa tradicional italiana.

Modo de Preparo Receita de Lasanha Bolonhesa Italiana Tradicional

Como fazer Molho Bolonhesa

1 – Corte os vegetais em cubos de aproximadamente 1cm. Corte a pancetta também em cubos de 1cm e reserve.


2 – Em uma panela quente, coloque óleo e frite os vegetais até dourar em fogo alto. Em seguida adicione a pancetta e deixe ela fritar junto por alguns minutos.

receita molho bolonhesa
Frite até evaporar a água e deixar os vegetais douradinhos

3 – Adicionar a carne moída e cozinhar até a água evaporar. Mexer constantemente para cozinhar de maneira uniforme. Adicionar o tomilho e misturar bem, deixar cozinhar por mais 1-2 minutos.

4 – Quando a água estiver quase completamente seca, adicionar o vinho e deixar cozinhar até o álcool evaporar. Para saber quando o álcool evapora por completo, sinta o aroma do molho. Caso ainda tenha álcool, você sentirá seu nariz irritado e um aroma ácido. Quando não sentir mais isso significa que o álcool evaporou por completo. Esse passo é importante pois se você adicionar o molho de tomate antes do álcool evaporar, fará com que seu molho fique azedo.

5 – Adicionar o molho de tomate e baixar para fogo médio baixo. Misture bem e deixe cozinhando por pelo menos 1h. Lembre-se de mexer constantemente para que não queime o fundo fo molho.

6 – O tempo de cocção pode variar de acordo com fogão, panela e molho de tomate. O que determinará o tempo é que o molho deve estar denso e não acquoso (vejam no vídeo o exemplo). Após cozinho, deixe o molho esfriar um pouco antes de montar a lasanha.

Como fazer Molho Bechamel

1 – Em uma panela coloque o leite, cebola, louro e cravo da índia para ferver em fogo baixo. Essa é a mistura do mirepoix.

como fazer mirepoix
como fazer mirepoix

2 – Quando o leite estiver quase fervendo, em outra panela derreta a manteiga por completo em fogo médio.

3 – Adicione a farinha e mexa constantemente com o fouet para deixar o seu roux (mistura de farinha e manteiga cozidos, se pronuncia rú) uniforme. Deixe cozinhar por 1-2 minutos mas não deixe ficar marrom!

4 – Com uma concha, vá adicionando o leite aos poucos e mexa bem até homogenizar o seu roux com o leite. Uma peneira pode ser útil nesse passo para evitar que os outros ingredientes no leite não caiam no seu molho.

mistura roux bechamel
Coloque leite aos poucos e vá misturando bem

5 – Após misturar todo o leite com o roux, deixe cozinhando até formar as primeiras bolhas de fervura, nesse momento tire do fogo e reserve. O molho irá criar uma camada dura e seca na parte de cima em função de estar resfriando, mexa o molho de vez em quando para evitar isso e quando ele estiver um pouco mais frio, você pode adicionar um saco plastico ou plástico filme em contato com a parte de cima dele para que não forme essa camada.

Veja a receita de Pizza Italiana Tradicional

Como cozinhar o Brócolis da forma correta

1 – Corte o brócolis em pedaços pequenos como no vídeo.

2 – Coloque uma panela com água ferver com um pouco de sal ou bicarbonato de sódio.

3 – Quando estiver fervendo, coloque o brócolis e deixe cozinhar por 1-2 minutos, até que fique cocrante. Nesse momento prepare uma vasilha com água gelada, coloque cubos de gelo para deixar bem gelada.



4 – Findo o cozimento, escorra bem o brócolis da água quente e imediatamente coloque na água gelada. Deixe ele lá por alguns minutos para parar o cozimento e resfriar o brócolis. Esse processo se chama blanqueamento e serve para enaltecer cor e sabor de vegetais.

Como montar lasanha bolonhesa tradicional

1 – Sempre inicie sua lasanha com molho, pois se colocarem massa sem molho embaixo ela irá grudar na parte de baixo.

como fazer lasanha bolonhesa carne moida
Lasanha bolonhesa

2 – Faça uma camada de massa e em seguida coloque o molho bolognese.

3 – Faça outra camada de massa e coloque um pouco do molho bechamel e uma parte do queijo (pode ser até metade do queijo que vocês separaram).

4 – Uma terceira camada de massa e novamente o molho bolognese. Se vocês tiverem mais molho e sua travessa por profunda o suficiente, podem fazer uma quarta camada igual a terceira.

5 – Após feita a última camada de molho, coloque queijo por cima e nossa lasanha está pronta para assar!

Atenção: vai sobrar molho bolonhesa, você pode congelar ou usar em um macarrão. O molho branco NÃO PODE CONGELAR pois não fica bom depois.

Como montar lasanha de brócolis e molho branco

No caso da lasanha de brócolis, você pode fazer todas as camadas com molçho bechamel, brócolis e queijo, com excessão da camada de baixo que será sempre apenas um pouco de molho e a de cima que deverá ser apenas molho e queijo.

receita lasanha brocolis molho branco
Lasanha de brócolis e molho branco

Lembre-se de pré-aquecer o forno de vocês por pelo menos uns 5 minutos a 180 graus antes de colocar a lasanha pra assar. Caso a assadeira esteja bem cheia, coloquem uma travessa embaixo para evitar que vase e suje o forno.

Asse a lasanha a 180 graus por aproximadamente 25-30 minutos, ou até que o queijo esteja derretido e a massa macia. Use um garfo para testar se a massa está boa.

Depois de cozida, corte ela e sejam felizes! Se gostou, comente aqui embaixo!

Assita também o nosso vídeo de viagem à Bolonha na Itália, onde comemos a lasanha!

veja mais sobre viajar para a Itália

Roteiro em Bolonha: 10 atrações incríveis

O que fazer em Pisa na Itália: roteiro de viagem

Gastos em Roma: Quanto custa viajar para Roma

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
CONTA BANCÁRIA NA EUROPA
Com Transferwise você economiza dinheiro durante o intercâmbio ou morando em outro país. Veja como transferir dinheiro para o exterior.

PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

AIRBNB
Alugue apartamentos ou quartos com preços especiais, ótimos para quem viaja em grupo! Reserve no Airbnb e ganhe R$180 de desconto na sua primeira hospedagem.

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

AULA DE IDIOMA COM PROFESSOR NATIVO
Aprenda qualquer idioma em casa com aulas virtuais e preços acessíveis. Ganhe 10 USD de desconto na sua primeira compra na plataforma do Italki!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here