Como levar dinheiro na viagem internacional: o guia completo

6
153

Uma das maiores perguntas que recebo é Como levar dinheiro na viagem? Quem está começando a viajar pelo mundo fica na dúvida se leva dinheiro ou cartão de crédito, quanto deve levar e quando comprar a moeda.
Isso vai variar muito de país para país, porém as dicas neste artigo são válidas para todos! Neste guia vou explicar certinho como levar dinheiro na viagem e como economizar! Assista o vídeo com mais dicas sobre dinheiro no exterior!

Como levar dinheiro na viagem: o guia completo

Qual moeda o país usa?

A primeira coisa que você deve descobrir é qual moeda o país que você quer visitar usa. As moedas mais comuns procuradas pelos brasileiros são: dólar americano (EUA), libra esterlina (Reino Unido), euro (União Européia) e peso argentino (Argentina). Essas são facilmente encontradas nas casas de câmbio.

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

É importante pesquisar pois alguns países podem te enganar achando que usa tal moeda mas na real usa outra. Alguns exemplos:

  • Suíça: franco suíço
  • Panamá: dólar americano
  • Camboja: dólar americano (em tours e hospedagem)

Alguns países vizinhos do Brasil como Uruguai, Peru e Chile possuem câmbio favorável para quem viaja com real e faz a troca direto no país. Você não precisa comprar dólar para trocar, vai com real se for para as cidades mais visitadas. Se for explorar alguns cantos diferentes, aí leva cartão de crédito e dólar por segurança mesmo.

Para quem viaja para o Canadá, Nova Zelândia ou Austrália, é vantajoso comprar alguns dólares destes países no Brasil mesmo. Como são moedas mais difíceis de serem encontradas em casas de câmbio, é necessário fazer uma encomenda de uns 2 dias de antecedência. Você faz o pedido e depois efetua o pagamento com o câmbio do dia.

O ideal é evitar comprar euro ou dólar e depois trocar novamente nos países que você pode encontrar a moeda no Brasil. Você sai perdendo duas vezes. Porém sabemos que nem sempre isso é possível, vou dar uns exemplos:

  1. Você vai visitar Berlim, Praga, Budapeste (euro, coroa, florim): leve euro, troque alguns nas casas de câmbio locais e use cartão de crédito.
  2. Você vai visitar Vietnã, Camboja, Tailândia (dong, dólar,baht): leve dólar, troque alguns nas casas de câmbio locais e use cartão de crédito.
  3. Você vai visitar Peru, Bolívia, Chile (sol,bolivianos,pesos): leve real para trocar em casas de câmbio, cartão de crédito e alguns dólares, pois várias agências já tem os valores fechados dos tours em dólares americanos.

No vídeo abaixo explico melhor cada coisa deste artigo e mais dicas de como levar dinheiro na viagem:


Quando comprar moeda para viajar?

O ideal é fazer pequenas compras e sempre ficar de olho no câmbio para trocar quando estiver menor. Dessa forma você não perde tanto, pois sempre há o risco de comprar alto e depois cair ou der sorte de ser o contrário né haha Para viagens grandes, normalmente vou comprando com 4 meses de antecedência. Assim você já tem uma boa parte do dinheiro quando sua viagem estiver bem próxima.

Alguns economistas sugerem comprar tudo de uma vez caso você já tenha o dinheiro, pois ai pode tentar uma cotação melhor na casa de câmbio dependendo a quantidade que você compra.

Lembre-se que você irá comprar o dólar turismo que normalmente é 10 centavos mais caros que o dólar comercial por exemplo.

Leia também: Como usar notas antigas de dólar para compras nos Estados Unidos

Dinheiro ou cartão de crédito?

Essa é a grande pergunta! Eu normalmente gosto de levar dinheiro em espécie, pois o IOF (Imposto sobre Operação Financeira) é de apenas 1,1% no valor total, enquanto o cartão de crédito é 6,38%.
Eu prefiro dinheiro pois não tem como dar errado, todo mundo aceita, não tem perigo de ser clonado…. Porém precisa sempre estar na doleira com você para que não seja roubado né ahuehae

Como usar cartão de crédito no exterior

O cartão de crédito é vantajoso pela praticidade, é aceito na maioria dos locais e você pode bloquear se for roubado. Por essa razão, recomendo levar 2 cartões diferentes por segurança.

Uma desvantagem é que a fatura pode ser fechada apenas no fim do mês e você fica dependente disso. Se o mês começou bem e depois o câmbio subiu, aí vai pagar mais caro, porém pode acontecer o contrário. Alguns cartões já funcionam com o câmbio do dia, verifique com seu banco.

Também vale a pena ver cartões que juntam milhas a cada real gasto! Assim você pode viajar mais!

Lembre-se que o cartão de crédito deve ser habilitado para uso no exterior, ter a opção de saque e ter limite suficiente. Como euro, libra e dólar estão bem caros, precisa lembrar que tudo irá gastar pelo menos 5x mais.

Cartão de débito recarregável para viagens

Também existe o cartão Visa Travel Money VTM que funciona como um cartão de débito recarregável. Você compra as moedas e faz uma carga no cartão que pode ser usado para compras online, nas lojas físicas e para sacar dinheiro. Antigamente era super vantajoso pois o IOF era o mesmo da moeda em espécie e hoje virou 6,38%, o mesmo do cartão de crédito.

Ele pode ser sua salvação caso algo dê errado na sua viagem. Sua família pode fazer um depósito no cartão e você saca o dinheiro onde estiver.

Transferência internacional

Uma opção bem legal para quem vai fazer viagens longas, mudar de país ou fazer um intercâmbio é o Transferwise. É uma plataforma que te permite comprar moeda com o câmbio comercial e sem pagar todas as taxas dos bancos normais. É uma bela economia. Você pode enviar para algum amigo que mora no exterior ou até criar uma conta em bancos digitais como o N26. Explico mais nesse artigo As melhores opções para transferir dinheiro para o exterior

Neste artigo eu falo mais como viajar com Euro ou dólar alto? Veja 6 dicas para economizar!

Declaração no aeroporto

Caso você esteja viajando com moedas que valem de 10 mil reais em espécie, é preciso parar na alfândega e fazer uma declação. Isso não inclui os limites de cartão de crédito.
Essa declaração deverá ser feita no país da sua viagem, porém será na moeda do país (10 mil dólares ou 10 mil euros por exemplo).



Saiba outros itens que você precisa declar na Alfândega do Aeroporto para não pagar multas e veja o vídeo abaixo:

Valor mínimo para levar na viagem

Ao visitar a Europa e Estados Unidos, normalmente é perguntando quando você tem de dinheiro para visitar o país durante os dias da sua estadia. Você precisa comprovar o valor para mostrar que não tem intenções de ficar ilegal e que não vai virar mendigo hauehaue

O valor mínimo na Europa é de 60 euros por dia, porém você não precisa levar tudo isso caso:

  1. já tiver pago as suas hospedagens para a maioria dos dias e levar o comprovante impresso
  2. visitar um amigo que tenha feito uma carta convite para você

Além disso, tem os gastos com comida, tours, transporte e o seguro viagem que é indispensável!

Veja os documentos pedidos na imigração e Inglês no Aeroporto: frases mais comuns no avião e imigração.

Não esqueça do seguro viagem!

O seguro viagem é obrigatório para visitar a Europa e outros países, pois garante que você será atendido sem ter que pagar horrores! Uma simples consulta pode custar bem caro nos Estados Unidos, lá cobram até pra chamar a ambulância. Sem falar que o seguro te ajuda caso seja roubado, tenha voo cancelado e por ai vai. Se você tem ainda dúvidas, leia aqui Como não errar no Seguro Viagem Europa, América e outros continentes

Lembre-se que para visitar a Europa é obrigatório SEGURO VIAGEM. Ele te ajuda a solucionar problemas como cancelamento de voo e mala extraviada e caso você precise de atendimento médico como consulta, exame e até cirurgia. Eu uso e recomendo a Real Seguros! Leitores do blog tem desconto de 10%, aproveite!

Quanto eu devo levar de dinheiro na viagem?

A hospedagem é sim a parte mais cara da viagem, por isso você precisa pesquisar bem e com antecedência para visitar o lugar. Para isso, faça uma pesquisa básica no Booking ou Airbnb e coloque os valores numa tabela. Coloque os valores na moeda original e por cada dia da sua viagem. Neste artigo eu dou ainda mais dicas: Quanto custa um mochilão na Europa? Viaje barato!

Isso também vale para os passeios que você quer fazer nas cidades como museus e outras atrações turísticas. Veja os valores no Get Your Guide.

Em relação a comida, varia muito, porém eu sugiro uns 15 a 25 euros por dia caso queira fazer uma refeição em restaurante e cozinhar a janta no hostel ou Airbnb. Mercado normalmente é bem barato na Europa e tem coisas de qualidade muuuito boa!

Também faça o mesmo com os trajetos de ônibus e de avião. Todos esses dados você encontra facilmente na internet. Confira como achar os melhores preços:

  1. Guia Low Cost: como encontrar voo barato na Europa
  2. Viajar de ônibus pela Europa: preços baratos e empresas

É isso galera! Espero que tenham gostado deste guia de como levar dinheiro na viagem. Qualquer dúvida, comente aqui que respondo rapidinho!

Salve no seu pinterest!

Como levar dinheiro na viagem o guia completo

Outros artigos interessantes para planejar a sua viagem:

Como viajar com bagagem de mão

Roupa de inverno na Europa: onde comprar e dicas

Como fazer Certificado da Febre Amarela online

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

CHIP DE INTERNET
Não fique sem conexão durante a viagem! Conheça o chip de internet 4G EasySim4U com frete grátis!

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

AIRBNB
Alugue apartamentos ou quartos com preços especiais, ótimos para quem viaja em grupo! Reserve no Airbnb e ganhe R$180 de desconto na sua primeira hospedagem.

DINHEIRO NO EXTERIOR
Com Transferwise você economiza dinheiro durante o intercâmbio ou morando em outro país. Veja como transferir dinheiro para o exterior.

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

ALUGUEL DE CARRO
Alugue um carro para sua viagem nas melhores locadoras e pague em 12x sem juros e sem IOF com a RentCars!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

6 COMENTÁRIOS

  1. Eu adorei esse post! Tá tudo aqui, já anotei várias dicas e vou aplicar quando for viajar pro exterior da próxima vez. Só falta saber se a birosca do dólar vai dar um sossego ou não!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here