10 Países mais seguros na Europa para viajar após a pandemia

3
145

Atualizado em

Com o fim da quarentena do coronavírus na Europa, vários países estão reabrindo ao turismo. Claro que há alguns lugares que foram menos afetados do que outros, então fiz esta lista dos países mais seguros na Europa para viajar após a pandemia. Vários países da Europa fizeram um acordo para que seus cidadãos possam viajar tranquilamente e sem quarentena, muitos deste com incentivos em passagens aéreas e até hotéis! Lembrando que é recomendado viajar localmente, sem sair do continente.

Infelizmente viajantes do Brasil estão com entrada restrita por enquanto, mas brasileiros com residência na Europa podem viajar. É importante sempre viajar com o cartão residência e a última passagem do Brasil (para provar que não estava lá durante o surto) caso algum oficial pergunte algo.

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Estes países mais seguros na Europa para viajar após a pandemia tiveram maior controle sobre o vírus e implementaram protocolos de higiene, distância social e quarentena mais rígidos, sem falar que há maior número de leitos por habitante do que outros países europeus. Também foi levado em consideração as taxas de infecção em cada um. Assista o vídeo com mais informações!

Países mais seguros na Europa para viajar após a pandemia

Lembrando que esta lista de países mais seguros na Europa para viajar após a pandemia é válida somente para quem mora no continente com residência nos países europeus em que o país tem acordo mútuo ou que possui família lá. Levei em conta os dados fornecidos pela John Hopkins University.

Como a pandemia ainda está acontecendo, tentarei manter as informações sobre restrições e quarentena em cada país. Neste mapa da IATA você consegue acompanhar em tempo real

Alguns passageiros vindos de países de áreas de risco terão que enfrentar quarentena. Até eu que moro no Reino Unido terei algumas restrições por enquanto (leia mais sobre o Coronavírus na Inglaterra)

Lembre-se que os países desta podem manter restrições entre si como por exemplo a Áustria que não está aceitando pessoas provenientes de Portugal por exemplo. Também leve em consideração viajar sempre com seguro viagem, tomar as medidas necessárias contra o vírus (máscaras, lavar as mãos) e ter um dinheiro reserva para caso dê algo errado.

Assista o vídeo abaixo com mais dicas sobre os países mais seguros na Europa para viajar após a pandemia:


1 – Grécia

Famosa por suas ilhas e praias cristalinas, a Grécia manteve um controle maior do coronavírus tendo um pouco mais que 3 mil casos segundo os dados da John Hopkins University. Também possui mais leitos no hospital por habitante do que o Reino Unido e o sistema de saúde não ficou sobrecarregado

Um dos incentivos que o país está fazendo é diminuir os impostos em transporte para 13%.

Receberá turistas a partir de 15 junho, quando os aeroportos de Atenas (ATH) e Thessaloniki (SKG) estarão abertos e receberão cidadãos de quase todos os países europeus, mas tem voos de passageiros suspensos da Itália, Holanda, Espanha e Reino Unido por enquanto. A partir de Primeiro de Julho os aeroportos estarão abertos para países com bons índices de controle do vírus.

Segundo o site oficial de Turismo da Grécia, não terá imposição de quarentena nem testes.

2 – Geórgia

Este é um país pouco conhecido por brasileiros e quem visita, acaba amando! Tem um amigo meu que vai todo ano. Um país rico em cultura, gastronomia, diversidade e perfeito para amantes da arquitetura já que possui vários edifícios da Idade Média, neo clássicos, da época soviética e contemporâneo ao mesmo tempo. Sem falar nas belas praias! A capital Tbilisi é 5 vezes mais segura que Paris e Londres e um hotel 5 estrelas pode custar 4 vezes menos do que outras capitais europeias. Um dos destinos mais procurados é Batumi que reúne praias, turismo sustentável, natureza, vinhedos e atrações para crianças e adultos.

georgia paises europeus seguros na europa
Geórgia é um dos países na Europa seguros para viajar após a pandemia

Segundo a Johns Hopkins, a Geórgia teve 851 casos e apenas 14 mortes relacionados ao COVID 19. O país agiu rapidamente para conter a epidemia, sendo que há 260 vezes menos casos na Geórgia do que nos países mais afetados na Europa. O país possui mais leitos do que a Suécia e a Dinamarca.

O país irá reabrir suas fronteiras no dia primeiro de julho segundo o site de Turismo oficial da Geórgia e não pede quarentena se não você não teve contato com o vírus, apenas passará pelo scanner de temperatura. Também irão analisar se você esteve ou não na lista de países afetados.

3 – Croácia

A Croácia é um dos países mais seguros na Europa e menos afetados pelo Coronavírus com 2251 casos e 107 mortes e com um dos maiores números de leitos por habitante. O país teve uma ótima performance para controlar o vírus e já estabeleceu medidas de higiene nos hotéis, restaurantes, parques aquáticos desde Maio segundo o Site Oficial de Turismo da Croácia.

Um país barato com praias legais na Europa é a Croácia.
Um país barato com praias legais na Europa é a Croácia.

A Croácia é um país incrível com um extenso litoral de praias tranquilas e águas azuis como Pula e Zadar. Achei a capital Zagreb muito bonita, barata e com diversas atrações.

Viajantes de países da União Européia já podem visitar a Croácia e precisam preencher um formulário do Coronavírus para passar na imigração e deixar o processo mais rápido.  Além disso precisam mostrar comprovante de reserva de acomodação. Não há teste obrigatório do COVID-19.

4 – Portugal

Portugal teve uma performance boa para conter o COVID-19 com mais de 35 mil casos e  1500 mortes. A região de Alentejo quase não foi afetada, tendo apenas 2 mortes relacionada e Lagos não teve nenhuma. Confira os dados atualizados na Direção Geral de Saúde de Portugal.

Vale a pena explorar as lindas praias do Algarve que se destaca por suas acomodações menores e pousadinhas que garantem mais conforto e pouco contato com outros viajantes. No blog Ligado em Viagem tem uma lista das 7 praias mais bonitas do Algarve. Não deixe de conhecer os vinhedos em Évora em Alentejo.

Outra opção legal é visitar o Porto e a Vila de Gaia, dicas do blog Vou na Janela.



Há também dois arquipélagos interessantes para visitar em Portugal.

Madeira

Ilha da Madeira, região autônoma de Portugal é um dos destinos mais ensolarados da Europa durante o Inverno, perfeito para viagens românticas ou de aventura com diversas trilhas e observação de pássaros e baleias. Teve ao todo 90 casos, nenhuma morte e estará aberta a partir de 1º de Julho. A Madeira foi a primeira região de Portugal a ter um Plano de Contingência para Infecções Emergentes.

Segundo o Site de Turismo Oficial de Madeira há algumas regrinhas para os viajantes.

O teste de coronavírus deve ser realizado 72 horas antes do embarque em laboratórios certificados pelas autoridades. Haverá um teste grátis feito no aeroporto para quem chega e o resultado sai nas 12 horas seguintes. Se o teste der positivo, será obrigatório quarentena em uma unidade hoteleira designada e o governo cobrirá os custos de tratamento, alojamento e refeições.
É obrigatório o preenchimento e submissão de inquérito epidemiológico até 12 horas antes do embarque e haverá monitorização dos passageiros por um App da Autoridade de Saúde Regional se eles quiserem e autorizarem essa função.

Açores

Açores tem uma seleção perfeita de vilas e inúmeras montanhas de origem vulcânica, florestas e fontes termais em seu arquipélago de 9 ilhas.Teve 146 casos e 16 mortes.

Açores possui algumas medidas para quem vem de aeroportos localizados em zonas consideradas pela Organização Mundial da Saúde como sendo de zonas de transmissão comunitária ativa. O teste de coronavírus deve ser realizado 72 horas antes do embarque em laboratórios certificados pelas autoridades.

paises mais seguros para viajar apos pandemia ilha de açores portugal
Açores é espetacular e um dos países mais seguros para viajar após a pandemia

Caso não apresente, haverá um teste grátis feito para quem chega realizado em um hotel determinado pelo Governo. A pessoa deverá ficar no quarto do hotel até o resultado do teste que sai em até 48 horas (tudo isso coberto pelo governo).
Se o teste der positivo, será obrigatório quarentena e o Governo Regional dos Açores assume os custos de alojamento e alimentação ou você pode retornar ao local de origem. Leia mais informações no site Oficial de Açores

5 – Montenegro

Montenegro é um dos países mais seguros na Europa para viajar após a pandemia. Foram apenas 324 casos e 9 mortes relacionadas. O país se declarou livre do vírus em 25 de maio, sendo o primeiro da Europa segundo a Reuters.

Kotor foi construída no século 12 com diversos monumentos medievais e é considerado um dos Patrimônios Mundiais da Unesco. Não teve nenhum caso de coronavírus e permaneceu como área verde durante a crise. Montenegro possui mais leitos do que a Irlanda e Noruega.

Montenegro é lindíssimo!
Montenegro é lindíssimo!

Turistas provenientes de países com índice menor que 25/100,000 por habitantes tem entrada liberada e a lista é atualizada a cada sexta.
Por enquanto a lista inclui Eslovênia, Islândia, Croácia, Eslováquia, Geórgia, Suíça, Albânia, Noruega, Áustria, Mônaco, Kosovo, Alemanha, Grécia, Hungria, Dinamarca, Lituânia, Letônia, Luxemburgo, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Irlanda, Finlândia, Estônia, República Tcheca.

Viajantes de países que não estão na lista deverão fazer quarentena mandatória de 14 dias segundo o site do Governo de Montenegro

6 – Eslovênia

A Eslovênia é um dos meus países queridinhos cheio de natureza, comida boa e um dos países mais sustentáveis do mundo. Sou apaixonada pela região dos Alpes Julianos. A Eslovênia teve 1492 casos e 109 mortes relacionadas ao coronavírus, uma das melhores performances dos países europeus.

trilha melhor vista do lago bled eslovenia
Bled é um dos destinos mais procurados na Eslovênia

O país abriu suas fronteiras para a União Europeia na metade de maio e seus aeroportos para voos internacionais abriram dia 12 de Junho.

Neste link do Governo da Eslovênia há uma lista de países que não há restrições de viagem e que é atualizado frequentemente (peça para o google traduzir que dá pra entender tranquilamente): Croácia, Hungria, Áustria, Bulgária, Chipre, República Tcheca, Estônia, Finlândia, Alemanha, Grécia, Islândia, Letônia, Lituânia, Liechtenstein, Noruega, Eslováquia, Suíça, Itália e Montenegro.

Viajantes de fora destes países precisam fazer quarentena de 14 dias.

Há mais informações sobre viajar seguro no site oficial do Turismo na Eslovênia.
Neste link da Polícia eslovena tem mais informações sobre a travessia de fronteiras de carro

7 – Malta

Malta atrai muitos viajantes por suas águas azuis do Mediterrâneo. É um dos países mais seguros na Europa para viajar após a pandemia com apenas 646 casos confirmados e 9 mortes relacionadas ao coronavírus. Possui mais leitos por habitante do que a Finlândia e Reino Unido.

Segundo o Site Oficial de Turismo de Malta o aeroporto irá reabrir em 1º de Julho para os países ou regiões: Alemanha, Áustria, Chipre, Suíça, Sicília, Sardenha, Islândia, Eslováquia, Noruega, Dinamarca, Hungria, Finlândia, Irlanda, Lituânia, Israel, Letônia, Estônia, Luxemburgo e República Tcheca.  Também fez um Guia para que empresas relacionadas ao Turismo sigam para evitar a disseminação do vírus.

8 – Eslováquia

A Eslováquia foi um dos primeiros países a implementar medidas radicais de controle do vírus. Graças a isso, a Eslováquia está entre os Países europeus mais seguros para viajar após a pandemia. Até o momento são 1548 casos e 28 mortes.

A Eslováquia é um país pequeno com muita história e pessoas acolhedoras. Muita gente passa apenas pela Capital Bratislava e não conhece os charmes do interior infelizmente.

torre ufo casinhas coloridas bratislava eslovaquia
A Bratislava é uma cidade encantadora!

Até o momento a Eslováquia está aberta para 19 países: República Tcheca, Áustria, Hungria, Liechtenstein, Alemanha, Suíça, Eslovênia, Croácia, Bulgária, Grécia, Chipre, Malta, Estônia, Lituânia, Letônia, FInlândia, Noruega, Dinamarca e Islândia. Empresas de acomodação, spas, shoppings e restaurantes estão abertos desde 3 de junho. Claro, todos com medidas de segurança como distância social e controle de higiene. Se a distância for menor que 2 metros, máscaras são obrigatórias no interior dos estabelecimentos e durante eventos.

Confira mais no site oficial do Turismo da Bratislava 

9 – Polônia

A Polônia é um país riquíssimo culturalmente, diversas cidades charmosas com centros históricos muito antigos e várias opções na natureza como trekkings. Há medidas de controle sanitárias em hotéis, restaurantes e lojas. Ao todo são 29017 casos e 1237 mortes mortes relacionadas ao coronavírus.

guia do que fazer em poznan polonia turismo
Poznán é uma das cidades turísticas da Polônia

Segundo o Site Oficial de Turismo da Polônia, o país reabriá as fronteiras aos países pertencentes à União Europeia, Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça no dia 16 de junho. Não é necessário quarentena e não há restrições.
Para viajantes de países de fora desta lista, as fronteiras continuam fechadas.

10 – Áustria

A Áustria é famosa por suas montanhas e florestas, vilas encantadoras e cidades históricas charmosas e com arquitetura única. A capital Viena tem diversos parques e uma das cidades com melhor qualidade de vida da Europa.

O Governo Austríaco conseguiu conter bem a situação do coronavírus, já fechou as fronteiras com a Itália logo no início do surto. Ao todo são 17078 casos e 677 mortes relacionadas ao vírus. O governo planejou um reabertura gradual, segura e monitorada.
Os museus e restaurantes estão abertos desde 15 de maio, empresas de acomodação e lazer abriram em 29 de maio. As fronteiras com seus países vizinhos estão abertas desde 4 de junho (Alemanha, Liechtenstein, Suíça, Eslováquia, Eslovênia, República Tcheca e Hungria, Itália está restrita).

casinhas coloridas rio innsbruck austria
Innsbruck é uma cidade super charmosa na Áustria

A partir do 16 de junho abrirão para outros países da área Schengen com exceção do Reino Unido, Suécia, Espanha e Portugal.  A partir de 1º de julho será permitido a entrada de pessoas da Espanha (Acordo mútuo) e outros países de fora da União EUropeia como Albânia, Bósnia e Herzegovina, Kosovo, Montenegro, Macedônia do Norte e Sérvia. Para visitantes de outros países não é recomendado a viagem e até impossível a entrada segundo o site oficial do Governo da Áustria.

Para entrar na Áustria é obrigatório mostrar o exame em inglês ou alemão do coronavírus SARS-CoV-2 com resultado negativo e feito até 4 dias antes da entrada. Para turistas viajantes que não fizeram o teste e estão dentro da área Schengen é permitida a entrada com 14 dias de quarentena obrigatórios. Veja mais no site oficial do Turismo da Áustria.

Gostou destas informações sobre os países mais seguros na Europa para viajar após a pandemia? Veja também o artigo sobre Quando podemos viajar de novo: o mundo após a pandemia

Salve no Pinterest

paises seguros apos pandemia
Pin paises seguros após pandemia
Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
AULA DE IDIOMA COM PROFESSOR NATIVO
Aprenda qualquer idioma em casa com aulas virtuais e preços acessíveis. Ganhe 10 USD de desconto na sua primeira compra na plataforma do Italki!

PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

DINHEIRO NO EXTERIOR
Com Transferwise você economiza dinheiro durante o intercâmbio ou morando em outro país. Veja como transferir dinheiro para o exterior.

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

AIRBNB
Alugue apartamentos ou quartos com preços especiais, ótimos para quem viaja em grupo! Reserve no Airbnb e ganhe R$180 de desconto na sua primeira hospedagem.

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

3 COMENTÁRIOS

  1. Muito útil e contemporânea a matéria. Parabéns! O ruim é que – como brasileiros – estaremos na lista negra da maioria desses países seguros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here