O que NÃO fazer em uma viagem: erros comuns de iniciantes

0
165

Confira o que NÃO fazer em uma viagem, os erros mais comuns de viajantes iniciantes. Já cometi muitos erros de viagem durante todos esses anos e confesso que alguns são piores que outros. Também já vi muitos conhecidos e seguidores cometendo os mesmos erros e passando por perrengues de viagem totalmente evitáveis.

Neste artigo falo um pouquinho sobre cuidados de planejamento da sua viagem, tanto da criação do roteiro, compra das passagens, check-in no aeroporto, imigração e erros durante a viagem. Confira as dicas de o que NÃO fazer em uma viagem e assista o vídeo!

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

O que NÃO fazer em uma viagem: erros e perrengues

1 – Não pesquisar sobre a época

Um dos maiores erros que cometi durante as viagens foi não checar a época para visitar os lugares. Sabe por quê algumas passagens são tão baratas em certas épocas do ano? Justamente por causa dos fenômenos naturais!

Eu não estou dizendo apenas temperaturas negativas ou chuva… tô dizendo muuuita chuva no estilo monções que alaga regiões inteiras da Ásia e tufões! Cada país é diferente e eu tive voo atrasado por causa de tufão, trem cancelado por causa de enchente mais de uma vez numa só viagem. É importante que você pesquise sobre esses fenômenos naturais quando viaja para o Caribe também até a Flórida, interior dos Estados Unidos que tem furacão.

Felizmente no Brasil não temos esses fenômenos, o máximo é época da seca ou cheia e tábua da maré.

Normalmente eu indico a melhor época para conhecer cada lugar nos artigos sobre roteiros em cada cidade, então leia com atenção!

Clique no vídeo abaixo para ver mais erros e dicas de o que não fazer na viagem!


2 – Esquecer documentos

Eu sou muito cuidadosa em relação a documentos, justamente porque eu tenho cara de meliante e sempre vou parar na salinha da imigração hahaha Por isso já aprendi a checar as datas de vencimento de documentos e vistos, assim como levar o certificado internacional de vacinação de febre amarela (em breve coronavírus), seguro viagem, comprovantes de hospedagem e de passagem. Confira aqui todos os documentos que você precisa levar em uma viagem Mochilão na Europa: documentos.

Atenção: viagem de carro para alguns países da América do Sul precisa de Carta Verde, leia Carta Verde: como tirar o seguro obrigatório do Mercosul

como emitir online certificado internacional de vacinação e profilaxia febre amarela para viajar
Leve o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia sempre com você

Eu já tive amigo que viajou com o RG com mais de 10 anos e tivemos um problemão na Argentina. Parentes que viajaram com o passaporte canadense, chegaram no Brasil sem visto, tiveram que voltar pra Itália e pegar o passaporte italiano pra chegar no Brasil de novo e poder entrar em menos de 2 dias. Um exemplo clássico de o que não fazer na viagem!

Você precisa fazer uma lista dos documentos necessários para não passar perrengue na hora de embarcar e da imigração. Nem todas as companhias aéreas checam as coisas no guichê, às vezes eles nem sabem o que tão fazendo, principalmente se for de companhias low cost que nunca viram o um passaporte brasileiro e acham que precisamos de visto pra tudo.

Confira também Inglês no aeroporto, avião e imigração: frases e expressões mais comuns

3 – Levar muita coisa

Como boa mochileira, eu já aprendi na marra que quanto mais coisa você por na mala, mais ferrados ficarão as suas costas e joelhos haha Aprendi isso carregando 15 quilos nas costas durante a viagem na Ásia.

Claro que existem as abençoadas malas de rodinha, porém as calçadas não são perfeitas em lugar nenhum, arrastar uma mala já é ruim, imagina se você viaja com uma gigante. Se você vai apenas para 1,2,3 cidades tá tudo bem, mais que isso sugiro viajar leve ou alugar um carro.

casal mochileiro
Levamos o que precisamos na mochila

Minha sogra já viajou com duas malas grandes e foi tenebroso, o Jean já arrastou uma mala gigante lá na Romênia e eu já fui com uma grande para os Estados Unidos achando que ia comprar bastante coisa e no fim veio meio vazia. Além disso, quando você viaja com mais de uma mala pode correr o risco de pagar taxa extra na companhia aérea e que normalmente não sai barato!

Você não precisa levar todos os tipos de roupa numa viagem e existem máquinas de lavar nos lugares, sem falar que você pode comprar coisas novas e legais durante a viagem. Pesquise a temperatura, se chove ou não pra colocar as peças certas na mala.

Eu já mostrei como fazer a sua mala de viagem ou mochilão aqui no blog, como dobrar certinho e o que pode levar. Confira nos artigos abaixo da seção Bagagem

4 – Dinheiro extra

É muito importante levar uma quantia extra de dinheiro para emergências. Já tive conhecido que viajou para o exterior e o cartão estava bloqueado para uso no exterior. Hoje você consegue habilitar isso com um toque no aplicativo, mas antigamente era mais difícil. Lembrando que você também precisa de internet segura pra acessar o aplicativo né, não dá pra acessar no aerporto que é muito provável que roubem seus dados.

Confira o artigo: Como levar dinheiro na viagem internacional

Podem surgir diversos imprevistos na viagem, como furtos da sua carteira, golpes de viagem que já falei neste vídeo aqui, multas, exames ou remédios… São tantas possibilidades pra uma viagem dar errado haha eu recomendo levar uns 150 a 200 doláres como precaução, mas cada um entende o que é melhor pra si né.

Lembrando que o viajar com seguro viagem é a melhor opção porque cobre muita coisa e te ajuda a solucionar problemas.



5 – Atrasado para o voo

Outro erro muito comum de viajantes iniciantes é chegar no aeroporto em cima da hora. Acho que eu sou um pouco traumatizada com isso e prefiro chegar sempre com tempo, porque você precisa chegar no aeroporto primeiro né, às vezes tem um trânsito caótico e atrapalha tudo. Aí fazer check-in, despachar mala, pegar fila pra passar pela segurança e imigração, caminhar horrores até chegar no seu portão. Eu já tive que fazer tudo correndo e é uma desgraça.

Normalmente recomendam chegar com 2 horas a 1h30min de antecedência para voos nacionais e 3 a 4 para voos internacionais. Claro que não temos o que fazer quando o primeiro voo atrasa, aí é corridão para chegar no próximo portão.

o que nao fazer na viagem aeroporto
O que não fazer na viagem: chegar atrasado no aeroporto!

6 – Roupa errada no avião

Uma das coisas mais bizarras que eu já fui gente viajando com correntes e coturno. Isso é a pior coisa pra passar pelo raio x. Qualquer coisinha de metal a parada já apita e você precisa tirar tudo pra poder passar. Sem falar que sapatos maiores com salto fechado, presilhas precisam passar no raio x separadamente. Desfazer os laços de um coturno é uma chatice só. Esse é um daqueles erros mais básicos desta lista de o que não fazer na viagem.

Por isso, você precisa viajar com roupa de aeroporto. Escolher roupas sem presilhas e leves como moleton, jeans, tênis e uma jaqueta mais quentinha pois o ar condicionado no avião é gelado. Nada de salto alto, cinto, colares que possam apitar durante o raio x porque vão te atrasar e atrasar a vida de outras pessoas. Eu já havia falado sobre isto aqui Veja aqui O que NÃO USAR no avião! 8 itens que atrasam.

Além disso, fique ligada na quantidade de líquidos que você pode levar, normalmente é ate 30ml, mais que isso você bota na mala despachada. Não leve tesouras, alicate de unha que serão proibidos de entrar e deixe seu notebook com fácil acesso, pois eles pedem para passar separadamente. Veja o que você pode levar na bagagem de mão.

7 – Viajar sem seguro viagem

Eu já dei alguns exemplos nos itens anteriores, porém repito que não viaje sem seguro viagem. Você pode ter uma viagem tranquila, mas as possibilidades pra quebrar um dente, um braço, pegar uma infecção estão aí. Lembrando que não tem postinho do SUS em outro país, a maioria é pago e se você precisar ir pro hospital nos Estados Unidos, vish adeus pra tua casa hahaha

Por isso não vacilem galera, garantam um seguro viagem que te ajuda a encontrar um médico, custos dos exames, consulta e remédios no exterior e também com atraso e cancelamento de voos, furto de documentos e por aí vai. Alguns país é obrigatório como União Europeia. Clica aqui para fazer o seu orçamento com a Real Seguros.

Essa é uma das coisas desta lista de o que não fazer na viagem que pesam muuuito no bolso!

8 – Não comprar ingresso com antecedência

Parece bobo, mas deixar pra comprar o ingresso na hora vai te render muitas horas em fila embaixo do sol. Quando fui pra Roma tinha muita gente querendo entrar no Coliseu, nos Museus Vaticanos e a fila virava a esquina. Eu mesma não consegui comprar ingresso para a Galeria em Florença e só consegui visitar na quarta vez que visitei a cidade.

Fila para entrar no Real Alcázar
Fila para entrar no Real Alcázar às 9h da manhã

Lembrando que eu moro na Europa então é muito mais fácil pra eu viajar pra lá do que do Brasil. Então nesse caso, compre com antecedência para que você consiga visitar o lugar. Pode custar um pouquinho a mais às vezes, mas quanto vale o seu tempo nessa viagem? Paga ali 2 euros a mais ou fica 3 horas na fila embaixo do sol?

Aqui no blog eu sempre indico os links para vocês comprarem dentro do próprio roteiro da cidade, então recomendo que acessem. Vocês também podem procurar diretamente no site que eu recomendo para comprar de Ingressos: o Get Your Guide.

9 – Conectar no wifi

Esse é um erro bem comum e que pouca gente percebe os perigos. Esse é uma das coisas tensas desta lista de o que não fazer na viagem!

Quando viajamos é normal procurar wifi grátis para não usar nossos dados, porém pode ter gente mal intencionada por trás. Essa pessoa pode roubar teus dados bancários e pessoais, assim como senhas de acesso.

Não entre em qualquer wifi, especialmente públicas como aeroporto, rodoviária, hotéis, hostels pra não se tornar vítima para os hackers. Em alguns países você pode alugar um wifi portátil ou já compre um pacote maior de dados no país que for visitar.

Uma das formas de você evitar que roubem os seus dados é usando VPN, ou seja uma rede virtual privada. Você usa um aplicativo, um programa no seu celular que cria rede virtual privada e criptografa todos os seus dados antes de enviar para a internet. Ou seja, seus dados ficam protegidos porque ninguém conseguirá ler a informação fora dessa VPN. Assim você é conectado a internet de forma segura sem interceptação dos dados e fica anônimo.

Eu recomendo que você instale no seu celular ou notebook antes de viajar. No próximo item falo mais detalhes e deixo um vídeo explicando melhor sobre o funcionamento de VPN.

10 – Conectar em computador alheio

Esse erro eu cometi e quase paguei caro! Evite conectar sua câmera ou celular em computador de hotel ou lan house para baixar suas fotos de viagem. As chances de pegar um vírus são muito grandes e você pode perder tudo. Todas as fotos da viagem! Eu falo certinho o que aconteceu comigo neste vídeo aqui, foi uma experiência que não recomendo pra ninguém!

Veja no vídeo abaixo o que aconteceu e como foi a solução:

Gostou destas dicas de o que não fazer na viagem?

Salve no pinterest

o que nao fazer na viagem erros de viajantes perrengues
Pin O que não fazer na viagem: erros de viajantes e perrengues
Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

AULA DE IDIOMA COM PROFESSOR NATIVO
Aprenda qualquer idioma em casa com aulas virtuais e preços acessíveis. Ganhe 10 USD de desconto na sua primeira compra na plataforma do Italki!
CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here