19 Curiosidades da Irlanda do Norte que brasileiros não sabem

1
480

Curiosidades da Irlanda do Norte, uma nação pertencente ao Reino Unido e localizado na famosa ilha Esmeralda! Muita gente não sabe que existem duas Irlandas com histórias semelhantes e diferentes ao mesmo tempo. Veja alguns costumes e tradições irlandesas.

Neste artigo conto alguns fatos importantes e curiosidades da Irlanda do Norte e assista ao vídeo!

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Curiosidades da Irlanda do Norte

1 – Uma ilha, duas nações

A Irlanda do Norte e República da Irlanda são duas nações diferentes na mesma ilha. A Irlanda do Norte faz parte do Reino Unido junto com a Inglaterra, Escócia e País de Gales e possui as próprias leis enquanto a República da Irlanda é uma nação independente.

As duas são separadas desde 1922. Não há barreiras nem fronteiras entre elas, até estavam pensando em fazer uma com a saída do Reino Unido da União Europeia, mas até agora não há projetos concretos.

Clique no vídeo abaixo para ver mais curiosidades da Irlanda do Norte

2 – Bandeira e moeda Oficial

Na Irlanda do Norte só há uma bandeira reconhecida legalmente: a do Reino Unido. Eles também possuem a Ulster Banner, uma bandeira com uma cruz vermelha e uma mãozinha que normalmente é usada em eventos esportivos. Há uma terceira chamada de Saint Patrick’s Saltire que pode ser usada durante os eventos do dia de São Patrício e em eventos reais.

Os cidadãos podem escolher ter o passaporte irlandês ou britânico dependendo de onde mora, quando nasceu e nacionalidade dos pais. A moeda é a libra esterlina e o design das notas é diferente das notas da Inglaterra e Escócia.


3 – Belfast e atrações na Irlanda do Norte

A capital da Irlanda se chama Belfast e é uma cidade incrível e vibrante, como mostrei no artigo Roteiro em Belfast: pontos turísticos. Ela fica apenas 2 horas de Dublin e você pode fazer um bate e volta por 20 a 40 euros (dependendo de quando compra a passagem!). Você pode fazer uma visita de bate e volta, como eu fiz, mas se puder alugue um carro para conhecer o interior que é muito bonito e tem atrações legais como a Giants Causeway e aquela ponte de corda Carrick-a-rede.

atracoes turisticas irlanda do norte
Atrações turísticas na Irlanda do Norte

A Irlanda do Norte também ficou famosa por aparecer em algumas cenas de Game of Thrones. Alguns destinos para quem gosta da série: include Dunluce Castle, the Dark Hedges, Ballintoy Harbour, and Magheramourne quarry.

Veja as dicas Como é morar na Irlanda? Dicas, emprego, visto, hospedagem

4 – Origem dos nomes

Na Irlanda do Norte, os nomes que começam com Mac significa que são “filhos de alguém”, MacDonald, seria o filho do Donald. Os sobrenomes que começam com O’ significa que é “neto de alguém” O’Neil, neto do Neil.

5 – Ulster Nome antigo

Depois da Escócia, a Irlanda do Norte é a nação com menos habitantes por km quadrado do Reino Unido. Antigamente a Irlanda era divida em vários territórios sendo que o território atual da Irlanda do Norte se chamava Ulster no passado.

6 – Divisão da Irlanda

A Irlanda foi invadida pelos ingleses há 800 anos atrás e dominada durante alguns anos até os irlandeses os expulsarem. No século 17, os ingleses voltaram sob o comando do Oliver Cromwell e retomaram a Irlanda, sem falar que foram os causadores de diversos conflitos por causa da religião.

Nessa época, a Inglaterra era anglicana por causa do Henrique VII (como expliquei no artigo Como o pior divórcio do mundo mudou a história da Inglaterra) e, consequentemente, a Irlanda do Norte também. A parte sul era católica e, por causa disso, sofreram várias restrições pelos ingleses, principalmente na parte política.

No século 19 surgiram grupos que desejavam a independência da Irlanda (republicanos), enquanto no norte ainda queriam permanecer no Reino Unido (unionistas).

O Reino Unido só reconheceu a Irlanda como uma nação independente em 1921 e manteve a Irlanda do Norte para si. Essa parte importante não poderia ficar de fora da lista de curiosidades da Irlanda do Norte!

bandeira irlanda do norte divisao mapa
Divisão do território da Irlanda e bandeira oficial

7 – Atentados terroristas na Irlanda IRA

No entanto, a divisão não impediu mais problemas, porque os republicanos ainda queriam lugar para ter uma Irlanda completamente independente. Houve muitos protestos e ataques terroristas e a crise piorou em 1969 quando tropas britânicas foram enviadas para prevenir violência religiosa entre protestantes e católicos. Esses conflitos são conhecidos como The Troubles.

Bloody Sunday foi o evento mais significativo dos Troubles e muitos de vocês devem conhecer pela música do U2. Aconteceu em 30 de janeiro de 1972 quando soldados britânicos atiraram em 28 civis e mataram 14.

historia irlanda terrorismo ira
Troubles foi um conflito entre as Irlandas e o Reino Unido

Em seguida aconteceram vários atentados terroristas causados pela Ira, o Exército Republicano Irlandês, que lutavam contra a influência Britânica na ilha da Irlanda. Plantaram mais de 10 mil bombas em diversas cidades das 3 nações, sendo que Belfast sofreu muito com isso, tendo mais de 1500 mortes e até o hotel mais bombardeado do mundo fica lá, o Europa Hotel.

8 – Acordo de Paz

O Acordo de Paz só assinado em 1998 entre a Irlanda do Norte, República da Irlanda e Grã Bretanha. O Acordo de Belfast (também conhecido por Acordo da Sexta-feira Santa) garantiu que a Irlanda do Norte tivesse o seu próprio parlamento (chamado de Stormont).

9 – Muros da paz

Desde o Acordo da Sexta-feira Santa, a Irlanda do Norte construiu diversos muros da paz que separam comunidades protestantes e católicas na cidade de Belfast. Esses muros foram erguidos para a segurança dos residentes e existem portões que são fechados à noite.



10 – Origem do Halloween

A tradição do Halloween se originou na ilha da Irlanda de um antigo festival celta chamado de Samhain. As pessoas acendiam fogueiras e vestiam fantasias macabras para espantar os maus espíritos. A palavra Samhain é uma antiga palavra gaélica que significa “outra metade obscura” que marca o início do inverno.

11 – Saint Patrick não era irlandês

Ao contrário do que todo mundo diz, São Patrício não é irlandês, ele é galês! Ele nasceu em 386 d.C., foi capturado pelos irlandeses e vendido como escravo para trabalhar como pastor no oeste da Irlanda. Mais tarde, ele se tornou missionário e ajudou a espalhar a palavra de Cristo na Irlanda. Hoje ele é Patrono da Irlanda.

Também diz a lenda que ele espantou todas as cobras da Irlanda, porém nunca houve cobras na ilha Esmeralda. As cobras não poderiam cruzar o mar vindas da Grã Bretanha.

12 – Titanic nasceu na Irlanda do Norte

O Titanic foi construído em Belfast e é possível saber mais sobre a sua história, construção e ver artefatos no Museu do Titanic, conforme mostrei no Roteiro em Belfast na Irlanda do Norte e no vídeo abaixo, clique para assistir.

A primeira viagem do Titanic foi de Belfast para Liverpool, depois viajou para Southampton, Cherbourg and Cobh antes de cruzar o Atlântico em direção a Nova York. Ele foi construído por irlandeses e afundado por um inglês, que aliás, nasceu na cidade que moro hoje na Inglaterra. O Titanic não poderia ficar de fora da lista de curiosidades da Irlanda do Norte!

13 – Viagem no tempo

O Delorean, o carro icônico dos filmes “De volta para o futuro”, foi construído em 1981 em Dunmurry, pertinho de Belfast. Mais de 9 mil unidades foram fabricadas até que a produção foi interrompida em dezembro de 1982 por causa dos conflitos no país (The Troubles). Por causa disso, a empresa americana teve muita dificuldade de entrar no mercado europeu.

delorean construido irlanda do norte de volta para o futuro
Delorean no filme De Volta para o Futuro

14 – Ônibus de dois andares

Londres é famosa pelos ônibus de dois andares e esses modelos novos chamados de New Routemaster foram produzidos nela Wrightbus na Irlanda do Norte. Ela também produz os modelos de ônibus de Edimburgo.

15 – Tem ruivos, mas não tanto

Ao contrário da crença popular, apenas 9% da população da Irlanda é ruiva. Quem tem a maior porcentagem de ruivos na população é a Escócia, Como já mencionado aqui 14 curiosidades da Escócia que brasileiros não sabem

16 – Proibido ficar bêbado

Existem mais de 100 palavras em inglês e em gaélico para se referir a ficar bêbado como bladdered, plastered, full, stocious, blutered, half-cut, steamin’, wasted, hammered, blocked etc. No entanto, ficar bêbado em público é crime.

17- Crônicas de Nárnia

O Autor CS Lewis dos livros As Crônicas de Nárnia nasceu na Irlanda do Norte em Belfast. Para comemorar sua vida, criaram aCS Lewis Square, uma praça na cidade onde existem diversas estátuas de bronze do personagens como o leão Aslan, a Bruxa Branca, Mr Tumnus, os Castores e também o armário.

cs lewis cronicas de narnia belfast
CS Lewis nasceu em Belfast e criou as Crônicas de Nárnia

18 – Whiskey é irlandês

O Whiskey é uma invenção irlandesa e a distilaria mais antiga do mundo ainda em funcionamento fica na Irlanda do Norte. Ela se chama Bushmills Whiskey Distillery e foi fundada em 1608. Como já havia falado no vídeo sobre curiosidades da Escócia:

19 – Idiomas falados

O idioma da Irlanda é o inglês, porém falam o gaélico irlandês e na Irlanda do Norte também falam o Ulster Scots, que seria um idioma que incorpora o gaélico irlandês e escocês. No País de Gales também falam um idioma diferente, veja aqui 15 curiosidades do País de Gales que brasileiros não sabem

Gostaram destas curiosidades da Irlanda do Norte?

fatos curiosidades irlanda do norte brasileiros nao sabem
Pin 19 curiosidades sobre Irlanda do Norte que brasileiros não sabem

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

AULA DE IDIOMA COM PROFESSOR NATIVO
Aprenda qualquer idioma em casa com aulas virtuais e preços acessíveis. Ganhe 10 USD de desconto na sua primeira compra na plataforma do Italki!
CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here