Mala de viagem: rodinha ou mochilão?

37
394

Existem malas para todo tipo de viagem: aquelas de fim de semana, viagem a trabalho, intercâmbio no exterior e mochilão. Cada ocasião pede um tipo de mala de viagem. Apesar de vocês me conhecerem como mochileira, também sou adepta das malas de rodinhas!

Neste post e vídeo vou falar sobre a mala de viagem, diferença entre mala de rodinha e mochila cargueira, quantos quilos pode levar no avião, quantas malas pode despachar, itens da bagagem de mão e algumas dicas para proteger sua mala. Além de algumas diferenças básicas que nós acabamos esquecendo quando escolhemos cada mala de viagem, desde sair de casa até chegar na rodoviária ou aeroporto! Tudo isso enquanto dou um rolê por Curitiba: rua 24 horas, bus biarticulado e rodoferroviária.

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Mala de viagem: qual levar?

mala-de-viagem-rodinha-ou-mochilaoChega de dúvida e de pulguinha atrás da orelha! Guia suuuuper completo de malas de viagem!!!

Como escolher mala de viagem

Alguns quesitos que você deve observar antes de comprar a sua mala!

rua-24-horas-curitiba-mala-de-viagem

Itens super importantes, principalmente porque um dia você irá despachar a sua mala!

Mala Bagagem despachada

Peso

Quanto mais leve for a sua mala de viagem VAZIA melhor! Lembre-se que o peso da mala vai contar durante a pesagem para despachar…e cada quilo a mais é dinheiro a menos no bolso!
O peso varia conforme a classe da sua passagem, para qual país que está viajando e qual cia aérea. Por exemplo: se for viajar pela Ryanair com bilhetes mega baratos, nem pense em despachar mala, vai sair horrores mais caro! O Peso permitido é 23 a 32 kg CONFORME A ROTA.

Na Latam você pode voar nestas rotas com 2 malas de 32kg saindo do Brasil: Aruba, Europa, Oceania, Argentina ou em conexões com a Air Canada, Iberia, British Airways ou Qantas. O resto é 2 de 23 kgs, maaaaaas veja o esquema para mala despachada em classe econômica no site da sua companhia! Se você não tiver acesso, se limite aos 23kg (normalmente permitidos nos voos internacionais EXCETO companhias lowcost).


Ah e sua bagagem será sempre etiquetada com o destino final de sua viagem! Somente se você tiver uma conexão para mudar de linha aérea (Star Alliance para One World por exemplo) que deverá retirar a sua mala e fazer o despache novamente.

Tamanho

Verifique o tamanho da sua mala para se esta pode ser levada como bagagem de mão ou necessita ser despachada.
Somando a largura + comprimento altura deve ter até 158cm. Acima disso você precisa pagar por peso adicional. Peças acima de 300cm devem ser despachadas por outro tipo de serviço (como Latam Cargo)

mala-despachada-no-aviao-peso-tamanho

Rodinhas

Verifique se as rodinhas da sua mala giram para todos os lados (com giro 360°), se são bem presas e de qualidade (prefira as de silicone). Já tive uma mala que não aguentou o peso e uma rodinha não gira mais..com isso quebrei o puxador e fiz muito mais esforço do que devia…sem contar o quanto isso me atrasou. T_T

Cadeado

Precisa por cadeado ou já vem um embutido (cadeado TSA)? Confira se os “negocinhos” do zíper possuem buraquinhos para por cadeado. Sempre leve a chave com você e deixe em um lugar seguro (junto a outras chaves ou dentro da sua carteira). Também é legal levar uma reserva e deixar na sua mochila.

Material

Além de escolher malas com tecido de qualidade, zíperes que fecham e deslizam bem,  é importante ver a estrutura da mala! Existem 3 tipos de mala:

As estruturadas: aquelas com estrutura dura e definida que não amassam, ótima para proteger itens que quebram
Semi estruturadas: com as laterais definidas e barras de metal atrás, ideal para intercâmbio
Sem estrutura: aquelas que não são de rodinha e são carregadas pela mão, perfeita para viagens de carro

 

Também é importante observar a presença de bolsos exteriores e interiores para organização e dê preferência aos bolsos telados que permitem visualizar o que tem dentro! Verifique também se as alças são confortáveis, reguláveis e flexíveis e se existem alças e presilhas dentro da mala para segurar suas roupas.

rodoviaria-de-curitiba-escada-rolante

Mala Bagagem de mão

Peso

O peso varia conforme a sua classe de passagem: econômica dentro do Brasil 5kg e internacional econômica 8kg. Lembrando que se você tem conexões no Brasil antes do voo internacional, vale o peso do internacional. Lembre-se de sempre consultar a sua companhia aérea para não ser pega de surpresa.

Tamanho

A mala de bagagem de mão deve ter as dimensões máximas de 55x35x25 cm (altura x largura x espessura). Se passar do peso e tamanho, deve ser despachada. Leve seus documentos, dinheiro, cartões de crédito, tablets, notebook, câmeras e celular nesta mala! Você também pode levar uma bolsinha pequenininha para por chaves, dinheiro e documentos. Vale também proteger seu passaporte com um porta passaporte!

Qual mala recomendo levar por tipo de viagem

Mochilão (indiferente o tempo): mochila cargueira 60L
Viagem de fim de semana: mala de rodinha pequena ou mala sem estrutura versátil
Férias: mala de rodinha pequena
Intercâmbio de 1-2 meses: mala gigante de rodinha + outra menor para bagagem de mão ou mochila
Intercâmbio de 3-6 meses: mala gigante rodinha e outra que cabe dentro dela + mochila
Intercâmbio acima de 6 meses: mala gigante rodinha + mochila (você vai comprar o resto por lá, te garanto)

Importante: em todas as viagens leve documentos, dinheiro e aparelhos eletrônicos (notebook, câmeras, tablet) dentro de uma mochila menor (essas de escola 25L) e aproveite cada bolso dela! Essas mochilas são super versáteis e protegem o seu equipamento.

Se você tem dúvidas a resposto de mochila cargueira, veja este post com vídeo TUDO O QUE VOCÊ QUERIA SABER SOBRE MOCHILA!



Minha experiência com malas gigantes

Eu já fiz 2 intercâmbios: 3 meses na Alemanha e 5 na Nova Zelândia e nestes dois fui com uma mala gigante e voltei com outra mala (que acabei comprando lá).  Uma das minhas melhores aquisições durante o meu intercâmbio na Alemanha foi uma mala gigantesca (eu até entrei nela e me fechei neste vídeo!). Ela é super leve, relativamente barata e com rodinhas que giram para todas as direções.
Voltei para o Brasil com a mala cheia de coisas boas que totalizaram 28kg e outra mala do mesmo tamanho com 26kg. E se pudesse teria colocado mais coisa, pois é impossível ficar tanto tempo em outro país e voltar sem comprar umas coisinhas né aheuahe Por isso não tem como fazer intercâmbio com um mochilão só!

rodoferroviaria-de-curitiba-mala-de-viagem

Itens que não podem ser levados em voos internacionais como bagagem de mão

Além dos óbvios (explosivos, armas de fogo, inflamáveis) líquidos (ex.perfume, repelentes) e cremes (ex.pasta de dente e protetor solar) em frascos acima de 100ml, tesouras, alicates,desodorante em spray, isqueiros..veja a lista completa no site da sua cia! Coloque todos dentro de uma necessaire!

Itens de beleza devem ser colocados dentro de uma necessaire na sua mala grande. Claro que alguns são permitidos, como sombras, pó, blush etc..mas como sempre temos uma tesourinha de unha junto, acabamos esquecendo e aí já causa confusão na fial do detector de metais. Veja a lista do que eu levo na minha necessaire de viagem!

Como cuidar da sua mala de viagem

Não coloque peso a mais do que ela suporta

Como disse anteriormente, a rodinha da mala parou de funcionar e já era, estragou justo na hora de mudar de cidade (Schwäbisch Hall para Berlim).

Use a capa de proteção

Quando não estiver usando sua mala, ponha a capa de proteção para evitar pó e manchar e guarde.

Evite batidas

Não desça as escadas sem segurar sua mala pelo pegador, pois cada batida de degrau pode danificá-la devido ao peso.

Não use produtos de limpeza

Faça a limpeza com pano levemente úmido e macio. Se for mancha, use uma escova de cerdas macias com água e sabão neutro. Não use alvejante e deixe secar à sombra.

mala de viagem-rodoviaria-curta-curitiba

Dica esperta!

Saco a vácuo

Coloque todas as roupas volumosas (como jaquetas, blusas de lã, toalhas) dentro de um saco a vácuo para ganhar espaço dentro da sua mala! Tem vários tamanhos de saco a vácuo e alguns não precisam de aspirador para retirar o ar que está dentro. Lembre-se de não deixar nenhum zíper ou botão em contato direto com o saco, pois pode rasgá-lo! Esconda essas pecinhas de metais entre as roupas.

E aí curtiu esse post sobre mala de viagem? Qual você usa mais?? Comente!

Salve no seu pinterest

Viagem internacional, mala despachada, mochilão ou mala de rodinha

Leia também:

TUDO O QUE VOCÊ QUERIA SABER SOBRE MOCHILA!

TUDO SOBRE INTERCÂMBIO!

NECESSAIRE DE VIAGEM: MAQUIAGEM E APETRECHOS!

MINHA PRIMEIRA VIAGEM SOZINHA: INTERCÂMBIO NA ALEMANHA



Viaje com a Angie

Faça sua reserva através dos serviços parceiros do blog!Assim você nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO e continua acessando o blog grátis! Obrigada!

Receba dicas exclusivas no seu email!Receba dicas exclusivas no seu email
Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas viagens, descontos incríveis e os melhores lugares para visitar e curtir a vida!

37 COMENTÁRIOS

  1. As vezes que viajei usei de rodinha, mas foi pq não ia ter muita andança, então foi de boa!! Mas se precisasse se deslocar muito de hotel/aeroporto/trem/metro, aí complica..

  2. Eu sempre levo uma mochila como bagagem de mão com mudas de roupas pra pelo menos 4 dias (morro de medo da mala não chegar) e uma malona de rodinhas. Em viagens curtas prefiro mochila! Pego muito ônibus, hehehehe 🙂

  3. Guria, adorei o post e o vídeo! 😀 Todas as infos são muito úteis, sempre dá nó na cabeça sobre essas coisas de peso da bagagem, tamanhos que posso levar em cada tipo de vôo, etc… Sobre o dilema mochila versus mala de rodinha: confesso que prefiro a mala de rodinha! <3

  4. Ahh sempre bom umas orientações pra viagem! As vezes fico em dúvida em qual mala usar mesmo. Em geral prefiro mochila, mas rodinha tem suas vantagens! Hahaha
    Excelente post! Continua que teu trabalho é lindo!

  5. Oieeee, adorei seu vídeo!
    Agora em janeiro farei uma viagem de 25 dias para o Atacama, Uyuni, Salta, Mendoza e Santiago. Você me aconselha levar mochilao ou mala de rodinha?
    Porque ao mesmo tempo que são vários lugares, durante os passeios a mochila com tudo pode ficar no hotel. Mas ao mesmo tempo tempo não sei se, por exemplo no Uyuni, da pra levar uma de rodinha nos carros…
    Beijos!

  6. Oi Angie, tudo bem?

    Estou planejando uma viagem pra NZ, pretendo ficar lá 5 meses. Tenho grande dúvida que tipo de mala levar: a rígida, a de tecido e uma outra sem estrutura, todas com 4 rodinhas (claro). Achei a de tecido muito pesada e já estou descartando. A rígida me agradou mas tem gente falando que ela pode quebrar fácil pois os funcionário jogam as malas de qualquer jeito e a sem estrutura é mais leve mas estou com medo de ela rasgar fácil ou quebrar alguma peça. Não pretendo levar nenhum objeto que quebre dentro da mala e meus eletrônicos irão na bagagem de mão.

    Pode me ajudar?

    Agradecido.

    • oi Evandro! Eu recomendo uma Semi estruturada pois é leve e não é tão delicada assim, a minha já aguentou ai várias viagens grandes e continua inteirona! claro que sempre pode dar alguma cagada no aeroporto, mas ai é pq facilitaram e vc n tem como fazer muita coisa. o que eu recomendo é olhar bem as rodinhas para ver se não é material vagabundo, assim como o puxador! vc vai amar a NZ, boa viagem!!

  7. Olha, eu sou miúda de mala pequena. Não me dou muito bem com mochilas, das poucas vezes que usei fiquei com os ombros muito doridos e acabaram por me provocar dores de cabeça, que é algo que me deixa KO.
    Sabe essa história do detetor de metais? Pois é, tenho um amigo que levou uma tesoura grande na mala por esquecimento e passou despercebida. Imagina?!

  8. Post bem completo, existe mala pra tudo que é viagem e estilo, eu viajo muito com um pequena de rodinha em viagem curta e uma maior quando é mais longa, ainda não consegui viajar só com mochila, quem sabe um dia.

  9. A gente tem uma foto clássica aqui, Adriano de mochila X Gisele com mala de rodinha. Concordo com vc, há uma mala de viagem pra cada ocasião. Eu que tenho escoliose por ter usado mochila transversal pesada durante anos na escola, acabo quase sempre optando pelas malas de rodinhas, que são mais fáceis de carregar. Foda é quando tem que arrastar em estrada de terra, grama e ruas ladrilhadas com pedras.

  10. Hahaha Adorei as simulações no vídeo. Embora eu admita que mala de rodinha tenha suas vantagens, quando posso levo sempre meu mochilão. Lembro que na Tailandia vi pessoas com mala de rodinha do tipo gigantona ficando atolados na areia da praia e levando um baile para colocar a bendita em um barquinho longtail. Acho que traumatizei ali.

  11. Post completo, adorei as dicas! Eu ainda tenho um amor especial por mochilão, então sempre que viajo tento levar somente minha mochila nas costas. Minha próxima meta é viajar somente com uma mochila que caiba como bagagem de mão.

  12. Viajando pelo blog adorando as dicas !! Geralmente só uso a mochila d ataque em caminhadas e ou viagens curtas !! Pra voos e trekking tenho q combinar c/ outra pq adoro água estupidamente gelada e sempre preciso d uma bolsinha térmica , aí n cabe td né haha . Vlw angie

  13. Ótimo post Apure Guria! Vou a San Andres e Providencia em maio numa viagem de 14 dias no total. Vi que você já foi para lá! O que você recomenda neste caso, mala ou mochilão? Sempre viajei de Mochilao, mas dessa vez não sei se é o mais apropriado! Rs

  14. Amo usar mochilão, é bem mais prático. Se pudesse usava sempre! hsaushau! Mas é como você falou, tem situação que os outros tipos de mala de viagem são melhores mesmo, tipo intercâmbio. Quando fiz meu intercâmbio também voltei com mala extra! haha! Realmente é impossível evitar! hsauhsau!

Curtiu? Comentaí!