9 dicas sobre Febre Amarela e Certificado Internacional de Vacinação Online

4
294

O Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia CIVP e a febre amarela são pré requisitos para brasileiros que desejam visitar vários países. Não tem desculpa para não ter o CIVP, agora ele é emitido online e a vacina da febre amarela é gratuita.

Confira as exigências e dicas para tomar a vacina da febre amarela e o passo passo para emitir o certificado Internacional de Vacinação pela internet. Confira mais informações no vídeo!

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Vacina da Febre Amarela e Certificado Internacional de Vacinação Online

1 – Países que exigem a vacina da Febre Amarela

Nem todos os países pedem Certificado Internacional de Vacinação com a vacina da febre amarela. Você não precisa deles para visitar a Europa ou Estados Unidos por exemplo.

como emitir online certificado internacional de vacinação e profilaxia febre amarela para viajar
Leve o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia sempre com você

Os países que requerem a vacina normalmente fazem parte da América do Sul, Caribe, África, Ásia e Oceania. Ou seja quase todo o resto, então já é melhor garantir a vacina né. Não vale a pena ser barrado por esse deslize e ser enviado de volta.

A vacina da Febre Amarela é requisitada em mais de 130 países na imigração que os brasileiros visitam como:

  • México
  • Panamá
  • Nicarágua
  • Peru
  • Bolívia
  • Venezuela
  • Colômbia
  • Egito
  • África do Sul
  • Namíbia
  • Quênia
  • Suazilândia
  • Zimbábue
  • Nova Zelândia
  • Austrália
  • Indonésia
  • Tailândia
  • Índia
  • China
  • Malásia
  • Myanmar
  • Nepal
  • Vietnã

2 – Algumas regiões do Brasil também pedem a vacina

A vacina da Febre Amarela também é recomendada para visitar algumas regiões do Brasil como Amazônia, Maranhão, Pantanal, Chapada dos Veadeiros, Minas Gerais entre outros.

3 – Como tomar a vacina da Febre amarela

A vacina é distribuída e aplicada nos postinhos do SUS da sua cidade. Basta levar o seu certificado de vacinação (alguns pedem a passagem já emitida também). Como você irá viajar, peça a dose padrão (0,5ml) que é válida para a vida toda. A dose fracionada vale por apenas 10 anos e foi criada quando houve muitos casos de febre amarela no Brasil.

Você deve tomar a vacina no mínimo 10 dias antes da sua viagem, se não pode ter a entrada barrada mesmo com o certificado. Esse tempo é necessário para que a vacina faça efeito e você esteja totalmente imunizado.


certificado internacional de vacinação e profilaxia febre amarela para viajar
Carimbo da Febre Amarela no Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia

A vacina é contraindicada para gestantes e bebês. Nesse caso será necessário levar um Atestado Médico de Isenção da Vacinação em inglês ou francês.

Se você não lembra se já foi vacinado, veja se há algum registro no postinho, se não, tome novamente. No novo cartão de vacinação irá aparecer o nome da vacina que tomou, a data e o lote. Essas informações serão passadas no seu CIVP.

4 – Como emitir o certificado Internacional de Vacinação online

O certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia pode ser emitido direto no aeroporto ou Online! O Brasil é o primeiro país a oferecer esse tipo de serviço e o processo é avaliado em até 7 dias. Procedimento válido apenas para maiores de idade.

Entre no site do governo e faça o cadastro usando o seu CPF. O cadastro pede uma foto de algum documento com foto (como carteira de habilitação ou RG) e também do comprovante nacional de vacinação. Espere receber a resposta no seu email, imprima e assine. Leve sempre com você dentro do passaporte.

5 – Como emitir o certificado Internacional de Vacinação no aeroporto

Faça o seu pré cadastro neste site e depois verificar aunidade credenciada mais perto de você.

Normalmente a lista contêm aeroportos, portos e postos nas fronteiras. Vá até lá durante os dias úteis no horário comercial para garantir a emissão. Muita gente deixa para fazer isso no último dia, justamente quando irá viajar, aí chega lá e tá fechado.

Leve RG ou Passaporte e carteira de vacinação. Se for menor de 18 anos, leve também a certidão de nascimento.

Guarde o Certificado Internacional de Vacinação junto com o seu passaporte, de preferência dentro da capinha ou grampeie.

7 – Outras vacinas que recomendo tomar antes de viajar

  1. Tétano e difteria – dupla bacteriana
  2. Hepatite A e B – duas doses
  3. Febre Tifóide
  4. Tríplice viral (rubéola, caxumba e sarampo): muita gente já teve na infância e se não teve, precisa tomar.
carteira de vacinação para viajar
Levo os Cartões de Vacinação sempre comigo

É muito importante pesquisar por região de cada país que irá visitar, pois algumas são bem específicas. Um exemplo é a meningite meningocócica Ae V obrigatória na região Subsaárica da África.

8 – Custos das vacinas no exterior

As vacinas são gratuitas no Brasil então aproveitem! Nem todos os países oferecem isso e em alguns casos cada vacina pode custar de 50 a 150 dólares lá fora.

Um dos casos mais conhecidos é mordida de macaco ou cachorro na Tailândia. São 6 vacinas diferentes que você precisa tomar nas datas certinhas para não contrair a doença. Imagina se cada vacina custar 50, serão no mínimo 300 USD só nisso, sem a consulta médica. Com certeza não é o valor pago para locais, apenas turistas…

Por isso é muito importante viajar com Seguro Viagem. O custo é baixo, entre 3 a 8 reais por dia, e te protege de problemas no aeroporto e de saúde como internações hospitalares, vacinas, cosultas médicas e exames. Eu uso e recomendo o Seguros Promo, usando o código APUREGURA5 você ganha 5% de desconto.

9 -Outros cuidados pra tomar durante a sua viagem

Alguns cuidados são básicos para evitar intoxicação alimentar, um dos problemas mais comuns de viajantes!

  • Evite tomar água que não seja engarrafada e lacrada
  • Evite comer saladas e alimentos crus
  • Não peça gelo, normalmente é feito com água de torneira

Viu como é fácil emitir o Certificado Internacional de Vacinação? Já se vacinou contra a febre amarela? Comente!



Assista o vídeo

Salve no pinterest

9 dicas sobre vacina da febre amarela e certificado internacional de vacinação

leia também:

Cuidados com cabelos durante a viagem: madeixas perfeitas!

4 Erros para evitar no aeroporto antes da viagem

Golpes na Europa e dicas de segurança na viagem


Travel blogger e designer aspirante à muitas coisas e com PhD em zuera, não dispensa uma aventura cheia de desafios e tragédias. Nas horas vagas joga games, canta e planeja as próximas viagens.

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here