10 dicas para viajar sozinha pela primeira vez

0
85

Viajar sozinha pela primeira vez pode parecer complicado e impossível, mas não é não! Depois que você viaja pela primeira vez e pega o gostinho, fica difícil se acostumar com as viagens programadas da família.

Se você nunca viajou por conta, dá uma olhada nestas dicas para te inspirar e encorajar. Não precisa ter medo de viajar sozinha e assista o vídeo!

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Viajar sozinha pela primeira vez: tudo o que você precisa saber

1 – Não escute os outros, acredite em você!

Quase todo mundo irá te dizer para não viajar sozinha! Vão te desencorajar e botar medo em você de coisas que nem são cabeludas, como “você não fala a língua”, “você vai se perder” ou “vão te sequestrar”.

Muitas vezes não é preciso ir ao outro lado do mundo para algo ruim acontecer. Eu fui pseudoassaltada do lado de casa em Curitiba e nunca durante a minha viagem. Mas sempre é bom se prevenir né, veja 12 dicas de segurança para viajar sozinha

como viajar sozinha pela primeira vez dicas

A língua não é um problema, pois a mímica e a boa vontade é universal. Acredite que há mais gente tentando te ajudar do que te sacanear. Eu já falei sobre viajar sem falar inglês aqui: Europa sem falar inglês

Lembre-se que a pessoa que “prevê as coisas ruins” tá com dor de cotovelo e queria ir no seu lugar haueahue Até falo mais sobre isso aqui Viajar sozinha: coisas que não aguentamos mais ouvir


Se ainda não está inspirada, leia este post, sua vontade de viajar sozinha pela primeira vez irá aumentar Por que toda mulher deveria viajar sozinhaQuer viajar sozinha? Vai logo guria!

2 – Escolher um destino amigável a mulheres

Você pode sim viajar sozinha pelo mundo todo, porém vários países possuem costumes e tradições religiosas que podem te causar problema se você não estiver ciente delas. A vestimenta é uma delas por exemplo. Em vários países árabes você precisa cobrir os cabelos, usar roupas longas e não definir suas curvas. Mesmo se você for contra isso, precisa respeitar para evitar problemas.
Outro fator é mulher desacompanhada andando sozinha a noite ou em bares. Em vários lugares o machismo impera, muita gente ignorante pode mexer com você.

Recomendo sempre pesquisar esses aspectos antes de escolher o seu próximo destino para viajar sozinha. Também dê uma olhada nos custos! Assista este vídeo 20 Países seguros para viajar sozinha

3 – Fique em hostel

Viajar sozinha pela primeira vez não quer dizer estar sozinha toda a viagem. Ficando em um hostel é mais fácil para fazer amizades e achar companhias para diversos passeios, muitas vezes pode até dividir os custos!
Você pode ficar em quartos compartilhados ou privados e escolher só quartos femininos. Eu normalmente escolho feminino para não dormir bem (muitas vezes eles roncam) e não preciso ter tandos cuidados ao me trocar.

Para escolher no Booking, é só selecionar “hostels ou albergues” e conferir se a opção tem quartos femininos. Também avalie a nota, leia alguns comentários para não cair em furada!

dicas para viajar sozinha pela primeira vez na europa

4 – Calcule a chegada

Como você vai viajar sozinha pela primeira vez, precisa prever os horários de chegada no destino. Prefira chegar de manhã ou à tarde, pois à noite fica mais complicado para ver onde é o hostel, como pega o busão… Planeje com antecedência no google maps, veja bem a localização e como faz para chegar até o seu hotel. Se for o caso, pegue um uber!

Também se programa para sair para o voo com antecedência e leia estas dicas: O que NÃO USAR no avião! 8 itens que atrasam o seu voo!

5 – Esconda o seu dinheiro

Fique atenta ao seu dinheiro, divida e esconda em vários lugares! Coloque um pouco na mochila, outro na mala, dentro da meia, no sutiã ahueahue Aonde você achar que dá, guarde! Sempre mantenha seu passaporte e cartões em algum lugar escondido e de difícil acesso na sua mochila, como um compartimento com zíper dentro ou até mesmo uma doleira dentro da sua calça.

Assim se roubarem alguma coisa sua, você terá um dinheiro em algum lugar.  Pra viajar sozinha pela primeira vez com sucesso

Sempre leve cadeados para trancar a sua mala para o despache, trancar o armário no hostel ou até a sua mochila durante um rolê em cidades mais caóticas como Roma ou Santiago.

Confira as dicas 8 Motivos porque te roubam na viagem e conheça os Golpes na Europa e dicas de segurança na viagem



6 – Informe a sua família

Ninguém irá sentir a sua falta, pois ninguém estará te esperando. Lembre-se que você vai viajar sozinha pela primeira vez e sua família nunca passou por isso também! Então, sempre avise a sua família do seu itinerário, nome do hostel, número do voo, para aonde está indo, nome da cidade… Nem que seja aquela mensagem rápida do Whatsapp.

Neste post aqui tem mais dicas para tranquilizar sua família Como dizer aos seus pais: vou fazer um mochilão!

7 – Não facilite

Você vai viajar sozinha pela primeira vez, então você precisa ser a sua melhor amiga. Evite de beber demais, nunca beba de copos alheios, não aceite bebida de estranhos. Não deixe o copo na mesa, vá ao banheiro e volte a beber do mesmo copo. Sempre podem ter colocado algo na sua bebida.
Desconfie de pessoas muito amigáveis e não dê informações demais (como endereço do seu hostel).

viajar sozinha para onde ir dicas

8 – Não fique sem seguro viagem

Seguro viagem é indispensável em muitos países. Na Europa é obrigatório! Ele protege a sua saúde, cobre consultas médicas e exames, assim como internações e até cirurgias. Também cobre cancelamento de voos, mala perdida, roubo de documentos…Você tem para quem correr caso algo dê errado. Não vacile, não vale a pena viajar sozinha pela primeira vez sem essa segurança!

Eu uso e recomendo o da Seguros Promo! Usando o código APUREGURIA5 você tem desconto, aproveite e já faça o seu seguro viagem

9 – Viaje leve

Quanto menos coisa levar, mais fácil fica para se locomover! Não adianta viajar com malas gigantes se vai cobrir várias cidades em poucos dias, só vai complicar a sua vida. Sem falar no custo a mais caso viaje de low cost (na Europa a mala sai muito mais cara do que a sua passagem!). Pensa que é não é fácil viajar sozinha pela primeira vez com tanta coisa!
Confira O que NÃO levar na mala de viagem e como escolher a mala: Mala de viagem: rodinha ou mochilão?

10 – Diga não

Não tenha medo de dizer não. Diga não a vendedores chatos, pessoas sarnas da balada, caras que vem encher o saco. Você não é obrigada a dar sorrisinhos e desculpas. Se a coisa complicar corra para um segurança ou policial.

Gostaram das dicas para viajar sozinha pela primeira vez? salve no pinterest!

10 dicas para viajar sozinha pela primeira vez no exterior ou no Brasil

Mais dicas nos vídeos abaixo

leia também

Dicas para lidar com ansiedade pré viagem

Tinder na Europa



Viaje com a Angie

Faça sua reserva através dos serviços parceiros do blog!Assim você nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO e continua acessando o blog grátis! Obrigada!

Receba dicas exclusivas no seu email!Receba dicas exclusivas no seu email
Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas viagens, descontos incríveis e os melhores lugares para visitar e curtir a vida!

Travel blogger e designer aspirante à muitas coisas e com PhD em zuera, não dispensa uma aventura cheia de desafios e tragédias. Nas horas vagas joga games, canta e planeja as próximas viagens.

Curtiu? Comentaí!