Por que toda mulher deveria viajar sozinha

55
181

A minha primeira viagem sozinha foi para a Alemanha em 2011. Nunca tinha viajado para o exterior, sequer passado mais de uma hora dentro de um avião. Mas estava decidida, havia economizado há anos (e esperado anos) por essa viagem. A Alemanha era meu desejo desde pequena e finalmente havia chegado a hora.

Por quê toda mulher deveria viajar sozinha APURE GURIA (2)
Comprei a passagem e agora?

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

A parte mais difícil foi (e sempre será) comprar a passagem apenas para mim. Por mais “simples”, essa etapa é decisiva. Depois disso, só fazer as malas e partir!

Viajar sozinha é uma experiência única e prazerosa, não deixe para depois, não espere outras pessoas, apenas vá!

Por que toda mulher deveria viajar sozinha pelo menos uma vez na vida

A liberdade é incrível

Fazer o quê você quer, quando quiser! Viajar com amigos ou família sempre é uma questão de adaptação: onde ir, quando. Viajar sozinha significa planejar o seu dia à sua vontade, ir embora quando quiser.
como é viajar sozinha
De buenas no Camboja.

Não tem ninguém pra encher o saco. São estes momentos que aprendemos e refletimos sobre nós mesmas.

Também há aqueles “ué..seu namorado deixou? (?????)” e “você não tem medo?”.
Por quê toda mulher deveria viajar sozinha APURE GURIA (6)
Bem nesse caso só há uma resposta. (Veja mais sobre essa situação neste vídeo 5 FATOS SOBRE VIAJAR SOZINHA)

Se quiser viajar mulambenta, sem preocupações com maquiagem, ou se a roupa tá combinando. Belieeeve me, chega uma hora que você não se importa. Ninguém te conhece mesmo.


Viajar sozinha aumenta a sua confiança e auto estima

Desde comprar a passagem, fazer as malas e a primeira conexão são passos que fazem a sua confiança em si mesma crescer. Toda a organização e criação do roteiro estão em suas mãos. Se der errado, não há ninguém em quem botar a culpa se não em si mesma, então faça um serviço bem feito!
Por quê toda mulher deveria viajar sozinha APURE GURIA (3)
Em qual hostel vai dormir, quais atividades irá fazer ou até se perder deliciosamente na cidade…seja mestre do seu destino!
Para esta viagem da Alemanha, eu até criei um caderninho (coisas de designer) e separei por cidade que gostaria de visitar. Em cada folha estava escrito o que era, valor, como chegar lá e horários. Toda vez que olho para ele sinto uma nostalgia <3 E sim, funcionou direitinho e tinha gente querendo comprar!

Aprender a se virar nos 30 na marra

Imprevistos acontecem. Você pode perder uma conexão, fazer uma atividade não listada..mas não se desespere! Nada de faniquito!
Por quê toda mulher deveria viajar sozinha APURE GURIA (7)
Não seja tão presa ao seu próprio roteiro, apenas viva! Faça o melhor de cada destino. As “jóias escondidas” dos lugares sempre aparecem por acaso e com certeza elas serão as mais memoráveis.
Assim como as tragédias (tipo perder um trem).

Novos amigos em todo lugar

Para muitas gurias, viajar sozinha parece um caminho tortuoso e solitário, mas muitas conversas começaram assim: “você está viajando sozinha?”

Por quê toda mulher deveria viajar sozinha APURE GURIA (1)
A comunicação pode ser meio difícil no início, tenha paciência!

Há muitos curiosos neste mundo, muitos irão te ajudar na boa, fazer companhia e até podem ser parceiros na melhor experiência da vida da cidade. Não pense que todos são “safados”, há muita gente boa nesse mundo, é só ter olho esperto! Fé na humanidade e bola pra frente.
Sempre aconselho a ficar em um lugar animado, um hostel com um quê cool. Assim fica mais fácil conhecer novas pessoas. E o pessoal ama brasileiro! Você só se sentirá só se quiser (frase pegajosa foneticamente).
viajando sozinha
Não conhecia uma galera e me deram um bebê pra segurar (coisa que eu quase nunca faço!) Olha a confiança!

O Apure Guria também está no YOUTUBE! Conheça o canal! Muitos vídeos legais de viagem 🙂

Criar vergonha na cara

Eu estava looooouca pra falar alemão e quase com toda pessoa eu puxava conversa. Passava óleo de peroba diariamente e pedia pra tirar minhas fotos, pra me ajudar com a mala nas escadas, pedir informação e se via alguém com uma comida gostosa, perguntava onde tinha comprado. A questão é não ter vergonha, falava alemão errado, mas tava ali, forte e firme conversando e rindo. E as vezes uma palavrinha em um idioma diferente pode ser a chave para chamar a atenção. Usei um “oneigaishimasu” (por favor) em alto e bom tom e consegui a foto com a única pessoa da rua..ainda bem que acertei o japonês!

hobbiton condado nova zelandia tour
Na Nova Zelândia

Enfrentar os seus medos

Segurança é o ponto principal de viajar sozinha. Sempre vá pelo bom senso, escute os seus sentidos, mas não deixe eles tomarem conta e se transformarem em medo.
Por quê toda mulher deveria viajar sozinha APURE GURIA chicken nugget
Você é mais forte do que pensa!

As escolhas são apenas suas

Viajar sozinha possibilita escolher os seus compromissos. Quer viajar na phynesse? Quer viajar na barateza? Pode e não vai ter ninguém para reclamar das suas escolhas.
No meu caso foi assistir o show do Rammstein em Praga. Comprei pela internet meses antes e fui. “Que se dane, não posso deixar essa oportunidade passar.” No início fiquei meio cabrera, aí passei mais óleo de peroba na cara, fiz amizade com dois alemães e saímos pela cidade. Os dias que passei em Praga por conta do show são simplesmente memoráveis!
Por quê toda mulher deveria viajar sozinha APURE GURIA (3)
Galera de Praga!

Mochila nas costas e vai guria!!! Tá esperando o quê??

Você já viajou sozinha?? Comente abaixo!

Salve a imagem abaixo no seu Pinterest para visualizar depois e conheça meus painéis de viagem!

por que toda mulher deveria viajar soziinha

Se este post te inspirou, por favor utilize os links abaixo para programar a sua viagem! Assim você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso 🙂 Ah e também me siga no Instagram e no Facebook! Obrigada!viajar-barato-descontoReserve seu hotel ou hostel em qualquer lugar do mundo com o Booking  e durma susse!
Seguro Viagem é com a Real Seguros! Compare os melhores preços e viaje suave!
Garanta seu ingresso sem filas! Confira as atrações no Ticketbar
Ganhe 25 dólares no AirBnB



Leia também

10 DICAS PARA GUARDAR DINHEIRO E VIAJAR O MUNDO
5 FATOS SOBRE VIAJAR SOZINHA
NÃO SABE PARA ONDE VIAJAR? VEJA AS MINHAS SUGESTÕES
COMO DIZER AOS SEUS PAIS: VOU FAZER UM MOCHILÃO!
NÃO SEJA UM BABACA DE HOSTEL

 



Viaje com a Angie

Faça sua reserva através dos serviços parceiros do blog!Assim você nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO e continua acessando o blog grátis! Obrigada!

Receba dicas exclusivas no seu email!Receba dicas exclusivas no seu email
Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas viagens, descontos incríveis e os melhores lugares para visitar e curtir a vida!

Travel blogger e designer aspirante à muitas coisas e com PhD em zuera, não dispensa uma aventura cheia de desafios e tragédias. Nas horas vagas joga games, canta e planeja as próximas viagens.

55 COMENTÁRIOS

  1. Oi Angie!
    Adorei o seu post! Eu nunca viajei sozinha e pela primeira vez na vida vou passar 4 dias sozinha em Londres no final de julho agora e estou APAVORADA e ao mesmo tempo animada!
    Vou ler e reler esse seu post como um mantra!!!
    :*

    • ahh que fofa!!! Muito obrigada pelo carinho Rebecca!!! Fico super feliz que curtiu e que estou te ajudando a criar coragem! Você vai ver que aquele friozinho na barriga será recompensado com muita coisa nova e emocionante, gente super legal e comidas boas!! Se tornará uma viagem inesquecível…O único problema é que você não vai querer parar! hauehaue Faça uma boa viagem!!! :*

  2. Simplesmente adoreii o seu post!!! Tenho muita vontade de mochilar por ai, pegar a estrada sozinha e curti a vida, mais me vejo a todo momento tentando convencer amigos para uma viagem, uma trip,uma aventura louca, e nunca tive coragem de ter esse primeiro passo de comprar a passagem e fazer as malas, mais me inspira a cada dia posts como o seu… tenho medo e muita insegurança, mais acredito que será como vc mesmo citou, simplesmente libertador. Parabéns pela coragem, e obrigada por compartilhar essa experiencia libertadora.

    • Oi Glaucia! Fico super feliz que adorou!!! As vezes é difícil encontrar parceria mesmo, digo por experiência própria! O jeito é viajar na cara e coragem! Compra a passagem e pronto! Dependendo do destino podemos até marcar uma viagem juntas hauehaueha beijo e muito obrigada pelo comentário!!!

  3. Siiiiiiiiiiiiim e amo!! Comecei pelos EUA, depois passei uns dias no Rio sozinha e então passei um ano na Índia. Viajei muitas vezes sozinha por lá e várias acompanhada de amigos que encontrei no caminho. Fui uma experiência sensacionaaaaaaaaaal <3 apenas FAÇAM!

  4. Oi! Super curtir sua experiência!
    Já viajei sozinha, algumas vezes… Sou adepta! Muito bom! É um tempo pra mim, moro no Brasil e aqui me dedico a muitas pessoas, então tiro um ou dois meses por ano pela Europa ou Asia … Grande parte na Espanha. Nesse período acabam pessoas indo me visitar, mas a grande parte fico só e super curto esse meu momento que chamo de conhecimento. Hoje te afirmo que me amo mais!
    Valeu muito conhecer viajar sozinha!
    Daqui a pouco embarco, esse ano conhecerei a Sicília e Leste Europeu!
    Um abraço!

    • Wooow Cristina! Você tem sempre um tempo bom para poder viajar e apreciar esse tempo sozinha em lugares diferentes! É um aprendizado constante, pois toda vez é diferente né! Faça uma boa viagem, aproveite muito!!! Depois conta tudo tá! Obrigada pelo seu comentário querida!!! Beijo! 😀

  5. Oii, Parabéns pelo post!!! Estou doida pra viajar pelo mundo também e fiz uma viagem sozinha para Cingapura e achei o máximo poder decidir qual caminho tomar e do nada mudar a trajetória sem ter que convencer ninguém hahah. Estou planejando minhas viagens e seria legal um post sobre os hoteis que você ficou, que tal? Parabéns pelo blog!!

    Bjs,
    Ana

    • Obrigada Ana! Cingapura é super legal né! Para onde você quer ir? Acho que irei fazer um post sobre os hostels que fiquei na Ásia, alguns valeram a pena e outros definitivamente não hauehaue Obrigada pelo comentário e volte sempre 😀

  6. Angie vou fazer meu primeiro mochilao e sozinha. Não param de falar que eu sou louca mas to feliz de fazer assim. Show do Ramstein QUE PERFEITO! Onde procuro os shows que vão rolar na europa? Eu vou em dezembro e adoraria ir em alguns shows que não tem no Brasil. Adorei o post!

  7. Amo viajar sozinha, acho melhor que viajar com amigos justamente pela liberdade e fica muito mais fácil de se soltar.
    Engraçado que a maioria dos caras me acha doida viajar sozinha e ficar em hostel, eles tem meso hahaha povo mole =P

  8. Viajar sozinha é uma experiência que todo mundo deveria ter um dia, pelo menos uma vez na vida…. Você colocou muito bem todos os pontos, Angie… Preparativos, responsabilidade, liberdade, vivências…. Eu também tenho meu caderninho todo personalizado das duas viagens que fiz e também os diários de viagem onde registrei os momentos… E a melhor de todas as lembranças que uma experiência dessas traz na bagagem é a nossa auto descoberta. Às vezes pode ser mais que bom passar um tempo sozinho entendendo um pouco mais de nós mesmas 🙂

    • Com toda certeza Letícia! Aprendi muito viajando sozinha e cresci demais..são essas experiências que nos tornam mais humanas, a mente desperta e aprendemos que somos capazes de fazer as coisas sozinhas! Que legal, quando puder compartilha fotinhos desse caderninho (pode ser no face!) Obrigada pelo comentário, volte sempre!!!

  9. Bacana o post, desde início do ano comecei a viajar sozinha, tenho vivido experiências maravilhosas, a última, nesse fim de semana que passou, fui ao Rock in Rio sozinha, ano que vem quero fazer um mochilão Peru e Chile novamente sozinha, afinal, nasci sozinha certo?! Sozinha é mais interessante, sem restrições, sem ter que entrar em acordo, viajar sozinha é ser livre.

    • Isso aí Roseane! A primeira barreira é superar o medo! Depois é só alegria! Garanto que conheceu muita gente legal e se no Rock in Rio deu tudo certo com aquele fervo, com certeza seu mochilão será tranquilo!! Obrigada pela visita :*

  10. Oi Angie. Adorei o seu texto. Já viajei sozinha por 12 dias ana passado para Recife- Porto de Galinhas . Foi a melhor viagem da minha vida. Agora estou planejando viajar sozinha novamente os meus 30 dias de férias. Conhecer as belezas da Bahia. Na proxima férias pretendo fazer um mochilao sozinha também- Chile, Peru e Bolívia. Sou mineira de Patos de Minas. A vontade de conhecer o mundo é maior do que a pontinha de medo…..

    • Que legal Wanessa!! Esse mochilão Chile Peru e Bolívia é demais, já fiz o meu roteiro agora só falta a grana! A Bahia é surpreendente, tenho muita vontade de conhecer.. isso aí, a vontade de conhecer todos os lugares possíveis não falta! Muito obrigada pela visita e pelo comentário! :*

  11. Tô curtindo mt o blogg! Já tô achando que tô ficando velha pra começar minhas aventuras… 23 aninhos já :O tenho que começar logo! Você tá me dando coragem rs Tenho muita vontade de conhecer Londres, já foi?

    • que bom que tá gostando Jéssica! aheuahe 23 anos nada, eu fiz a minha primeira viagem internacional com 24! Ainda não fui para Londres, mas está na lista! O pessoal que vai pra lá curtiu bastante e quer voltar, recomendo!

  12. Fiz minha primeira viagem sozinha a pouco tempo, e posso dizer que faz um bem enorme. Recomendo demais.
    O espanto das pessoas perguntando: “Você ta viajando sozinha? Sério?” só me fazia me orgulhar ainda mais da minha atitude.
    Sem medo a gente vai muito mais longe.
    Só vá…

  13. Angie não to crendo que não tem dicas aqui de viagem para os EUA 🙁 Meu maior sonho nem é conhecer esse país, mas meu irmão está morando lá e não aguento de saudades, então resolvi meter o loco e começar a juntar dinheiro pra ir! De qualquer forma suas dicas são muito demais! Eu amei <3 <3

  14. Angie, show de bola, amei a tua maneira de ver as coisas, é como eu penso também!
    Amo viajar sozinha e principalmente para lugares que eu não conheço, pois acho sensacional o sentimento de descobertas, de conhecer os lugares da minha maneira e no meu tempo, de conhecer pessoas!!!
    Falando nisso já estou planejando mais uma viagem agora para junho para Bonito, “sozinha” não, mas na melhor companhia, a minha, acredito que quando viajamos sozinhas nos descobrimos e sempre voltamos mais “nós mesmas”.
    Abraço guria e ótimas viagens pelo mundo!!!

  15. Adorei o texto ! Na próxima semana , estou indo sozinha fazer um mochilão para MG cidades históricas ,e ano que vem se Deus quiser quem sabe Europa ..

  16. Minha primeira viagem sozinha foi pra Curitiba, e ocorreu simplismente da amiga que ia comigo ter sido aprovada num concurso e não poder se ausentar da nossa cidade no período marcado pra viagem ( minhas férias do trabalho). Como eu moro do outro lado do estado, na divisa com o Paraguay, e nunca tinha visto o mar na vida, decidi ir sozinha, e foi inesquecível, conheci Curitiba, o litoral, lugares lindos na serra, Morretes, andei de trem pela primeira vez na vida, conheci muitas pessoas que me fizeram companhia durante os passeios pela cidade e na praia, conheci um gatinho de São Paulo da qual tenho saudades até hoje. Recordo até hoje um entardecer na praia pulando ondas com outras 4 turistas, as ondas cada vez mais altas, e nós cada vez indo mais pra dentro do mar, pulando e deixando a onda arrastar, o céu lindo ficando estrelado enquanto a noite caía, lembro claramente do barulho das ondas e do gosto da água salgada, e como ficamos nos divertindo até ficar bem escuro… Foi um daqueles momentos de alegria que a gente nunca vai esquecer pro resto da vida.

  17. Oi Angie, adorei o blog! No início do ano viajei sozinha para o Japão e foi do mesmo jeito que você descreveu no texto. Passou um filme agora na minha mente. Foram dois meses incríveis, a melhor experiência da minha vida. <3

  18. Oi, Angie! Conheci seu canal no Youtube agora e estou vendo praticamente tudo. Tenho muita vontade de fazer um mochilão pelo leste da Europa e Ásia. Tenho disposição, um inglês aceitável, uns caraminguás guardados e praticamente 0 de frescura, mas me sobra medo em ir sozinha. Você sabe me dizer se existe algum tipo de comunidade ou algo do tipo onde as pessoas que tenham interesses em comum podem se encontrar? No mais, parabenizo pelo post!

  19. Teu blog foi o achado do dia aqui hahaha Estou amando o conteúdo dele e pegando várias dicas, assim como você eu decidi que quero ter meu blog para poder “ser dona do meu nariz” e conseguir financiar minhas próprias viagens. Já fui pra alguns lugares no meu estado (tá foram umas 10 cidades só com a minha companhia) mas nunca de avião, tenho medinho…porém vou perder, prometo!

    Abraços

  20. Sehr Gut !
    Ah que energia menina! Eu me identifiquei muito com vc. porque também viajei pela primeira vez para o exterior, alguns paises da Europa , bem foi com muito esforço próprio para conseguir o dinheiro e muita vontade de praticar línguas que havia aprendido e nao tinha como praticar , e fui sozinha, porque se dependesse de companhia para minha aventura nao teria ido. Foi maravilhoso , depois fiz uma ou duas viajens sozinha, e foi igualmente bom, viajar é tudo de bom e sozinha com certeza foi uma das experiencias mais marcantes de minha vida. A gente precisa se virar e se vira , temos a liberdade real de tomar nossas decisoes sobre tudo e superar medos, insegurancas, aprender , aprender, errar , descobrir, reaprender, enfim viver… gostei mais que tudo porque nos sentimos mais viajantes que turista! Vivi estas experiências de viajar sozinha há bastante tempo, era uma menina como vc. e naquele tempo nao tinha esta ferramenta maravilhosa, a internet, mas ainda assim procurei inspirar outras pessoas a viajar sozinhas ! Hoje sou uma jovem senhora prestes a completar meus 60 anos mas ainda penso que posso planejar uma viajem sozinha para ver como isto funcionará!Ai ai ai muitos dirao, mas quem se importa! Se tudo der certo contarei ! Amei seu blog e vou pedir dicas … Parabéns menina!

    • oi Nilce, que comentário mais lindo, iluminou meu dia! Imagina se quando eu fui em 2011 já era meio complicado, imagina antes! Achar as informações não era nada fácil, fico admirada que você realizou seus sonhos e amou a experiência! Espero que compartilhe algumas delas aqui no blog, muito obrigada por acompanhar e ótimas viagens pra vc!!! beijooo

  21. Olá, Angie.

    No final do ano passado ganhei uma agenda de 2017 e observei a página ”metas para 2017”. Sempre ignorei essa página, mas não dessa vez! Resolvi escrever algumas coisas que tenho muita vontade de fazer e a mais desejada é: VIAJAR.
    Portanto, sempre coloquei mil obstáculos e o tempo vai passando e àquilo acaba não passando de um rabisco escrito na agenda.
    Pois bem, comecei a ver através do Pinterest várias imagens da Itália, até que acabei encontrando a sua página: QUE INVEJA! (odeio usar esse termo, mas juro que é no bom sentido)…
    Estou completamente encantada pela vida que leva. Me inspirou muito em tornar as minhas viagens em realidade. Desejo muita saúde para você continuar aproveitando suas viagens e nos inspirando tanto..

    Grata!

    Paula Ferraz
    Marília/SP

  22. Fui ano passado SOZINHA para NY! Realizei meu sonho, além disso, foi minha primeira viagem: ao exterior, sozinha, e logo após fazer 30 anos, oq deu um temperinho a mais 🙂
    Concordo com td oq escreveu e recomendo a todas que experimentem, é ótimo!

  23. Olá!!!! Fiz a viagem dos meus sonhos para o México no ano passado e acredite: SOZINHA! Foi a melhor viagem da minha vida! Fiz amizade com diversas pessoas e assim como você, passava o olinho de peroba na cara hahaha Mês que vem embarco para Paris e sozinha novamente! Sua história me fez sentir a sensação da minha pré viagem ao México. Um grande beijo e amei o post!!

  24. Oi Angie. Em 2014 fiquei um mês viajando. Cheguei em NY fiquei passeando pelos bairros por uma semana. Fui pra Long Beach na casa de amigos mas fiz conexão em Salt Lake. Fiquei lá mais 3 semanas consegui um trabalhinho e andava todo dia conhecendo uma parte da cidade. Foi a melhor coisas q já fiz na vida e tinha 25 anos. Não vejo a hora de fazer mais uma aventura dessas. Bjoss

  25. Angie, voce é genial!! To amando o blog e suas dicas!! Minhas aventuras sozinha já comecei desde o reveillon deste ano!! Quero fazer do mundo a minha casa também… em Julho começo meu primeiro mochilao pela America do sul! Sorte para noooiixxxx e muitas histórias para contar!! Abraço!

  26. Parabéns pelo blog e por encorajar as mulheres. Eu comecei tarde, já com 38 anos. Fui estudar inglês em Londres por dois meses e também viajar pela Europa. Quase infartei de tanta ansiedade e medo, antes de chegar lá… rsrsrs Mas nunca mais parei, passados quase 20 anos!!! E sozinha são minhas viagens favoritas! Conheço mais de vinte países, com alguns tendo repetidas visitas (EUA e Portugal) e tenho uma lista enorme dos que quero conhecer. E não tem esse negocio de idade… Para quem se acha velho, só tenho a lamentar. É sim, a autoestima vai lá para as estrelas!

  27. Vou viajar sozinha em julho, desde criança sonhando em conhecer Paris e finalmente vou realizar!
    Seu blog tem me ajudado demais, obrigada.

  28. Já fiz algumas viagens sozinha…. mas sempre bem próximas (menos de 500 km)…. de qualquer forma, foram ótimas experiencias…. Agora quero fazer uma internacional…. só tenho um pouco de receio do idioma, pois não me viro nem com inglês….. sei lá…. mas vou tentar…. agora me animei e vou pegar suas dicas e iniciar os planos. Obrigada por compartilhar!!! Bjs

  29. Gostei do seu blog.Me deu saudade do tempinho em que eu viajava sozinha, oportunidade em que conheci lugares incríveis e pessoas fantásticas, algumas com quem tenho mantido contato até hoje. Comecei pelo Canadá em 1998 visitando o leste e oeste. Em seguida fui estudar em Dublin para aperfeiçoar meu inglês. Nos anos posteriores me interessei pelo francês e fui fazer curso em Nice e Annecy e ,aproveitei para viajar de trem pela França parando nos lugares onde me dava telha até chegar em Paris.Já viajei prá outros lugares, nos Estados Unidos, Europa e América do Sul, com amigos, mas prá mim eu considero a França o lugar onde me senti mais a vontade por estar sozinha. É claro que eu falava a lingua e era verão à época…rs.

    • ahh que legal Zilda, com certeza naquele tempo era mais dificil a comunicação com a familia e ate achar as dicas dos lugares para visitar! Da França eu só conheço Paris por enquanto, mas gostaria muito de explorar o interior, tem muita coisa bonita e boa pra se ver lá! O importante é continuar viajando sozinha ou acompanhada né! obrigada pela visita!

Curtiu? Comentaí!