10 mentiras sobre morar na Europa

0
447

Confira as mentiras sobre morar na Europa! Eu já morei em 5 países diferentes e quero compartilhar as minhas experiências morando fora do Brasil! São temas recorrentes entre brasileiros que desejam mudar de país e que acreditam em um conto de fadas.

Neste artigo sobre as mentiras sobre morar na Europa abordo as principais dúvidas sobre trabalhar e residir no velho continente como brasileiro. Explico situações mais comuns e dou dicas para imigrar para Europa, conselhos para mudar de país e recomendações para brasileiros para morar em Portugal, Inglaterra, Alemanha, Itália…Aproveita e assista o vídeo!

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

10 mentiras sobre morar na Europa: o que não te contam

1 – Se trabalhar como turista está ilegal pra sempre

Esta é uma das principais dúvidas de quem deseja morar na Europa. Na maioria dos países é verdade, você não pode trabalhar com visto de turista e poderá ter problemas com isso. Muitos países são rígidos quanto ao visto de trabalho e turismo, como é o caso do Reino Unido.

Porém em alguns países você pode entrar como turista e aí se inscrever para o visto de trabalho e residência como é o caso de Portugal e Espanha. Seria um modo de regularização e é um processo que você precisa entender como funciona antes de “vir na loka e ver o que dá”.

o que nao te contam sobre morar na europa portugal
O que não te contam sobre morar na Europa

Quando eu fui pra Nova Zelândia (que não fica na Europa lógico), eu entrei como turista e estudei numa escola que era parceira do governo. Essa escola poderia me dar um visto de estudante e que me permitia trabalhar 20 horas semanais.

Eu recomendo que você já saia do Brasil com o visto certinho para não passar perrengue e não enfrentar problemas no futuro. Justamente porque muitas empresas não contratam pessoas sem documento devido a multas. As empresas que contratam pessoas sem documentos normalmente pagam menos do que o estipulado do salário mínimo e você não tem direito a férias entre outras coisas. Leia mais detalhes aqui Morar ilegal na Europa: o menor dos problemas é a deportação

Clique aqui para assistir o vídeo sobre mentiras que te contam sobre morar na Europa:


O visto de trabaho garante que você tenha uma segurança de uma renda e também terá uma base de apoio.

Se está pensando em vir para o Reino Unido, seja com cidadania brasileira ou qualquer outra europeia, o processo do visto é o mesmo pra todo mundo e eu ensino como funciona neste vídeo aqui. Tem muitas vagas, só precisa saber onde pesquisar.

Também existem países com vistos especiais para quem deseja ser nômade digital, para quem quer fazer trabalho voluntário, para quem deseja empreender. O segredo é pesquisar nos sites oficiais destes governos para ver onde você se encaixa. Veja aqui Visto para Autônomo na Europa: países que emitem

2 – Todo brasileiro no exterior é rico

Essa é uma das mentiras sobre morar na Europa, porque vocês só vem as fotos bonitas mas não veem as marmitas que a gente come! A gente divide casa, compra eletrodómestico usado, pega coisa de doação… vish! Eu dei vários exemplos e explico melhor neste artigo aqui Brasileiro no exterior é rico?

Eu sou exemplo disso, vim pra cá com meu dinheirinho suado, vim com pouco dinheiro e me lasquei muitas vezes hahaha Por essa razão eu recomendo que você traga mais dinheiro (pelo menos 6 meses de aluguel + mercado), mas não é impossível imigrar com pouco dinheiro!

Assim, o segredo tá em escolher a cidade que você irá morar que irá condizer com o seu salário e também o tempo que você está no país. Também veja Os Países mais caros para morar: o seu está na lista?

brasileiro no exterior e rico bmw
Preços dos carros BMW na Inglaterra

Normamente quem acaba de chegar no país pega um trabalho qualquer e aluga um quarto em uma casa compartilhada porque sai bem mais barato. Só que por exemplo: o salário mínimo é igual no país todo, o que muda é o preço do aluguel, transporte, alimentação. Para entender melhor: Londres é uma das cidades mais caras da Europa e alugar uma casa barata e bem localizada é bem difícil. Já em cidades um pouco menores pode ser mais fácil, mais barato e poderá alugar lugares maiores com o mesmo valor.

Conforme você conhece pessoas e ganha expêriencia no país, a sua vida melhora e sobra mais dinheiro. Só precisa ter paciência e ser guerreira porque o processo é burocrático e nem sempre é fácil, especialmente se você não sabe a língua.

Lembre-se que o custo das coisas aqui são mais baratas como celular, roupas, internet… Se você ganha em euro ou em libra, verá que consegue comprar muito mais coisa, mas se você converter do real pra libra assim que muda do Brasil pra cá, a coisa complica bastante. E claro saber onde gastar você consegue financiar um carro e uma casa e aqui não tem aqueles juros absurdos.

3 – Não consegue imigrar só falando português

É possível morar na Europa sem falar inglês sim, conheço muuuuitos brasileiros que se mudaram para a Inglaterra, Alemanha, Espanha, Itália falando apenas português. Mas a verdade é que não é uma tarefa fácil, muitas vezes você precisará da ajuda de mais pessoas que falam o idioma pra te guiar nos processos burocráticos (até mesmo gastar com isso) e levará mais tempo para se adaptar. Olha, até em Portugal tem palavras diferentes do português brasileiro e que não entendemos já de cara.

Um ponto relevante é que muitas empresas gringas precisam de falantes de português para oferecer seus serviços, principalmente na área de atendimento ao consumidor. Em vez de você trabalhar com isso no Brasil, pode trabalhar na Europa. Mas aí precisa saber um pouco da língua local para poder fazer o treinamento.

Claro que sabendo o inglês ajuda e muuuuito!! No entanto nem todos os países falam inglês aqui, as pessoas que trabalham no setor dos vistos nem sempre estão dispostos a falar inglês, muitos tem preguiça e você que se dane.

Eu recomendo que vocês busquem aprender línguas antes de se mudar, tem tantas ferramentes grátis na internet que vão te ajudar, estuda uns 30 minutinhos todos os dias. Veja algumas dicas Como aprender Inglês Britânico rápido com Cursos Grátis e Apps

Também há a possibilidade do Intercâmbio sem estudar: aprenda um idioma sendo voluntário

o que nao te contam sobre morar na europa
Existe dias ensolarados na Europa

4 – Todo mundo vai te ajudar

Essa é uma das mentiras sobre morar na Europa mais deslavadas mesmo gente, porque em todo lugar tem gente boa e ruim né! Nem sempre as pessoas querem te ajudar, muitos querem ver você sofrer pra conseguir ficar no país. Isso seria um reflexo da vida deles quando chegaram aqui, demoraram pra se legalizar, encontrar emprego bom etc e aí acham que todo mundo deve passar por isso porque eles “venceram as dificuldades”. Cuidado com a inveja que o negócio é forte! Isso vale tanto pra brasileiros quanto para gringos. Cada um é diferente e tem oportunidades diferentes.



Fiquem muito atentos quando a esmola é demais. Não acreditem facilmente em todo mundo, desconfiem porque existe gente dando golpe no exterior principalmente pela internet seja doação de animais, revenda de eletrônico, aluguel de casa ou carro…. Já contei os golpes na Europa mais comuns.

5 – Precisa de faculdade para morar na Europa

Isso é uma das mentiras sobre morar na Europa, pois conheço muita gente que não fez faculdade e tem um trabalho bom. O que muitas empresas procuram é experiência e mostrar que você sabe fazer, muitas nem pedem diploma.

É óbvio que as profissões mais complicadas que envolvem riscos humanos como e médico, engenheiro, precisam provar que são formados. Aí nesse caso precisa fazer uma equivalência, às vezes precisa fazer uma prova ou até refazer uma parte do curso. Em muitos casos, o diploma da faculdade ajuda a conseguir o visto.

As áreas que envolvem tecnologia da informação, desenvolvedores, programadores etc estão sempre necessitando de gente. Se você quer morar na Europa, ganhar bem, já procure estudar essas áreas enquanto está no Brasil. Tem muitas empresas que contratam estrangeiros destas áreas.

brasileiro morar na europa duvidas
Nossas profissões não englobam o visto, mas tem alta demanda

É importante ressaltar que a sociedade não sobrevive só com a nata, o topo da pirâmide que tem diploma, pois precisa de gente de todas as áreas. Tanto é que tá faltando motorista de caminhão aqui, tá faltando gente pra atender em hotel, em restaurante e eu vejo muita mas muuuita vaga todo dia. Tanto que você pode estar trabalhando num local, se demitir e no dia seguinte já tem trabalho.

Vale a pena ler também: Como seu hobby pode virar emprego no exterior

Então se você não tem diploma, recomendo que pesquise quais países permitem que você tenha um visto para trabalhar nestas áreas, pois geralmente são áreas que não são cobertas pelo visto. É o caso atual do Reino Unido: você não consegue um visto de trabalho se não falar inglês e se sua profissão não está na listinha de “profissões requisitadas”.

6 – Universidades são grátis

E já que estamos falando de faculdade, nem todos os países da Europa possuem ensino gratuito para todo mundo. Nem todo europeu tem acesso a cursos universitarios. É até engraçado pois no Brasil você consegue entrar numa universidade e pagar mensalidades baixas, mas aqui nem todo mundo consegue e não possuem interesse. Acho que é uma questão cultural pois acreditam que estudante de universidade deve apenas estudar e não pode trabalhar ao mesmo tempo, enquanto brasileiro se vira nos 30 né kkkkkk

Algumas universidades são grátis para todo mundo daquele país, como por exemplo na Alemanha. Outros países tem uma taxa pequena para quem é residente e uma taxa mais alta para pessoas de países membros e associados como União Europeia. Um alemão pode estudar numa faculdade francesa se pagar 200 euros na matrícula (e só). Já quem não faz parte da União Europeia precisará pagar 3 mil euros por ano na mesma faculdade.

Apesar das taxas, muitas universidades possuem programas especiais para estrangeiros! São conhecidas como bolsas de graduação, mestrado ou doutorado. Você precisa encontrar o nome desses programas no país que deseja imigrar e ver se você tem as qualificações e requisitos necessários para se inscrever. Neste artigo eu cito 5 países para estudar na Europa de graça

7 – Vai ser fácil

Morar na Europa não vai ser fácil, mesmo as pessoas que trazem muito dinheiro acabam se ralando também. Cada país tem suas particularidades e muitas vezes você vai andar em círculos até achar uma solução. Um exemplo:a um documento de residência da cidade que você precisa para alugar a casa mas que pra ter isso é preciso já ter residido na cidade, mas você não consegue isso porque não consegue alugar um apartamento.

Burocracia existe em todo lugar e alguns procedimentos estão defasados! Na Alemanha ainda usam fax, no Japão ainda usam carimbos para assinar documentos… São coisas naturais pra eles mas pra gente não faz sentido sabe, tudo é uma questão de adaptação

mentiras sobre morar na europa
Morar na Europa não é fácil

A sua mudança para outro país envolve diversos fatores e vai depender muito de você, pois precisa ser forte, paciente e acreditar que vai dar certo.

E se não der certo, tudo bem. Você não será um fracassado. Você pode sim recomeçar. Pode voltar pro Brasil e depois tentar outro país. Eu já fiz isso duas vezes e agora sou feliz morando na Escócia.

Nem sempre o país que você escolheu vai dar 100% certo. Você precisa reconhecer quando ficar ou não, porque não adianta dar murro na ponta da faca. Se você tentou, tentou, tentou e nada colabora, tenta outra coisa. Sua vida não vai acabar por causa disso, você não precisa se comparar a ninguém.

8 – A comida é ruim

Olha, nem sempre a comida vai ser ruim e isso que eu moro no Reino Unido, famoso pela péssima gastronomia!

Claro que existem gastronomias que são melhores que as outras como a italiana ou francesa e você sempre pode procurar por estes tipos de restaurantes quando estiver morando na Europa. Mas além disso tem muitas opções para veganos, vegetarianos, diabéticos,sem glúten.

Isso também vai depender da sua sorte, eu já morei em cidade que a única coisa boa era fast food porque não me adaptei aos outros restaurantes que usavam muita pimenta por exemplo… Eu preferia cozinhar em casa do que pagar caro em comida ruim.

Caso você tenha saudade de casa, procure por um mercadinho asiático, polonês ou brasileiro que possuem alguns produtinhos do que conhecemos como mandioca, alguns cortes de carne, batata baroa, coxinha congelada, guaraná… Não são produtos encontrados nos mercados comuns. Se você estiver na Europa, também pode ir pra Portugal que tem uma comunidade grande de brasileiros e você meio se sente em casa.

morar no exterior perguntas como decidir
Coisas simples que irá sentir saudade!

Eu percebo que existe uma diferença na qualidade dos produtos no mercado. Banana não tem o mesmo gosto, algumas frutas não são tão gostosas e você terá que se acostumar com a ausência de alguns tipos de comida e até das “formas” como buffet, rodízio, open bar que não existem aqui. Não tem restaurante q vocÊ poderá misturar feijão, lasanha, ovo de codorna, sushi, pastel, churrasco no memso prato haha

9 – Saúde é melhor

Esse é um ponto bem crítico sobre morar na Europa. Dependendo do país e da cidade em que você mora, pode ser bem ruim, assim como no Brasil. Tem postinho do SUS que atende super bem que é bem equipado, enquanto tem outras cidades que não tem condições.

Existem clínicas e hospitais na Europa que não tem tantas condições e não são bem equipados, principalmente se você está longe da capital. Eu morava num lugar que já era “meio esquecido pela socidade” e aí as coisas eram mais difíceis.

Normalmente os europeus não acreditam na medicina preventiva. Por exemplo: o teste do papanicolau é recomendado a cada 3 anos enquanto no Brasil é anual. Esse negócio de checkup no médico ou no dentista também não existe, eles acham estranho ir no médico se você está bem. É lógico que alguns médicos podem sair dessa linha de pensamento, mas é mais difícil encontrar.

Dependendo a clínica que você frequentar, pode ser que não consiga um atendimento rápido, tenha que agendar pro dia seguinte. Além disso, pode ser que o médico não irá te analisar direito, te mandará pra casa tomar paracetamol, água e descansar. Acredito que a partir do momento que você passar realmente mal a ser um fato de risco de morte, a situação mude e você é tratado super bem.

É interessante saber também que em alguns países a saúde pública é “grátis”, que já é descontado do seu salário como é o caso do NHS, o sus da Inglaterra. Já na Alemanha você precisa ter um plano de saúde para ser atendido mesmo no público e que custa muuuuito mais caro.

10 – Precisa de outra cidadania para morar fora

Uma das mentiras sobre morar na Europa mais famosas! A verdade é que é possível sim morar na Europa apenas com cidadania brasileira. Eu sou um exemplo disso, eu sou só brasileira porém sou casada com o Jean que tem a cidadania italiana. Neste caso,eu tenho o visto de cônjuge.

Claro que a cidadania europeia vai abrir muitas portas, vai ser mais fácil morar em qualquer país da União Europeia. As empresas preferem pessoas com cidadania europeia pois o processo de aprovação junto ao departamento de imigração fica mais fácil. Isso acontece por causa das leis no país que priorizam os trabalhadores locais e nem toda empresa tem licença para contratar estrangeiros. Se você tem direito a alguma cidadania, vá atrás pois compensa. Veja aqui 5 formas para conseguir a Cidadania Europeia

No entanto, a cidadania europeia já não facilita o processo para morar no Reino Unido, pois não faz mais parte da Uniao Europeia.

Existem paises que tem processos mais fáceis de imigração para brasileiros como é o caso do Chile, Portugal, Irlanda, Alemanha. Os caminhos para você conseguir o visto parecem mais simples do que os outros. Se você quer saber mais, recomendo ver este artigo 5 PAÍSES FÁCEIS para brasileiro morar e trabalhar: vistos e salários

Leia mais: Morar no exterior: 5 perguntas para saber se está preparado

Gostou deste artigo Mentiras sobre morar na Europa?

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

AULA DE IDIOMA COM PROFESSOR NATIVO
Aprenda qualquer idioma em casa com aulas virtuais e preços acessíveis. Ganhe 10 USD de desconto na sua primeira compra na plataforma do Italki!
CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here