Intercâmbio sem estudar: aprenda um idioma sendo voluntário

1
487

Quer fazer um intercâmbio sem estudar no exterior e acessível? Muita gente não deseja passar 4 horas por dia estudando um idioma em uma escola quando viaja para outro país. Essas pessoas querem experimentar uma rotina diferente, fazer coisas novas, explorar a região, provar novos sabores e fazer novos amigos.

Uma das formas de fazer um intercâmbio sem estudar é fazer um voluntariado e há uma infinidade de opções! Neste artigo dou várias dicas para encontrar uma vaga para você no Worldpackers, como funciona o work exchange e nossas experiências na Europa. Aproveita e assista ao vídeo também!

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Como fazer intercâmbio sem estudar pagando barato

O que é work exchange?

O work exchange é um tipo de voluntariado no qual você trabalha algumas horinhas em um estabelecimento em troca de hospedagem. Pode ser hostel ou pousada ou lugares com uma pegada diferente como fazendas ecológicas, institutos de permacultura e centros holísticos. A ideia é você trocar algumas horas do seu dia para ajudar alguém ou uma pequena empresa.

Nós já fizemos alguns voluntariados bem inusitados para aprender italiano sem estudar em uma escola e para conhecer coisas novas, sair da rotina. Falamos disto no vídeo abaixo, clique para assistir.

Por que fazer intercâmbio de trabalho para aprender um idioma?

No work exchange você trabalha 4 a 5 horas por dia em troca de acomodação. Normalmente você tem 2 dias folgas e algumas oportunidades oferecem alimentação também, além de bicicleta, tours…. O voluntariado é uma das formas mais comuns para viajar barato já que você não precisará arcar com os maiores custos de uma viagem (comida e hospedagem).

Como eu já havia mencionado no 8 Dicas para aprender idioma sozinho mais rápido, estar rodeado pelo idioma é a melhor forma de aprender. Você se esforça para ser entendido, pode ser corrigido e se arrisca muito mais do que numa sala de aula. É claro que é importante estudar um pouco todos os dias para melhorar cada vez mais e existem diversos aplicativos para praticar gramática e pronúncia como por exemplo Drops, Memrise, Duolingo….

O voluntariado de trabalho é perfeito para quem deseja passar no mínimo uma semana em algum lugar, fazer novos amigos e explorar a região. Muitos mochileiros fazem work exchange em vários lugares para visitar diversos países durante um mochilão longo e economizam bastante. É uma forma de colaboração.


Leia também como aprender espanhol durante o voluntariado

Meu primeiro intercâmbio sem estudar numa fazenda

Meu primeiro work exchange foi numa fazenda pertinho de Trento no norte da Itália para cuidar de lhamas, alpacas e vários bichinhos. Foi bem legal porque eu não sabia muito italiano então tive que me virar por conta, estudando com aplicativo e lendo várias notícias em italiano.

worldpackers e seguro confiavel
Meu voluntariado em uma fazenda com lhamas na Itália!

Os anfitriões não falavam inglês, um deles falava alemão, então até conseguia me virar no alemão quando não me entendiam. Na região de Trentino-Alto Adige falam italiano e alemão pela proximidade com a Suíça e Áustria.

O que eu fazia na fazenda:

  • alimentar todos os animais (eram muitos)
  • limpar onde eles viviam (às vezes usava carrinho de mão kkkk)
  • pegava os ovos das galinhas
  • colhia vegetais
  • recebia turistas
  • fazia almoço às vezes

Parece simples, mas eu começava as 8 e terminava perto do meio dia. Fiquei na fazenda por 10 dias e tinha um quarto só para mim.

acomodacao voluntariado italia
Meu quarto na fazenda com lhamas, embaixo ficava a loja

Eu fui sozinha nesse intercâmbio e não tive medo EXCETO medo de urso kkkkk. Antes de eu chegar, uma alpaca foi atacada por um urso e tava prenha. Por sorte ela escapou e ficou no veterinário por vários dias até aparecer com um filhotinho lindo.

Leia mais sobre esta experiência aqui Aventuras na fazenda: como aprender italiano sozinha

Intercâmbio em um templo na Itália

Enquanto eu estava na fazenda, o Jean foi para um templo Hare Krishna pertinho de Florença na Toscana. Como ele já falava melhor o italiano, ele não estudou muito.

intercambio sem estudar no exterior
Salão do templo

As tarefas dele eram:

  • ajudar em um casamento hindu e festival das pétalas
  • participar do festival das pétalas
  • trabalhar na cozinha
  • limpeza (varrer chão, tirar lixo)

O lugar era muito bonito, casarão da era renascentista que também tinha um de Museu de Arta Sacra Hare Krishna. Trabalhava 4 horas por dia e tinha 2 folgas por semana. Pra ele foi complicado porque fazia um calor de 42 graus e tinha que caminhar bastante para levar o lixo para onde tinha a compostagem.

intercambio barato idioma exterior
Flores, altas e lago que havia na fazenda do templo

Como vocês sabem o Jean é ateu então muita coisa ele não concordava, porém não falavam nada e foi interessante ver essa diferença. Ele fez amizade com um indiano e uma menina de Hong Kong. No tempo livre ele visitava Florença, aproveitava pra nadar no lago da fazenda e viu vários parreirais, uma vez que o templo fica na região do Chianti.

Onde encontrar vagas de intercâmbio sem estudar

No Worldpackers galera!

O Worldpackers é uma plataforma criada por 2 brasileiros que reúne oportunidades de voluntariado em diversos lugares do mundo (mais de 170 países!). Você pode encontrar hostels, fazendas, comunidades e pequenos negócios que estão procurando pessoas para ajudá-los por um determinado período de tempo.

o que e worldpackers
O que é Worldpackers Brasil

Quanto custa Worldpackers?

Você pode criar um perfil gratuito e visualizar as vagas no site, porém para mandar mensagem aos infitriões é necessário assinar o WP.



Para pode se inscrever para essas vagas, é necessário pagar uma anuidade de 49 dólares, maaas tem desconto de 10 dólares clicando no botão abaixo!

Lembrando que com o Worldpackers você tem suporte totalmente em português e também o seguro caso aconteça algum imprevisto no seu voluntariado. Se algo der errado, eles vão te ajudar!

Como usar a plataforma do Worldpackers

No seu perfil na plataforma você coloca suas habilidades profissionais e pessoais como fotografia, jardinagem, reforma, ensino de línguas… Seria tipo sua carta de apresentação.

como funciona worldpackers
Utilize os filtros para encontrar seu voluntariado

Você consegue encontrar a vaga de voluntariado perfeita usando os filtros e idioma, país e tipos de programa como intercâmbio de trabalho, programa ecológico ou impacto social.

Tem uma seção de destaques com anfitriões que aprovam voluntários mais rápidos, com ótimas avaliações e oportunidades para casais. Também é possível selecionar suas habilidades e o período da sua viagem, desta forma só aparecem vagas disponíveis para esses dias.

Veja mais detalhes sobre como funciona o Worldpackers aqui!

Quando você clica numa vaga, você verá as tarefas que precisa realizar com mais detalhes fotos, onde fica exatamente e pode ler reviews de outros voluntários. Também os benefícios que oferece como o tipo de acomodação, alimentação, uso de bicicleta, tours inclusos. Cada oportunidade é diferente. Aí é só entrar em contato com o anfitrião, manda uma mensagem para combinar detalhes da sua expêriencia.

beneficios work exchange wp
Detalhes do voluntariado e benefícios

Voluntariado é remunerado?

É importante ressaltar que o work exchange não é configurado como trabalho, já que não há trocas monetárias envolvidas nem vínculos empregatícios. O objetivo deste tipo de trabalho na Worldpackers é oferecer uma ajuda temporária para realizar certas tarefas em um estabelecimento.

Além disso, lembre-se que o anfitrião não paga suas passagens, nem transporte, nem seguro viagem e não existe salário. Alguns podem te buscar, te dar carona, oferecer alguns benefícios como alimentação, bicicleta, tours…. Como o propósito da sua viagem é passear por alguns dias, conhecer novos lugares, você estaria turistando no país. Não é um voluntariado para mais de 2 meses.

Gostou desse artigo sobre intercâmbio sem estudar? Comente!

Leia também: 10 Poliglotas compartilham suas dicas favoritas para Aprender Idiomas e Inglês no aeroporto, avião e imigração

Salve no pinterest

como fazer intercambio sem estudar barato de idioma fora do brasil
Como fazer intercâmbio sem estudar barato de idioma fora do Brasil
Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

AULA DE IDIOMA COM PROFESSOR NATIVO
Aprenda qualquer idioma em casa com aulas virtuais e preços acessíveis. Ganhe 10 USD de desconto na sua primeira compra na plataforma do Italki!
CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here