Morar no exterior: 5 Perguntas para saber se está preparado

0
339


Como saber se você está preparado para morar no exterior? Sabe aquelas fotos maravilhosas de outros lugares que você se apaixona e pensa como seria morar lá? Essas fotos inspiram viagens e sonhos, elas são criadas para ser uma escapatória mágica que irá resolver os seus problemas. Mas na realidade, a foto é cheia de edição e tirada na hora certa, porque o lugar normalmente nem é assim.

Eu amo ver essas fotos e também imagino como seria estar lá, sinto o que você sente. No entanto, você querer se mudar para um país baseado somente numa foto seria como se casar com uma pessoa qualquer do tinder sem conhecê-la antes.

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Você precisa pesquisar mais se deseja morar fora. Quais são as suas verdadeiras razões para se mudar para fora do Brasil? Quais seriam as consequências? Você estaria bem sozinha?

Neste artigo sobre morar no exterior eu trago um exercício pra você mesma, pra você entender melhor as coisas antes de arricar a vida lá fora.

5 Perguntas para decidir se você deve morar no exterior

1 – Quais são os efeitos de se mudar para outro país?

Há inúmeras vantagens de morar fora como aprender um idioma novo, buscar uma carreira profissional… Anote o que você espera conseguir ao morar fora. Pode ser algo como “viajar mais”, “melhorar meu inglês”. Não há respostas corretas e cada uma é individual.

No meu caso é “viajar mais”, “aprender sobre a história”, “criar conteúdo sobre a Europa”. Já para o meu marido é “buscar uma carreira profissional internacional”, “aprender novas técnicas”, “desenvolver idiomas”.

Em seguida escreva alguns desafios sobre morar fora como alugar casa, impostos, rotina, animal de estimação, alimentação… Tudo o que você imaginar que pode ser um obstáculo, escreva aqui. Dessa forma você não será pego de surpresa.


morar no exterior como saber se esta preparado
Será que está preparada para morar fora?

2 – Os objetivos para morar no exterior são realistas?

Agora que você tem uma lista de sonhos e esperanças, vamos ao “choque de realidade”. Passe por cada item da sua lista e faça a pergunta “Será possível realizar o XXXX se eu morar fora fora?” Coloque um ponto de interrogação se você bão tem certeza disso.

Por exemplo: muita gente quer morar fora porque acreditam que poderão viajar mais. Em certo ponto será possível por causa do poder da moeda, no entanto, você provavelmente estará atrelado a um trabalho normal com folgas pré determinadas. Não importa onde você viver, terá que pagar seus boletos hahah Contas de luz, água, aluguel, internet, ir pro trabalho. Dependendo da sua condição financeira no Brasil, poderá até ter menos dinheiro do que esperava e/ou ficará limitado a folgas e férias pre determinadas.

Alguns objetivos parar morar no exterior como “fazer amigos gringos” ou “viver a cultural local” irão se concretizar desde que você não fique dentro da mesma bolha com outros brasileiros. Outros como “melhorar o equilíbrio vida social e trabalho” dependerá da sua carreira aqui. Muitas vezes você não consegue trabalhar na mesma função ou terá que trabalhar mais horas ou empregos diferentes para fazer um pé de meia no início.

Veja também: 5 PAÍSES FÁCEIS para brasileiro morar e trabalhar: vistos e salários

3 – Os seus motivos para mudar de país são uma tentativa de fugir?

Reveja a sua lista de objetivos. Há alguma coisa que indique que você quer começar de novo? Pense até se não deixou algo fora da lista que não é inteiramente palpável como “viajar pra sempre sem voltar”. Não há nada errado com esses desejos, mas é importante reconhecê-los para ter uma decisão assertiva.

Até para situações de relocação de trabalho, quando a sua empresa possui vagas em outro país. Antes de aceitá-las veja a sua situação financeira, as suas pendências (como pagamento do carro e da casa) e como solucionaria essas questões. Isso também vale para o emocional: você é uma pessoa ansiosa que tem medo de fracassar? É interessante falar com seu psicólogo para te ajudar a se preparar para essa mudança.

Tudo leva tempo para se adaptar e morar no exterior é uma decisão gigantesca!

morar no exterior perguntas como decidir
Coisas simples que irá sentir saudade!

4 – Você estará bem sem a sua rede de amigos em outro país?

Agora vem uma parte que pesa muito na vida no exterior. Você não terá o contato próximo com familiares e nem amigos. Terá que fazer novas conexões do zero.

Pense em todas as situações desde a sua mãe te fazendo uma sopa quando estava doente, um amigo que te buscou bêbado na balada, alguém que cuidou do periquito pra você.

Eu já morei em 5 países diferentes e pra mim isso não é mais um problema. Claro que eu sinto falta, mas não é uma questão de estar colada às pessoas que eu amo. Essa certeza de não poder contar com sua rede de apoio no mesmo dia, apenas via telefone, é assustador e mais difícil.

Aos poucos você conhecerá novas pessoas que poderá confiar e construirá uma nova rede de apoio. Novas amizades levam tempo, especialmente com os gringos que são mais fechados. Pense como você lidaria com emergências sem a ajuda de seus familiares e esteja confortável com as alternativas.

5 – Você quer se morar no exterior sem visitar o país primeiro?

Eu recomendo fortemente que você vá conhecer o país antes de morar no exterior. Eu fiz isso com a Nova Zelândia: comprei um curso de negócios para 6 meses e fui ver se ia dar certo. Não deu. Descobri que o país não é pra mim. Eu gostei de visitar, mas não de morar. Se como estudante já foi difícil, imagina como imigrante.

Sei que irá gastar mais dinheiro do que você espera, mas acredite, será mais barato do que você se mudar e odiar o país novo. Tire um dos dias de turismo e tente uma rotina como morador. Pegue o metrô no horário mais cheio, coma num restaurante lotado, veja o horário que escurece. Isso é um fator que irá causar muito na sua vida. Pra fazer esse teste, poderá ir no inverno quando as passagens são mais baratas.

Veja: Como morar na Europa: 10 dicas de planejamento



Conclusão

Se você chegou até aqui parabéns! Fico feliz que proporcionei essa reflexão sobre morar fora e claro que há outras questões a serem abordadas antes de você fazer as malas e pegar o avião.

Se tornar imigrante afetará a sua vida em muitas maneiras diferentes, desde os ingredientes que você usará na cozinha até a sua aposentadoria. Vale a pena morar no exterior, mas desde que esteja de acordo com os seus objetivos.

Leia também: 10 erros que cometi ao morar fora do Brasil e Você busca seus sonhos ou os sonhos que sonharam pra você?

motivos morar no exterior
Morar no exterior: 5 Perguntas para saber se está preparado
Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

AULA DE IDIOMA COM PROFESSOR NATIVO
Aprenda qualquer idioma em casa com aulas virtuais e preços acessíveis. Ganhe 10 USD de desconto na sua primeira compra na plataforma do Italki!
CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here