Roteiro em Bolonha: 10 atrações incríveis

8
784

Em um roteiro em Bolonha não pode faltar comida boa e história. Bolonha é uma das capitais gastronômicas da Itália e está rodeada por uma região com vários produtos com denominação de origem como o Vinagre Balsâmico de Modena e o Queijo Parmigiano Reggiano. Sem falar que grandes empresas do ramo automobilístico, como Ferrari e Maserati, tem seus headquarters nessa região.

Mas claro que tem muita coisa pra fazer em Bolonha além de comer! Confira as dicas para aproveitar muito a viagem a Bolonha e mais dicas no vídeo!

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Dicas de Roteiro em Bolonha

Recomendações para uma viagem a Bolonha

Como ela está situada mais ao norte e quase no centro, pode ser incluída em um roteiro para quem vem de Milão em direção à Florença ou Veneza por exemplo. Bolonha pode servir de base para explorar as cidades menores em bate e volta de trem ou carro (se for alugar um carro recomendo a RentCars).

Também vale lembrar que é necessário Seguro Viagem para uma viagem à Itália, já que é um documento pedido na imigração e que irá te salvar tempo e dinheiro caso você tenha problemas com voo, mala ou até saúde.

Rua de Bolonha com torre ao fundo
A torre ao fundo sempre dá um encantinho na foto né

Bolonha não é uma cidade grande no sentido turístico, então você pode fazer quase tudo a pé se hospedando no centro. Veja abaixo uma seleção de alguns lugares que achei interessante e com ótimo custo benefícios em Bolonha:

  1. Le Torri B&b Apartments $$$
  2. We_Bologna $$
  3. Albergo Garisenda $
  4. Dopa Hostel $
  5. Nuovo Hotel Del Porto $$$
  6. Hotel University $$

Caso você esteja viajando com mais gente, pode ser vantajoso alugar um apartamento pelo Airbnb (usando este link você ganha R$140 de desconto na sua primeira hospedagem).

Vale a pena ler também Como viajar barato pela Itália: dicas essenciais e 20 coisas que você precisa saber antes de viajar para a Itália

O que fazer em Bolonha

As dicas para visitar Bolonha estão repletas de detalhes, valores e indicações mas você verá outras no vídeo abaixo onde conto minha experiência na cidade e experimento comidas típicas incríveis! Vem viajar comigo!


Roteiro em Bolonha com as principais atrações

Piazza Maggiore

Essa é a praça principal da cidade, está rodeada de edifícios antigos e muitos cafés. É o ponto de início do nosso roteiro em Bolonha! Também há diversos músicos de rua tocando na praça, na real, em toda a cidade, há diversos e tocando principalmente rock (o que inspirou a trilha sonora do vídeo de Bolonha). Aqui estão localizados diversos Palácios como Palazzo del Podestà, Palazzo Re Enzo e Palazzo Comunale (atual prefeitura) e a famosa Fonte de Netuno.

Palazzo communale
Palazzo Communale e céu azul maravilhoso em Bolonha

No Palazzo Comunale, também chamado de Palazzo d’Accursio, fica a Biblioteca Salaborsa, um espaço muito bonito e com piso de vidro, pelo qual é possível ver as origens de Bolonha como vestígios romanos, uma parede de uma torre medieval e algumas ruínas renascentistas. Aqui também fica a Coleção Comum de Arte.

A Fonte de Netuno é o ponto de encontro da galera há séculos (exatos 5!). Foi criada por Giambologna no estilo maneirista e, apesar de ser encomendada por cardinais, a fonte tem um quê meio erótico com a água fluindo dos seios das nereidas. Netuno está no topo da fonte representando poder e vigor.

Fonte de Netuno em Bolonha
Fonte de Netuno em Bolonha

Curiosidade: o tridente da fonte inspirou os irmãos Maserati na criação da logo para a empresa automobilística. A Maserati nasceu em Bolonha porém sua fábrica fica em Modena.

Aqui também está localizada a Basílica de São Petrônio, um edíficio gigante com 22 capelas e sua fachada nunca foi terminada: metade em tijolos e outra em mármore rosa e branco. Diz a lenda que foi por influência do Vaticano que não desejava que ela fosse maior que a Basília de São Pedro… É considerada a sexta maior igreja cristã da Europa.

Fachada Basílica de São Petrônio em Bolonha
Fachada Basílica de São Petrônio em Bolonha

A entrada é gratuita e você pode visitar um pequeno museu ao fundo da Basílica para conferir alguns livros de 1500 com iluminuras muito brilhantes, relíquias como dentes e ossos e ainda detalhes sobre a construção. É proibida a entrada com mochilas ou malas.
Para visitar a Capela dos Reis magos é necessário pagar a parte. As paredes estão repletas de detalhes pintados sobre o juízo final.

Interior da Basílica de São Petrônio
Interior da Basílica de São Petrônio
Detalhes de um dos painéis do inferno
Detalhes de um dos painéis do inferno
Iluminura, relíquias e detalhe do piso na Basílica de São Petrônio
Iluminura, relíquias e detalhe do piso na Basílica de São Petrônio

Uma curiosidade: na frente da Catedral foi instalada uma escultura de Michelangelo que não durou nem 3 anos. Com a mudança de poderes na cidade, mandaram destruí-la e usaram pedaços para construir um canhão.

Ah, como Bolonha tem ruazinhas estreitas e bem confusas, acho indispensável ter conexão com internet no celular para ver os mapas e, claro, postar as fotos da viagem! Leia Internet na Europa: como funciona chip de celular internacional 4g

Muitos músicos de rua em Bolonha, rock por todo lado
Muitos músicos de rua em Bolonha, rock por todo lado

Palazzo Dell’Archiginnasio

No Palazzo Dell’Archiginnasio funcionou a Universidade de Bolonha, considerada a universidade mais antiga do ocidente fundada em 1088. Hoje conta com uma biblioteca municipal maravilhosa com mais de 750 mil volumes, além de móveis de época, portas lindas, vitrais e afrescos. Várias salas são revestidas em madeira com detalhes de brasões de famílias de professores e estudantes (são em torno de 7 mil escudos de armas!). Também vale uma passada no Teatro Anatômico com explicações em diversos idiomas e ponto de referência na Europa. Entrada gratuita exceto o Anatômico (3 euros).

Teatro Anatômico no Palazzo Dell’Archiginnasio
Teatro Anatômico no Palazzo Dell’Archiginnasio. Foto: Bologna Welcome

Fica atrás da Basílica de São Petrônio na Praça Galvani. Mais para frente você encontra o Museu Civico Arqueológico com informações sobre a Bolonha etrusca e romana e ainda uma coleção egípcia.

Assim como Turim, várias ruas no centro histórico em Bolonha possuem calçadas cobertas pelas construções. Isso é perfeito para os dias super quentes em Bolonha durante o verão (chegando a 40 graus facilmente) e os dias de chuva. Os arcos, pórticos e prédios  vermelhos se tornaram símbolo da cidade.

Olha a altura dessa casa antiga em Bolonha!
Olha a altura dessa casa antiga em Bolonha!

Basílica de Santo Stefano

A basílica em si é bem pequenininha, toda em tijolinhos e com um interior simpático e simples. No entanto essa é apenas uma parte de quatro, e antigamente eram sete! O que encanta é o seu entorno com árvores e os prédios ao seu redor, parece que muitos locais gostam de tomar um café ou passear por aqui. Um lugar gostoso para adicionar ao seu roteiro em Bolonha.

Edifícios ao redor da Catedral de San Stefano
Catedral de San Stefano
Edifícios ao redor da Catedral de San Stefano
Edifícios ao redor da Catedral de San Stefano

Torres

Assim como San Gimignano, as torres eram erguidas pelas famílias ricas como forma de ostentação do seu poder econômico e de influência. Claro que também eram usadas estrategicamente para ataque e defesa. Havia em torno de 100 em Bolonha e, com o passar do tempo, quase todas ruíram. Sobraram algumas pela cidade e apenas duas se tornaram símbolo: Garisenda e Asinelli. Uma delas até está inclinada, assim como a Torre de Pisa, porém há um suporte para que ela não caia e cause acidentes. Essa foi até citada por Dante na obra “Divina Comédia”.



Torres Garisenda e Asinelli ao fundo
Torres Garisenda e Asinelli ao fundo

A torre Asinelli tá de pé certinho e pode ser visitada até o topo, desde que você tenha fôlego para subir os 500 degraus! O ingresso custa 3 euros.

Os canais de Bolonha

Um roteiro em Bolonha mais completo pede uma visita ao canais! Na Idade Média eram muitos, agora quase todos estão cobertos, mas é possível ver por uma janelinha no Portico di la via Piela. Esses canais foram abertos para gerar energia e água para toda a cidade, principalmente durante a época têxtil no século XIII.

Para quem quer ver museus, arte e outras coisas interessantes recomendo colocar as atrações abaixo no seu roteiro em Bolonha:

  • Biblioteca Sala Borsa com ruínas romanas
  • Pinacoteca Nazionale di Bologna (no mesmo prédio da Academia de Belas Artes)
  • Museu e Biblioteca da Musica
  • Museu Medieval
  • Museu do Gelato Carpigiani
Estamos na direção certa
Estamos na direção certa

Santuário della Madonna de San Luca em Bolonha

Este Santuário está afastado do centro, fica no alto do Monte della Guardia e é um lugar muito frequentado por moradores devido ao seu jardim e, claro, motivos religiosos. Para chegar lá é necessário atravessar um dos maiores pórticos do mundo com 4km de extensão. Recomendo para quem tem mais dicas para botar no roteiro em Bolonha.

Santuário della Madonna de San Luca em Bolonha
O Santuário della Madonna de San Luca fica no topo de um monte

O Pórtico começa na via Saragoza, passa pelo Arco del Meloncello e chegará até a Basílica. Lá você pode visitar o terraço panorâmico do Santuário a 42m de altura, custa 5 euros para subir. A entrada no Santuário é gratuita.

Para quem não deseja ir a pé, pode pegar um trenzinho que sai da Piazza Maggiore chamado San Luca Express e chega no Santuário em uma hora. O ticket vale por 24h, custa 10 euros, inclui guia de áudio e você pode descer e subir onde desejar.

Onde comer em Bolonha

Uma das coisas que você deve fazer no seu roteiro em Bolonha é comer! Há tanta coisa boa aqui que não pode passar em branco. Os pratos tradicionais de Bolonha são: tagliatelle al ragú e lasanha bolonhese.

No Quadrilátero Mercado Velho há diversas lojas vendendo especialidades italianas e produtos, massas, salames, mortadelas, queijos, azeites, frutas da estação, peixes frescos do Adriático do e outros ingredientes.

Eu recomendo que você se afaste dos pontos turísticos principais e explore os restaurantes pequenos. Seguimos a indicação de um seguidor e fomos até o Osteria dell Orsa, um restaurante pequeno, meio apertadinho e bagunçado. O cardápio é um pouco limitado, os preços são ótimos e a comida…. SIMPLESMENTE MARAVILHOSA. Não poderia haver outro jeito de finalizar uma viagem pela Itália! O restaurante fica na Via Menta 1 e abre a partir das 12:30

Botamos o nosso nome na fila e fomos chamados em torno de meia hora depois. Dividimos a mesa com mais dois casais e logo, após fazer o pedido, veio um prato bem servido de lasanha e polpetta. Como eu estava doente, não conseguia muito sentir o aroma, mas ao cortar a lasanha já percebi que havia mais do que a aparência meio verde (como assim lasanha verde).

Pratos tradicionais de Bolonha: lasanha bolonhese e tagliatelle al ragu
Pratos tradicionais de Bolonha: lasanha bolonhese e tagliatelle al ragu

Foi um show de sabores. Com toda certeza a melhor lasanha que já provei e custou apenas 8 euros! Aí pedimos uma sobremesa e foi melhor ainda. Uma experiência que você deve ter na sua vigem à Bolonha, passe no Osteria del Orsa!

Creme de Mascarpone delicioso
Creme de Mascarpone delicioso

Outro lugar muito recomendado é Pasta Fresca Naldi na via del Pratello 69, um lugarzinho bem pequeno mas com comida deliciosa.

fonte mulher agarrada em cavalo marinho e polvo bolonha
Amei essa escultura por causa do polvo haah

Salve no Pinterest este roteiro em Bolonha

Roteiro em Bolonha, 10 atracoes legais para visitar

 

 

Assista o vídeo com mais dicas do que fazer em Bolonha

Mais roteiros ao norte da Itália

As charmosas cidades do Lago di Garda

Trento: atrações em Trentino Alto Ádige!

Burano e Torcello: duas ilhas encantadoras em Veneza

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

CHIP DE INTERNET
Não fique sem conexão durante a viagem! Conheça o chip de internet 4G EasySim4U com frete grátis!

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

AIRBNB
Alugue apartamentos ou quartos com preços especiais, ótimos para quem viaja em grupo! Reserve no Airbnb e ganhe R$180 de desconto na sua primeira hospedagem.

DINHEIRO NO EXTERIOR
Com Transferwise você economiza dinheiro durante o intercâmbio ou morando em outro país. Veja como transferir dinheiro para o exterior.

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

ALUGUEL DE CARRO
Alugue um carro para sua viagem nas melhores locadoras e pague em 12x sem juros e sem IOF com a RentCars!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

Travel blogger e designer aspirante à muitas coisas e com PhD em zuera, não dispensa uma aventura cheia de desafios e tragédias. Nas horas vagas joga games, canta e planeja as próximas viagens.

8 COMENTÁRIOS

  1. Tudo na Itália me encanta mas quanto mais leio, mais me apaixono!!! Queria poder passar um mês só nessa região pra conhecer tudoooo! Amei a história do tridente/ logo da maseratti!!!!👏🏻👏🏻👏🏻

  2. Quando ouço falar em Bolonha eu só consigo pensar em comida. Tanto que você escreveu “piazza” e eu li “pizza” kkkkk. Brincadeiras à parte, que cidade linda! Anotei as dicas pra próxima viagem, obrigada!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here