Burano e Torcello: duas ilhas encantadoras em Veneza

14
160

Burano é uma ilha a 7km de Veneza e mundialmente famosa por suas inúmeras casinhas coloridas coladinhas! Me senti em casa com tantas cores! É possível visitá-la em um dia e ainda dar um pulinho em Torcello, uma ilha mais roots pertinho dela, então separe um dia exclusivo no seu roteiro em Veneza (tenho um pronto para você se inspirar aqui: DICAS DE VENEZA: O QUE FAZER E ROTEIRO 2 OU 3 DIAS)

Veja as dicas de Burano e Torcello e também assista o vídeo para mais detalhes!

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

As casas coloridas de Burano

dicas de burano veneza italia casas coloridas

Como chegar em Burano

Com o vaporetto é claro! O ticket diário de Veneza vale para Burano também e a viagem dura de 40min a 1h dependendo do “trânsito” aheuahe A linha 12 sai da estação Fondamente Nove. É bem possível que seu barco pare em Murano (outra ilha, não se confunda) antes de seguir viagem para Torcello e Burano. Esse vaporetto é maior que os outros.

lugares coloridos para visitar burano na italia ilha com casas coloridas burano italia

Arte em renda merletto

artesanato renda merletto burano italia

Na saída do terminal do vaporetto de Burano você vê vários vendedores de roupas com rendas belíssimas, outra coisa que atrai muita gente para a ilha. Essa arte é chamada de merletto e vários reis e rainhas já utilizaram peças feitas aqui..então chegou a sua vez!! ahuhaue Tem várias muito bonitas e muuuito caras, então dê uma pesquisada nas lojas. São toalhas de mesa, toalhas, lenços, vestidos, marcador de página… Tem até o Museu de Merletto na ilha!

Também leve em consideração que as artesãs levam muuuito tempo para fazer certas peças e trabalho manual sempre é bem valorizado na Europa ($$$$). Eu achei os da barraquinha bem mais baratos, mas é possível que tenham sido feitos em máquina, vai saber.


o que comprar em veneza rendas de burano

souvernir de renda merletto buranoVocê também irá encontrar tapeçarias, capas de almofadas e outras coisas maravilhosas!

tapeçaria almofas de veneza buranoo que comprar em burano renda roupas

Por que as casas de Burano são coloridas?

burano roteiro em veneza dicasCaminhando mais um poquinho da estação você chega no canal principal e avista a ponte do amor, muito disputada para fotos! Aqui o ritmo é bem mais lento, dá pra ver as velhinhas estendendo as roupas no varal (botam calcinha lá foram sem problema), sentadas na praça conversando…não tem gritaria e nem correria.

As casas de Burano são assim beeem coloridas para facilitar que os moradores encontrassem a suas casas na neblina após um dia de pesca e evitar que batessem na costa da ilha .A tradição se mantêm há décadas, cada uma é diferente da outra (seguindo um sistema de cores controlado da ilha) e as casas são repintadas a cada dois anos. Se você quer mudar a cor da casa, precisa enviar um pedido ao governo que responde em quais cores poderá pintar naquela determinada quadra de casas! Em torno de 4 mil pessoas moram na ilha.

dicas de veneza roteiro buranoo que fazer em burano veneza janelas coloridas

Também há uma pequena igrejinha a Parrocchia San Martino Vescovo, você avista a Torre de Longe!

gato em burano venezacatedral de burano dicas italia

O que comer em Burano

o que comer em burano biscoitos essiHá diversas lanchonetes e restaurantes em Burano e até um estrela Michelin chamado Trattoria al Gatto Nero. O prato típico da ilha é o Risotto di Go´ (risoto de peixe), mas tem pizza também pros menos “aventureiros”.
Você também irá encontrar vários bolachas (ou biscoitos) de farinha e manteiga chamados Essi Buranei e o pacotinho varia de 3 a 5 euros.

Um passeio em Torcello

casa restaurante em torcello garagem de barcoTorcello é uma ilha menor que Burano e bem mais roots, quase vazia e com muito natureza. Também é bem antiga, foi habitada antes que Veneza e produzia muito sal e lã, sendo importante por vários anos. Teve um queda economica e surto de doenças, ambos fizeram que muitos habitantes abandonassem a ilha.

barcos em torcello turismo em veneza
Hoje ela é praticamente um espaço rural com alguns restaurantes, lojinhas, algumas ruínas do antigo Batistério e a Catedral Santa Maria Assunta, o edifício mais antigo da ilha. Do outro lado há a igreja de Santa Fosca do século XI com um teto redondo e em madeira. Esta tem entrada gratuita.
Também há um Museu Arqueológico!

o que fazer em torcello veneza

Para chegar aqui é de Burano é só pegar a linha 9.

Catedral Santa Maria Assunta o que fazer em torcello veneza como chegar em torcello igreja Santa Fosca



igreja torcello ilhas de veneza dicas

Assista o vídeo!

 

Salve no Pinterest

Ilhas de Veneza, o que fazer em Burano e Torcello na Itália

Leia também

VALE A PENA O PASSEIO DE GÔNDOLA EM VENEZA?
LAGO DI BRAIES: UM DOS LAGOS MAIS BONITOS DA ITÁLIA!
BASSANO DEL GRAPPA: CHARME NO VÊNETO!


Viaje com a Angie

Faça sua reserva através dos serviços parceiros do blog!Assim você nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO e continua acessando o blog grátis! Obrigada!

Receba dicas exclusivas no seu email!Receba dicas exclusivas no seu email
Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas viagens, descontos incríveis e os melhores lugares para visitar e curtir a vida!

Travel blogger e designer aspirante à muitas coisas e com PhD em zuera, não dispensa uma aventura cheia de desafios e tragédias. Nas horas vagas joga games, canta e planeja as próximas viagens.

14 COMENTÁRIOS

  1. A minha Veneza favorita é precisamente aquela onde conseguimos escapar a um feroz turismo que nem nos permite usufruir em condições da incomparável beleza da cidade… Bela experiência, esta.

Curtiu? Comentaí!