A Itália é um país lindo e diferente de norte a sul. Porém algumas coisas encontramos por toda parte e que são costumes dos italianos. Veja algumas coisas importantes antes de viajar para a Itália e assista o vídeo!!
20 coisas que você precisa saber antes de viajar para a Itália
1 – A água das fontes é potável
E grátis! Aproveite para recarregar a sua garrafinha quando avistar uma! Elas estão por toda a parte.
2 – Taxa do restaurante
Em vez de pagar 10% do que você consome em um restaurante, normalmente é cobrado o “coperto” que varia de 2 a 3 euros por pessoa. Basicamente cobram por levar o prato até você e por sentar. Se optar para comer de pé, por exemplo tomar um café da manhã, escolha o balcão para fugir desta taxa.
3 – Os trens funcionam…às vezes
Existe trem pra tudo quanto é lado na Itália! São diversas companhias e tipos de trens, dos regionais aos Freccia Rossa (os rápidos e pura phynesse) e claro diferentes valores. Sugiro baixar o app Trenitalia para você ver os horários e quantidades de conexões. Sempre escolha os que possuem poucas, pois as vezes pode não dar tempo de entrar no outro trem…lembre-se que muitos trens atrasam!
4 – Não esqueça de validar o ticket
É fácil comprar as passagens de trem na máquina de bilhetes, só preste atenção pois algumas só aceitam cartão. Depois de comprar olhe a tabela de horários para saber qual binário você deve ir (em qual trilho o trem vai estar, já que isso não vem impresso no bilhete). Ah, e não esqueça de validar o bilhete antes de entrar no trem! Procure por pequenas máquinas verdes nas paredes ou colunas da estação, aí é só inserir para que ela imprima o horário e a data. A partir dessa validação, você tem 4 horas para viajar, depois disso terá que comprar um novo. Confira no Guia para viajar de trem na Itália
Atenção: não deixe para comprar a passagem no trem pois você terá que pagar 5 euros a mais pelo serviço e por pessoa. E se viajar sem bilhete, corre o risco de pagar uma multa de 200 euros.
5 – Viaje de ônibus
Nem sempre as passagens de trem vão estar com preços bons, aí você opta por viajar de busão! Nos trajetos que fiz, paguei 13 a 25 euros e fui pela Flixbus, uma empresa alemã que atua por quase toda a Europa. Os ônibus são bons e saem no horário de diferentes lugares, pois não existem rodoviárias certas, normalmente são as ruas laterais próximas às estações de trem. Compre a passagem pelo site e pague com cartão de crédito ou Paypal. Aí é só apresentar o QR code da passagem para o motorista e embarcar.
Se estiver em mais pessoas e for explorar uma região específica como a Toscana, compensa alugar um carro: Dirigir na Itália: documentos e dicas para alugar carro
6 – Hotéis de um andar
Nas cidades mais turísticas existem vários hotéis de apenas um andar! Já ficamos em um hotel em que no prédio havia mais 2 hoteis diferentes. Aparentemente, o dono compra diversos quartos e faz um hotel.
7 – Horário do check in
Sempre confirme se o hotel faz check in tarde, pois se não você fica sem lugar para dormir, principalmente se for depois das 20h. Lá no Booking tem as informações e horários, sempre envie uma mensagem dizendo o horário que irá chegar para que o hotel se prepare para te receber ou cancele a sua hospedagem a tempo. O Jean já ficou sem lugar pra dormir, já tivemos que pegar chave do quarto em loja de russo e alguns hoteis simplesmente cancelam.
8 – Self service no mercado
Quando você compra pão, frutas ou verduras precisará pegar o código do produto e digitar na balança para emitir a etiqueta do preço. Não existe alguém para pesar e etiquetar para você. Se não fizer isso, terá que voltar pois vários atendentes do caixa não fazem isso por você. Ah e não esqueça de por as luvinhas de plástico antes de pegar cada item.
9 – Leve a sua mochila ao mercado
Os mercados da Itália tem preços bons e você vai acabar comprando bastante coisa. Se você não levar uma sacola grande ou uma mochila, terá que pagar 10 centavos por cada sacola! No início a gente compra, mas a cada ida pro mercado “pqp esquecemos as sacolas”. Ah e seja rápido, pois os caixas do mercado passam todos os produtos num piscar de olhos, ai você já se embanana pra pagar e quando vê a pessoa já ta passando as compras do seguinte.
10 – O verão da Itália é QUENTE QUE NEM O INFERNO
Se possível não venha para a Itália no verão. Sério. É muito cansativo explorar a cidade quando faz 44º Celsius! Viajar para a Itália no verão significa altas temperaturas, muita gente, preços exorbitantes e tudo lotado. Imagina visitar o Fórum Romano ou Pompeia onde quase não tem sombra, solão direto na cabeça e tudo pedra. Impossível! Prefira viajar para as praias do sul ou as ilhas! Veja também MOCHILÃO NA EUROPA NO VERÃO: O QUE LEVAR
leia roteiros prontos da Itália:
- O que fazer em Florença em 3 dias
- Roteiro em Roma de 2, 3 ou 4 dias
- Dicas de Veneza: o que fazer e roteiro 2 ou 3 dias
- Cinque Terre: guia pra curtir as vilas da Itália!
- Roteiro em Bolonha: 10 atrações incríveis
11 – Italianos nem sempre falam inglês
Aprenda algumas palavras em italiano para poder se virar melhor. Apesar de ser muito parecido com o Português, o italiano é falado muito rápido e dependendo a região tem um sotaque carregado. Ciao, Grazie e Non Capisco já é um bom início!
12 – É uma pizza por pessoa
Na Itália não tem essa de pedir uma pizza e dividir com a galera. Você pode até pedir algumas vezes, mas levará alguns olhares maldosos -_- As pizzas são gigantescas e individuais, então esteja com fome de verdade antes de pedir uma e custam normalmente enter 6 e 12 euros! Em certos lugares vendem pizza por fatia e por peso que varia de 1 a 5 euros, o que acaba compensando se quer algo salgado pra um lanche.
13 – Cappuccino se toma pela manhã
Os italianos tomam cappuccino no café da manhã e acham muito ridículo quando um turista toma a tarde. Se quiser evitar esses desdéns, peça um latte.
14 – Garçons atendem mal na maioria das vezes
Como falei nos exemplos acima, os garçons são os que fazem cara feia para o seu pedido haueha Na maioria dos restaurantes que estivemos, os garçons demoravam a aparecer, faziam o pedido rapidamente e vazavam. Não tem essa de tentar agradar ou ver se tá tudo bem.
15 – Beba muito vinho!
Viajar para a Itália é encher a cara haeuaheuah Aproveite para tomar todos os tipos possíveis de vinho! Existem vinhos de 2 a 3 euros e são realmente bons!
16 – Os italianos descansam depois do almoço
O famoso Riposo é extremamente comum na Itália. As coisas fecham das 13 as 16h, desde farmácias, mercados e até a venda de tickets para balsa (como a gente experimentou lá no em Sirmione no Lago di Garda).
17 – O chip da Tim pode não funcionar no seu celular
Dependendo da sua sorte, você não terá internet no seu celular por motivos misteriosos. Comprei um chip da Tim que não funcionava de jeito algum, tentei formatar, refazer as conexões e nada. Ainda bem que eu tinha um chip de internet da Holafly (veja Veja como funciona eSIM da Holafly)
18 – Fique atento com os golpes
Viajar para a Itália é também estar muito atenta, principalmente na alta temporada. Fuja das pulseirinhas, das moças bonitas e outras tretas na Itália pra não ficar sem dinheiro! Falei neste vídeo os GOLPES NA EUROPA E DICAS DE SEGURANÇA NA VIAGEM
19 – Cuidado com furtos
Esteja atenta às suas coisas sempre, principalmente nas grandes cidades como Roma, em multidões e transporte público. Mantenha suas coisas à sua frente e se possível use cadeado, pois os caras são mão leve!
20 – Tome muuuito gelato!
Os sorvetes italianos normalmente são frescos e feitos no dia, mas ainda há os ruinzinhos. Você descobrirá conforme a viagem e vai aprender a reconhecer pelo estilo da loja, como dispõem os sorvetes e também os sabores. Viajar para a Itália é provar todos os sabores possíveis!
Tem mais dicas para viajar para a Itália? Comente!
Assista mais curiosidades, costumes e dicas para viajar na Itália no vídeo abaixo
Salve no Pinterest
ROTEIRO EM MILÃO: ATRAÇÕES E HAPPY HOUR!
5 MOTIVOS PARA VISITAR FLORENÇA!
AS CHARMOSAS CIDADES DO LAGO DI GARDA
FOMOS EXPULSOS DO HOSTEL – WORKAWAY NA ITÁLIA
Ótimos post! A Itália é exatamente isso! Especialmente os furtos, atrasos nos trens, garços que atendem mal… rs Tem que ter paciência e aprender a se virar por lá. Tirando isso, é um país belíssimo pra viajar!
Melhor lista de fatos sobre a Italia ever! hahaha É bem assim mesmo. o tem sempre atrasava, o garço era quase sempre relapso ( me sentia em casa..hahaha ) E omais engraçado é que: vc pergunta em ingls, eles repsondem em italiano, só que é tanto gesto que vc entende absolutamente tudo. E quando vc compra uma pizza na rua, eles dobram em quatro e vc sai comendo? hahaha
oi Angie… é bem isso ai. rsrsrs Mas, sabe que não tive problema algum com os garçons?! Bem ao contrário! Estive na Toscana em uma viagem e em outra ocasião na região do Vêneto e em Milão. Foi super de boa, inclusive com uma conversinha aqui e outra acolá e muitas dúvidas tiradas! rsrsrs Soube que no sul é um pouco diferente. rsrs
Seja como for é sempre bom uma listinha como essa que já prepara a gente para o país né?! beijocas
Aii o gelado italiano é o melhor do mundo Angiee!! Agora lembrei e fiquei deprimida por não poder comer eheh É verdade, os italianos são tudo isso aí que você escreveu, mas sabe, nós não queremos saber se nos olham de desdém eheh e se me apetece um capuccino à tarde eu vou tomar 😉 E também dividimos pizza!
Farei o mesmo🤜🏻🤛🏻
Ótimas dicas. O gelato experimentávamos sempre que possível mesmo, hehehehe. Fomos no inverno, estava frio, mas um frio tranquilo. Achei os italianos simpáticos, mas não lembro dos garçons, rssss. E ainda bem que não fomos surpreendidos com nenhum golpe.
#2 – Jà paguei 5€ em um coperto! E o preço do cardàpio muda para quem se senta e para quem consome em pé no balcão!
#3 – Sugiro que todos decorem a palavra SCIOPERO (chòpero), isto é: greve!
#10 – Peguei infernais 41 graus sem vento! E eu odeio calor!
#13 – Em todos os livros didàticos, eles enfatizam: Non chiedere mai un cappuccino dopo pranzo
hahahaha
# 16 – Morei em uma cidade que fazia a siesta das 12h às 17h!!!!!
#17 – Usava Vodafone e era maravilhosa
Super dicas! Anotadissimas para minha viagem do ano que vem. Ta super explicadinho e claro, arrasou muito guria! Beijos grande pra vc!
Tudo verdade! A história da pizza, do verão (que é um horror de quente!) , a dica do supermercado. Mas o melhor de tudo: o gelato!
Hahaha adorei esse post! Muito bom mesmo e as dicas são as melhores possíveis… Me senti viajando pela Itália de novo! Saudades dos gelatos ou de comer uma pizzona daquelas! hahaha
Ai que delícia de post. Bateu uma saudade da Itália e uma vontade de conhecer mais. E morri de rir com o item 10. Sim! É um forno, tanto que passei mal visitando o Fórum Romano e desisti do Palatino. Fui correndo catar uma sobra, tomando água das fontes de Roma e me refrescando com um Gelato 😉
Esse negócio do Capuccino eu não entendo… afinal, qual a diferença do capuccino e do latte? hahaha mas a pizza individual gigante é só amor! <3
Vou mandar o link dessa postagem pra um casal de amigos que esta planejando viajar para a Italia esse ano. (invejinha basica deles haha). Essas dicas são maravilhosas. Fiquei de cara sobre a pizza, hahah mas eu to nem ai, pegava uma grandona e dividia em 2 mesmo heheh
Olhe, eu já estive em Setembro em Roma e, apesar de já não ser o pico do Verão, estava um calor horroroso. Graças a deus pelos gelatos e pelas fontes de água públicas!
P.S. Também achei os funcionários dos restaurantes muito mal educados (com algumas gratas excepções)
nusss vou agora em abril!
hahaha, fui para a Italia e é exatamente assim. Que saudade das pizzas individuais e dos gelatos. Esse ao volto pra lá!
ÓTIMAS dicas. Águas potáveis nas fontes, que delícia. E pizza individual? Eu ia levar muita bronca dos garçons, kkkkk
ou pede pra levar pro hotel aheuaheua
Adorei o post! O lance da sacola rola aqui em São Paulo também. Custa R$0,08 e direto eu esqueço minhas sacolas retornáveis. E comer em pé pra economizar? Minha cara fazer isso.
é uma medida legal de cobrar para reduzir o plástico, mas q eh um choque não darem é ahueahe
Olha, às vezes tenho vontade de tomar um cappuccino na parte da tarde. Peço e nunca houve pilherias. Afinal, sou eu que pago e tenho o direito de pedir o que quiser kkkkkk
Ter água potável nas fontes é sempre uma mão na roda!! Quanto ao meu sagrado cappuccino, podem me olhar torto, italianos! Quero cappuccino e muitooooo gelato! Obrigada, de nada! kkkk
aheuaheuahu eu faço o meu a tarde e tomo com maior vontade ehaueahue
É uma lista com 20 dicas incríveis! Algumas coisas eu nem imaginaria, como tomar cappuccino somente no café da manhã kkkkk eu prefiro a tarde. Ótimo post! Obrigado por compartilhar
O verão da Itália é QUENTE QUE NEM O INFERNO — nossa, anotando aqui pra NUNCA ir no verão!!! Se tem uma coisa que eu não suporto é ficar derretendo pelos cantos qdo to viajando, rs
Fui para Itália duas vezes e nas duas dividi a pizza, a primeira vez dividi com meu marido e na segunda dividi com amigos italianos, já ouvi falar mesmo que olham feio e que não era comum, mas qnd os italianos começaram a dividir a pizza conosco eu não entendi foi nada kkkk
kkkkk
Tive há dois anos, em Milão e não tivemos qualquer stress, no sentido de furtos ou atrasos de transportes mas tentaram dar nos o golpe das pulseirinhas e das entradas rápidas no Duomo ??? Mas adorei e quero muito voltar
Boa tarde! Qual seria o ideal (e mais barato), para se hospedar viajando para a Itália durante 10 dias, comprar pacote com hospedagem ou alugar hotel em cada cidade que ficar?
oie seria mais fácil reservar o hotel por conta, maaas isso depende muito do trajeto. sugiro que faça um orçamento numa agencia e depois avalie o mesmo trajeto por conta
Adorei suas informações. Mais que informações, experiências. Vou contar com elas quando for visitar esta terra magnifica. Terra dos meus ancestrais.