Cinque Terre: guia pra curtir as vilas da Itália!

10
161

Cinque Terre são cinco vilas nos penhascos da Itália, mais precisamente na Liguria. É possível fazer as 5 num dia só, pois ficam bem pertinho uma da outra e há trens a cada 15 a 30 minutos. Um passeio muito bonito e até romântico (se levar a pessoa certa heauheuahea).  Veja o que fazer em Cinque Terre e assista o vídeo!

Dicas Cinque Terre na Itália

vista riomaggiore italia dicas cinque terreVista para Riomaggiore de uma das trilhas

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Como chegar em Cinque Terre

Só pra você se localizar: Cinque Terre fica a 150km de Gênova e 125km de Pisa.  A cidade mais pertinho é La Spezia e fica ao sul de todas as Terre. Sugiro que você durma em La Spezia pois é muito mais barata e é uma gracinha. Veja aqui uma lista de hoteis em La Spezia

Cinque Terre é super fácil de chegar por trem, nem cogite ir de carro que vai ser um inferno na terra.

Há duas formas de explorar as Cinque Terre em um dia de trem: começando por Monterosso al Mare, Vernazza, Corniglia, Manarola e terminar em Riomaggiore ou fazer o contrário.  Lembre-se de sentar no lado direito para ter pequenos trechos com vista para o mar.

Há a possiblidade de chegar de barco e também fazer trechos a pé por trilhas. Eu não recomendo fazer as trilhas entre as vilas, pois é muito tempo caminhando embaixo do sol pra poucos cenários maravilhosos (e no verão é absurdo de quente na Itália!!!). É mais fácil só explorar um pouquinho de cada trilha pra poder ver a vila de longe e ter aquelas fotos incríveis.

tunel via dell amore riomaggiore cinque terreTúnel no início da Villa dell’Amore

Se estiver com espírito aventureiro é possível fazer duas trilhas:  Monterosso e Vernazza (Sentiero Azzurro) e Manarola e Riomaggiore (a famosa Via dell’Amore). O trecho entre Corniglia e Manarola está fechado desde o desmoronamento que houve anos atrás em 2011 (maaas conheço uma louca que passou por cima das pedras arriscou a vida e saiu viva aheuahe). Eu não recomendo arriscar né galera!


guia viagem cinque terre italia

Mas por que explorar Cinque Terre em um dia?

As vilas são bem pequenas e parecidas (claro que o charme é diferente), você utiliza um cartão chamado 5 Terre Card para um dia inteiro que custa 16 euros e inclui trens ilimitados e a entrada para o Parque Cinque Terre.  Esse cartão só vale para o dia da compra, não é 24h. Dá pra comprar direto na bilheteria, não tente comprar na primeira máquina que ver, pois todo mundo vai tentar comprar na mesma e a fila vai ser grande aheuahea Não esqueça de validar o ticket nas maquininhas verdes.

Se começar cedinho dá pra fazer bem de boa, especialmente se for durante a primavera e verão quando os dias são bem compridos e tem sol até 21h. Não acho viável dormir em nenhuma das Cinque Terre pelo valor exorbitante e lembre-se que os prédios são antigos e amontados também ehheehe

Cinque Terre é um lugar hypado (sensação do momento) e tem muita mas muita gente! Não é mais um lugar tranquilo para relaxar, é tão lotado quanto a praça da Duomo em Milão por exemplo. Então tenha paciência, chegue cedo pra fugir um pouco da muvuca.

Roteiro em Cinque Terre

Riomaggiore

Nós começamos por Riomaggiore pois chegamos a tarde (deu tudo errado no dia, ai não deu pra chegar cedo). Esta é uma das mais fotografadas por causa de seus predinhos coloridos amontoados numa abertura do penhasco. Eu gostei muito da vista para o mar caminhando pela trilha da esquerda ao sair do trem.

Riomaggiore tem várias ruazinhas charmosas, opções de restaurantes e cafés. É bastante subida e descida, degraus…bora fazer exercício!

cinque terre predios coloridos italiaroteiro na italia cinque terre litoral

vista cinque terre riomaggiore italia

Manarola

Manarola com certeza é a primeira imagem quando falam de Cinque Terre. Creio que por ser mais espalhada no morro dá uma ideia melhor da região. Ela é um pouco menor que Riomaggiore e também possui diversos cafés e restaurantes. Recomendo ver o por do sol aqui devido a posição da vila!

vista manarola cinque terre italia

Sugiro fazer essa trilhazinha na direita de quem tá de frente pro mar pois tem essa vista da foto acima e também consegue ver Corniglia do outro lado.

manarola cinque terre dicas italia

Corniglia

É a diferentona de todas as Cinque Terre pois fica no topo de um morro sem contato algum com o mar. É uma vila agrícola, cheia de vinhedos e muitas escadas, o que a torna a mais tranquila (já que a galera não gosta de fazer tanto esforço físico aheuaheau). Mas não se preocupe, existe um ônibus que te leva até lá em cima e tá incluso no 5 Terre Card

roteiro em cinque terre corniglia



Vernazza

Vernazza é um pouco diferente das outras terras pois tem uma abertura maior para o mar e uma praça com algumas mesinhas (pode estar fechada se o mar estiver nervoso). O destaque é a igreja Chiesa di Santa Margherita, construída do ladinho do mar lá no século XIV que ainda toca os sinos várias vezes ao dia. Existe uma escadinha ao lado dela que dá para um pátio e uma vista muito legal do morro.

verazza igreja dicas de cinque terre italiavernazza cinque terre tremNo topo de uns dos morros de Vernazza fica o Castello dei Doria, construído no século XI com uma vista incrível.  O ingresso custa 2,50 euros.

mesa de restaurante penhasco cinque terreJá pensou sentar nessa mesinha ai?

 

Monterosso al Mare

Essa é considerada a vila mais moderna com prédios mais modernos e com uma praia ótima para mergulho no verão! Nas outras é possível entrar na água, mas é só pedra, meio perigoso. O centrinho é antigo e bonitinho…olha esse azul gente!

cinque terre praia monterosso al mareCuriosidade: consideram Portovenere a sexta Terre! Se você tiver um dia a mais vale a pena conhecer, dá pra ir de busão ou barco, die

Onde comer em Cinque Terre

Todas as vilas possuem pequenos restaurantes bem locais e os preços são ok. Procure algum que o atendimento seja bom (caso raro) e que não seja direto pro mar pois ai o preço é mais caro e a comida normalmente não é boa.

Há vários lugares que vendem salagados, pizza, gelato.. os preços são acessíveis e tem opções para todo mundo.

restaurante cinque terre riomaggioreo que comer em cinque terre

Esta massa aqui é característica da região e se chama Troffi, um enroladinho com molho pesto à genovese. É muito gostoso!

troffi o que comer em cinque terre la spezia

Lembranças de Cinque Terre

As típicas lojinhas com cacarecos e lembrancinhas estão espalhadas por todas as vilas e de todos os preços possíveis. Recomendo comprar presentinhos pintados à mão como estes fechadores de garrafa com rolha. Também há canecos, pratos e várias coisas de cerâmica. As coisas normais também tem de monte: camisetas, ímãs, cartões postais…

lembrancas viagem italia cinque terreO que eu não recomendo comprar em Cinque Terre são as roupas, tudo muito caro e exorbitante pra pouca coisa. Tudo é muito bonito até você ver o preço na etiqueta.

o que comprar em cinque terre riomaggiore blusas

gaivota pistola cinque terreGaivota pistola tá de olho em você

riomaggiore vista penhasco casas coloridas italia

Curtiu as dicas de Cinque Terre na Itália? Comente!

Assista o vídeo

Salve no Pinterest

Dicas de Cinque Terre na Itália, românticas e únicas!

Confira também

COMO VIAJAR BARATO PELA ITÁLIA: DICAS ESSENCIAIS!
20 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE VIAJAR PARA A ITÁLIA
AS CHARMOSAS CIDADES DO LAGO DI GARDA
ROTEIRO EM MILÃO: ATRAÇÕES E HAPPY HOUR!

 



Viaje com a Angie

Faça sua reserva através dos serviços parceiros do blog!Assim você nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO e continua acessando o blog grátis! Obrigada!

Receba dicas exclusivas no seu email!Receba dicas exclusivas no seu email
Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas viagens, descontos incríveis e os melhores lugares para visitar e curtir a vida!

Travel blogger e designer aspirante à muitas coisas e com PhD em zuera, não dispensa uma aventura cheia de desafios e tragédias. Nas horas vagas joga games, canta e planeja as próximas viagens.

10 COMENTÁRIOS

  1. Bem legal! Eu não sabia que dava para fazer tudo em um dia, sempre achei que tinha que ficar lá indo cada dia para uma vila, comendo até morrer e tomando um vinho diferente em cada parada…hahah

    • Ahh da também. Eu recomendaria 2 dias, mas como normalmente a galera faz tudo correndo pra poder visitar a maior quantidade possíveis de cidades já inclui as 5 num dia só ahuwhshs

  2. Guria, que vilarejos impressionantes. Tantas cores contrastando, vindo do mar e subindo pelos morros! Uma pena que lugares assim são descobertos por todo mundo de uma vez e acabem perdendo um pouco da essência.

Curtiu? Comentaí!