Metrô de Londres: como funciona e dicas

0
74

O metrô de Londres é muito fácil de usar e prático, porém muita gente pode se perder e acabar gastando muito mais do que devia. Confira as dicas para se dar bem no metrô de Londres e assista o vídeo!

Dicas para usar o Metrô de Londres

Como usar o metrô de Londres

O metrô de Londres é chamado de Tube ou Underground, é o mais antigo do mundo (foi inaugurado em 1863) e também um dos mais extensos com 402km de trilhos.
Funciona das 5 da manhã até a meia noite durante a semana, então após esse horário precisa pegar os ônibus noturnos. Nos finais de semana o metrô de Londres continua funcionando nas principais linhas.

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Para encontrar um metrô, basta procurar pela logo clássica do Underground com o círculo vermelho cortado por um retângulo azul.

logo metro de londres estação picadilly

Oyster Card

O Oyster Card é um cartão recarregável que você usa no metrô de Londres e ônibus da cidade. Ele custa 5 libras que podem ser reembolsadas quando você retornar o cartão em algum guichê do metrô antes de ir embora, geralmente no aeroporto.

Há duas modalidades: pay as you go (paga conforme usa) ou por períodos, como semanal ou mensal. Se você usar várias vezes num dia só, o cartão vai cobrar o ticket diário.

cartao oystercard metro de londres dicas

Passo a passo do metrô de Londres

Este é um mini guia de como usar o metrô de Londres, no vídeo eu mostro bem certinho como funciona, então vale a pena assistir caso tenho alguma dúvida.


1 – Compre o Oystercard em um guichê pagando 5 libras.

2 – Para recarregar basta ir numa máquina do metrô e passar o cartão no leitor amarelo. Aí você seleciona quanto deseja em créditos e paga com cartão de crédito ou dinheiro. Passe o cartão novamente para atualizar e confirmar o valor final.

3 – Olhe bem as placas que indicam as direções do metrô e veja no mapa.

4 – Encoste o Oyster Card na catraca e siga as placas na direção que você quer ir. Preste muita atenção, pois se errar, deverá caminhar muito mais. Algumas estações são muito grandes e pode demorar de 5 a 10 min para você ir de um lado a outro na hora do rush.

5 – Desça escadas e escadas rolantes sempre permaneça do lado direito, pois quem tem pressa passa pelo lado esquerdo.

6 – Confira o painel para ver quanto tempo demora para o metrô da sua linha chegar. Você irá ouvir o famoso chamado do MIND THE GAP (cuidado com o vão entre o trem e a estação) e embarque.

7 – Mantenha sua mochila na sua frente ou em algum cantinho para não atrapalhar. Nos horários mais corridos, vai ter muuuita gente!

8 – PASSE NOVAMENTE O OYSTER CARD NA SAÍDA. Se não você será cobrado o preço total de todas as zonas!

estação de metro em londres kensington

Zonas e preços do Metrô de Londres

O mapa do metrô de Londres é bem organizado e você consegue visualizar as diferentes zonas. Normalmente os turistas não vão muito além da zona 1 (dentro da garrafa) e 2 e entre o aeroporto Heatrow na zona 6. Se você chegar por outro aeroporto em Londres, confira este guia: Aeroporto de Londres ao centro

O valor do ticket diário usando OysterCard é 6,80 libras para um dia entre as zonas 1 e 2. Assim, multiplique esse valor pela quantidade de dias que irá ficar.

Atenção: se você ficar mais de 5 dias, aí já compensa pegar o passe semanal.

como funciona o metro de londres preços

Aplicativos para usar o metrô de Londres

Eu normalmente uso o Google Maps, ele indica muito bem as estações e a direção, porém se o trajeto é longo ele pode se perder. Por isso baixe o Citymapper, no qual você poe a sua estação mais próxima e onde quer chegar.



Sempre veja qual é a próxima estação para poder conferir os sentidos dentro da estação de metrô. O sentido é o ponto final da linha.
O mapa é bem claro, então você não precisa ficar desesperado se aparecer Southbound ou Northbound nas plaquinhas.

como pegar o metro em londres dicas

Confira sempre quanto tempo demora e se tem opção de ônibus. As vezes não é vantagem pegar o metrô pois você precisa caminhar muuuito até chegar no trem dependendo da estação. Por exemplo: apenas na estação Waterloo há 23 escadas rolantes.

Assista o vídeo para mais dicas sobre o metrô de Londres

Leia também

Roteiro em Londres 3 dias: as melhores atrações!
O que NÃO fazer em Londres: erros que te custam dinheiro!
Guia dos Pontos Turísticos de Londres

Salve este guia de como funciona o metrô em Londres

Como usar o metrô de Londres, valores, dicas, mapa



Viaje com a Angie

Faça sua reserva através dos serviços parceiros do blog!Assim você nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO e continua acessando o blog grátis! Obrigada!

Receba dicas exclusivas no seu email!Receba dicas exclusivas no seu email
Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas viagens, descontos incríveis e os melhores lugares para visitar e curtir a vida!

Travel blogger e designer aspirante à muitas coisas e com PhD em zuera, não dispensa uma aventura cheia de desafios e tragédias. Nas horas vagas joga games, canta e planeja as próximas viagens.

Curtiu? Comentaí!