Metrô de Londres: como funciona e dicas

9
3654

O metrô de Londres é muito fácil de usar e prático, porém muita gente pode se perder e acabar gastando muito mais do que devia. Confira as dicas para se dar bem no metrô de Londres e assista o vídeo!

Dicas para usar o Metrô de Londres

Como usar o metrô de Londres

O metrô de Londres é chamado de Tube ou Underground, é o mais antigo do mundo (foi inaugurado em 1863) e também um dos mais extensos com 402km de trilhos.
Funciona das 5 da manhã até a meia noite durante a semana, então após esse horário precisa pegar os ônibus noturnos. Nos finais de semana o metrô de Londres continua funcionando nas principais linhas.

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Para encontrar um metrô, basta procurar pela logo clássica do Underground com o círculo vermelho cortado por um retângulo azul.

logo metro de londres estação picadilly

Oyster Card

O Oyster Card é um cartão recarregável que você usa no metrô de Londres e ônibus da cidade. Ele custa 5 libras que podem ser reembolsadas quando você retornar o cartão em algum guichê do metrô antes de ir embora, geralmente no aeroporto.

Há duas modalidades: pay as you go (paga conforme usa) ou por períodos, como semanal ou mensal. Se você usar várias vezes num dia só, o cartão vai cobrar o ticket diário.

cartao oystercard metro de londres dicas

Passo a passo do metrô de Londres

Este é um mini guia de como usar o metrô de Londres, no vídeo eu mostro bem certinho como funciona, então vale a pena assistir caso tenho alguma dúvida.


1 – Compre o Oystercard em um guichê pagando 5 libras.

2 – Para recarregar basta ir numa máquina do metrô e passar o cartão no leitor amarelo. Aí você seleciona quanto deseja em créditos e paga com cartão de crédito ou dinheiro. Passe o cartão novamente para atualizar e confirmar o valor final. No vídeo abaixo eu mostro como faz:

3 – Olhe bem as placas que indicam as direções do metrô e veja no mapa.

4 – Encoste o Oyster Card na catraca e siga as placas na direção que você quer ir. Preste muita atenção, pois se errar, deverá caminhar muito mais. Algumas estações são muito grandes e pode demorar de 5 a 10 min para você ir de um lado a outro na hora do rush.

5 – Desça escadas e escadas rolantes sempre permaneça do lado direito, pois quem tem pressa passa pelo lado esquerdo.

6 – Confira o painel para ver quanto tempo demora para o metrô da sua linha chegar. Você irá ouvir o famoso chamado do MIND THE GAP (cuidado com o vão entre o trem e a estação) e embarque.

7 – Mantenha sua mochila na sua frente ou em algum cantinho para não atrapalhar. Nos horários mais corridos, vai ter muuuita gente!

8 – PASSE NOVAMENTE O OYSTER CARD NA SAÍDA. Se não você será cobrado o preço total de todas as zonas!

estação de metro em londres kensington

Zonas e preços do Metrô de Londres

O mapa do metrô de Londres é bem organizado e você consegue visualizar as diferentes zonas. Normalmente os turistas não vão muito além da zona 1 (dentro da garrafa) e 2 e entre o aeroporto Heatrow na zona 6. Se você chegar por outro aeroporto em Londres, confira este guia: Aeroporto de Londres ao centro

O valor do ticket diário usando OysterCard é 6,80 libras para um dia entre as zonas 1 e 2. Assim, multiplique esse valor pela quantidade de dias que irá ficar.

Atenção: se você ficar mais de 5 dias, aí já compensa pegar o passe semanal.

como funciona o metro de londres preços



Menores de idade no metrô de Londres

Crianças até 11 anos não pagam quando acompanhadas por um adulto.
Crianças de 11 a 15 ganham desconto com o Zip Oyster Photocard ou Young Visitor discount. Se tiverem o 11-15 Zip Oyster photocard podem andar de graça no metro, bus e DLR
16 e 17 anos pagam metade nas passagens com o 16+ Oyster photocard.

Leia: O que muda para brasileiros com o Brexit: viajar e morar na Inglaterra

Aplicativos para usar o metrô de Londres

Eu normalmente uso o Google Maps, ele indica muito bem as estações e a direção, porém se o trajeto é longo ele pode se perder. Por isso baixe o Citymapper, no qual você poe a sua estação mais próxima e onde quer chegar.

Sempre veja qual é a próxima estação para poder conferir os sentidos dentro da estação de metrô. O sentido é o ponto final da linha.
O mapa é bem claro, então você não precisa ficar desesperado se aparecer Southbound ou Northbound nas plaquinhas.

como pegar o metro em londres dicas

Confira sempre quanto tempo demora e se tem opção de ônibus. As vezes não é vantagem pegar o metrô pois você precisa caminhar muuuito até chegar no trem dependendo da estação. Por exemplo: apenas na estação Waterloo há 23 escadas rolantes.

Gostou das dicas sobre o metrô de Londres?

Leia também

Roteiro em Londres 3 dias: as melhores atrações!
O que NÃO fazer em Londres: erros que te custam dinheiro!
Guia dos Pontos Turísticos de Londres

Salve este guia de como funciona o metrô em Londres

Como usar o metrô de Londres, valores, dicas, mapa

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

AULA DE IDIOMA COM PROFESSOR NATIVO
Aprenda qualquer idioma em casa com aulas virtuais e preços acessíveis. Ganhe 10 USD de desconto na sua primeira compra na plataforma do Italki!
CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

9 COMENTÁRIOS

  1. Olá Angie. Visito Londres agora no fim de janeiro com minha família. Há algum desconto no oyster card para crianças, ou apenas no “visitors oyster card’? Obrigado!

    • oi Luciano! Crianças até 11 anos não pagam quando acompanhadas por um adulto com oystercard
      Crianças de 11 a 15 ganham desconto com o Zip Oyster Photocard ou Young Visitor discount. Se tiverem o 11-15 Zip Oyster photocard podem andar de graça no metro, bus e DLR
      16 e 17 anos pagam metade nas passagens com o 16+ Oyster photocard. pode comprar nas estações ou nos centros turísticos oficiais

  2. Oi, Angie!
    Eu e minha noiva vamos passar 10 dias em Londres de lua de mel em abril.
    Pego o travel card de 7 dias e nos demais pego o pay as you go?
    No pay as you go, se eu usar a partir de 4 vezes no dia, já não é cobrado pq tem um limite de cobrança diária, certo?
    Mas no semanal, eu posso usar de maneira ilimitada? Ou depois de um certo limite vai descontar tarifas adicionais?
    Assistimos muitos dos seus vídeos.
    Obrigado!

    • oie Gabriel, tem que fazer as contas certinho o que eh melhor pra ti, pois as vezes vc nao vai usar tanto o metro se fizer roteiros mais localizados. assim vc explora uma regiao melhor e nao gasta tanto em transporte

      • Obrigado por me responder!

        Surgiu uma outra dúvida:

        Com o travelcard de papel de 7 dias das zonas 1-2 (para aproveitar a promoção 2 for 1), se eu quiser ir para o estádio Wembley (zona 4), eu posso apresentar o travelcard na bilheteria para pagar em dinheiro apenas a diferença ao invés da tarifa cheia?
        Se não, pensei em descer em uma estação no limite da zona 2, e entrar novamente usando o Oyster PAYG para completar o trecho até Wembley. É uma boa ideia?
        *Eu já planejo usar o Oyster PAYG nos outros 4 dias de viagem, inclusive no dia em que chegarei em Londres, então já terei o Oyster à minha disposição.

  3. Angie! É necessário um cartão por pessoa ou posso usar um cartão só pra mim e para meu marido? Show de bola seu conteúdo! Adoro!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here