10 dicas para melhorar sua pronúncia no inglês em casa

3
620

Sei que muitos de vocês possuem dificuldades na pronúncia no inglês e isso é muito comum já que o idioma possui mais exceção do que regra. Então agrupei várias dicas para melhorar a pronúncia no inglês que vocês conseguem fazer sozinhos e em casa. Assista o vídeo para entender melhor as dicas e falar corretamente.

10 dicas de pronúncia no inglês

1 – Ouvir e repetir

Uma das melhores formas de melhorar a pronúncia no inglês é ouvir e repetir o que foi falado. Pode ser trechos de músicas, de seriados ou até alguma fala do seu ator favorito. O segredo é tentar imitar como cada palavra foi falada, além do ritmo da frase. As crianças aprendem a falar imitando um adulto e você pode fazer o mesmo.

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

No vídeo abaixo dou a dica de um aplicativo super legal chamado Cake para você aprender mais rápido e melhor sua pronúncia no inglês, clique para assistir.

2 – Evite adicionar vogais

É muito comum brasileiros adicionarem o famoso “i” no fim das palavras em inglês como: feicebooki, brédi piti e hóti dógui

Não tem problema fazer isso no português até porque trouxemos algumas palavras para o nosso idioma como piquenique. No entanto é importante frisar que quando você estiver conversando com um estrangeiro, ele poderá ficar um pouco confuso no início até entender o que você está falando.

Procure trabalhar bem os músculos da boca e a língua ao falar cada palavra, abrindo e fechando a mais do que o normal para que o cerébro “aprenda” esses movimentos. Existem alguns sons que são mais difíceis para falantes de português, então foque mais tempo neles até aprender bem.

Som do TH: um dos mais difíceis

O ideal é trazer a ponta da língua para frente, batendo nos dentes e fazendo um som entre “d e f”. Se quiser pode colocar o dedo indicador na frente dos lábios para ver se você molha a pele ao falar o th (confira essa dica no vídeo).


3 – Divida as palavras

Várias palavras parecem muito difíceis de falar em inglês, por isso sugiro dividí-las e encontrar uma raíz em comum. Você também pode escrever o som da pronúncia ao lado para que leia e aprenda mais rápido, como por exemplo:

  • Jewel e jewelry: aprenda a falar Jóia (diul) para depois falar joalheria (diulri)
  • Draw, Drawer e Withdrawl: desenhar é pronunciado (dró) aí é só complementar com o restante como (dróer) e (widfdról)

4 – Palavras com mesmo som

Várias palavras são faladas da mesma forma e tente sempre colocá-las em um mesmo grupo para que possa pronunciá-las

  • Key: (ki) chave
  • Money: (mani) dinheiro
  • Honey: (hani) mel, querido
  • Mickey: (micki)
  • Disney: (disni)

5 – Atenção na pronúncia curta no inglês

Algumas palavras devem ter o som prolongado para que não pareçam palavrão. Se você fazer o som curto demais, poderá ser mau educado, e claro, depende muito do contexto. Essas duas palavras são as mais comuns:

  1. Beach: (biiiich) praia
  2. Sheet: (shiiiit) lençol

6 – Palavras etrangeiras

Assim como o português, o inglês adotou várias palavras de outros idiomas. Há várias palavras que possuem origem francesa, então a pronúncia de algumas delas muda.

  1. Maneuver: (manúva) manobra
  2. Surveillance (surveiláns) vigilância

Fique atento também a qual inglês você está estudando, pois algumas palavras soam diferentes no inglês americano, britânico, sul africano, australiano… Veja também as dicas para aprender o inglês britânico

7 – Palavras parecidas

O inglês tem várias pegadinhas e algumas palavras possuem as mesmas letras numa ordem semelhante, porém com sentidos e pronúncias totalmente diferentes.

  • Though (dou) Apesar
  • Tough (tâf) Difícil
  • Through (tru) Através
  • Thought (tót) Pensamento, verbo pensar no passado

8 – Magic E

Essa é uma regrinha de acentuação para você descobrir se o som na palavra é aberta ou fechada e se aplica em algumas palavras, normalmente de apenas uma sílaba. Você fala a palavra e aí adiciona um “e” no final para ouvir se fica estranha ou não.

Atenção: as palavras em parêntesis não é a pronúncia oficial nem como se escreve nos dicionários. É a forma como EU faço as anotações dos sons e você é livre para fazer as suas próprias. Para entender melhor, sugiro assistir o vídeo deste artigo.

  • hat (rrát): hatE (rreit)
  • mad (méd): madE (meid)
  • pet (pét): PetE (Pit)
  • her (hêr): herE (hír)
  • win (uin): winE (uaine)
  • sit (sit): sitE (sait)
  • hop (rróp): hopE (rroup)
  • not (nót): notE (nout)
  • hug (rrug): hugE (rrudg)
  • cut (cut): cutE (kiut)

Exceção: quando tiver consoante dupla, isso não se aplica, como é o caso de Apple por exemplo. Se fala (épou) e não (êipou).

Diner (dainer): Dinner (díner)
mat (mét): mate (meit) : matte (ma te)

9 – Fale no espelho

Uma das melhores formas de treinar estas dicas de pronúncia de inglês é repetir as palavras que você tem mais dificuldade em frente ao espelho. Assim você consegue ver a sua boca trabalhando e os músculos do seu rosto. As suas expressões ajudam a entender o que você está fazendo e como aperfeiçoar os movimentos para imitar o som corretamente.

Se quiser pode até criar diálogos para melhorar a sua fluência no inglês, como havia falado neste vídeo “Como melhorei meu inglês em uma tarde”

10 – Grave um vídeo

A próxima etapa é gravar um vídeo para que você possa compreender melhor o que você está falando. Muita gente fica tímida em frente a uma câmera, mas é muito mais fácil falar para um celular do que para um grupo de pessoas não é mesmo?



Dessa forma, ao gravar um vídeo você pode sentir um friozinho na barriga, mas com o tempo pode pegar prática e ir aperfeiçoando a sua pronúncia no inglês, já que pode perceber alguns erros e corrigí-os.

Errar não é feio e é muito bom, pois só assim você consegue entender o que está fazendo e melhorar cada vez mais. Aprender um idioma é difícil, leva tempo e prática, importante é tentar e não desistir!

Se você gostou deste artigo com dicas de pronúncia em inglês, pode se interessar também por 10 dicas de poliglotas para aprender idiomas.

Salve no Pinterest

dicas de pronuncia no ingles
Pin dicas de pronúncia no inglês
Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
CONTA BANCÁRIA NA EUROPA
Com Transferwise você economiza dinheiro durante o intercâmbio ou morando em outro país. Veja como transferir dinheiro para o exterior.

PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

AIRBNB
Alugue apartamentos ou quartos com preços especiais, ótimos para quem viaja em grupo! Reserve no Airbnb e ganhe R$180 de desconto na sua primeira hospedagem.

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

AULA DE IDIOMA COM PROFESSOR NATIVO
Aprenda qualquer idioma em casa com aulas virtuais e preços acessíveis. Ganhe 10 USD de desconto na sua primeira compra na plataforma do Italki!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

Travel blogger e designer aspirante à muitas coisas e com PhD em zuera, não dispensa uma aventura cheia de desafios e tragédias. Nas horas vagas joga games, canta e planeja as próximas viagens.

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here