12 Dicas do que fazer em Stratford-Upon-Avon

0
113

Stratford-Upon-Avon é famosa por causa de William Shakespeare, um dos seus cidadãos mais ilustres e ícone da literatura inglesa. Está situada na região das Cotswolds a 170 km de Londres e pode facilmente ser visitada em um dia, já que não é muito grande. Em torno de 30 mil pessoas moram aqui, mas 2,5 milhões de pessoas visitam a cidade todo ano.

Confira as dicas do que fazer em Stratford-Upon-Avon e assista ao vídeo!

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

O que fazer em Stratford-Upon-Avon

A maioria das atrações em Stratford-Upon-Avon estão relacionadas a Shakespeare. Mesmo se você não conhece muito sobre o escritor ou não gosta, é uma delicinha passear pelo centro da cidade e observar diversas construções medievais bem cuidadas no estilo Tudor com as vigas de madeira aparente.

Como chegar em Stratford-Upon-Avon

A opção mais prática é viajar de trem de Londres saindo das estações Marylebone ou Euston. O trajeto demora em torno de 2 horas e se você comprar a passagem com antecedência é mais barato. Os trens diretos não são tão comuns, é mais fácil fazer baldeação em Leamington Spa ou Banbury.

Outra opção é viajar de ônibus! A empresa National Express é a mais conhecida do país e sai da estação Victoria Coach em Londres até Stratford em 3 horas.

o que fazer em stratford upon avon inglaterra
William Shakespeare é o cidadão ilustre de Stratford-Upon-Avon

Caso você decida alugar um carro para explorar o interior da Inglaterra, pode procurar um no site da RentCars. Lembre-se que a direção é do lado contrário e brasileiros podem dirigir com a PID em mãos.

Algumas excursões fazem um trajeto interessante que engloba mais cidades apenas num dia, perfeito para quem viaja sozinha! Claro que é corrido, porém [e uma ótima opção para quem tem pouco tempo. Veja estas duas opções saindo de Londres:


1 – Excursão saindo de Londres para Oxford, Stratford e Cotswolds

2 – Excursão saindo de Londres para Stonehenge, Stratford e Cotswolds

Onde ficar em Stratford-Upon-Avon

Caso você deseje ficar mais de um dia na cidade, confira esta lista de hotéis que considero melhor custo benefício:

  1. Mercure Stratford Upon Avon Shakespeare Hotel: nota 8 $$$ um hotel incrível dentro de um edifício Tudor com todo o conforto que você merece!
  2. Baraset Barn Hotel nota 9,5 $$$ um dos hotéis mais requintados com preço amigável
  3. YHA Stratford-Upon-Avon nota 8,6 $: um hostel em uma casa antiga e estilosa
  4. The New Inn Hotel nota 8,3 $$ conforto e bom custo benefício
  5. Avonpark House nota 9,1 $ conforto a um precinho camarada
onde ficar em stratford upon avon hotel
Já pensou em ficar em um hotel assim?

Atrações em Stratford-Upon-Avon sobre Shakespeare

Para quem não sabe, William Shakespeare foi dramaturgo, poeta e é conhecido como o maior escritor em língua inglesa por suas obras Hamlet, Romeu e Julieta, Macbeth e Otelo. Outras obras incluem peças de teatro, sonetos, poemas e muitos versos.

Todas as atrações relacionadas ao dramaturgo pertencem a Shakespeare Trust. Essa associação administra o local e vende ingressos especiais para visitá-las no mesmo dia sem necessidade de comprar um ingresso para cada local e perder tempo em filas.
O valor do Story ticket é £26 e inclui Shakespeare’s Birthplace, Anne Hathaway’s Cottage e New Place. É provável que no futuro adicionem as outras atrações que no momento estão fechadas por causa da da pandemia.

No video abaixo eu mostro várias atrações citadas neste artigo e ainda dou mais dicas do que fazer em Stratford-Upon-Avon! Clique para assistir.

1 – Shakespeare’s Birthplace

O ponto turístico mais visitado de Stratford-Upon-Avon é a casa onde Shakespeare nasceu em 1564. O local é hoje um museu que reúne diversas peças da época e alguns atores vestidos com roupas medievais que contam a história do lugar. Shakespeare morou aqui durante a sua infância e seus pais vendiam luvas de couro, um artigo de luxo para a época.

roteiro de viagem stratford upon avon cidade shakespeare
Casa onde Shakespeare nasceu em Stratford-Upon-Avon

A entrada é realizada pelo The Shakespeare Centre que fica do lado esquerdo da casa. Esta casa fica na rua Henley, uma das principais do centro com diversas lojas e alguns restaurantes.

Compre aqui o ingresso para visitar a Shakespeare’s Birthplace

2 – Harvard House

Essa é uma casinha um pouco discreta na 26 High Street e pertenceu a família de John Harvard, o fundador da Universidade de Harvard nos Estados Unidos, a primeira instituição de ensino das Américas. Ele morreu de tuberculose em 1638 e deixou 750 libras para a fundação da universidade e uma coleção com mais de 200 livros. Para a época, isso era muuuito dinheiro, equivalente a 3 milhões de libras hoje! #chocada

A casa é a única propriedade da Universidade fora dos Estados Unidos. Infelizmente a casa abre em horários especiais e está com restrições por causa do coronavírus. Ao lado esquerdo fica o The Garrick Inn, um dos restaurantes mais famosinhos da cidade.

dicas viagem stratford upon avon
Harvard House é a da direita

3 – Shakespeare’s New Place

A próxima atração desta lista de o que fazer em Stratford-Upon-Avon é a casa onde Shakespeare faleceu. Ele viveu nesta casa de 1597 até a sua morte em 1616. No entanto, não é possível visitá-la pois ela não existe mais! Olha essa história maluca:

Após a morte de Shakespeare, a casa foi transmitida à sua neta e outras pessoas até chegar em um reverendo. Esse cara não gostava que as pessoas parassem na frente da sua casa para admirá-la, pois desde então já era um ponto turístico. Aí ele decidiu cortar uma árvore plantada pelo próprio Shakespeare no seu quintal.

A população ficou emputecida com isso e quebrou todas as janelas!! O reverendo foi impedido de expandir o seu jardim e ainda a prefeitura cobrou mais impostos dele. Em retaliação, o reverendo demoliu a casa e, consequentemente, foi expulso da cidade.



Atualmente o jardim é muito bem cuidado e organizado, além de ser decorado com diversas esculturas.

Ao lado deste jardim está situada a Nash’s House, o marido que casou com Elizabeth, neta de Shakespeare. Esta casa também estará inclusa no ticket dos museus quando tudo voltar ao normal.

new place casa onde morreu shakespeare
Jardim e esculturas do New Place

4 – The Guild Chapel

Pertinho do New Place, praticamente na esquina, está uma capela fundada em 1269 que abriga pinturas de parede medievais e também realiza alguns tours. No site oficial você pode conferir os horários e ter uma ideia das pinturas.

5 – Shakespeare’s Schoolroom and Guildhall

Essa atração fica ao lado da capela em um prédio compridão e no estilo Tudor. Trata-se de um museu com atores que mostram nas salas de aula antigas como era estudar naquele tempo. Você aprenderá a escrever com pena e nanquim, ver pinturas medievais e se vestir nas clássicas roupas Tudor. É uma atração bem interessante para famílias.

Adultos pagam £10 e crianças £6,50 (abaixo de 5 anos é grátis), famílias tem desconto! Compre seu ingresso com antecedência aqui.

Lembrando que Shakespeare não estudou aqui, mas talvez na King Edward VI School, onde é possível conhecer as salas de aula e visitar os dois andares.

guildhall de Shakespeare
Uma experiência única no Guildhall!

6 – Hall’s Croft

Esta casa pertencia a Susanna, filha do Shakespeare, que vivia com seu marido John Hall, um médico famoso na cidade. A casa foi construída em 1613 na rua Old Town.

O local é um museu e você poderá ver peças antigas, ferramentas de trabalho de John e outros detalhes da vida medieval. No jardim há algumas ervas que o médico utilizava para tratar seus pacientes e também uma cafeteria. Infelizmente está fechada no ano de 2021 por causa do coronavirus.

Os móveis não são originais, pois a filha do casal, Elizabeth, levou uma parte para a Nash’s House. Esta é outra atração que você poderá visitar assim que as coisas voltarem ao normal.

casa hall croft fachada
Hall’s Croft é uma gracinha

7 – Bancroft Gardens

Este parque é um dos lugares mais legais da cidade e não pode ficar fora do seu roteiro em Stratford-Upon-Avon! Há alguns barquinhos vendendo fish and chips e sorvetes próximo ao canal, uma roda gigante e muitos lugares para um picnic! Se você for mais aventureiro, poderá alugar um barquinho para passear no rio Avon.

Do outro lado fica o Gower Memorial, um memorial de Shakespeare rodeado por quatro estátuas de seus famosos personagens: Hamlet, Lady Macbeth, Falstaff e Prince Hal.

rio avon cisnes stratford upon avon
É uma delícia passear ao lado do rio Avon

8 – Royal Shakespeare Company

A Royal Shakespeare é um teatro construído em 1936 com lindos tijolos vermelhos e uma estrutura no formato circular e que é facilmente encontrado ao lado do rio Avon. Aqui são encenadas várias peças de teatro do Shakespeare e também fazem tours guiados. É possível subir na torre para uma vista panorâmica da cidade. Veja a programação das peças aqui

companhia de teatro william shakespeare inglaterre
O teatro é gigante!

9 – Holy Trinity Church

Um dos passeios que mais gostei foi caminhar do centro até essa igreja ao lado do rio Avon, passando por um parque com cisnes e gansos e diversas árvores seculares.

Infelizmente a igreja estava fechada quando cheguei lá, devido ao coronavírus e fica aberta apenas 2 horas por dia. Ela é a construção mais antiga da cidade, fundada em 1210 e onde batizaram Shakespeare.

Dentro dela está o túmulo de Shakespeare, da sua esposa Anna e sua filha Susanna. Uma das curiosidades sobre este local é que há uma mensagem para não mover os ossos dele ou a pessoa seria amaldiçoada! A ideia era levar até a Abadia de Westminster em Londres, mas ninguém topou correr o risco haha.

frente igreja holy trinity tumulo shakespeare
Nesta igreja está o túmulo do Shakespeare

10 – Ônibus hop on hop off

As duas próximas atrações de Stratford-Upon-Avon estão distantes do centro. Você pode ir a pé até lá se tiver tempo, mas também pode pegar um ônibus Hop on Hop Off que te leva a quase todas as atrações principais da cidade por um precinho camarada. Vale a pena para economizar no tempo! O ônibus faz um roteiro com 11 paradas e completa o circuito a cada 55 minutos. Compre a sua passagem do ônibus aqui e aproveite o máximo da cidade!

As paradas do ônibus são estas:

  1. Avon Boating
  2. Shakespeare’s Birthplace e Shakespeare Centre
  3. Market Square e American Fountain
  4. Shakespeare’s New Place, Harvard House & Guild Chapel
  5. Rio Avon e Royal Shakespeare Theatre
  6. Hall’s Croft, Holy Trinity Church e Shakespeare’s Grave
  7. Evesham Place
  8. Alcester Road
  9. Anne Hathaway’s Cottage
  10. Mary Arden’s Farm
  11. Maybrid Shopping Park

11 – Anne Hathaway’s Cottage

Shakespeare foi casado com Anne Hathaway (sim, o mesmo nome da atriz haha) e a casa onde ela viveu quando criança também é uma atração turística. O diferencial dela está justamente na arquitetura da casa: trata-se de um cottage tradicional construído em 1463 em uma fazenda com um lindo jardim. Um cottage é uma casa com vigas de madeira aparente e telhado de palha, são bem fofinhas!

O interior é bem organizado com móveis originais da época, inclusive a cama onde Anne dormia. A casa foi usada pela família por 13 gerações até chegar em Mary Baker que a vendeu ao Shakespeare Birthplace Trust. Seu filho pode morar ali sem pagar aluguel até a sua morte em 1911.

O tour pela casa inclui visita ao cottage, aos jardins, a um labirinto de lavandas, café e lojinha.

pontos turisticos stratford-upon-avon
Olha que fofinho este cottage!

12 – Mary Arden’s Farm

Até a mãe do Shakespeare entrou no circuito turístico! A casa em que ela morava é de 1514, no entanto, várias modificações foram realizadas ao longo dos anos. Esse lugar é indicado para quem tem crianças, pois é uma típica fazenda da era Tudor com animais no quintal, demonstração de artesanato e playground.

Infelizmente está fechada no ano de 2021 por causa do coronavirus.

Onde comer em Stratford-Upon-Avon

Há inúmeros restaurantes em pubs tradicionais na cidade como o The Garrick Inn e The Opposition. Um bem diferente é o The Countess of Evesham que fica dentro de um barco.

Outros restaurantes muito bem recomendados são The Giggling Squid, Sorrento Restaurant, Loxleys Restaurant & Wine Bar e Miller & Carter onde comemos muito bem, olha o tamanho desse prato!

o que comer em stratford upon avon
Olha quanta carne, Jean nem conseguiu comer direito

Outras cidades para visitar na Inglaterra

Conheça também estas regiões e cidades próximas a Stratford-Upon-Avon:

  • Cotwolds: a região de conto de fadas da Inglaterra com várias vilas e casinhas charmosas
  • Oxford: a cidade onde foi fundada a primeira universidade da Inglaterra e sonho de quem adora Harry Potter
  • Bath: a cidade dos famosos banhos romanos e ruínas!
  • Bristol: uma cidade vibrante e com atrações bem diferentes!

Gostou das dicas do que fazer em Stratford-Upon-Avon? Salve no Pinterest

o que fazer em stratford-upon-avon dicas
Pin O que fazer em Stratford-Upon-Avon dicas
Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

AULA DE IDIOMA COM PROFESSOR NATIVO
Aprenda qualquer idioma em casa com aulas virtuais e preços acessíveis. Ganhe 10 USD de desconto na sua primeira compra na plataforma do Italki!
CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here