12 Dicas do que fazer em Stratford-Upon-Avon

0
654

Stratford-Upon-Avon é famosa por causa de William Shakespeare, um dos seus cidadãos mais ilustres e ícone da literatura inglesa. Está situada na região das Cotswolds a 170 km de Londres e pode facilmente ser visitada em um dia, já que não é muito grande. Em torno de 30 mil pessoas moram aqui, mas 2,5 milhões de pessoas visitam a cidade todo ano.

Confira as dicas do que fazer em Stratford-Upon-Avon e assista ao vídeo!

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

O que fazer em Stratford-Upon-Avon

A maioria das atrações em Stratford-Upon-Avon estão relacionadas a Shakespeare. Mesmo se você não conhece muito sobre o escritor ou não gosta, é uma delicinha passear pelo centro da cidade e observar diversas construções medievais bem cuidadas no estilo Tudor com as vigas de madeira aparente.

Como chegar em Stratford-Upon-Avon

A opção mais prática é viajar de trem de Londres saindo das estações Marylebone ou Euston. O trajeto demora em torno de 2 horas e se você comprar a passagem com antecedência é mais barato. Os trens diretos não são tão comuns, é mais fácil fazer baldeação em Leamington Spa ou Banbury.

Outra opção é viajar de ônibus! A empresa National Express é a mais conhecida do país e sai da estação Victoria Coach em Londres até Stratford em 3 horas.

o que fazer em stratford upon avon inglaterra
William Shakespeare é o cidadão ilustre de Stratford-Upon-Avon

Caso você decida alugar um carro para explorar o interior da Inglaterra, pode procurar um no site da RentCars. Lembre-se que a direção é do lado contrário e brasileiros podem dirigir com a PID em mãos.

Algumas excursões fazem um trajeto interessante que engloba mais cidades apenas num dia, perfeito para quem viaja sozinha! Claro que é corrido, porém [e uma ótima opção para quem tem pouco tempo. Veja estas duas opções saindo de Londres:


1 – Excursão saindo de Londres para Oxford, Stratford e Cotswolds

2 – Excursão saindo de Londres para Stonehenge, Stratford e Cotswolds

Onde ficar em Stratford-Upon-Avon

Caso você deseje ficar mais de um dia na cidade, confira esta lista de hotéis que considero melhor custo benefício:

  1. Mercure Stratford Upon Avon Shakespeare Hotel: nota 8 $$$ um hotel incrível dentro de um edifício Tudor com todo o conforto que você merece!
  2. Baraset Barn Hotel nota 9,5 $$$ um dos hotéis mais requintados com preço amigável
  3. YHA Stratford-Upon-Avon nota 8,6 $: um hostel em uma casa antiga e estilosa
  4. The New Inn Hotel nota 8,3 $$ conforto e bom custo benefício
  5. Avonpark House nota 9,1 $ conforto a um precinho camarada
onde ficar em stratford upon avon hotel
Já pensou em ficar em um hotel assim?

Atrações em Stratford-Upon-Avon sobre Shakespeare

Para quem não sabe, William Shakespeare foi dramaturgo, poeta e é conhecido como o maior escritor em língua inglesa por suas obras Hamlet, Romeu e Julieta, Macbeth e Otelo. Outras obras incluem peças de teatro, sonetos, poemas e muitos versos.

Todas as atrações relacionadas ao dramaturgo pertencem a Shakespeare Trust. Essa associação administra o local e vende ingressos especiais para visitá-las no mesmo dia sem necessidade de comprar um ingresso para cada local e perder tempo em filas.
O valor do Story ticket é £26 e inclui Shakespeare’s Birthplace, Anne Hathaway’s Cottage e New Place. É provável que no futuro adicionem as outras atrações que no momento estão fechadas por causa da da pandemia.

No video abaixo eu mostro várias atrações citadas neste artigo e ainda dou mais dicas do que fazer em Stratford-Upon-Avon! Clique para assistir.

1 – Shakespeare’s Birthplace

O ponto turístico mais visitado de Stratford-Upon-Avon é a casa onde Shakespeare nasceu em 1564. O local é hoje um museu que reúne diversas peças da época e alguns atores vestidos com roupas medievais que contam a história do lugar. Shakespeare morou aqui durante a sua infância e seus pais vendiam luvas de couro, um artigo de luxo para a época.

roteiro de viagem stratford upon avon cidade shakespeare
Casa onde Shakespeare nasceu em Stratford-Upon-Avon

A entrada é realizada pelo The Shakespeare Centre que fica do lado esquerdo da casa. Esta casa fica na rua Henley, uma das principais do centro com diversas lojas e alguns restaurantes.

Compre aqui o ingresso para visitar a Shakespeare’s Birthplace

2 – Harvard House

Essa é uma casinha um pouco discreta na 26 High Street e pertenceu a família de John Harvard, o fundador da Universidade de Harvard nos Estados Unidos, a primeira instituição de ensino das Américas. Ele morreu de tuberculose em 1638 e deixou 750 libras para a fundação da universidade e uma coleção com mais de 200 livros. Para a época, isso era muuuito dinheiro, equivalente a 3 milhões de libras hoje! #chocada

A casa é a única propriedade da Universidade fora dos Estados Unidos. Infelizmente a casa abre em horários especiais e está com restrições por causa do coronavírus. Ao lado esquerdo fica o The Garrick Inn, um dos restaurantes mais famosinhos da cidade.

dicas viagem stratford upon avon
Harvard House é a da direita

3 – Shakespeare’s New Place

A próxima atração desta lista de o que fazer em Stratford-Upon-Avon é a casa onde Shakespeare faleceu. Ele viveu nesta casa de 1597 até a sua morte em 1616. No entanto, não é possível visitá-la pois ela não existe mais! Olha essa história maluca:

Após a morte de Shakespeare, a casa foi transmitida à sua neta e outras pessoas até chegar em um reverendo. Esse cara não gostava que as pessoas parassem na frente da sua casa para admirá-la, pois desde então já era um ponto turístico. Aí ele decidiu cortar uma árvore plantada pelo próprio Shakespeare no seu quintal.

A população ficou emputecida com isso e quebrou todas as janelas!! O reverendo foi impedido de expandir o seu jardim e ainda a prefeitura cobrou mais impostos dele. Em retaliação, o reverendo demoliu a casa e, consequentemente, foi expulso da cidade.



Atualmente o jardim é muito bem cuidado e organizado, além de ser decorado com diversas esculturas.

Ao lado deste jardim está situada a Nash’s House, o marido que casou com Elizabeth, neta de Shakespeare. Esta casa também estará inclusa no ticket dos museus quando tudo voltar ao normal.

new place casa onde morreu shakespeare
Jardim e esculturas do New Place

4 – The Guild Chapel

Pertinho do New Place, praticamente na esquina, está uma capela fundada em 1269 que abriga pinturas de parede medievais e também realiza alguns tours. No site oficial você pode conferir os horários e ter uma ideia das pinturas.

5 – Shakespeare’s Schoolroom and Guildhall

Essa atração fica ao lado da capela em um prédio compridão e no estilo Tudor. Trata-se de um museu com atores que mostram nas salas de aula antigas como era estudar naquele tempo. Você aprenderá a escrever com pena e nanquim, ver pinturas medievais e se vestir nas clássicas roupas Tudor. É uma atração bem interessante para famílias.

Adultos pagam £10 e crianças £6,50 (abaixo de 5 anos é grátis), famílias tem desconto! Compre seu ingresso com antecedência aqui.

Lembrando que Shakespeare não estudou aqui, mas talvez na King Edward VI School, onde é possível conhecer as salas de aula e visitar os dois andares.

guildhall de Shakespeare
Uma experiência única no Guildhall!

6 – Hall’s Croft

Esta casa pertencia a Susanna, filha do Shakespeare, que vivia com seu marido John Hall, um médico famoso na cidade. A casa foi construída em 1613 na rua Old Town.

O local é um museu e você poderá ver peças antigas, ferramentas de trabalho de John e outros detalhes da vida medieval. No jardim há algumas ervas que o médico utilizava para tratar seus pacientes e também uma cafeteria. Infelizmente está fechada no ano de 2021 por causa do coronavirus.

Os móveis não são originais, pois a filha do casal, Elizabeth, levou uma parte para a Nash’s House. Esta é outra atração que você poderá visitar assim que as coisas voltarem ao normal.

casa hall croft fachada
Hall’s Croft é uma gracinha

7 – Bancroft Gardens

Este parque é um dos lugares mais legais da cidade e não pode ficar fora do seu roteiro em Stratford-Upon-Avon! Há alguns barquinhos vendendo fish and chips e sorvetes próximo ao canal, uma roda gigante e muitos lugares para um picnic! Se você for mais aventureiro, poderá alugar um barquinho para passear no rio Avon.

Do outro lado fica o Gower Memorial, um memorial de Shakespeare rodeado por quatro estátuas de seus famosos personagens: Hamlet, Lady Macbeth, Falstaff e Prince Hal.

rio avon cisnes stratford upon avon
É uma delícia passear ao lado do rio Avon

8 – Royal Shakespeare Company

A Royal Shakespeare é um teatro construído em 1936 com lindos tijolos vermelhos e uma estrutura no formato circular e que é facilmente encontrado ao lado do rio Avon. Aqui são encenadas várias peças de teatro do Shakespeare e também fazem tours guiados. É possível subir na torre para uma vista panorâmica da cidade. Veja a programação das peças aqui

companhia de teatro william shakespeare inglaterre
O teatro é gigante!

9 – Holy Trinity Church

Um dos passeios que mais gostei foi caminhar do centro até essa igreja ao lado do rio Avon, passando por um parque com cisnes e gansos e diversas árvores seculares.

Infelizmente a igreja estava fechada quando cheguei lá, devido ao coronavírus e fica aberta apenas 2 horas por dia. Ela é a construção mais antiga da cidade, fundada em 1210 e onde batizaram Shakespeare.

Dentro dela está o túmulo de Shakespeare, da sua esposa Anna e sua filha Susanna. Uma das curiosidades sobre este local é que há uma mensagem para não mover os ossos dele ou a pessoa seria amaldiçoada! A ideia era levar até a Abadia de Westminster em Londres, mas ninguém topou correr o risco haha.

frente igreja holy trinity tumulo shakespeare
Nesta igreja está o túmulo do Shakespeare

10 – Ônibus hop on hop off

As duas próximas atrações de Stratford-Upon-Avon estão distantes do centro. Você pode ir a pé até lá se tiver tempo, mas também pode pegar um ônibus Hop on Hop Off que te leva a quase todas as atrações principais da cidade por um precinho camarada. Vale a pena para economizar no tempo! O ônibus faz um roteiro com 11 paradas e completa o circuito a cada 55 minutos. Compre a sua passagem do ônibus aqui e aproveite o máximo da cidade!

As paradas do ônibus são estas:

  1. Avon Boating
  2. Shakespeare’s Birthplace e Shakespeare Centre
  3. Market Square e American Fountain
  4. Shakespeare’s New Place, Harvard House & Guild Chapel
  5. Rio Avon e Royal Shakespeare Theatre
  6. Hall’s Croft, Holy Trinity Church e Shakespeare’s Grave
  7. Evesham Place
  8. Alcester Road
  9. Anne Hathaway’s Cottage
  10. Mary Arden’s Farm
  11. Maybrid Shopping Park

11 – Anne Hathaway’s Cottage

Shakespeare foi casado com Anne Hathaway (sim, o mesmo nome da atriz haha) e a casa onde ela viveu quando criança também é uma atração turística. O diferencial dela está justamente na arquitetura da casa: trata-se de um cottage tradicional construído em 1463 em uma fazenda com um lindo jardim. Um cottage é uma casa com vigas de madeira aparente e telhado de palha, são bem fofinhas!

O interior é bem organizado com móveis originais da época, inclusive a cama onde Anne dormia. A casa foi usada pela família por 13 gerações até chegar em Mary Baker que a vendeu ao Shakespeare Birthplace Trust. Seu filho pode morar ali sem pagar aluguel até a sua morte em 1911.

O tour pela casa inclui visita ao cottage, aos jardins, a um labirinto de lavandas, café e lojinha.

pontos turisticos stratford-upon-avon
Olha que fofinho este cottage!

12 – Mary Arden’s Farm

Até a mãe do Shakespeare entrou no circuito turístico! A casa em que ela morava é de 1514, no entanto, várias modificações foram realizadas ao longo dos anos. Esse lugar é indicado para quem tem crianças, pois é uma típica fazenda da era Tudor com animais no quintal, demonstração de artesanato e playground.

Infelizmente está fechada no ano de 2021 por causa do coronavirus.

Onde comer em Stratford-Upon-Avon

Há inúmeros restaurantes em pubs tradicionais na cidade como o The Garrick Inn e The Opposition. Um bem diferente é o The Countess of Evesham que fica dentro de um barco.

Outros restaurantes muito bem recomendados são The Giggling Squid, Sorrento Restaurant, Loxleys Restaurant & Wine Bar e Miller & Carter onde comemos muito bem, olha o tamanho desse prato!

o que comer em stratford upon avon
Olha quanta carne, Jean nem conseguiu comer direito

Outras cidades para visitar na Inglaterra

Conheça também estas regiões e cidades próximas a Stratford-Upon-Avon:

  • Cotwolds: a região de conto de fadas da Inglaterra com várias vilas e casinhas charmosas
  • Oxford: a cidade onde foi fundada a primeira universidade da Inglaterra e sonho de quem adora Harry Potter
  • Bath: a cidade dos famosos banhos romanos e ruínas!
  • Bristol: uma cidade vibrante e com atrações bem diferentes!

Gostou das dicas do que fazer em Stratford-Upon-Avon? Salve no Pinterest

o que fazer em stratford-upon-avon dicas
Pin O que fazer em Stratford-Upon-Avon dicas
Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

CHIP VIRTUAL DE INTERNET
Tenha conexão em qualquer lugar com o chip virtual de internet da Holafly! Leitores do Apure Guria ganham 5% de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here