Worldpackers: É confiável? Como funciona? Vale a pena?

0
796

Worldpackers é confiável? Saiba como trabalhar e viajar para o exterior gastando pouco com cupom APUREGURIA e ganhe 10 dólares de desconto!

Entenda como funciona o intercâmbio voluntário de trabalho, segurança, como funciona a plataforma, como encontrar vagas, preços e várias dicas para sua viagem!

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Worldpackers: tudo sobre a plataforma de voluntariado

Worldpackers é confiável? O WP é uma plataforma de voluntariado e uma ótima opção para viajar para o exterior gastando pouco, fazer novas amizades e viajar sem pagar hospedagem. Esse esquema é chamado de work exchange, mais precisamente um intercâmbio de trabalho em troca de hospedagem, e existe na Europa, na América Latina, no Brasil… em muitos países!

O que é Worldpackers?

O Worldpackers é um site, uma plataforma criada por 2 brasileiros que reúne oportunidades de voluntariado em diversos lugares do mundo (mais de 170 países!). Você pode encontrar hostels, fazendas, comunidades e pequenos negócios que estão procurando pessoas para ajudá-los por um determinado período de tempo.

o que e worldpackers
O que é Worldpackers Brasil

Ou seja, nesse intercâmbio de trabalho por hospedagem você troca algumas horinhas do seu dia por um lugar para dormir e comer durante alguns dias da sua viagem. Você não recebe “um salário”, é apenas uma troca, uma experiência de aprendizado e colaboração.

Worldpackers Academy

Além do suporte ao voluntário, você pode ver cursos e aulas feitas por viajantes profissionais do mundo todo na Worldpackers Academy! Cursos de planejamento de viagem, mídias sociais, como ganhar um dinheirinho extra, fotografia, como criar um blog e por aí vai. E olha que tem DESCONTÃO PARA LEITORES DO APUREGURIA: cupom de desconto de 10 dólares para acessar os cursos e procurar vagas de voluntariado.

Olha só algumas aulas legais:


  • Viver de viagem: tradutora profissional por Juliana Arthuso @VirandoGringa
  • Introdução a fotografia Outdoor: explorando sua paixão por viagens e natureza por Aline Fortuna e Renata Rodrigues @MundoSemMuros
  • O guia completo de como tirar e editar fotos incríveis apenas com seu celular por Fabricio Taglietti Sales @FabricioTeLeva
  • Passo a passo pra criar o seu roteiro de viagem ideal por Michelle Alves @MiAlves
  • TikTok para iniciantes: ganhe destaque na nova plataforma por Deko Feitoza @Seliganos15
  • Como transformar o Youtube em um canal rentável usando SEO por Marcos Vaz @VazAonde
  • Como crescer seu Instagram de forma orgânica por César Bertinato Trifone @CésarPorAí

Saiba todos os benefícios e mais detalhes dos cursos neste artigo especial da Worldpackers Academy

Como funciona Worldpackers?

A plataforma mostra as vagas disponíveis de trabalho voluntário no Brasil e em outros países. É muito fácil de usar!

O Worldpackers funciona da seguinte forma: você cria um perfil, encontra uma vaga interessante, manda a sua inscrição para o anfitrião e conversa com ele pelo chat para combinar mais detalhes e esclarecer dúvidas.

worldpackers e seguro confiavel
Meu voluntariado em uma fazenda com lhamas na Itália!

Na descrição de cada vaga de voluntariado você encontra o local, a descrição das tarefas, a quantidade de horas que você deve trabalhar, tempo mínimo e outros detalhes como avaliação de outros voluntários. Normalmente você tem 2 dias de folga e trabalha 4 a 6 horas por dia em troca de acomodação.

beneficios work exchange wp
Detalhes do voluntariado e benefícios

Avalie se as horas de trabalho condizem com os benefícios de um voluntariado e se você está de acordo com todos eles, desde a acomodação, alimentação entre outros fatores.

Quais os tipos de intercâmbio de trabalho existem no Worldpackers?

Na plataforma do Worldpackers há 3 tipos de programas que você pode selecionar e encontrar o que se encaixa no seu estilo de viagem.

1 – Work exchange

Neste programa você usa as suas habilidades como moeda de troca para viajar barato.

Os tipos de trabalho mais comuns são:

  • Receber e ajudar hóspedes em hostels e pousadas
  • Entreter hóspedes: tocar instrumentos, ser guia turístico
  • Cozinhar: trabalhar como chef ou até barista
  • Comunicação e marketing: gerenciamento de redes sociais, fotografia e edição de vídeo, design gráfico
  • Reformar: reforma em casas e construção

Muitas vezes os anfitriões tem outros benefícios como bicicleta, tours inclusos e por aí vai. É uma forma de tornar o seu intercâmbio mais barato e economizar na sua viagem, além de poder praticar o idioma e ter uma rotina como se morasse na cidade.

Eu fiz um intercâmbio deste tipo trabalhando em um hostel em Siena e outro cuidando de crianças em Berlim.

Em um voluntariado você aprender muitas habilidades diferentes, pode aperfeiçoar idiomas e ainda ter ideias para o próprio negócio. Veja Como para mudar a sua carreira sendo voluntário pelo mundo

2 – Voluntariado social

Nesses tipos de programa você realizará tarefas que tragam algum benefício a sociedade. Você se tornará voluntário em ONGs, escolas, orfanatos, e projetos sociais no Brasil ou no exterior. Existem projetos para ensinar idiomas ou esportes, cuidar de crianças, desenvolver um site para a escola e ajuda comunitária.

projeto social voluntario europa
Projeto Social de voluntariado

3 – Natureza e bem estar

Este envolve o trabalho em ecovilas, fazendas ecológicas e orgânicas e institutos de permacultura. Aqui você aprende o que é permacultura, faz parte de um trabalho colaborativo de reflorestamento ou cuida de abelhas por exemplo. Há muitas vagas!

Fiz um voluntariado deste tipo na fazenda de lhamas em Trento e o Jean num templo Hare Krishna pertinho de Florença.



voluntaria fazenda worldpackers
Uma das minhas tarefas era alimentar as alpacas

Quanto custa Worldpackers?

Qualquer pessoa pode criar um perfil e pesquisar as vagas no Worldpackers gratuitamente. Você pode ler a descrição de cada uma, avaliação e ver quais tipos de vagas tem nos destinos que deseja visitar.

Para se conectar com os anfitriões é necessário efetuar uma anuidade. O acesso ao Worldpackers custa 49 USD anuais ou APENAS 39 USD USANDO O CÓDIGO ESPECIAL DO APURE GURIA! Clique no botão abaixo para garantir o seu:

Você terá acesso a quantas vagas quiser e quantas vezes quiser durante um ano. Além disso,também há um plano para usar o Worldpackers Academy por 39 USD, uma seção do site com diversas aulas e cursos feito por viajantes profissionais sobre planejamento de viagem, dicas de fotografia, redes sociais, marketing digital e muito mais.

Se você gostou pode comprar o pack para viajar e estudar por 99 USD, com o desconto APUREGURIA 89 USD!.

work exchange italia hostel
Encontro da galera nos vinhedos no fim do dia no voluntariado no hostel de Siena

Worldpackers é seguro?

A plataforma conecta o voluntário aos anfitriões de uma forma segura, já que os anfitriões são avaliados e devem seguir as regras do Worldpackers. Caso algum deles dê um problema, como por exemplo, condições ruins para o voluntário, o perfil do anfitrião é excluído. Além disso tem outras vantagens como:

1 – Suporte ao voluntário em português

O voluntário tem mais segurança pois pode pedir ajuda diretamento ao suporte do Worldpackers que é totalmente em português.

2 – Seguro Worldpackers

Se o anfitrião quer que você trabalhe mais horas do que o combinado, o suporte do WP pode te ajudar nessa comunicação. Caso não tenha solução, o Worldpackers encaminha o voluntário para um hostel por 3 noites até que ele encontre outra vaga de voluntariado. O voluntário não terá custo extra e isso faz parte do Seguro Worldpackers. O WP é a única plataforma que oferece esse tipo de apoio.

3 – Reviews de cada lugar

Além disso você sempre pode pesquisar mais sobre cada lugar no próprio Google, dar uma olhada em reviews do Booking.com se for um hostel ou pousada e a nota e reviews deixados por outros voluntários na própria plataforma do Woldpackers.

Eu recomendo você experimentar o intercâmbio de trabalho no Brasil caso esteja insegura. Aí você já entende melhor como funciona, o que deve e não deve e aí pode aplicar para vagas no exterior.

Como participar do Worldpackers

Você precisa acessar o site da Worldpackers e realizar o seu cadastro com suas habilidades profissionais e pessoas, idiomas que fala e fotos. Lembre-se que o seu perfil será tipo o seu “currículo” pois os anfitriões irão avaliar o seu perfil e também a sua aplicação para a vaga antes de te aceitarem.

No perfil você descreve e seleciona as habilidades que você tem como jardinagem fotografia, facilidade em lidar com pessoas… Não precisa ser expert nessa habilidade, é importante demonstrar interesse e vontade para aprender e melhorar o que já sabe. Quanto mais completinho seu perfil, melhor!

vagas worldpackers brasil
Tem vagas para todo mundo em qualquer lugar

Você pode conversar com o anfitrião para explicar o que deseja fazer, esclarecer dúvidas e chegar a um acordo quanto as condições do voluntariado como quantidade de horas, tarefas que irá realizar e outros benefícios.

Vai se cadastrar no site do Worldpackers Brasil? Use o cupom APUREGURIA e ganhe 10 dólares de desconto no plano anual, clique no botão:

Como usar a plataforma do Worldpackers Brasil

Encontrar as vagas na plataforma é super fácil e tudo está bem organizadinho pelos filtros de idioma, país e tipos de programa como intercâmbio de trabalho, programa ecológico ou impacto social no canto esquerdo da tela.

Tem uma seção de destaques com anfitriões que aprovam voluntários mais rápidos, com ótimas avaliações e oportunidades para casais. Também é possível selecionar suas habilidades e o período da sua viagem, desta forma só aparecem vagas disponíveis para esses dias.

como funciona worldpackers
Utilize os filtros para encontrar seu voluntariado

Se você usar bem os filtros, fica muito rápido e prático achar a vaga ideal para você. Use e abuse deles, foram criados para facilitar a sua vida.

Ao encontrar a vaga que te interesssa, leia todos os detalhes e faça a sua inscrição. Pode mandar um pequeno texto explicando o por quê tem interesse e como pode ajudar o estabelecimento. Aí o anfitrião irá te responder para combinar os detalhes caso seja aceita.

É importante que toda a comunicação seja feita pelo site pois caso aconteça um imprevisto ou problema com a vaga, o Worldpackers poderá de dar suporte e ajudar com hospedagem até que você encontre outro voluntariado.

Depois da sua experiência você pode deixar uma avaliação e uma nota ao anfitrião e procurar o próximo voluntariado. Além disso você pode escrever um relato sobre a sua experiência para o WP e atualizar o seu currículo, pois afinal, você melhorou o idioma ou aprendeu novas habilidades não é mesmo?

Por que fazer um intercâmbio de trabalho?

A troca de trabalho por hospedagem nem sempre é para toda viagem. Você precisa ter em mente que é um tipo de colaboração e uma experiência, por isso não é viável em viagens curtinhas de 2 dias apenas.

Um work exchange é indicado para quem deseja passar mais dias em um lugar só e para quem quer sair da rotina, aprender algo novo… Um período ideal seria de 10 dias a 4 semanas.

acomodacao voluntariado italia
Meu quarto na fazenda com lhamas, embaixo ficava a loja

Viajar pelo Worldpackers é uma forma de economizar com hospedagem e em viagens longas, um dosgastos que consomem muito o orçamento de um viajante. Os anfitriões também podem oferecer alimentação. É também uma forma de experimentar a vida local em um país diferente, ver as dificuldades e alegrias, além de fazer novos amigos e aprender novas habilidades.

Muita gente vê este tipo de intercâmbio como uma forma de praticar o idioma, de dar algum propósito a sua viagem e até mesmo de se encontrar.

O que não está incluso no Worldpackers?

Lembre-se de verificar o que estará incluso no seu intercâmbio de trabalho. Isso é muito importante saber porque muita gente cria expectativas e precisa considerar gastos durante a sua viagem como por exemplo:

  • visto: os anfitriões não pagam taxas de emissão de visto, nem auxiliam
  • passagens até o local de voluntariado: os anfitriões não pagam passagens de transporte, tanto internacional quanto local (muitas vezes eles te buscam na rodoviária).
  • salário: como é uma colaboração, você não tem salário.
  • seguro viagem: não é cobrado pelos anfitriões. Para entrar na Europa você precisa de seguro viagem e eu recomendo que nunca viaje sem. Se você se machucar ou ficar doente, terá a segurança que será atendido e naõ precisará desembolsar grana. Faça sua cotação de seguro viagem com 10% de desconto!
venda de vegetais organicos voluntaria fazenda italia
Venda de vegetais orgânicos na fazenda de lhamas

Worldpackers é confiável?

Muita gente pergunta se Worldpackers é confiável e eu confirmo que sim. A empresa já tem mais de oito anos de atividade e milhares de usuários pelo mundo todo, sem falar numa equipe de suporte para voluntários em português para te ajudar.

Você pode ver os depoimentos de outros viajantes em cada vagas, ver as dicas e relatos de viagem. E como falei anteriormente, anfitriões que não se encaixam nas regras e causam problemas são eliminados da plataforma.

Worldpackers Brasil e vistos

É importante ressaltar que o work exchange não é configurado como trabalho, já que não há trocas monetárias envolvidas nem vínculos empregatícios. O objetivo do Worldpackers é oferecer uma ajuda temporárias para realizar certas tarefas em um estabelecimento.

Algumas vagas bem específicas exigem que você tenha cidadania europeia para não terem problemas. Outras não falam nada. Normalmente os viajantes entram no país com o visto de turismo mesmo. Brasileiros tem entrada livre em diversos países durante 90 ou 180 dias como já havia falado neste artigo aqui: Passaporte brasileiro: os melhores do mundo e países que exigem visto

Eu recomendo que você não mencione que irá fazer trabalho voluntário na imigração, pois muitos países tem vistos próprios para isso (como Visto T5 no Reino Unido) e alguns oficiais podem associar a palavra trabalho a “trabalho ilegal”.

Como o propósito da sua viagem é passear por alguns dias, conhecer novos lugares e não vai ganhar nenhum dinheiro com isso, você não estará fazendo algo errado. Mencione nas perguntas da imigração que vai a turismo e mostre os documentos do seu mochilão.

Leia também: Inglês no aeroporto, avião e imigração: frases e expressões mais comuns

roteiro em berlim parlamento alemao reichstag
Também fizemos voluntariado em Berlim na Alemanha

Vale a pena fazer Worldpackers?

Se você quer ter uma experiência diferente em outros país, se está procurando uma forma de fazer um intercâmbio mais barato e economizar na sua viagem vale a pena sim! Você terá mais contato com os locais, poderá praticar o idioma e fazer novas amizades, sem falar que poderá viajar experimentar a vida em uma cidade ou país diferente.

Tenha em mente que todas as experiências devem cumprir o acordado. Se a troca não valer a pena, se exigirem mais horas do que o estabelecido, converse para tentar resolver. Se não, denuncie no Worldpackers e peça ajuda ao suporte.

Cupom de desconto Worldpackers 2021

Gostou da plataforma do Worldpackers para viajar barato? Aproveite o cupom de desconto Worldpackers APUREGURIA usando este link!

Salve no pinterest

como funciona worldpackers confiavel dicas
Como funciona Worldpackers: é confiavel? dicas e desconto
Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

AULA DE IDIOMA COM PROFESSOR NATIVO
Aprenda qualquer idioma em casa com aulas virtuais e preços acessíveis. Ganhe 10 USD de desconto na sua primeira compra na plataforma do Italki!
CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here