Pula: ruínas romanas rodeadas por praias azuis!

6
140

Pula, uma das maiores cidades na penísula com a fronteira italiana, está se destacando por suas ruínas romanas, praias azuis e menos concorridas como o sul da Croácia. Essa região é chamada de Ístria e se parece muito com a Itália (fazia parte do país até 1947, antes foi dos venezianos e austríacos): diversos vinhedos, oliveiras, cidades pequenas com fortes medievais. Muita gente fala italiano e inglês além do croata. Confira o que fazer em Pula na Croácia e veja o vídeo!

O que fazer em Pula na Croácia

Coliseu de Pula

ruinas romanas coliseu pula croaciaPula foi fundada por romanos e há ruínas por toda a cidade. O destaque é a Arena, um anfiteatro do século 1 durante o Império de Vespasiano, onde acontecia batalhas de gladiadores para 20 mil pessoas mais ou menos. Seria como um “pequeno Coliseu de Roma”, porém com muito menos turistas, uma estrutura mais simples e linda e fica aberto até às 8 da noite ( em julho e agosto até a meia noite!), o que significa poucas filas.

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

anfiteatro de pula visto de cimaHoje são realizados shows, festivais, cinema e até algumas batalhas encenadas de gladiadores chamada “Spectacvla Antiqva”. A entrada custa 25 kuna.

o que ver em pula coliseu dicas

coliseu em pula dicas croacia

Aliás, durante o verão são realizados diversos eventos de música e luzes na cidade. Não perca os guindastes iluminados no porto Uljanik!

Centro histórico

Templo de Augusto

templo de augusto o que fazer em pula

Ao lado do anfiteatro fica o Fórum Romano (hoje a praça principal) onde está localizado o Templo de Augusto, o qual foi bombardeado durante a Segunda Guerra Mundial, reconstruído e atualmente abriga uma coleção de esculturas de mármore e bronze. A entrada custa 10 kuna.


Museu de Arqueologia da Ístria

arcos gemeos pula croaciaNo Museu de Arqueologia da Ístria há diversas peças da era ilíria, romana, do bronze e em espacial as origens do alfabeto eslavo conhecido como escrita glagolítica.

Túneis Zerostrasse

Ao lado fica o Zerostrasse, túneis construídos durante o monarquia astro-húngara antes da Primeira Guerra Mundial. Eles conectavam os 4 lados da cidade, armazenavam munições e protegiam a população da cidade durante bombardeios (em torno de 6 mil pessoas).

mapa tuneis em pula zerostrasse
Pula era o principal porto da frota naval e por isso fortificaram toda a cidade: fortes, artilharia…
Depois a Ístria ficou sob domínio italiano, o qual expandiu os túneis e criou abrigos “atômicos”. Durante a Segunda Guerra Mundial os túneis e abrigos poderiam proteger mais de 50000 pessoas!

Outra ruína importante é o Arco de Sergii construído em 31 a.C. e entrada do centro histórico e diversas lojas da rua Sergijevaca. Aqui também há muitos restaurantes e cafés.

ruinas de roma na croacia pula arcoarco de sergii ruinas romanas em pula

Fortaleza de Pula

fortaleza roteiro em pula croacia

Os túneis também dão acesso ao Forte no morro Kaštel que oferece uma vista muito bonita da cidade e abriga o Museu de História Marítima da Ístria. Foi construído sob o domínio de Veneza em 1630 com várias pedras das ruínas de um teatro ali perto. Dá pra caminhar ao redor da fortaleza, ver o anfiteatro e o porto e descer até algumas ruínas. A entrada para o museu custa 20 kuna.

o que fazer em pula morro

Praias azuis!

Na península de Verudela há diversos hoteis meio “resorts” muito próximo das praias de pedrinhas. Nós ficamos no centro da cidade e fomos até Verudela de ônibus (11 kunas). As linhas 3 e 4 vão até o último ponto e fazem o retorno passando pelo centro. Se estiver de carro, há um estacionamento grande.

Quase não há ondas no mar, a água é gelada e muito transparente, ótima para snorkel, mergulho e SUP.

praias azuis na croacia pulaA praia mais próxima do ponto de busão se chama Ambrela e possui banheiros e chuveiros, além de uma “proteção” de boias e escorregador inflável pago para as crianças. Também há um pequeno canion (Kanjon) de 20 metros onde muita gente pula, muito perigoso.
Outras praias bonitas são Punta Verudela (mais lotada e com hoteis), Puntižela e Gortanova uvala (ambas pequenas e rodeada por árvores) e Zlatne stijene (sem as pedrinhas e com uma pedra grande)

praias em pula verudela ambrela

O que comer em Pula

A gastronomia italiana é presente em Pula e com algumas adaptações croatas: pizza, pasta e gelato por todo lugar. Pratos com peixes, lulas e frutos do mar são ótimo devido ao porto da cidade e muito mais baratos que ao sul da Croácia. Um dos pratos locais é o fuži pasta: uma massa fina enrolada e cozida, formato parecido com o canolo. Pode ser servido com molho de trufas brancas.
As bebidas mais tradicionais são o vinho branco de uvas malvasia e rakija, um aperitivo feito de mel e frutas fermentadas.

Onde ficar em Pula

Se você quer ficar perto das praias, escolha se hospedar na Península Verudela. Ficar no centro histórico facilita a sua vida pra conhecer as ruínas e museus e possui várias opções em hotéis e hostels.



Veja hoteis para ficar em Pula

Assista o vídeo PULA EM 2 MINUTOS

Confira também os vídeos de Zagreb (capital de Croácia) e Zadar.

 

 

Viagem na Croacia, Pula na Istria, ruinas romanas e praias azuis

leia também

O MELHOR DE ZAGREB: DICAS DA CAPITAL DA CROÁCIA!
COMO É DORMIR NUM HOTEL CÁPSULA NA CROÁCIA
ROTEIRO EM ZADAR: 14 ATRAÇÕES PRA VER A PÉ!


Viaje com a Angie

Faça sua reserva através dos serviços parceiros do blog!Assim você nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO e continua acessando o blog grátis! Obrigada!

Receba dicas exclusivas no seu email!Receba dicas exclusivas no seu email
Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas viagens, descontos incríveis e os melhores lugares para visitar e curtir a vida!

Travel blogger e designer aspirante à muitas coisas e com PhD em zuera, não dispensa uma aventura cheia de desafios e tragédias. Nas horas vagas joga games, canta e planeja as próximas viagens.

6 COMENTÁRIOS

  1. As ruínas romanas estão por toda a parte e com a Croácia não poderia ser diferente! Amo essas ruínas e tenho vontade de ir visitando todas e riscando a listinha. Legal de Pula é que você ainda tem belas praias. Curti demais o post e as dicas.

Curtiu? Comentaí!