O que fazer em Bratislava: roteiro de 2 dias

7
97

Bratislava me surpreendeu! A capital da Eslováquia possui um charme próprio, atrações legais, show de arquitetura e história e o melhor de tudo: é barata!

A Bratislava fica a uma hora de sua vizinha ryca Viena na Áustria, 2h da louca Budapeste na Hungria e 3:30 de Praga na República Tcheca (uma das minhas cidades favoritas no planeta!).  Por causa disso, muita gente passa rapidinho na cidade e continua, o que eu acho um grande erro! Acredito que você precisa de 2 dias para aproveitar tudo o que a Bratislava tem a oferecer e claro, mais dias se for conhecer a região ao redor cheia de vinícolas, castelos e cidades charmosas (sem falar na comida delícia).

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Confira as dicas para visitar a Bratislava e assista o vídeo!

O que fazer em Bratislava: roteiro de 2 dias

vista hotel radisson bratislava eslovaquiaA Bratislava serviu por alguns anos como capital do Império Húngaro, cidade para coroação de reis entre 1563 a 1830: mais de 15 pessoas reais importantes foram coroadas na Catedral St. Martin inclusive Maria Teresa. Durante o reino dela Bratislava prosperou, pois construiu diversos prédios e trouxe peças de arte, as quais formam a base do Museu Albertina em Viena.
Na quarta semana de Junho há um festival chamado “Festival da Coroação” no qual há uma procissão festiva nas ruas com pessoas fantasiadas e enchem as fontes de vinho para manter esse espírito real na cidade.

mini coroa placa festival da coroacao bratislavaNo centro da Bratislava você verá várias plaquinhas redondas com uma coroa no chão, esse é o caminho do festival!

Muitos anos depois a Eslováquia virou domínio soviético e perdeu muito do seu glamour já que destruíram prédios, dificultaram o desenvolvimento tecnológico e cultural (como no processo de fabricação do vinho como falei no post VINHO NA BRATISLAVA: SHOW DE SABORES! entre vários outros fatores).

Como chegar na Bratislava

Eu fui de ônibus e desci na estação de busão e de lá fui caminhando até o centro (só tinha uma mala e deu uns 20 minutos).
Pra quem chega de trem, a estação fica do outro lado da cidade então  recomendo pegar um táxi  para o seu hotel (escollha um no centro antigo pra facilitar a sua vida, veja algumas sugestões aqui!) Normalmente o táxi não custará mais que 10 euros e se sair é furada.

Roteiro na Bratislava

A Bratislava é pequenininha e os pontos turísticos são todos fáceis de chegar a pé, exceto o Castelo Devín que fica a 8 km de distância (mas se quiser ir de bike ou a pé também dá!). Fiz um roteirinho enxuto para aproveitar bem a cidade sem euforia e correria! Se quiser adicione mais dias para conhecer a região da Bratislava, olha as dicas 10 COISAS PARA FAZER NA ESLOVÁQUIA


Primeiro dia na Bratislava – Centro histórico

o que fazer na bratislava eslovaquia dicas de viagemComece pela Praça Principal (Hlavné Namestie)! Lá você encontrará diversas estátuas legais, como a de um soldado de Napoleão (na frente da Embaixada da França) e o tio simpático do chapéu chamado Schöne Náci, uma homenagem a um antigo morador da cidade!  Nesta praça há algumas tendinhas e em dezembro é ocupada pela feirinha de Natal.

Essa fonte foi construída pelo rei húngaro Maximilian II, uma forma de fornecer água às pessoas no centro. No mesmo ano deu uma enchente do Danúbio e alagou toda a praça XD

estatuas na bratislava o que fazer na eslovaquia

estatua napoleao bratislava dicas

Os prédios ao redor são muito bonitos, cheio de detalhes e bem coloridos e a torre da Antiga Prefeitura se destaca (essa amarela da foto)! Para subir você paga uma pequena quantia e se quiser visitar o Museu  da Cidade da Bratislava paga o ingresso completo (5 euros). A torre possui 45 m de altura e tem uma vista panorâmica do centro antigo.

A prefeitura é um conjunto de diversos prédios históricos com um pátio ao centro e o museu reúne três exposições fixas: história da cidade, viticultura e Period Rooms contando a história da aristocracia da Bratislava (aliás, do Império Austro Húngaro).

Se quiser mais phynesse, recomendo visitar o Palácio dos Primados do século 18. Além de vários eventos históricos terem acontecido aqui (como o tratado de Pressburg, o primeiro nome da Bratislava, com o triunfo de Napoleão na Batalha de Austerlitz), há reuniões do governo e os visitantes podem ver algumas salas beeem decoradas e especiais.

praça principal bratislava eslovaquia arquiteturavista torre bratislava centro castelo

Caminhando até a praça ao lado chamada de Hviezdoslavovi, você encontrará no caminho a famosa estátua do Man at Work. Seria um tiozinho que saía do bueiro pra ver as moças passando na rua e nem trabalhava ahueahe
Já na praça, você verá uma fonte com a estátua do Pavol Országh Hviezdoslav, um dos principais poetas da Eslováquia. Nosso guia tentou traduzir alguns poemas e não deu pra entender nada hauehaue Mas enfim, esta praça é bem ampla e rodeada de prédios legais, como o Teatro Nacional, a embaixada dos Estados Unidos e o hotel Radisson Blu Carlton (fiquei nele e recomendo!).

Na praça há muita sombra e banquinhos, aproveite pra tomar um sorvete ou cafézinho e caminhando verá que a fonte é bem comprida e tem até uma mini ponte sobre ela.

roteiro na bratislava eslovaquia praça fonteLá no final você encontrará uma estátua do escritor Hans Christian Andersen (criador da Pequena Sereia e outros contos, falei sobre ele lá em Copenhagen). Ele visitou a cidade e gostou tanto que a apelidou de “cidade dos contos de fadas”.

Já na finalera perto do rio Danúbio fica a fonte da Trindade Divina. Daqui você enxerga o castelo lá no topo e na esquerda um dos prédios mais modernos e diferentes da cidade onde fica o Park Inn Hotel.

arquitetura bratislava predio com janelas diferentes park inn

Catedral St Martin

catedral st martin bratislava torreAí você continua pela direita até encontrar a Catedral de São Martin, uma das mais antigas da cidade do século XV e onde vários reis foram coroados. O telhadinho da torre é verde com dourado e impossível de se confundir e a coroa no topo da torre é uma réplica de 150 kg!



interior igreja st martin bratislavaA  arquitetura dela é uma mistura de vários estilos e achei muito interessante que uma partezinha só é renascentista. A Bratislava demorou 200 anos para aceitar o Renascimento praticamente.

Beethoven e Lizst apresentaram algumas obras nesta Catedral!

Lá dentro tem uma parte toda feita em ouro, o teto possui detalhes que parecem folhas e alguns esqueletos são visíveis numa partezinha com vidro no chão.  Dá pra fazer um tour guiado pelas criptas.

esqueleto catedral st martin bratislava

A área ao redor da igreja é cheia de ruazinhas bem fotogênicas!

ruas antigas bratislava dicas

Atravessando a ponte

Siga costeando a antiga muralha para poder atravessar pela ponte sob uma das avenidas mais movimentadas da cidade e que dá na ponte da Torre UFO. Do outro lado há várias casinhas coloridinhas muito charmosas! Continue seguindo por elas e subindo até chegar no castelo.

muralha bratislava eslovaquia

torre ufo casinhas coloridas bratislava eslovaquia

dicas para visitar a bratislava o que fazer em um dia ruas

Castelo Bratislava

castelo bratislava roteiro eslovaquiaO Castelo é uma das principais atrações da Bratislava, dá pra ser visto de longe pois fica no topo de uma colina e é todo branquinho. O edifício é de 1950, já que o original pegou fogo em 1809.  A visita ao redor do castelo e jardins é gratuita, já se quiser visitar o Museu Nacional Eslovaco é preciso pagar um ingresso no valor de 7 euros.

No museu há peças super antigas da ocupação celta e romana como 22 moedas de ouro enterradas abaixo do castelo datadas do século I a.C. Estima-se que uma construção semelhante à uma fortaleza já existia em 907. Conforme o tempo passou, foram ampliando até chegar a ser residência dos reis do Império Húngaro em 1526. Alguns acharam “pequeno” e fizeram vários puxadinhos até o século 18. No fim desse século o filho de Maria Teresa mudou a capital do Império para Pest o que causou um declínio do prestígio da Bratislava e o castelo foi usado pelo exército nas Guerras Napoleônicas.

Recomendo fortemente tomar um cafézinho no terceiro andar e subir na Torre da Coroa para mais uma vista incrível da cidade e ainda ver um pontinha vísivel da Áustria e da Hungria.

jardins castelo bratislava gratis

vista castelo igreja bratislava o que fazer na eslovaquiaMesmo se você não entrar no museu, a vista de lá é incrível, dá pra ver toda a cidade, a ponte UFO (chamada de Most SPN, ou seja, a ponte principal). Ao redor do castelo há alguns bares e restaurantes, quando fui estava tendo um festival de food truck!

Volte para o Centro

Quando estiver preparada, faça o trajeto da muralha novamente em direção ao centro, mas dessa vez siga reto em vez de ir para a igreja. Você chegará nesta rua bem movimentada de lojas e restaurantes e no fim há o Michael’s Gate  (Michalská Brána), a única entrada ainda de pé das 4 que pertenciam à antiga muralha. Antigamente havia um portão de madeira e uma ponte levadiça.

Essa região é cheia de restaurantes e bares, ótima forma para terminar o dia!

torre centro bratislava eslovaquia lojas

Segundo dia na Bratislava

Castelo Devín

vista do topo do castelo devin ruinas bratislavaComece o dia visitando o castelo mais antigo da região da Bratislava! Ele está em ruínas e tem um charme próprio. Fica na cidade vizinha, Devín, a 8 km do centro da Bratislava. Pra chegar lá é fácil: basta tomar um ônibus e pagar menos de um dólar na passagem ou ir de barco que é uma aventura e tanto.

A área ao redor do castelo é muito bonita, cheia de casinhas fofas, ovelhas, burrinhos… dá pra imaginar como era antigamente. O tour guiado achei meio fraco. Se estiver chuviscando não poderá visitar a área com escadas de metal (onde fica o castelo em si). Leia mais sobre Devín no post EXPLORANDO AS RUÍNAS DO CASTELO DEVÍN NA BRATISLAVA

encontro rios danubio e morava castelo devin bratislava

Pribinova

Voltando de barco, desça na região Pribinova, onde fica o shopping Eurovea e uma praça bem legal e alternativa. Vários prédios modernos e lojas estão nessa área, normalmente os preços são iguais aos outros países vizinhos. Achei essa parte bem diferente do que esperamos da “Europa Central”. Aqui fica o Sheraton, hotel 5 estrelas!

Numa das pontas você encontra uma estátua gigantesca de Milan Rastislav Štefánik com um leão. Ele foi um militar e diplomata eslovaco que ajudou na criação da Primeira República Tchecoslovaca antes da independência da Áustria e Hungria. Ele morreu num acidente de avião e reza a lenda que foi um assassinato político.

o que comprar na bratislava shopping euroveaarea compras bratislava shopping

estacao de trem bratislava como chegarCaminhando por essa área você notará vários prédios diferentes, bem limpos e com arquitetura comunista. Mais um pouco e você chega na Igreja Azul.

Igreja Azul

igreja azul santa isabel roteiro bratislava 2 diasA Igreja Azul de Santa Isabel é super fofinha, parece um bolo gente! A fachada até se confunde com o céu e com os meus cabelos aheuahea Esta igreja é um dos poucos exemplos da Art Nouveau na Eslováquia e foi construída entre 1909 e 1913. É um dos lugares mais procurados para casamentos.

igreja azul bratislava dicas

Ponte e Torre UFO

ponte bratislava ufo towerEssa ponte maluca foi construída durante a era comunista e a torre é chamada de UFO pelo seu formato de outro mundo que parece uma nave. UFO vem de Objeto Voador Não Identificado. Essa é a torre mais alta da cidade, 85 m de altura na sala do restaurante. Lá em cima você pode caminhar pelo lado de fora pendurado numa corda. É uma experiência e tanto, confira os horários e agende a sua caminhada. Veja as dicas aqui SKYWALK BRATISLAVA: ANDANDO DO LADO DE FORA DA UFO TOWER

caminhar fora do predio pendurado atividades radicais europaSe você quiser, pode optar por jantar aqui no fim do dia e ter uma vista ainda mais bonita da cidade. O preço é bem justo para o que oferece.

Termine o dia passeando pelo centro histórico, sempre há alguma coisinha nova!

Bratislava combina com:

DICAS DE VIENA: ROTEIRO COM AS PRINCIPAIS ATRAÇÕES
DICAS DE BUDAPESTE: O MELHOR DA HUNGRIA!
ROTEIRO EM PRAGA: O MELHOR EM 2 DIAS!

 

Assista o vídeo

Salve no Pinterest

Roteiro na Bratislava, o que fazer em 2 dias na capital da Eslováquia

Conhecemos o país a convite do Bratislava Region Tourism Board durante a press trip em maio de 2018. Todas as opiniões aqui são livres e próprias, pode confiar no Apure Guria!

leia também

INTERNET NA EUROPA: COMO FUNCIONA CHIP DE CELULAR INTERNACIONAL
VIAJAR DE ÔNIBUS PELA EUROPA: PREÇOS BARATOS E EMPRESAS
28 DICAS PARA MOCHILAR NA EUROPA!


Viaje com a Angie

Faça sua reserva através dos serviços parceiros do blog!Assim você nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO e continua acessando o blog grátis! Obrigada!

Receba dicas exclusivas no seu email!Receba dicas exclusivas no seu email
Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas viagens, descontos incríveis e os melhores lugares para visitar e curtir a vida!

7 COMENTÁRIOS

  1. Que graça de cidade, vi a foto da igrejinha azul no seu Instagram. Achei o roteiro de 2 dias ótimo! Só passo os esqueletos à mostra na igreja porque meu filho morre de medo rsrs.

  2. Você definiu bem. Uma cidade bem interessante mas que fica meio perdida no meio de outras capitais mais famosas. Achei bem bacana o roteiro, o Castelo Devin é muito bonito! E a igreja azul super fofinha!

  3. Angie, fiquei louca para conhecer a cidade! Nunca soube que tinha tanta coisa assim pra fazer! E seu roteiro já deixa tudo mastigadinho…

Curtiu? Comentaí!