Roteiro em Zadar: 14 atrações pra ver a pé!

9
88

Zadar foi a primeira cidade a beira mar que conheci na Croácia, um lugar repleto de ruínas romanas, atrações modernas e comida boa! O centro histórico de Zadar é bem pequeno, feito pra ser explorado a pé mesmo. Recomendo um dia para conhecer o melhor da cidade, porém se deseja descansar um pouco, 2 dias dá pro gasto! Assista o vídeo para ver mais do roteiro em Zadar!

Roteiro em Zadar e dicas

Esse roteiro em Zadar a pé pode ser completado em algumas horinhas dependendo o calor e a sua disposição para fotos aheuahe São muitos cantinhos lindos! Vou começar pelo Fórum e ai seguindo em círculo no mapa para outras atrações.

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Fórum Romano

forum romano ruinas em zadar croaciaRuínas de 2 mil anos assim a céu aberto sem nenhuma grade! Antigamente era o centro da vida pública e o maior da costa oeste do país. Pelas ruínas é possível imaginar um pórtico para o templo dedicado a Júpiter, Juno e Minerva. As escadas e o pavimento são originais da época. Havia também um altar de sacríficios, é possível ver para onde fluia o sangue dos animais durante os rituais.
A maioria dos edifícios foram derrubados durante um terremoto no século VI. Uma das colunas servia como “pelourinho” durante a Idade Média.

Alguns prédios importantes “completam” essa praça:

Igreja São Donato

Construída no século 9, a igreja redondinha chama atenção pela robustez e formato! A visitação é aberta apenas algumas horas do dia.

roteiro em zadar a pe croacia forum romano

Torre do Sino

A torre ao fundo não faz parte da Igreja de São Donato e sim da Catedral de Santa Anastácia. É possível subir ao topo para uma vista incrível da cidade, são vários degraus e andares, mas você sobrevive! O preço para subir é de 5 kunas ( 2 euros).

São cinco sinos gigantes que tocam melodias diferentes durante o dia!


torre do sino em zadar na croacia roteiroEsta é a vista incrível do topo! Fomos logo de manhã, as 9  e não tinha mais ninguém além de nós. Dá pra vere tudinho do centro histórico.vista da torre do sino em zadar croacia marEsta é a Catedral de Santa Anastácia, a entrada fica do outro lado do Fórum e foi construída no século 12.

igreja torre do sino em zadar croacia

Igreja de Santa Maria

E do lado direito do Fórum fica a Igreja de Santa Maria e o convento das feiras Beneditinas. A fachada foi construída em 1066 e refeita no século 16.

o que visitar em zadar roteiro croacia

Riva

Do outro lado do fórum fica a Riva, o calçadão a beira mar, um dos pontos altos deste roteiro em Zadar! Você notará algumas feirinhas, pessoas oferecendo passeios de barco ou submarino (!) e muita gente tomando banho de sol ou na água mesmo. Dá pra se jogar a vontade, a água é bem transparente e gelaaada!

No ínicio da Riva você verá duas atrações bem modernas e que foram construídas para atrair mais turistas para Zadar:

Saudação ao Sol

o que fazer em zadar na croacia saudacao ao solA primeira delas é um painel gigante de led em forma de círculo de 22m de diâmetro que acende à noite e revela várias cores e sequências diferentes de luzes. Os painéis captam a luz solar e transformam em energia.

monumento saudacao ao sol riva zadarsaudacao ao sol iluminada a noite zadar

Órgão do mar

Este é feito de uma estrutura de tubos submersos nos degraus e que tocam conforme as ondas. De manhã faz uma melodia mais tranquila e no fim da tarde já é mais paulera, pois aí as ondas são maiores e formadas pelos barcos que passam. Ás vezes fica até ruim de escutar pois tem muita gente falando.

Aproveite para ver o por do sol aqui, é incrível!!

por do sol em zadar na croacia

Caminhando até ao outro lado da Riva você chegarará na Universidade de Zadar e na estátua de Spiro Brusina, um maçom croata que se destacou nas ciências naturais e no estudo das aves.

estatua homem com concha zadar“ó o gás”

Portão do Leão

portao em zadar leao venezaContornado a Universidade pela Riva, chegará numa pequena marina e no Portão de entrada da cidade amarulhada. Foi construído em 1543 pelos venezianos e que deixaram claro essa influência italiana no leão alado de São Marcos.



porto de zadar roteiro

Praça dos 5 Poços

praca dos cinco poços zadar croaciaAo passar o portão e virar a direita, você chega na Praça dos 5 Poços, construídos durante o século 16 para abastecer a cidade de água potável durante a ameaça de invasão dos turcos. Ao fundo fica a torre do Capitão, uma outra medida de proteção.

Parque da rainha Jelena

Do outro lado da Praça fica esse parque, uma alívio para quem tá caminhando durante o verão e tá louco por uma sombrinha aheuahe Esse parque foi construído sobre um antigo bastião, uma coisa meio incomum para a época. No centro há um pequeno morrinho, mas não dá pra ver nada da cidade por causa do mato.

Também encontramos essa estrutura com algumas colunas e parece uma parada de ônibus de tão pichada hauehaue

colunas no parque rainha jelena zadar

Praça Petra Zoranica

Essa praça possui ao centro uma estrutura de vidro que revela como era o local na época dos romanos e também uma única coluna que se destaca ao lado do café. Além disso, há um sarcófago em pedra com vestígios de monges do século I.

roteiro em zadar na croacia coluna romana

Praça do Povo

praca do povo o que visitar em zadar croacia

Nesta praça aconteciam os principais eventos durante a Idade Média, várias fundações dos prédios são desta época e alguns possuem influências renascentistas. Antigamente era a Guarda da Cidade ao lado da Torre do Relógio (que surgiu no século 13) e servia de tribunal, câmara do conselho e biblioteca.. Atrás fica a pequena Igreja de São Lourenço, muito bem preservada da época pré romana.

Do outro lado fica o Palácio Ghirardini construído em 1935 no estilo românico que remonta ao século XV.

Assista o vídeo

Gostaram desse roteiro em Zadar a pé: Aproveite para deixar seu comentário e salve a imagem abaixo no seu Pinterest!

Roteiro em Zadar, melhores atrações a pé, o que visitar na Croácia

Leia também

VIAJAR DE ÔNIBUS PELA EUROPA: PREÇOS BARATOS E EMPRESAS
28 DICAS PARA MOCHILAR NA EUROPA!
GUIA LOW COST: COMO ENCONTRAR VOO BARATO NA EUROPA


Viaje com a Angie

Faça sua reserva através dos serviços parceiros do blog!Assim você nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO e continua acessando o blog grátis! Obrigada!

Receba dicas exclusivas no seu email!Receba dicas exclusivas no seu email
Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas viagens, descontos incríveis e os melhores lugares para visitar e curtir a vida!

Travel blogger e designer aspirante à muitas coisas e com PhD em zuera, não dispensa uma aventura cheia de desafios e tragédias. Nas horas vagas joga games, canta e planeja as próximas viagens.

9 COMENTÁRIOS

  1. Eu conheci a Croácia e sei de seus encantos, mas lendo seu post, me arrependi de não ter incluído Zadar em meus roteiros. Enfim…. vou ter que voltar para Croácia para conhecer bela e encantadora cidade, né? kkkk

  2. Impressionada com Zadar! Que lugares lindos, Angie. Amo quando dá pra fazer um roteiro assim a pé, ficou massa com tuas escolhas.

Curtiu? Comentaí!