10 Cidades perigosas da Europa e porque são violentas

9
826

Muita gente acha que não existem cidades perigosas na Europa, mas estão enganados. Várias delas até são evitadas pelos próprios europeus, porém eles tem uma noção diferente de violência. É difícil ter roubo e furto com arma por exemplo, ainda mais latrocínio. Os crimes são menores como furto de carteira, carro, golpes em turistas por exemplo.

Confira na lista de cidades perigosas da Europa e entenda a razão de serem violentas.

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

As cidades perigosas da Europa

Dados da pesquisa

Utilizei os dados disponíveis no site Numbeo, um site que coleta informações de residentes do mundo todo e organiza listas de preços, salários entre outras coisas. Na parte sobre Criminalidade mais de 87 mil pessoas avaliaram 5846 cidades em diversos países. Destas, 137 estão na Europa. O ranking avalia vários pontos de quem mora ou passou por lá como:

  • sensação de segurança ao caminhar durante o dia ou a noite
  • preocupação em ser assaltado, em ter o carro roubado
  • ser atacado por estranhos por racismo, xenofobia, homofobia

Cada cidade tem uma variação em cada fator, esta é a avaliação do Rio de Janeiro. Como sabemos, é uma cidade violenta, porém muito procurada para turismo pois é uma cidade linda demais!

cidades perigosas do mundo rio de janeiro
As notas do Rio de Janeiro no Numbeo

Ranking das 10 Cidades perigosas da Europa

Segundo o Numbeo, estas são as cidades com maior índice de criminalidade e menor índice de segurança:

  1. Birmingham, Reino Unido
  2. Bradford, Reino Unido
  3. Manchester, Reino Unido
  4. Marseille, França
  5. Catania, Itália
  6. Nápoles, Itália
  7. Drogheda, Irlanda
  8. Londres, Reino Unido
  9. Malmo, Suécia
  10. Bilbao, Espanha

Ranking das 10 Cidades mais seguras da Europa

As cidades mais seguras da Europa segundo o Numbeo:

  1. Zurique – Suíça
  2. Munique – Alemanha
  3. Triste – Itália
  4. Berna – Suíça
  5. Trondheim – Noruega

A história por trás de 4 cidades perigosas na Europa

Escolhi 4 entre as primeiras 10 cidades da lista de cidades perigosas da Europa do Numbeo para vocês entenderem melhor sobre a violência e a história da cidade.

1 – Nápoles – Itália

Nápoles já tem uma reputação como uma das cidades perigosas da Europa há muito tempo e uma situação problemática por causa da máfia há pelo menos 400 anos. São vários clãs e afiliados que acabam tendo um controle da região. A atual se chama Camorra e essa organização descobriu um negócio lucrativo: lixo tóxico e radiativo. Estima-se que mais de 10 milhões de quilos desse lixo estão enterrados na região e eles também controlam a coleta de lixo da cidade.  Conforme a situação, o lixo fica nas ruas por dias. Leia mais sobre o desastre ecológico provocado por tráfico de lixo na Itália.


Ou seja: a polícia e políticos também são corrompidos por eles. É difícil investir na infraestrutura da cidade, principalmente porque ela está falida. A dívida é de mais de 1 bilhão de euros e muita gente a compara com Detroit nos Estados Unidos.

cuidados visitar napoles italia
Nápoles é controlada pela máfia italiana

O Sul da Itália é bem mais pobre que o Norte, onde há várias indústrias. O sul depende muito do turismo sendo que muitos fazem dinheiro durante o verão para poder sobreviver nos outros meses. Sem falar que o emprego é sazonal, ou seja: trabalham no verão e aí sobem para o norte para trabalhar em resorts de ski nas montanhas durante o inverno. O nível de desempregos em Nápoles é de 22% sendo que a média nacional é de 11%.

Apesar da máfia estar presente na cidade, eles não mexem com os turistas. Não encontrei relatos de pessoas sequestradas por exemplo. Então pode ficar tranquilo e experimentar uma das melhores pizzas da Itália!

2 – Birmingham – Reino Unido

Famosa pelo seriado Peaky Blinders da Netflix, Birmingham ainda tem problemas com gangues, mas não bem no estilo do Thomas Shelby. Na maioria das vezes, elas evitam confrontos, porém pode haver desentendimentos que levam à morte por facadas. Birminham é 40% mais perigosa do que outras cidades do Reino Unido. Até essa semana teve um louco que atirou com uma shotgun em uma festa, ferindo 5 pessoas.

Há muita segregação na cidade, as comunidades não interagem entre si e acabam não se integrando muito bem. Dessa forma, pode haver ataques por racismo como já aconteceu em outras cidades como este ataque em Bristol.

cidades perigosas reino unido birmingham
Birmingham é uma das cidades mais perigosas da Europa

Mas não se preocupe, pois a maioria dos crimes estão relacionados à veículos. Furto de carros é um dos principais problemas. Dê preferência para visitar a cidade de transporte público ou deixar o seu carro seguro em uma garagem fechada e supervisionada.

3 – Marselha – França

Localizada no sul da França, Marselha foi uma cidade portuária muito importante durante a época colonial, onde os navios atracavam e traziam os tesouros das colônias. Muitos a consideram mais perigosa que Nápoles, porém a maioria dos crimes é furto de pequenas coisas. Isso se deve principalmente ao fato de que há pouco policiamento nas ruas. Não há investimento na polícia e nem na infraestrutura.

crimes na europa marselha
Marselha é um dos principais portos da França

É uma cidade com poucas indústrias, onde algumas gangues agem na cidade. O que nos leva ao alto índice de corrupção. Um dos casos mais famosos disso é a “Conexão Francesa“, na qual Marselha servia como porto de entrada da heróina que vinha da Córsega e Turquia e era enviada aos Estados Unidos e Canadá. Estima-se que 90% da heroína que circulava nos EUA passava por Marselha na década de 60.

A desigualdade é grande na cidade: em torno de 28% da população vive com menos de 630 euros mensais, sendo que a média nacional é de 960.

4 – Malmö – Suécia

A terceira maior cidade da Suécia foi uma das primeiras a se industrializar no país e ela se conecta à Copenhagen na Dinamarca por uma ponte. A construção civil e naval é forte durante a cidade, porém na década de 60 houve abandono de algumas indústrias em certas áreas como o bairro Rosengård.

cidades violentas na europa malmo
Malmo é porta de entrada na Suécia para quem vem da Dinamarca.

Conforme os anos passaram, vários imigrantes e refugiados foram alocados para esse bairro, sem um plano de integração eficiente ao país, o que causou problemas sócio econômicos e também étnicos. O índice de criminalidade era tão alto que a polícia tinha medo de entrar no bairro e serviços essenciais, como bombeiros e ambulância, só entravam escoltados.

É um bairro relativamente normal com diversos apartamentos, um shopping e parquinhos, porém considerado zona de guerra por vários anos. Um dos fatores é o salário: se paga metade do que no resto da cidade. 50% das crianças vivem na pobreza. Leia mais sobre Rosengard aqui.

Cuidados ao visitar as cidades violentas da Europa

Várias destas cidades possuem áreas mais perigosas, como toda cidade. Não deixe que isso te impeça de conhecê-las! Algumas super turísticas também estão na lista como Londres, Roma, Bruxelas… Leia sobre os GOLPES MAIS COMUNS EUROPA

É importante viajar sem aquela conceito de que a Europa é perfeita pois pode ser enganado facilmente. Tome as mesmas precauções que aprendemos crescendo no Brasil:



  1. Não bobear com celular, carteira, câmera e jóias em áreas muito movimentadas como pontos turísticos e transporte público.
  2. Trancar bem o carro e não deixar nada vísivel de valor nos bancos, guarde no porta mala.
  3. Aprenda os bairros da cidade e descubra as regiões mais problemáticas.
  4. Ignore os assédios e evite as ruas escuras
  5. Avise o hotel ou hostel para onde está indo caso esteja sozinha.

O que acharam desta lista de cidades violentas da Europa?

Salve no pinterest!

10 cidades violentas na europa
Pin 10 cidades violentas na europa
Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
CONTA BANCÁRIA NA EUROPA
Com Transferwise você economiza dinheiro durante o intercâmbio ou morando em outro país. Veja como transferir dinheiro para o exterior.

PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

AIRBNB
Alugue apartamentos ou quartos com preços especiais, ótimos para quem viaja em grupo! Reserve no Airbnb e ganhe R$180 de desconto na sua primeira hospedagem.

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

AULA DE IDIOMA COM PROFESSOR NATIVO
Aprenda qualquer idioma em casa com aulas virtuais e preços acessíveis. Ganhe 10 USD de desconto na sua primeira compra na plataforma do Italki!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

9 COMENTÁRIOS

  1. Quando estou de viagem pela Europa não vacilo! Não dou mole nem quando estou no quarto do hotel (já fui furtada dentro do quarto na Ilha de Pascoa, comigo dentro, peguei trauma. rsrs). Pessoas bem e mal intencionadas existem em qualquer lugar: uma amiga minha foi perseguida em Veneza, outra em Roma e a última em Berlim, onde foi atacada.

    Eu presenciei furtos em Lisboa e Barcelona!

    Contudo, a noção de violência de quem vive na Europa é bem diferente de quem mora em algumas capitais do Brasil. Só não ter assalto à mão armada e guerra de tráfico com aquelas armas de guerra, já muda o mapa da violência.

    Foi bacana conhecer um pouco das cidades da Europa violentas e o que faz com que elas recebam a alcunha. 🙂

  2. Chocada que uma cidade da Suécia seja considerada uma das 10 cidades perigosas da Europa e mais violentas! Nunca poderia imaginar isso!! Excelente post para a gente se precaver na hora de organizar a viagem.

  3. Não sabia dessa informação das Cidades perigosas da Europa, vou ficar atenta quando viajar… e pensar que não é coisa só de Brasil, né

  4. Eu acho até engraçado uma lista de cidades perigosas na Europa pq a gente eh brasileiro né? kkkk não tem nem comparação. Se pegar a cidade mais segura aqui, vai ser mais perigosa do q 99% das cidades na Europa rs Mas claro q tem algumas regiões d algumas cidades q são um pouco piores, mas como vc falou da máfia, não são coisas q costumam ser preocupantes para turistas. E não é pq o turista deu bobeira e levaram a carteira dele em Barcelona q Barcelona é uma cidade perigosa… Tem espertinho em qq canto do mundo hj e não pode dar bobeira em lugar nenhum do planeta infelizmente!

  5. Artigo enganador que não explica nem compara o gênero de violência a que se está a referir.
    É claro que a cidade mais segura do Brasil é tão ou menos segura que 99% da cidades europeias.
    Não vale a pena tentar dizer que a Europa tem cidades quase tão violentas com as do nosso país, porque não é verdade e a qualidade de violência é totalmente diferente. Há que assumirmos que a desigualdade social e econômica existente em nosso país é profunda e daí nasce a grande violência nele existente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here