10 Curiosidades sobre Veneza que você nunca ouviu falar

0
27

Curiosidades sobre Veneza que as pessoas normalmente não sabem! Será que Veneza fede e tem mal cheiro? Veneza está afundando de verdade? Confira as verdades e mentiras sobre Veneza, a história de Veneza, como Veneza foi construída, a ilha cemitério, o que pode dar multa em Veneza e as famosas inundações da Praça São Marcos!

Conheça algumas coisas e curiosidades sobre Veneza e faça o preparativo para a sua viagem!

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

10 Curiosidades sobre Veneza que você nunca ouviu falar: coisas e tradições da Itália

Neste artigo vou falar das curiosidades sobre Veneza, história e fatos interessantes sobre uma das cidades mais visitadas da Itália. Se você quiser ver meu roteiro de viagem, confira as melhores atrações e dicas de Veneza clicando neste artigo.

10 Curiosidades de Veneza que voce nunca ouviu falar
10 Curiosidades sobre Veneza que voce nunca ouviu falar

1 – Veneza fede ou tem mal cheiro?

Esta é uma das principais curiosidades sobre Veneza para quem nunca foi! Eu visitei Veneza em duas épocas diferentes e não senti cheio algum. O esgoto não é despejado diretamente nos canais, ele é tratado, então as gôndolas não passam lado a lado a coisas estranhas flutuando.

O que pode acontecer e dar um cheirinho diferente é o cheiro das algas nos dias mais quentes do verão. Nesse caso a maré baixa e as algas entram em contato com o ar quente e acabam morrendo. Normalmente isso acontece na parte do continente, perto da ponte.

Eu falo mais detalhes, mostro lugares incríveis da cidade no vídeo Curiosidades sobre Veneza, clique para assistir!

2 – Veneza está afundando?

Sim, todo ano Veneza afunda em torno de 1 a 2mm. Isso se deve não somente ao aumento do nível da água mas também a placa tectônica que existe na região conhecida como Placa Adriática. Ela está sendo pressionada e empurrada para baixo de outra placa tectônica, o que faz com que a cidade perca elevação e até fique um pouco inclinada


Nos últimos mil anos, Veneza afundou 7 cm e apenas no século 20 já afundou 24cm. Isso foi acelerado pelo bombeamento de água subterrânea, ai quando descobriram pararam.

veneza curiosidades ingresso turista
Curiosidades de Veneza

3 – Como Veneza foi construída?

Esta é uma das curiosidades sobre Veneza mais interessantes! Veneza foi construída sobre a lama!! Toda a região do Vêneto estava sofrendo ataques constantes e invasões de outros povos durante o século 5, então alguns habitantes decidiram se refugiar nas ilhas de Veneza. No entanto, precisavam criar mais espaço para tornar as ilhas habitáveis.

Para isso, utilizaram milhares de troncos de árvores de 2 a 8 metros de comprimento, afiaram os extremos como se fosse um lápis e perfuraram a lama. Vários troncos ficavam lado a lado completamente submersos. Essa madeira não teve contato com fungos, bactérias porque não havia oxigênio nesse lodo. Além disso, esses troncos sofreram petrificação devido à alta concentração de minerais das águas da laguna. Ou seja, Veneza foi construída sobre um bosque que virou pedra.

como construiram veneza historia
Como construíram Veneza: com muitas árvores!

4 – Veneza tem enchentes? O que é acqua alta?

Sim, a maré causa inundações na cidade desde a sua construção e esse fenômeno é chamado de acqua alta. As piores inundações acontecem durante novembro e dezembro.

A maré sobe em torno de 80 cm e atinge as partes mais baixas da cidade como a Praça São Marcos, a qual fica alagada durante umas 4 horas antes de voltar ao normal. Geralmente colocam passarelas nos pontos afetados e as pessoas podem caminhar sem se molhar e muitas usam botas de plástico que passam dos joelhos.

Se a maré subir mais de 110 cm, a população é avisada com sinais sonoros. Se a água subir mais de 140 cm, mais da metade da cidade fica alagada!!!

acqua alta veneza enchentes
O Fenômeno Acqua Alta acontece normalmente no inverno

5 – Não pode nadar em Veneza

Verdade! Esta é uma das curiosidades sobre Veneza que pode sair caro no bolso para quem não sabe! Existem muitas coisas proibidas em Veneza, justamente para proteger a vida das pessoas ou preservar os edifícios históricos.

Em Veneza é proibido:

  • Alimentar os pombos (multa de 50 a 200 euros);
  • Sentar, deitar ou comer na praça de São Marcos, exceto em lugares especiais para isso (multa de 200 euros);
  • Nadar nos canais (multa de 500 euros);
  • Passear de bicicleta, scooters e skate pelo centro da cidade (multa de 100 euros).

Há algum tempo, dois turistas utilizaram uma prancha motorizada e passearam pelo canal. Surfar nos canais é totalmente proibido! As pranchas foram confiscadas, os turistas multados em 1500 euros cada, possivelmente foram processados e expulsos da cidade.

veneza proibido nadar surfar multas
É proibido nadar e surfar em Veneza

6 – A Ilha cemitério existe?

Veneza tem um lugar especial para levar os mortos. Os finados são transportados em gôndolas funerárias para a sombria ilha de São Miguel. A cada 7 ou 10 anos, os restos são exumados e as urnas cinerárias são colocadas em um columbário. Dessa forma, a ilha terá espaço suficiente para novos “residentes”.

Mas essa não é a única ilha destinada a uma função. Veneza teve que mudar a sua produção de artigos de vidro devido aos inúmeros incêndios! Assim, todas as fábricas foram movidas para a ilha de Murano, a qual ficou mundialmente famosa pela produção artesanal de peças em vidro. Leia mais aqui Murano: a ilha dos vidros de Veneza

ilha cemiterio veneza
Ilha Cemitério em Veneza

7 – Veneza tem uma gêmea?

Sim, mas não é uma cidade gêmea em si. Uma cópia foi construída em Las Vegas ao lado do Venetian. É praticamente um parque temático com a ponte Rialto, o Palazzo Ducale, o canal e alguns gondoleiros. Ah, na China também tem uma cidade inspirada em Veneza!

veneza las vegas copia
A Veneza em Las Vegas

8 – Veneza vai cobrar ingresso em 2023?

Sim, cada turista deverá pagar alguns euros para entrar na cidade a partir de 2023. Veneza sofre com o over tourism, turismo em massa! Calculam que mais de 25 milhões de turistas visitam a cidade todos os anos!

O governo local acredita que a taxa seria uma forma de diminuir o turismo, porém, se a taxa for muito baixa, não irá adiantar de nada.



Essa taxa seria como um ingresso de entrada, provavelmente um número X de pessoas poderiam entrar na cidade por dia. É outra coisa pois sei que existe a taxa diária cobrada pelos hotéis (que é comum em outras cidades da Itália também)

curiosidades de veneza fede cheira mal
A maior curiosidade sobre Veneza: cheira mal ou não?

9 – Tudo é feito por embarcações?

Por ter sido construída sobre diversas ilhas e circundada por uma laguna, as embacações precisavam ser mais compridas e baixas, sendo navegadas com auxílio de um remo.

Como não é permitido carros ou caminhões dentro de Veneza, todo o transporte é realizado de barco, assim como os serviços públicos. Eu vi barco da polícia, uma “ambulancha” e também um barco para coleta do lixo. O ônibus é chamado de vaporetto e o táxi é uma lancha. Comida, bebidas, malas são levadas de barco.

Atualmente as gôndolas são utilizadas para os passeios turísticos. Veja se Vale a pena o passeio de gôndola em Veneza

transporte veneza coleta lixo
Tudo é feito com embarcações em Veneza. Esta é a coleta de lixo reciclável

10 – Veneza é uma cidade cara para visitar?

Sim, mas não tanto quanto você imagina. Como tudo é realizado por embarcações, a hospedagem e alimentação na cidade são mais caras do que outras cidades da Itália. No entanto, sabendo procurar e ficando longe das principais atrações turísticas, conseguirá preços mais acessíveis e comida ainda melhor.

Hospedagem

Se você quer pagar menos na hospedagem, poderá procurar alguns hotéis ou apartamentos no continente na área da estação Veneza Mestre, a economia poderá ser de até 50% do valor de um hotel na ilha de Veneza.

Sugestões de hotéis em Veneza no continente

Indico estes hotéis dentro da ilha de Veneza

hotel em veneza onde ficar
Hotel em Veneza: onde ficar?

Transporte e Museus

Também recomendo comprar passe de vaporetto de acordo com os dias que você irá ficar e também procurar passes para os museus. Confira aqui Bilhete Vaporetto e Ônibus Terrestre e Palácio Ducal e Basílica de São Marcos sem filas com acesso ao terraço

O mesmo vale para o translado do aeroporto de Veneza até o centro de barco ou bus: Traslado Táxi Aquático Aeroporto Marco Polo ou Aeroporto Marco Polo: Traslado de Ônibus Ida/Volta de Veneza

Se quiser, pode agendar o seu gôndola antecipadamente: Passeio de Gôndola Grande Canal c/ Aplicativo-Guia

dicas de veneza passeio de gondola
Passeio de Gondola em Veneza

Gostou deste artigo com curiosidades sobre Veneza? Comenta! Assista meu vídeo O que fazer em Veneza

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

AULA DE IDIOMA COM PROFESSOR NATIVO
Aprenda qualquer idioma em casa com aulas virtuais e preços acessíveis. Ganhe 10 USD de desconto na sua primeira compra na plataforma do Italki!
CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here