O que fazer em Murano: a ilha dos vidros de Veneza

5
4268

Veja O que fazer em Murano: a ilha dos vidros! Veneza é muito mais que as gôndolas e o vuco vuco das ruelas estreitas! As ilhas ao redor de Veneza são um show de cores e uma das mais próximas é Murano, famosa por suas peças em vidro artesanais.

É possível visitá-la em um dia e ainda dar um pulinho em Torcello e Burano. Esse passeio dura o dia todo, então sugiro adicionar um dia extra na sua viagem a Veneza porque vale a pena!

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Veja o que fazer em Murano em Veneza e também assista o vídeo para mais detalhes! Artigo atualizado em Outubro 2022

O que fazer em Murano: a ilha dos vidros de Veneza

Burano é um daqueles lugares que não pode ficar de fora do seu roteiro em Veneza. Existem diversos tours que você pode conhecer Burano, Torcello e Murano num só dia. Então se prepare para sair cedinho de Veneza e voltar lá pelas 18h da tarde. Confira o que fazer em Burano e Torcello!

>>> Eu recomendo que você reserve o seu passeio com antecedência, justamente porque Veneza é uma das cidades mais visitadas da Itália e tudo esgota rapidamente. Clique aqui para reservar Passeio de Barco: Ilhas de Murano, Burano e Torcello <<<

Se você não sabe como montar o seu roteiro de viagem, confira as DICAS DE VENEZA: O QUE FAZER E ROTEIRO 2 OU 3 DIAS

Confira todas as ducas de Burano e Murano no vídeo abaixo, clique para assistir


Como chegar em Murano

A forma mais cômoda é fazendo uma excursão que irá te levar para conhecer as 3 ilhas próximas de Veneza, como falei acima. A viagem dura em torno de 30min, já que Murano fica apenas a 1,20 km de Veneza.

praca de murano torre escultura cometa de vidro
O que fazer em Murano em Veneza

Se preferir pegar o transporte público, recomendo que compre o passe diário do Vaporetto, assim você economiza e não perde tempo nas filas para comprar o bilhete toda vez. Confira aqui Bilhete Vaporetto e Ônibus Terrestre.

Com o vaporetto, poderá pegar a linha 3, mas dá pra pegar o 4.1, 4.2 e 7 também. Se você vai para Burano e Torcello, outras ilhas legais, o barco provavelmente parará em Murano primeiro.

Quando visitei Murano, foi logo pela manhã e o dia estava meio brusco.

turismo em veneza murano dicas
Excursão a Murano em Veneza

O que fazer em Murano: atrações principais

Na primeira parada do vaporetto em Murano (Murano Collona) você verá alguns fabricantes de peças de vidro artesanal e o logo verá o canal principal chamado Fondamenta dei Vetrai.

1 – Visitar as fábricas e artesãos de peças de vidro

Como Veneza já estava bem grande e qualquer incêndio virava um problemão e acabava com uma boa parte da cidade, o governo mudou todas as fábricas de vidro para Murano no século 13. Sem falar que era uma fumaceira por causa dos fornos.

Como contei neste artigo Curiosidades sobre Veneza que você nunca ouviu falar, Veneza foi construída sobre madeira e muitos prédios eram de madeira. Com esta mudança, a indústria de vidro soprado cresceu demais e Murano ficou super famosa, sendo o maior produtor de cristais da Europa por muitos anos.

Há diversas fábricas e artesãos na cidade que oferecem demonstrações do processo de produção de peças em vidro. Algumas não cobram nada, porém seus produtos possuem preços muito acima da média.

Nós visitamos um lugarzinho escondido chamado Ex Chiesa di Santa Chiara, fica logo depois da primeira pontezinha a direita num beco. É uma vidraçaria que fica dentro de uma igreja desativada. Pagamos 5 euros por adulto e podia ficar ali o tempo que quisesse.

etapas da producao de pecas em vidro artesanal murano italia
Artesão demonstrando a produção de peças em vidro
vidro sendo trabalhado fabrica artesanal murano
Artesão manipulando o vidro quente enquanto cria objetos
fabricação de peças em vidro em murano
Pigmentos para dar cor às peças de vidro

Foi hipnotizante ver como o vidro era trabalhado e como formas mágicas apareciam com uma puxadinha aqui e outra ali. Ver as cores se fundindo e o vidro esfriando é coisa de outro mundo haua Acredito que ficamos mais de uma hora ali.

São inúmeras lojas e artesãos em Murano com peças incríveis, tem brincos, pulseiras, vasos e até lustres!

Cuidado com as peças falsificadas!!

Precisa ficar bem atento, pois há algumas coisas falsificadas da China! Peça certificado de autenticidade antes de efetuar qualquer compra. Desconfie de preços muito baixos. As peças vendidas nessa Ex Chiesa são feitas ali mesmo, então é susse comprar.

bijuteria em vidro murano italia
Colares feitos com vidro de Murano
lustre vidro feito em murano italia
Lustre feito com vidro de Murano
pecas em vidro murano italia certificado de garantia
Cavalos feito em vidro (ele fez um durante a demonstração)
tucanos em vidro italia murano
Tucanos feitos de vidro

2 – Campo Santo Stefano

Essa praça é reconhecida de longe pela escultura azul gigante do artista Simone Cenedese “Cometa de Vidro”. São vários pedaços compridos de vidro em vários tons de azul interligados, achei incrível! Uma das coisas que você precisa fazer em Murano! Ao lado fica a torre do relógio do século 19.



torre da praça de murano escultura de vidro gigante azul cometa
Torre no Campo Santo Stefano

Uma das coisas bizarras que vi aqui foi a quantidade de conteiners com lixo ao lado do lugar mais visitado da ilha -_-

dicas de veneza ilha de murano praça
Vista dos canais de Murano

3 – Chiesa di San Pietro Martire

Do outro lado da praça ao lado do canal, fica uma das igrejas mais novas de Murano construída em 1506 e famosa por seus lustres e outras obras do Renascimento feitos por artistas como Bellini e Tintoretto.

Chiesa di San Pietro Martire murano
Chiesa di San Pietro Martire

4 – Museu do Vidro

Atravessando o grande canal da ilha e virando à direta, você encontrará o museu de Murano chamado Museo del Vetro, o qual possui várias peças locais e explicações sobre as técnicas utilizadas na ilha e em Veneza durante séculos. Já na entrada tem peças muito bonitas, algumas com design bem diferente e contemporâneo. A entrada custa 10 euros. O horário de funcionamento é das 10 às 18h.

museu do vidro murano italia
Museu do Vidro em Murano

5 – Basilica di Santa Maria e San Donato

Essa basílica super bonitinha fica numa praça espaçosa e foi construída no século 7, uma mistura de estilo vêneto-bizantino (como aquela em Torcello).

Dentro possui vários mosaicos no pavimento do século 12 e muito coloridos com diversos animais (pavão é o preferido). Reza a lenda que há uma relíquia do Santo Donato, mais precisamente do dragão que ele matou: 4 ossos de costela com mais de um metro de comprimento.

basilica dei santi maria e donato murano
Basilica di Santa Maria e San Donato
pavimento seculo 12 mosaico piso basilica murano
Mosaico do século 12 na Basílica
piso mosaico basilica murano
Mosaico do século 12 na Basílica Murano

6 – Ábaco de vidro

Caminhando pela cidade você encontrará diversas esculturas feitas de vidro como este Ábaco Gigante ou os postes de luz retorcidos. Dá pra passar umas 4 horas na ilha, aproveite para almoçar por no canal principal, há vários restaurantes bons e acessíveis.

pier em murano farol
Passeio em Murano Veneza

abaco de vidro murano escultura

Gostou destas dicas de O que fazer em Murano em Veneza? Salve no pinterest

Murano, ilha das peças de Vidro em Veneza, dicas e turismo

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

CHIP VIRTUAL DE INTERNET
Tenha conexão em qualquer lugar com o chip virtual de internet da Holafly! Leitores do Apure Guria ganham 5% de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

5 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here