Murano: a ilha dos vidros de Veneza

5
151

Veneza é muito mais que as gôndolas e o vuco vuco das ruelas estreitas! As ilhas ao redor de Veneza são um show de cores e uma das mais próximas é Murano, famosa por suas peças em vidro artesanais. Com um roteiro de 3 dias em Veneza você consegue separar um tempinho para conhecer essas belezuras (dá uma olhada no meu roteiro DICAS DE VENEZA: O QUE FAZER E ROTEIRO 2 OU 3 DIAS.

Confira as dicas de Murano e assista o vídeo!

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Murano: a ilha dos vidros de Veneza

o que fazer em murano ilha de veneza

Como chegar em Murano

Murano fica a meia hora de Veneza (1,2km) e várias linhas passam por lá, a mais indicada é a 3, mas dá pra pegar o 4.1, 4.2 e 7 também. Se você vai para Burano e Torcello, outras ilhas legais, o barco provavelmente parará em Murano primeiro.

turismo em veneza murano dicas

O que fazer em Murano

Na primeira parada em Murano (Murano Collona) você verá algumas vidraçarias e o logo o canal principal chamado Fondamenta dei Vetrai.

Visitar as fábricas de vidro

Como Veneza já estava bem grande e qualquer incêndio virava um problemão e acabava com uma boa parte da cidade, o governo mudou todas as fábricas de vidro para Murano no século 13. Sem falar que era uma fumaceira por causa dos fornos….

Há diversas vidraçarias na cidade que oferecem demonstrações do processo de produção de peças em vidro. Algumas não cobram nada, porém seus produtos possuem preços muito acima da média.
Nós visitamos um lugarzinho escondido chamado Ex Chiesa di Santa Chiara, fica logo depois da primeira pontezinha a direita num beco. É uma vidraçaria que fica dentro de uma igreja desativada. Pagamos 5 euros por adulto e podia ficar ali o tempo que quisesse.


etapas da producao de pecas em vidro artesanal murano italiavidro sendo trabalhado fabrica artesanal muranofabricação de peças em vidro em murano
Foi hipnotizante ver como o vidro era trabalhado e como formas mágicas apareciam com uma puxadinha aqui e outra ali. Ver as cores se fundindo e o vidro esfriando é coisa de outro mundo haua Acredito que ficamos mais de uma hora ali.

São inúmeras lojas e artesãos em Murano com peças incríveis, tem brincos, pulseiras, vasos e até lustres!

Cuidado com as peças falsificadas!!

Precisa ficar bem atento, pois há algumas coisas falsificadas da China! Peça certificado de autenticidade antes de efetuar qualquer compra. Desconfie de preços muito baixos. As peças vendidas nessa Ex Chiesa são feitas ali mesmo, então é susse comprar.

bijuteria em vidro murano italialustre vidro feito em murano italiapecas em vidro murano italia certificado de garantiatucanos em vidro italia muranoCampo Santo Stefano

torre da praça de murano escultura de vidro gigante azul cometa

Essa praça é reconhecida de longe pela escultura azul gigante do artista Simone Cenedese “Cometa de Vidro”. São vários pedaços compridos de vidro em vários tons de azul interligados. Ao lado fica a torre do relógio do século 19. Uma das coisas bizarras que vi aqui foi a quantidade de conteiners com lixo ao lado do lugar mais visitado da ilha -_-

praca de murano torre escultura cometa de vidro

dicas de veneza ilha de murano praça

Chiesa di San Pietro Martire

Do outro lado da praça ao lado do canal, fica uma das igrejas mais novas de Murano construída em 1506 e famosa por seus lustres e outras obras do Renascimento feitos por artistas como Bellini e Tintoretto.

Chiesa di San Pietro Martire murano

Museu do Vidro

Atravessando o grande canal da ilha e virando à direta, você encontrará o museu de Murano chamado Museo del Vetro, o qual possui várias peças locais e explicações sobre as técnicas utilizadas na ilha e em Veneza durante séculos. Já na entrada tem peças muito bonitas. A entrada custa 10 euros.

museu do vidro murano italia

Basilica di Santa Maria e San Donato

Essa basílica super bonitinha fica numa praça espaçosa e foi construída no século 7, uma mistura de estilo vêneto-bizantino (como aquela em Torcello).

Dentro possui vários mosaicos no pavimento do século 12 e muito coloridos com diversos animais (pavão é o preferido). Reza a lenda que há uma relíquia do Santo Donato, mais precisamente do dragão que ele matou: 4 ossos de costela com mais de um metro de comprimento.

basilica dei santi maria e donato murano



pavimento seculo 12 mosaico piso basilica muranopiso mosaico basilica murano

Caminhando pela cidade você encontrará diversas esculturas feitas de vidro como este Ábaco Gigante ou os postes de luz retorcidos. Dá pra passar umas 4 horas na ilha, aproveite para almoçar por no canal principal, há vários restaurantes bons e acessíveis.abaco de vidro murano esculturapier em murano farol

Assista o vídeo e conheça as outras ilhas Burano e Torcello, mais dicas no post BURANO E TORCELLO: DUAS ILHAS ENCANTADORAS EM VENEZA

Salve no pinterest

Murano, ilha das peças de Vidro em Veneza, dicas e turismo

leia também

DICAS DE VENEZA: O QUE FAZER E ROTEIRO 2 OU 3 DIAS
VALE A PENA O PASSEIO DE GÔNDOLA EM VENEZA?
LAGO DI BRAIES: UM DOS LAGOS MAIS BONITOS DA ITÁLIA!
BASSANO DEL GRAPPA: CHARME NO VÊNETO!

 



Viaje com a Angie

Faça sua reserva através dos serviços parceiros do blog!Assim você nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO e continua acessando o blog grátis! Obrigada!

Receba dicas exclusivas no seu email!Receba dicas exclusivas no seu email
Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas viagens, descontos incríveis e os melhores lugares para visitar e curtir a vida!

Travel blogger e designer aspirante à muitas coisas e com PhD em zuera, não dispensa uma aventura cheia de desafios e tragédias. Nas horas vagas joga games, canta e planeja as próximas viagens.

5 COMENTÁRIOS

Curtiu? Comentaí!