10 curiosidades sobre Londres muito bizarras

0
195

Existem muitas curiosidades sobre Londres que te deixam com o cabelo em pé! Reuni as melhores neste artigo e mostro muito mais detalhes no vídeo.

10 curiosidades sobre Londres

1 – O prédio que derrete carros

O 20 Fenchurch Street e foi apelidado de Walkie Talkie por causa do seu formato ou de Fryscraper (Skycraper = arranha céu e fryscraper algo como prédio que frita). Ele tem poderes para derreter um carro gente!

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Observaram esse poder inusitado quando o prédio ainda estava em construção e raios de luz refletidas derreteram vários partes de carros estacionados. O reflexo causada pelos espelhos concavos era de 91ºC e 6x mais claro que a luz do sol. Diz a lenda que ainda de uma chamuscadas em bancos de bicicleta, sapatos e até um ovo cozinhou no seu reflexo.

predio que derrete carros em londres
O Prédio Walkie Talkie derrete carros em Londres

Aí instalaram um toldo permanente nos andares mais altos. E o mais engraçado é que o arquiteto que projetou o prédio já teve problema com esse design em outro prédio em Las Vegas chamado de Vdara (Vdara death ray).

Mas a destruição não para por aí: o formato contribui para que as correntes de ar fiquem mais fortes que podem derrubar as pessoas.

É possível visitar esse prédio gratuitamente, já que ele possui um Sky Garden de 3 andares. Se tiver um espacinho no seu roteiro em Londres, aproveite pra reservar com antecedência diretamente pelo site. Aliás, construíram esse jardim para justificar o tamanho do prédio.

2 – O ônibus que pulou a Tower Bridge

A Tower Bridge é uma ponte levadiça e um dos ícones de Londres. Ela normalmente aparece em filmes, principalmente nos filmes de ação quando a ponte abre e um carro passa por cima dela. Esta com certeza é uma curiosidades sobre Londres mais exploradas no cinema!

É impossível acontecer isso atualmente já que existem barreiras, maaas em 1952 um motorista alucinado passou por cima da ponte enquanto ela abria. O guardião da ponte esqueceu de tocar o sino antes de abri-la e o motorista estava estava cruzando a ponte quando ela começou a levantar. Ele conseguiu “pular” por cima do espaço de 6 metros da ponte com 20 passageiros. Foi chamado de herói e ganhou 45 libras na época que era muuito dinheiro.


3 – Enchente de cerveja

Em 1814 houve uma explosão em uma cervejaria que criou uma onda de destruição pela rua inteira! 2 tonéis gigantes de madeira explodiram: um de 580 mil litros e outro de 1 milhão e meio de litros. A parede de trás da cervejaria foi destruída e foi tanta cerveja que chegou a destruir mais 2 casas e 8 pessoas morreram na Tottenham Court, 5 delas estavam em um velório.

No vídeo abaixo eu mostro mais detalhes sobre as curiosidades sobre Londres, clique para assistir:

Diz a lenda que havia centenas de pessoas coletando a cerveja, muita gente ficou bêbada e várias morreram por intoxicação alcoólica… ou por tantas outras doenças que poderiam ter na cerveja já que ela foi lavando a rua né. Naquela época as ruas não eram bonitinhas não, muitas ainda eram de barro e havia lixo, ratos, dejetos de cavalos e por aí vai.

4 – Trem para pessoas mortas

Em 1854 havia um trem que transportava corpos em Londres e foi chamado de London Necropolis Railway. Eu já havia falado sobre ele no neste artigo sobre histórias de terror da Inglaterra.

Os necrotérios e hospitais não davam conta da quantidade de pessoas que morriam por doenças relacionadas à pobreza. Então foi necessário transportar esses corpos para fora da cidade, mais especificamente para o cemitério Brookwood, Surrey, que na época era o maior cemitério do mundo.

Esse transporte não era visto pelo público, já que poderia perturbar muita gente. Então colocavam os corpos num trem normal, mas numa linha que não tinha acesso ao público e que normalmente e passava do outro lado da parede onde as pessoas embarcavam. Somente alguns parentes do falecido poderiam ir no trem (o caixão ia num outro vagão) e embarcavam numa estação dedicada em Waterloo.

trem dos mortos estacao waterloo
Estação Waterloo especial do trem dos mortos

Outra fato interessante é que havia duas estações no cemitério: uma para anglicanos (a Igreja fundada por Henrique VIII como falei no artigo Como o pior divórcio do mundo mudou a Inglaterra) e outra para “não conformistas”, ou seja, o resto. Então além de ter a divisão entre mortos e vivos, havia também entre religião e classe.

5 – O espancador Whipping Tom

Em 1681 havia um cara chamado de Whipping Tom que atacava mulheres sozinhas. Ele levantava o vestido delas e dava vários tapas na bunda enquanto gritava SPANKO!

Reza a lenda que ele atacava com tanta velocidade que as pessoas acreditavam que ele tinha poderes supernaturais e alguns vigilantes homens começaram a rondar as ruas usando um vestido pra ver se pegavam ele. Os ataques pararam após sua captura, mas apenas por 30 anos quando um copycat, uma outra pessoa copiou as suas “técnicas de ataque”.

6 – Quando os pássaros voltaram no tempo

O famoso Big Ben e ícone de Londres sempre mostrou as horas de forma confiável, exceto em 1949 quando vários passarinhos pousaram no ponteiro dos minutos. O peso deles empurrou o ponteiro, fazendo com que o relógio ficasse atrasado por 5 minutos e também toda a cidade.

Claro que houve outras ocasiões que também atrasaram o relógio como neve, gelo, quando um pintor colocou a escada contra os eixos, outra mulher esqueceu um martelo nas engrenagens e por aí vai.

Durante a Primeira Guerra Mundial não tocavam os sinos e nem acendiam as luzes para não guiar os zepelins alemães. Essa estratégia também foi usada durante a Segunda Guerra durante os bombardeios nazistas e uma bomba acabou atingindo duas faces do relógio.

7 – Perfume do metrô

Todos nós sabemos que o metrô de Londres tem um cheiro característico né. Para acabar com esse odor, inventaram um perfume chamado Madeleine para usar nas estações Piccadily, Euston e St James Park. A descrição do perfume seria algo como “Um bouquet floral fresco e aquoso de rosa e jasmim, combinado com notas de topo cítricas, pequenos toques de fruta e ervas, dando lugar a acentos amadeirados e um toque de doçura na base”.

logo metro de londres estação picadilly

Mas na vida real parecia um produto de limpeza de banheiro. Óbvio que não deu certo, muita gente passou mal, alguns nem notaram e outros acharam que “o charme do metrô” deveria continuar.



8 – Segurança do metrô por um perneta

Em 1911 instalaram a primeira escada rolante no metrô na estação de Earl’s Court que causou o maior auê. Muita gente tem medo de tecnologia até hoje, então imagina naquele tempo! O negócio era muito revolucionário, barulhento e as pessoas preferiam os degraus normais.

A empresa tinha gasto muito dinheiro instalando a escada rolante e pra mostrar que era seguro, chamaram um funcionário que tinha uma perna de pau para testar. Ele foi meio que contratado para subir e descer as escadas todos os dias para mostrar para a população que era tranquilo. Não demorou muito para todo mundo preferisse as escadas rolantes.

9 – A poluição matou 12 mil pessoas

Sabe aquela cena típica de filmes antigos em Londres com muita neblina e frio? Pois aquilo não é apenas neblina e sim uma combinação do tempo frio, fumaça de carvão e poluição. Era chamada de pea soupers e Jack O Estripador a usava em seu favor como já havia falado no vídeo de contos tenebrosos de Londres (to reforçando porque esse vídeo tá muito bom gente!).

Bem, em 1952 as condições eram muito piores, não havia vento, uma frente fria chegou na cidade e fez com que mais pessoas queimassem carvão no inverno. Usaram um carvão de má qualidade, rico em enxofre, pois o carvão bom foi exportado. Além disso, o carvão tem outros metais pesados e altamente tóxicos como mercúrio, cádmio, níquel, arsênio, entre outros.

grande nevoeiro londres 1952
O Grande Nevoeiro de 1952 em Londres

Então a névoa natural combinada com a fumaça impediu o trânsito e concertos pois a galera não enxergava o palco! Mesmo assim, ninguém estava assustado porque era meio comum né.

Mas nas semanas seguintes constataram que o Grande Nevoeiro de 1952 já havia matado 4 mil pessoas, a maioria crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios já existentes. Nas semanas e meses seguintes ao nevoeiro mais 8 mil pessoas morreram com condições semelhantes. Esta é uma das curiosidades sobre Londres que aparece no seriado The Crown.

Esse fato foi um grande impulso aos movimentos ambientais, pois perceberam que a poluição era letal. Surgiram alguns projetos para reduzir e restringir a poluição do ar, como acontece até hoje com uma taxa e restrições de veículos no centro de Londres como já havia falado neste artigo 8 Coisas que NÃO são de graça na Inglaterra

10 – O esqueleto que assistiu tv por 3 anos

Esta é uma das curiosidades sobre Londres mais cabulosas e tristes. Em 2006 uma mulher em Wood Green não pagava o aluguel há algum tempo e os proprietários decidiram tomar a casa. Quando entraram, descobriram o esqueleto da mulher sentado num sofá assistindo televisão e rodeado por presentes de Natal. A mulher havia morrido há pelo menos 3 anos de um ataque de asma ou uma complicações de uma úlcera péptica recente. Ela tinha 38 anos.

Antes de morrer, essa mulher estava cortando relações com a família, se demitiu e se mudou para longe. Ela recebia ajuda do governo pois havia sofrido violência doméstica. Por causa disso, uma parte do seu aluguel e contas de luz foi pago automaticamente durante esse tempo. Os vizinhos sentiram cheiros fortes, mas achavam que eram das lixeiras e nem se preocuparam com a tv sempre ligada pois o prédio era barulhento. A porta tinha tranca dupla, as cortinas eram mais grossas, não tinha como ver dentro.

Gostou deste vídeo de curiosidades sobre Londres?

Veja também 10 Costumes brasileiros que ingleses acham estranho e 15 coisas que você NÃO deve fazer na Inglaterra

Salve no pinterest

o que não te contam sobre londres curiosidades bizarras
O que não te contam sobre Londres curiosidades bizarras
Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
CONTA BANCÁRIA NA EUROPA
Com Transferwise você economiza dinheiro durante o intercâmbio ou morando em outro país. Veja como transferir dinheiro para o exterior.

PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

AIRBNB
Alugue apartamentos ou quartos com preços especiais, ótimos para quem viaja em grupo! Reserve no Airbnb e ganhe R$180 de desconto na sua primeira hospedagem.

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

AULA DE IDIOMA COM PROFESSOR NATIVO
Aprenda qualquer idioma em casa com aulas virtuais e preços acessíveis. Ganhe 10 USD de desconto na sua primeira compra na plataforma do Italki!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

Travel blogger e designer aspirante à muitas coisas e com PhD em zuera, não dispensa uma aventura cheia de desafios e tragédias. Nas horas vagas joga games, canta e planeja as próximas viagens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here