Rainha Elizabeth II na Escócia: Operação Unicórnio

0
13

Como a Rainha Elizabeth II faleceu no Castelo Balmoral na Escócia entra em ação a operação Unicórnio. Um plano com procedimentos e protocolos a serem seguidos em relação ao transporte da rainha a Londres passando primeiro em Edimburgo.

Entenda sobre os protocolos do falecimento da Rainha Elizabeth II na Escócia, sua ida para Londres, as homenagens em Edimburgo e como a Escócia reagiu a morte da rainha.

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

A morte da Rainha Elizabeth II na Escócia

A Rainha Elizabeth II faleceu no Castelo Balmoral nas Highlands da Escócia segundo informação oficial da Família Real. Esse ano ela completou 70 anos de reinado chamado Jubileu de Platina. Foi rainha de 32 países diferentes, conheceu mais de 112 e teve contato com 15 primeiros ministros no UK.

falecimento rainha elizabeth da inglaterra escocia
Falecimento da Rainha Elizabeth II

Foi casada com Príncipe Phillip por 73 anos, o qual faleceu ano passado com 99 anos. Juntos tiveram 4 filhos: Charles (próximo na linha de sucessão da coroa britânica), Anne, Edward e Andrew.

Charles é automaticamente rei, fará um pronunciamento, seguido de um tour pela nações em breve.

Descanse em paz Betinha.😔

O que muda com a morte da Rainha Elizabeth II na Escócia?

Como a Rainha Elizabeth II faleceu no Castelo Balmoral na Escócia entra em ação a operação Unicórnio. Um plano com procedimentos e protocolos a serem seguidos em relação ao transporte da rainha a Londres passando primeiro em Edimburgo. O unicório é o animal mitológico símbolo da Escócia.


rainha elizabeth castelo balmoral escocia
Família Real no Castelo de Balmoral na Escócia

Espera-se que milhares de pessoas cheguem à Escócia para prestar suas homenagens. As pessoas irão se e reunir em torno do Parlamento escocês, do Palácio de Holyrood House e da Catedral de St Giles em Edimburgo.

O que é a Operação Unicórnio?

A rainha será transportada de Aberdeen para Edimburgo em um trem especial com membros das Forças Armadas e dos serviços de emergência alinhados em todas as plataformas no caminho. Como o trem viajará bem abaixo da velocidade normal, a segurança será extremamente rígida por ar, terra e mar repleto de militares. Corpos de Bombeiros e policias estação dispostos no Palácio de Holyroodhouse com uma forte presença polícia armada, apoiada pelos militares.

Saiba tudo sobre a Operação Unicórnio no vídeo abaixo, clique para assistir

Chegada do corpo rainha em Edimburgo

Após a chegada a Edimburgo, o corpo da rainha irá descansar no Palácio de Holyroodhouse, antes de seu caixão ser levado pela Royal Mile em uma Procissão até a Catedral de St Giles. Lá os principais líderes cívicos da Escócia, dignitários e membros do público terão a oportunidade de prestar suas homenagens e assinar um livro de condolências. Ela passará 24 horas na catedral.

O caixão da rainha será colocado em um trem real na estação Waverley antes de viajar pela East Coast Mainline até Londres. A Operação Unicórnio termina quando Sua Majestade deixa a Escócia pela última vez, novamente com uma guarda de honra formada em todas as plataformas de Edimburgo ao sul.

Homenagem à rainha Elizabeth II em Edimburgo

Três canhões dispararam 96 tiros do Castelo de Edimburgo na Escócia, um para cada ano que a rainha viveu. Três homens cuidavam de cada canhão durante os tiros e a saudação durou em torno de 17 minutos. Sinos tocaram e canhões dispararam em várias cidades do Reino Unido. (mostro no vídeo acima). Veja Castelo de Edimburgo: 6 dicas para visitar

tiro de canhao castelo de edimburgo homenagem rainha
96 tiros de canhão foram disparados em homenagem a rainha Elizabeth II

O que é a Operação London Bridge?

A Operação London Bridge é o principal plano para a morte da rainha, que ocorreria em paralelo com a Operação Unicórnio.
A operação afirma que nas horas seguintes à sua morte, conhecida como ‘Dia D’, houve uma “chamada em cascata” que informou a primeiro-ministra, altos funcionários públicos e os chefes dos países da Commonwealth, usando a frase de código “London Bridge is down” (a rainha caiu), enquanto a casa real emitiu uma notificação oficial ao público (por volta das 18:30 no Reino Unido do dia 8 de setembro de 2022)

As bandeiras em Whitehall foram hasteadas a meio mastro em dez minutos e o sucessor da rainha, o príncipe Charles, discursou à nação na sexta.

rainha elisabeth retratos longo dos anos
Retratos da Rainha da Inglaterra

O caixão da Rainha será levado para a Sala do Trono no Palácio de Buckingham após a passagem em Edimburgo. Cinco dias após a morte da rainha (mais os da Escócia), o caixão será transferido para Westminster Hall e, após um serviço, ficará em estado por três dias.

O funeral de estado será realizado na Abadia de Westminster dez dias após a morte da rainha e seu corpo será enterrado em uma tumba preparada na Capela Memorial do Rei George VI na área do Castelo de Windsor. A Betinha será enterrada ao lado do príncipe Philip, duque de Edimburgo, na área da Capela de São Jorge.

O dia do funeral será declarado Dia de Luto Nacional. Embora não seja um feriado oficial haverá um período de silêncio de dois minutos ocorrerá em todo o Reino Unido ao meio-dia.

O que é a Operação Spring Tide?

A Operação Spring Tide é o plano para a ascensão do Príncipe de Gales ao trono, começando no dia seguinte à morte da rainha, quando ele será proclamado o novo rei pelo Conselho de Ascensão no Palácio de St James. Ele escolheu o nome de Charles III.

Nessa noite os, os parlamentares jurarão lealdade ao novo rei, seguido de proclamações das administrações escocesa, galesa e da Irlanda do Norte no dia seguinte.

No terceiro dia, o novo monarca receberá a moção de condolências no Westminster Hall pela manhã e depois partirá para uma turnê pelo Reino Unido, participando de cultos em Edimburgo, Belfast e Cardiff antes de retornar a Londres para o funeral de sua mãe.



Com a morte da Rainha Elizabeth II no Castelo de Balmoral na Escócia está em vigor o Plano Unicórnio que é trazer o caixão dela até Edimburgo antes de seu funeral em Londres na segunda-feira 19 de setembro.

Algumas pessoas poderão prestar seus respeitos à rainha, pois seu corpo será colocado no Palácio de Holyroodhouse em Edimburgo. Em Westminster Hall haverá mias dias no qual o caixão poderá ser visto por pessoas do público, uma tradição conhecida como jazer no estado.

O rei Charles III também embarcará em uma turnê pelas quatro nações que compõem o Reino Unido, a chamada Operação Spring Tide.

Morte Rainha Elizabeth II: dia a dia até o funeral em Londres

Veja o guia para o que vai acontecer após a Morte da Rainha Elizabeth II nos próximos dias. Atenção: como é um evento que pode sofrer alterações sugiro acompanhar o site da Família Real e também as atualizações da BBC, a rede oficial do Reino Unido e no Site do Governo da Escócia

DOMINGO 11/09

Este é o dia que irão transportar o caixão de carvalho da Rainha em um carro funerário até Edimburgo. Uma viagem que durará em trono de 6 horas e mais de 280km de estrada passando por Aberdeen (11h), Dundee (14h) e Perth. O carro sairá em torno das 10h chegando às 16 horas em Edimburgo.

Então caixão será levado ao Palácio de Holyroodhouse, a residência oficial do monarca britânico na capital escocesa, e ficará na Sala do Trono.

Haverá um anúncio da Ascensão do rei em Edimburgo às 11:25 com duas proclamações públicas em Edimburgo.

Às 11h25, a Guarda Real da Escócia (Royal Company of Archers) e a Guarda de Honra marcharão da Esplanada do Castelo até a Mercat Cross ao lado da Catedral de St Giles. E às 11h50, a procissão principal seguirá da Casa do Parlamento (atrás da Catedral) até a Mercat Cross.

A equipe será composta por:

  • Trompetistas do Estado de Sua Majestade
  • Moderador e titulares de escritório da Society of High Constables of Edinburgh
  • Oficial da cidade
  • Macer to the Court of the Lord Lyon
  • Heralds and Pursuivants of Scotland
  • Lord Lyon King of Arms
  • Maça da Cidade e Espada da Cidade

Às 12:00, o Lorde Lyon Rei das Armas lerá a Proclamação ao povo da Escócia.
Isto será seguido por uma salva de 21 tiros do Castelo de Edimburgo. A procissão seguirá para o Castelo de Edimburgo, onde o Lord Lyon lerá a segunda Proclamação às 12h30.

Espera-se que grandes multidões se reúnam ao longo da Royal Mile para testemunhar as Proclamações e haverá espaço limitado. Aqueles que desejam participar são aconselhados a reservar bastante tempo. O acesso pode ser restrito por motivos de segurança se os números excederem a capacidade. Por favor, verifique o City of Edinburgh Council e Traffic Scotland para mais detalhes.

Os eventos também serão televisionados.

Enquanto isso, o rei estará em Londres para se encontrar com o secretário-geral da Commonwealth no Palácio de Buckingham e mais tarde com os High Commissioners (embaixadores) dos países dos quais é chefe de Estado: Antígua e Barbuda, Austrália, Bahamas, Belize, Canadá, Granada, Jamaica, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, São Cristóvão e Nevis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Ilhas Salomão, Tuvalu e Reino Unido.

SEGUNDA 12/09

Ainda em Londres, o rei fará uma visita ao Westminster Hall, onde as duas Casas do Parlamento se reunirão para expressar suas condolências.

Acompanhado por Camilla, a rainha consorte, o rei viajará de avião para Edimburgo. Essa é a primeira estapa da Operação Spring Tide, um procedimento para visitar as quatro nações do Reino Unido como rei.

À tarde, o caixão da Rainha seguirá em procissão até a Catedral de St Giles, acompanhado pelo Rei, membros da Família Real e The King’s Bodyguard for Scotland (Royal Company of Archers) e a Guarda de Honra. Está esperado que se inicie às 14:30.

Haverá uma homenagem à rainha para celebrar seu relacionamento com a Escócia às 15h e contará com membros da família real, representantes de caridades e associações escocesas ligadas à Rainha.

O corpo da rainha ficará na Catedral St Giles a partir das 17h e o público poderá ver seu caixão, o qual permanecerá em vigília contínua por 24 horas. Segundo informações do site oficial do Governo da Escócia será possível entrar na catedral para ver o caixão e contam com longas horas de fila. Não será permitido gravar ou tirar fotos.

O rei retornará então a Holyrood, onde terá uma audiência com o primeiro-ministro escocês Nicola Sturgeon. Ele e a rainha consorte comparecerão ao Parlamento escocês, onde receberão uma moção de condolências.

À noite, o rei Charles realizará uma vigília com membros da família real na Catedral de St Giles.

TERÇA 13/09

O rei e Camilla viajarão até Belfast, na Irlanda do Norte, para visitar o Castelo de Hillsborough onde há uma exposição sobre o relaciomaneto da rainha com a Irlanda do Norte.

O rei Charles se reunirá com o secretário de Estado da Irlanda do Norte, Chris Heaton-Harrris MP, bem como outros líderes do partido. Ele também receberá uma mensagem de condolências liderada pelo Presidente da Assembleia da Irlanda do Norte.

Depois de um encontro com líderes religiosos, o rei Charles e Camilla participarão de um culto de oração na Catedral de Santa Ana e depois retornarão a Londres.

A princesa Anne, a única filha da rainha, acompanhará o caixão da rainha da Catedral de St Giles até o aeroporto de Edimburgo e, em seguida, viajarão de avião das Forças Reais Britânicas e deverão chegar às 19h em Londres.

O caixão da rainha seguirá para o Palácio de Buckingham, a residência oficial dos monarcas britânicos em Londres desde 1837. O rei Charles III e Camilla, a rainha consorte, estarão lá para receber a rainha antes de ser leavada ao Bow Room.

QUARTA 14/09

Este é um dos momentos mais esperados/lamentados pelo povo inglês, seria a prieira vez que verão o caixão da rainha o durante a procissão pública do Palácio de Buckingham ao Westminster Hall pouco depois das 14h.

Seu caixão será transportado em uma carruagem da Tropa Real de Artilharia do Rei, e será acompanhado por um desfile militar, bem como membros da Família Real, liderados pelo rei.

Milhares de pessoas irão assistir a procissão em Londres ao longo dos Jardins da Rainha, The Mall, Horse Guards and Horse Guards Arch, Whitehall, Parliament Street, Parliament Square e New Palace Yard. A procissão da Rainha em Londres está prevista para durar cerca de 40 minutos.

Haverá telões instalados para a ocasião, especialmente nos Parques Reais da capital.

Assim que ela chegar em Westminster Hall, o caixão será posicionado em uma plataforma elevada conhecida como catafalco. Em cima do caixão colocarão a Coroa do Estado Imperial, o orbe e o cetro real. Cada canto da plataforma será vigiado 24 horas por dia por soldados das unidades que servem a Casa Real.

O arcebispo de Canterbury Justin Welby realizará um breve culto com a presença do rei Charles e outros membros da família real, antes que o salão seja aberto ao público.

QUINTA 15 a 18/09

Este é o primeiro dia que caixão da rainha poderá ser visto por pessoas comuns em Londres. O caixão fechado será colocado em uma plataforma elevada no Westminster Hall, parte mais antiga do Palácio de Westminster do século 11, e o público vê-la até o dia 18.

“Estado de repouso” é uma formalidade tradicional dada ao soberano, rainha consorte ou líderes políticos. Vimos recentemente com o Philip, com a mãe da Elizabeth em 2002 e também com Winston Churchill em 1965.

No dia seguinte, o rei e Camilla viajarão para o País de Gales, marcando a final de suas visitas às quatro nações do Reino Unido como rei.

SEGUNDA 19/09

Durante a manhã, o caixão da rainha será levado em procissão para a Abadia de Westminster para o funeral. Esse dia também é considerado um feriado no Reino Unido (bank holiday). Políticos e chefes de estado do Reino Unido de todo o mundo e membros da família real foram convidados para o funeral.

Após o funeral, o caixão viajará em procissão da Abadia de Westminster para Wellington Arch e então para Windsor, uma das residências favoritas da rainha.

O carro funerário levará o caixão ao longo da Long Walk até a Capela de São Jorge. A rainha será colocada ao lado do marido Philip na Capela de Windsor.

Esse artigo está sendo atualizado conforme os acontecimentos da morte da Rainha Elizabeth II na Escócia, veja mais no instagram @apureguria

Leia também Como a Escócia inspirou Game of Thrones e Como a Rainha da Inglaterra ganha dinheiro? e Como a maquiagem matou a Rainha Elizabeth 1

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

AULA DE IDIOMA COM PROFESSOR NATIVO
Aprenda qualquer idioma em casa com aulas virtuais e preços acessíveis. Ganhe 10 USD de desconto na sua primeira compra na plataforma do Italki!
CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here