Como a Rainha da Inglaterra ganha dinheiro?

0
193

Quando se pensa em Reino Unido, imediatamente pensamos na rainha Elizabeth II. Não há uma figura com mais influência na nação quanto ela e com toda certeza é uma das pessoas mais ricas. No entanto, muita gente não sabe como a rainha da Inglaterra ganha dinheiro e nem como o Reino Unido sustenta a família real! Como cobrem os custos da rainha, dos seus filhos e netos, a reforma dos castelos?

Neste artigo vou como a rainha da Inglaterra ganha dinheiro, como funciona o Fundo Soberano e seus rendimentos privados, além de valores pagos e outras curiosidades.

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Como a rainha da Inglaterra ganha dinheiro?

Tudo é um mistério quando as coisas estão relacionadas à família real. Ela é paga por meio de uma mistura de dinheiro público e privado, além do patrimônio líquido que inclui herança, um portfólio imobiliário significativo e outros ativos.

A rainha Elisabeth II e seus filhos são pagos por meio de três fontes: o fundo soberano público (The Sovereign Grant) e os ducados privados da Cornualha e Lancaster. A renda e despesas anuais do falecido príncipe Philip também estão inclusos aqui.

como a rainha da inglaterra ganha dinheiro
Elisabeth II, rainha do Reino Unido e da Commonwealth

The Sovereign Grant, Fundo Soberano

Desde 2012 os deveres oficiais da rainha e seus custos em manter os palácios são pagos por um montante fixo anual administrado pelo governo denominado Fundo ou Subsídio Soberano. Segundo o site oficial da monarquia britânica, “o financiamento do Subsídio Soberano vem de uma porcentagem dos lucros da receita do Crown Estate” que corresponde a 15% dos lucros anuais. Esse Crown Estate seria uma coleção de propriedades e fazendas do Reino Unido que geram centenas de milhões de libras por ano. A maioria das propriedades estão localizadas em Londres e estas são alugadas para lojas, escritórios comerciais, shoppings e residências.

Em 1760, o rei George III pegou essas propriedades e entregou ao Tesouro, para serem administradas pelo Tesouro em troca de uma “lista civil de anuidade” para cobrir todos os gastos, inclusive as dívidas. Essa lista substituída pelo Fundo Soberano em 2012.

Essas propriedades não pertencem ao monarca, não pode ser vendidas e as receitas não pertencem ao monarca. O mesmo pode ser dito da Coleção Real de Arte no palácio e jóias, pois as heranças da Coroa são da Coroa, não do monarca. Só a coleção de jóias, que corresponde a 140 peças, vale 3 bilhões de libras.


retrato familia real sem rainha
Membros da família real (e ex membros)

Quanto o Reino Unido paga para a rainha?

Segundo este documento oficial, o total desse Fundo Soberano em 2019 foi de 69,4 milhões de libras, sendo que 16,4 milhões da reserva foram usados para reformas no Buckingham Palace, além de pagamento de funcionários, contas de luz, viagens da família real… Ou seja, seria uma conta de despesas.

A rainha e o duque de Edimburgo são os únicos membros da família real a receber um subsídio parlamentar anual e o príncipe Philip recebia £ 359 mil por ano. Para quem assistiu The Crown, deve lembrar de um episódio da temporada 3 que o Príncipe Philip fala sobre vender um iate e parar de jogar polo porque a família real não tinha mais dinheiro e não recebeu aumento em 18 anos. O mais interessante é que essa entrevista realmente aconteceu em 1969 para a NBC.

A viagem real mais cara de 2017 foi a do Príncipe Charles e Camila que passaram 10 dias em Singapura, Brunei, Malásia e Índia no total de 362 mil libras.

Fundos privados e o Ducado de Lancaster

Os fundo privados (Privy Purse) é a renda real da rainha obtida através Ducado de Lancaster. Esse Ducado inclui todas as propriedades, terras e ativos mantidos em custódia do soberano reinante, assim como os cavalos e jóias. Segundo o relatório de 2020, o ducado arrecadou 22,3 milhões de libras e tinha £ 577,3 milhões de ativos líquidos sob seu controle.

A rainha usa esse dinheiro para cobrir despesas adicionais, além de salários para seus filhos Andrew, Edward e Anne para pagar por seus compromissos reais em todo o mundo. O Andrew está aparentemente envolvido com caso de abuso sexual que ainda está em julgamento. Na teoria ele não deveria mais receber salário, pelo menos não direto do Buckingham Palace.

castelo balmoral real
O castelo Balmoral na Escócia é residência real

O Ducado da Cornualha

Fundado em 1137, o Ducado da Cornualha financia as atividades públicas, beneficentes e privadas do Príncipe de Gales e sua família. É composto por terrenos e propriedades em 23 condados ingleses e uma carteira de investimentos.

No ano de 2020, Charles e Camilla receberam 22,2 milhões de libras deste ducado e mais 2 milhões de libras do Subsídio Soberano como pagamento pelos deveres reais. O relatório desse Ducado é extenso, são inúmeras páginas que conta desde pagamentos de funcionários a pegadas de carbono.

ducado de cornualha propriedades
Propriedades do Ducado de Cornualha

Enquanto os irmãos do príncipe Charles são pagos por meio do Ducado de Lancaster, 90% da renda do príncipe Charles e Camilla Parker Bowles vem do Ducado da Cornualha. O príncipe Charles paga o príncipe William e Kate Middleton deste ducado. O príncipe Harry e Meghan Markle eram pagos por este ducado também, mas como saíram da família real, não recebem mais (ou não deveriam).

O príncipe William e Kate Middleton vivem da herança da Princesa Diana (em torno de 10 milhões de libras mais propriedades) e as 45 mil libras que ele arrecadou quando serviu como piloto na British Army Air Corps. Aí pra pagar os boletos, o casal já firmou um contrato com a Netflix para produção de um filme ou série, gravam podcasts e também produzem um documentário sobre saúde mental para a Apple TV. Além disso, tem o dinheiro da Megan da sua carreira de atriz que deve ser em torno de 330 mil libras.

Quanto é a fortuna da rainha da Inglaterra?

Estima-se que a fortuna da rainha da Inglaterra corresponda a 420 milhões de libras, mas eu acredito que seja muito mais. Já o valor das terras da Coroa correspondem a £13,4 bilhões. A Rainha herdou do seu pai o Castelo de Balmoral na Escócia e também o Palácio de Sandringham (dois lugares que ela gosta de morar).

valor da fortuna da Rainha
Não é possível saber exato o valor da fortuna da Rainha

É impossível saber ao certo o valor real da fortuna da rainha da Inglaterra, justamente porque há uma lei do governo da década de 70 que confere o poder de isentar as empresas utilizadas por “chefes de estado” de novas medidas de transparência. Descobriram que o advogado da rainha fez pressão nos ministros para alterar a lei e prevenir que suas shareholdings fossem divulgadas ao público.

A evidência do lobby da rainha sobre os ministros foi descoberta por uma investigação do The Guardian sobre o uso pela família real de um procedimento parlamentar misterioso, conhecido como consentimento da Rainha, para influenciar secretamente a formação das leis britânicas. Ou seja, ao contrário do procedimento mais conhecido de consentimento real, uma formalidade que marca o momento em que um projeto se torna lei, o consentimento da Rainha deve ser buscado antes que a legislação possa ser aprovada pelo parlamento. Ela requer que os ministros avisem a rainha se alguma legislação irá afetar os interesses privados da coroa.

Diz a lenda que ela fez isso para que as pessoas não investigassem a sua fortuna e também porque seria vergonhoso. Acredito que seria no sentido que “eu não gostaria de que outras pessoas soubessem quanto eu ganho no ano” por exemplo. Maaas pode haver coisas escondidas aí né.

Os Paradise Papers, um conjunto de documentos confidenciais de 2017, revelaram que a rainha da Inglaterra pagou £ 10 milhões em fundos nas Ilhas Cayman e nas Bermudas. Não se sabe ao certo se registraram isso ou não.



Curiosidades sobre a rainha da Inglaterra

Muitos funcionários dizem que a rainha não demonstra uma extravagância dentro de casa e que há reaproveitamento como jornais são picados para forrar cavalos, o cordão do pacote é reutilizado, lençóis e espanadores puídos são cerzidos. Também usam aquecedores que custam 30 libras. Será que ela lambe o resto do iogurte que fica na tampinha do pote também? Eu sempre faço isso haueahue Já o Príncipe Philip gostava de luxo e opulência.

A rainha gasta muito dinheiro com cavalos, é o hobby mais caro dela. Estábulos para conter os cavalos puro sangue, pessoal para cuidá-los e ainda treiná-los para corridas custam muito. Estima-se que o gasto apenas com cavalos é de 600 mil libras anuais. Já o faturamento dela com as corridas de cavalo foi de quase 7 milhões de libras com 451 vitórias. Saiba mais sobre corridas de cavalos no artigo sobre os Peaky Blinders.

cavalo rainha da inglaterra elisabeth ii
A rainha da Inglaterra ama cavalos

A rainha da Inglaterra paga imposto?

A Coroa tem um status legal de isenção de impostos porque certos atos do Parlamento não se aplicam a ela. Órgãos da Coroa, como o Ducado de Lancaster, não estão sujeitos à legislação relativa ao imposto de renda, imposto sobre ganhos de capital ou imposto sobre herança. Além disso, o Soberano não tem responsabilidade legal para pagar esses impostos. Ou seja, a rainha paga imposto de forma voluntária desde 1992 e sobre a Bolsa Privada e o Ducado de Lancaster que não é usado em compromissos oficiais. Ela não paga imposto do Fundo Soberano.

O Ducado da Cornualha reivindica uma isenção da Coroa, o que significa que o Príncipe de Gales não é legalmente responsável pelo pagamento de imposto de renda ou corporação sobre as receitas do Ducado. O príncipe paga voluntariamente o imposto de renda, embora tenham sido levantadas questões sobre declarações de despesas que limitariam sua responsabilidade fiscal.

interior do castelo de windsor salas
Detalhes dos interiores do castelo de Windsor

Custo da taxa municipal paga voluntariamente pela rainha da Inglaterra:

  • A Rainha paga £ 1560 por ano em imposto municipal para o Palácio de Buckingham em Londres (banda de avaliação H).
  • O Castelo de Windsor corresponde a £ 2365 em imposto pela propriedade todo ano. Pra você ter uma ideia, tem casas no mesmo condado que pagam muito mais imposto do que ela.
  • O Castelo de Balmoral em Aberdeenshire cobra £ 3186 em imposto municipal, já que a propriedade está novamente listada na Banda de Avaliação H junto com o resto de suas propriedades. O Balmoral é um dos 10 Castelos na Escócia que você precisa conhecer
  • A propriedade de Sandringham em Norfolk custam a Rainha £2724 em imposto municipal.
  • O Imposto municipal pago pela rainha é de quase £ 10 mil anuais.
palacio de buckingham a rainha paga imposto
Palácio de Buckingham em Londres

E os ingressos dos castelos vão pra onde?

Quando uma pessoa compra um ingresso para visitar o Palácio de Buckingham, o castelo de Windsor e o Palácio de Hollyrood na Escócia está dando dinheiro para a Royal Collection Trust. Essa organização de caridade mantêm as obras de arte, ou seja, não há dinheiro do governo envolvido aqui. Ingressos, empréstimos de obras e atividades relacionadas pagam os custos além de muitas doações de instituições britânicas e milionários.

No ano de 2019 a 2020, o faturamento foi de 70 milhões. Só em objetos relacionados ao castelo e a realeza, o faturamento foi de 3,835 milhões de libras. Veja o total de ingressos vendidos durante os anos e outras informações no próprio site da Royal Collection Trust.

royal collection trust inglaterra
Propiedades do Royal Collection Trust

Quanto cada residente britânico paga à rainha?

Se pegarmos quanto custou o Fundo Soberano de 2020 e dividirmos pela população do Reino Unido, cada contribuinte residente aqui pagou 1,03 libras para a rainha por ano. Seria o arrecadado de 2020 que corresponde a 69,4 milhões dividido por 67,22 milhões de pessoas.

Rainha da Inglaterra nas notas de dinheiro

E pra finalizar o artigo, já que estamos falando da rainha e de dinheiro, quero mostrar pra vocês algumas notas de dinheiro ao redor do mundo com o rosto dela estampado e o processo de envelhecimento.

Escolhi algumas interessantes e diferentes como esta nota Canadá com o rosto dela aos 8 anos, aos 26 anos na Jamaica, 29 nas Ilhas Maurício, Ilhas Cayman aos 34 anos, Isle of Man aos 51, Nova Zelândia aos 60, Gibraltar aos 66 e Fiji aos 73 anos.

notas de dinheiro rainha elisabeth ii
Notas de Dinheiro da Commonwealth com rosto da Rainha

Gostaram deste artigo sobre como a rainha da Inglaterra ganha dinheiro? Leia também 10 motivos para morar no Reino Unido e 10 curiosidades sobre Londres muito bizarras

como a rainha da inglaterra ganha dinheiro fortuna
como a rainha da inglaterra ganha dinheiro fortuna
Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

AULA DE IDIOMA COM PROFESSOR NATIVO
Aprenda qualquer idioma em casa com aulas virtuais e preços acessíveis. Ganhe 10 USD de desconto na sua primeira compra na plataforma do Italki!
CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here