Como a Escócia inspirou Game of Thrones

0
358

Você sabia que a Escócia inspirou Game of Thrones? O autor George R. R. Martin se baseou em diversos momentos da história escocesa e inglesa para escrever um dos livros de maior sucesso dos últimos tempos e uma das séries mais aclamadas! Até aqueles momentos mais tensos como o Red Wedding foram baseados em fatos reais da história britânica!

Esse ano será lançada a spin off da série chamada de The House of the Dragon que contará a história dos Targaryans. Diz a lenda que algumas cenas já foram filmadas na Escócia.

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Neste artigo vou falar sobre fatos históricos e como a Escócia inspirou Game of Thrones. Contem spoilers e assista o vídeo com mais detalhes.

Como a Escócia inspirou Game of Thrones

O mundo de Westeros e a história da Escócia e Inglaterra possuem muitas semelhanças entre si, principalmente o mapa, o frio e a guerra entre famílias.

como a escocia inspirou game of thrones historia
Como a Escócia inspirou Game of Thrones

Mapa de Westeros

Para começo de conversa deste artigo Como a Escócia inspirou Game of Thrones, o próprio mapa de Westeros é muito semelhante ao mapa das ilhas britânicas e Irlanda. Basta inverter de ponta cabeça e adicionar a Irlanda embaixo. Pronto! Até o desenho da costa é muito semelhante.

mapa de westeros escocia inglaterra
Mapa de Westeros x Grã Bretanha e Irlanda

Muralha de Adriano

Um dos principais pontos da história de GOT é a ameaça crescente dos White walkers e o fato de que “o inverno está chegando”. Por causa dessa ameaça, uma muralha gigante de 500 km de comprimento e 200m de altura foi construída. Assim, os Sete Reinos ficam protegidos dos Wildings e outros perigos do Norte.

E o número 7 não é por acidente: a Inglaterra foi formada de sete antigos reinos: East Anglia, Wessex, Sussex, Essex, Kent, Mercia e Northumbria.


Essa muralha foi inspirada na Muralha de Adriano construída pelos romanos em 122 d.C. e marcava a fronteira entre o território romano e as terras dos bárbaros escoceses. É fácil ver os paralelos entre os romanos construindo um muro de mar a mar que separavam entre e os bárbaros escoceses.

muralha de adriano got
A Muralha de Adriano inspirou GOT

Sim, os romanos quase não invadiram o território escocês porque os escoceses (na época conhecido como pictos) eram muuuito brabos e tinha táticas de guerrilha. As ruínas dessa muralha ainda podem ser visitadas, só que toda vez que eu cruzei a Escócia estava chovendo haha

Se uma muralha não fosse suficiente, ainda construíram outra um pouco pra cima de Edimburgo chamada muralha de Antonino.

No vídeo abaixo dou mais detalhes de como a Escócia inspirou Game of Thrones

The Black Dinner and the Massacre of Glencoe

Um dos eventos da história da Escócia que inspirou Game of Thrones é sangrento! Quem lembra do Casamento Vermelho no episódio “The Rains of Castamere” (3ª Temporada, Ep 9)? Os fãs sempre vão se lembrar quando Robb Stark e seu exército chegam às Gêmeas, o castelo da casa Frey para celebrar o casamento de seu tio Edmure. Mesmo desconfiados, acreditavam na “lei da hospitalidade” e que não seriam maltratados. Mas não foi bem assim. No final das celebrações, eles são traídos e brutalmente assassinados pelos Frey e pelos Boltons.

George R. R. Martin explicou: “O Casamento Vermelho é baseado em alguns eventos reais da história escocesa. Um deles foi um caso chamado O Jantar Negro. O rei da Escócia estava lutando contra o clã Black Douglas. Ele estendeu a mão para fazer as pazes. Ele ofereceu passagem segura ao jovem conde de Douglas. Ele veio ao Castelo de Edimburgo e teve um grande banquete. Então, no final da festa, [os homens do rei] começaram a bater em um único tambor. Eles trouxeram um prato coberto e o colocaram na frente do conde e revelaram que era a cabeça de um javali preto – o símbolo da morte. E assim que o viu, soube o que significava. Eles os arrastaram para fora e os mataram no pátio.

red wedding game of trones historia real black dinner
A história da Escócia inspirou Game of Thrones

Outro exemplo é o Massacre de Glencoe. O clã MacDonald ficou com o clã Campbell durante a noite e as leis da hospitalidade (a lei afirmava que um anfitrião e um convidado, mesmo que inimigos mortais, não pudessem prejudicar um ao outro) supostamente se aplicavam. Mas os Campbells se levantaram e começaram a massacrar todos os MacDonalds em que pudessem pôr as mãos. Estima-se que 30 membros e associados do Clã MacDonald de Glencoe foram mortos por forças governamentais, supostamente por não terem jurado fidelidade aos novos monarcas, William III da Escócia e Mary II.

The Black Watch

Este é um dos principais pontos de Como a Escócia inspirou Game of Thrones! A Patrulha da Noite que guarda a muralha na história de As Crônicas de Gelo e Fogo é frequentemente comparada à Black Watch da Escócia, embora essa comparação não tenha sido confirmada por George R. R. Martin. Mais um fato de como a Escócia inspirou Game of Thrones!

A Black Watch era composta de seis companhias formadas pelo general George Wade para “vigiar” a Escócia e patrulhar as Highlands. Uma das companhias era do Clã Grant, uma do Clã Fraser de Lovat, outra do Clã Munro e três do Clã Campbell. Existem algumas semelhanças aqui, incluindo o traje de ambos os grupos: a Patrulha Negra usava tartan escuro e a Patrulha da Noite usa roupas escuras e capas pesadas e ambos protegem seu povo de potenciais grupos rebeldes invasores (selvagens e montanheses predatórios).

A Black Watch ainda existe e é o batalhão de infantaria do Regimento Real da Escócia.

the black watch game of thtrones scotland
The Black Watch na Escócia e no Game of Thrones

Até eu vi um anúncio para se juntar a Black Watch no castelo de Eilean Donan que pertencia ao clã Munro.. Esse papel convidava jovens a se enlistarem, ficavam na milícia por 49 dias e tinham treinamento de 27 dias durante o verão. Se a pessoa não gostasse, recebia um pound. em troca (na época era muito dinheiro). Cada pessoa também recebia comida, dormia em quartos confortáveis, ganhava uniforme com 1 par de botas, 2 pares de meia de lã, 1 flanela e duas camisetas de algodão. Além disso, poderia usufruir da estrutura com jogos recreativos, biblioteca, cafeteria, um lugar para treinar os tiros e jogar futebol.

panfleto the black watch escocia
Panfleto sobre a Black Watch na Escócia

Guerra das Rosas

Na história de A Song of Ice and Fire, Game of Thrones revela semelhanças à história britânica. Os livros mostram o conflito entre todas as casas governantes dos Sete Reinos de Westeros após a morte do Rei Robert Baratheon conhecida como a Guerra dos Cinco Reis. Todos lutam pelo controle do Trono de Ferro.

George RR Martin afirma que a maior influência da história foi a Guerra das Rosas, um conflito que durou cerca de trinta anos entre a Casa de Lancaster (simbolizada por uma rosa vermelha) e a Casa de York (simbolizada por uma rosa branca) pelo controle do trono da Inglaterra.

Os nomes das duas casas principais são até semelhantes: Lannisters eram os Lancasters e os Stark os Yorks. Outras semelhanças: Starks e os Yorks são nortistas, possuem sotaque mais carregado e isso é mostrado na série. Já os Lannisters e os Lancasters são soberbos e eram muito mais ricos que seus oponentes.



lannister personagem vida real
Tywin Lannister e King Edward 1

Semelhanças entre personagens reais

Outra semelhança que muitos fãs fazem entre os Starks e os Lannisters vem de Tywin Lannister e o quanto seu personagem se assemelha ao rei Eduardo I da Inglaterra. Olha como os personagens são muuuuito parecidos:

  • Ambos têm um brasão parecido: um leão dourado em um fundo vermelho.
  • Ambos treinaram seus filhos desde cedo em combate e estratégia, usando-os em muitas batalhas como comandantes. Ambos perderam suas esposas em uma idade jovem.
  • Ambos foram brutais contra seus inimigos e em muitas pinturas do rei Edward ele é retratado como tendo cabelos loiros, uma característica forte dos cabelos da família Lannister.

Já o Ned Stark seria o William Wallace: ambos estavam em guerra com o Norte e executavam seus principais adversários e que foram traídos antes da captura e depois executados em público.

Ned Stark também foi inspirado em Richard, Duke of York: ambos homens que lutaram em guerras e que foram protetores do reino durante o governo de um rei maluco. No entanto, o Richard teve desentendimentos com a esposa de Henrique IV, Maria de Anjou, como Ned fez com Cersei Lannister. Richard eventualmente tentou tomar o trono, mas não teve sucesso, espelhando o momento em que Ned tenta tomar o trono de Joffrey. Richard e Ned foram mortos por decapitação e acabaram com suas cabeças montadas em estacas.

O Rei Edward IV se assemelha ao Robert Baratheon porque mudou seu testamento em seu leito de morte, nomeando um regente como seu sucessor e causando uma crise de sucessão. Edward morreu após um acidente enquanto pescava, enquanto Robert morreu após ser atacado por um javali.

inspiracoes game of thrones reino unido
Baratheon e Rei Edward IV

Outras semelhanças entre os povos de GOT e os britânicos:

  • Deuses Antigos – Ramo da religião pagã, Druidas.
  • Filhos da Floresta – Celtas indígenas, elfos da floresta do folclore celta e gaélico
  • Primeiros Homens – Celtas Britânicos
  • Ândalos, a galera ali dos Lannisters seriam os Anglo-Saxões
  • A galera das Ilhas de Ferro, os greyjoys seriam os Vikings
  • Fé dos Sete – Cristianismo, Santíssima Trindade

Locações GOT na Escócia

O Castelo Doune foi base para um dos locais mais importantes no primeiro episódio de GOT: Winterfell. Ele está localizado pertinho de Edimburgo. Para os demais episódios, utilizaram Old Castle Ward na Irlanda do Norte para as gravações e é possível visitar! Confira a Excursão Locações de Game of Thrones saindo de Dublin

O Castelo Douneo também apareceu no Monty Python and the Holy Grail e na série Outlander como a casa do Dougal. Confira Outlander na Escócia: conheça os cenários nas Highlands e mapa!

A ilha de Skye também aparece en algumas cenas do primeiro episódio.

castelo winterfell game of thrones escocia
O Castelo Doune foi usado para gravar cenas de Winterfell

Ainda há algumas especulações sobre a nova série de Game of Thrones The House of the Dragon! Diz a lenda que algumas cenas podem ser sido gravadas na Escócia. O que vocês acham só pela foto abaixo?

game of thrones house of dragons nova serie escocia
Nova Série Game of Thrones The House of the Dragon

Gostou deste artigo Como a Escócia inspirou Game of Thrones? Leia também: Peaky Blinders: 10 curiosidades e fatos históricos

Como a Escócia inspirou Game of Thrones
Como a Escócia inspirou Game of Thrones
Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

AULA DE IDIOMA COM PROFESSOR NATIVO
Aprenda qualquer idioma em casa com aulas virtuais e preços acessíveis. Ganhe 10 USD de desconto na sua primeira compra na plataforma do Italki!
CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here