Palácio de Holyroodhouse em Edimburgo: vale a pena?

0
48

O Palácio de Holyroodhouse é uma das principais atrações turísticas em Edimburgo, uma jóia arquitetônica e histórica que remonta ao século XII. Também chamado de Palácio de Holyrood, é a residência oficial da família real em Edimburgo desde o século 16 e serve para ocasiões do estato e interações oficiais. O Rei Charles III para uma semana no palácio todo verão para realizar as cerimônias oficiais.

Ele está situado no final da Royal Mile, rodeado de jardins verdinhos e uma vista incrível para as montanhas e ao lado da Abadia de Holyrood. Um passeio perfeito para uma manhã durante a sua viagem à capital da Escócia!

Neste artigo vou te contar a história do Palácio de Holyroodhouse, motivos para visitar e várias curiosidades!

Palácio de Holyroodhouse em Edimburgo: como é o tour

Considero o Palácio de Holyroodhouse uma atração para visitar no seu segundo ou terceiro dia de viagem em Edimburgo. É um local mais tranquilo pela manhã e você pode visitar outros pontos turísticos nas proximidades como o Parlamento da Escócia e Dynamic Earth. Se estiver tempo bom durante o verão, poderá até subir o Arthur’s Seat, o ponto mais alto da cidade em cima de um vulcão extinto!

palacio de holyroodhouse em edimburgo vale a pena
Tour Palácio de Holyroodhouse

Como chegar no Palácio de Holyroodhouse?

Localizado na extremidade leste da Royal Mile e de frente ao Parlamento Escocês o palácio é uma das atrações mais afastadas do centro histórico. No entanto, é possível chegar lá a pé, apenas descendo a rua. Dá em torno de 20 a 30 minutos a pé. A volta é a parte mais difícil, pois será subida!

Outra opção é comprar o tour Ônibus Hop-On Hop-Off que passa nas Atrações da Realeza que já inclui os ingresso para Castelo de Edimburgo, o Iate Real Britannia e o Palácio de Holyroodhouse.

Também pode ir com o City Sightseeing Hop-On Hop-Off Bus Tour, um ônibus turístico que passa em vários pontos importantes da cidade.


interior do palacio de holyroodhouse sala do trono
Interior do Palácio de Holyroodhouse: Sala do Trono

Como comprar o ingresso Palácio de Holyroodhouse

Juntamente com o Castelo de Edimburgo, o Palácio é uma atração que precisa agendar com antecedência, justamente devido ao alto fluxo de turistas. Dedique uma manhã no seu roteiro O que fazer em Edimburgo

O valor do ingresso também inclui um guia de aúdio que conta a história do local e várias curiosidades (tem em vários idiomas, inclusive português do Brasil). Ele também é um guia multimídia que apresenta fotos, quadros, detalhes… Uma das coisas que mais gostei foi que você pode ver como era a abadia nos seus tempos de glória, como se fosse uma realidade virtual.

>> Compre aqui o Ingresso para o Palácio de Holyroodhouse <<

salao de jantar palacio edimburgo
Salão de Jantar Oficial

Hotéis próximos ao Palácio de Holyroodhouse

A região do palácio é muito calma e possui apartamentos e quartos maiores em comparação às acomodações da Old Town. Essa área também é mais tranquila e não fica muito distante da estação de trem Waverley (a principal da cidade). Selecionei algumas acomodações com ótimo custo benefício para quem viaja em casal ou em família (clique no link para reservar).

Aparthotel Adagio Edinburgh Royal Mile ⭐⭐⭐⭐ nota 8,5 Esse é um dos hotés que meus clientes mais gostam de ficar! A localização é muito boa, diretamente na Royal Mile e os apartamentos são muito confortáveis com geladeira, microondas e forno de indução. Além disso tem academia, lavanderia e elevador.

Cheval Abbey Strand Apartments, at Holyrood ⭐⭐⭐⭐ nota 9,5 Esse hotel fica literalmente ao lado do Palácio em um prédio histórico! Os quartos são muito bons, tudo bem limpinho e a cozinha bem equipada com fogão, forno e geladeira.

Holyrood Aparthotel ⭐⭐⭐ nota 8,0 esse hotel fica pertinho do Palácio e do Dynamic Earth, os quartos são bem confortáveis e também inclui forno, fogão, lava louça, geladeira e máquina de lavar roupa.

Veja mais opções aqui Onde ficar em Edimburgo: hotéis e melhores bairros

acomodacao edimburgo palacio de holyroodhouse
Hotéis próximo ao Palácio de Holyroodhouse

História do Palácio de Holyroodhouse

Antes da sua visita ao Palácio de Holyroodhouse, vale a pena ler um pouquinho sobre a sua história. Selecionei as principais partes para você compreender melhor o que se passou por aqui.

A arquitetura do palácio é uma mistura fascinante de estilos, refletindo os séculos de história e renovações pelas quais passou. Tudo começou com a construção da abadia de Holyrood em 1128 por David I. Essa área era remota e selvagem e foi escolhida porque o rei viu um cervo com uma cruz entre os chifres. Interpretou esse encontro como um sinal sagrado e decidiu realizar a construção.

Com o tempo, a abadia cresceu em importância e se tornou um centro de poder religioso e político na Escócia medieval.

abadia de holyrood edimburgo ruinas
Fachada da Abadia de Holyroodhouse em ruínas

Em 1501, o o rei James IV (avô da Mary Stuart) construiu um palácio gótico ao lado da abadia para a celebração do casamento dele com a Margaret Tudor. Seu filho, James V, construiu a Torre, a parte do Palácio mais antiga que ainda está de pé. O palácio foi aumentando e sendo reformado nos anos seguintes e se tornou a residência oficial dos monarcas escoceses. Não era mais interessante morar dentro do Castelo de Edimburgo.

Ao longo dos séculos, o palácio foi palco de eventos significativos, incluindo coroações, casamentos reais e encontros políticos importantes. Além disso, a rainha Elizabeth II foi trazida aqui após a sua morte em 2022 durante a Operação Unicórnio.

Palácio de Holyroodhouse e Mary Stuart

Uma das épocas mais famosas da história do Palácio de Holyroodhouse foi durante o reinado da Rainha Maria da Escócia (Mary Queen of Scots), no século XVI. Mary passou parte de sua tumultuada vida no palácio. Ela casou com seu segundo marido Henry Stewart (Lord Darnley), na capela privada do palácio.



O seu casamento não era dos melhores e cheio de intrigas. Isso é revelado durante o tour no Palácio quando passar pelos quartos reais. Teve um episódio que seu marido e comparsas invadem o quarto dela durante o jantar e capturam seu amigo e secretário David Rizzio. Eles levam David para o quarto ao lado e o matam com mais de 50 facadas. Tudo isso enquanto a Mary estava grávida de 6 meses.

quarto mary scots palacio edimburgo
Quartos da Mary Stuart no Palácio de Holyroodhouse

Coroação do novo rei

Vários reis foram coroados na Abadia, porém um dos mais importantes foi o James VI, o filho de Mary Stuart. Durante o seu reinado, o palácio foi reformado com adição de galerias e apartamentos. Sua esposa, Anne da Dinamarca, também foi coroada aqui, além do batizado de 3 filhos.

Após a morte de Elizabeth I, James VI se tornou o primeiro rei da Inglaterra, da Escócia e Irlanda. Assim, ele teve que se mudar para Londres.

Veja também: 10 coisas para saber antes da sua viagem para Escócia

o que fazer em edimburgo palacio de holyrood
O que fazer em Edimburgo: Palácio de Holyroodhouse

Declínio e renovações

Nos séculos seguintes, o palácio não foi muito visitado pelos reis e foi ocupado por outros nobres como “guardiões” que nem sempre realizam reformas. Consequentemente, o Palácio de Holyroodhouse perdeu importância como residência oficial da família real. Teve uma época que o Bonnie Prince Charlie da revolução Jacobita e até o George III (irmão do Luis XVI da França) viveram em segurança durante um tempo.

As renovações maiores aconteceram mesmo apenas no século 20 com a presença do George V (vô da Elizabeth II). Houve uma modernização total: instalação de aquecimento central, iluminação eléctrica, modernização das cozinhas e adição de novos banheiros e elevador. O palácio foi formalmente designado como residência oficial do monarca na Escócia e tornou-se o local para cerimônias e eventos reais regulares.

holyrood palace escocia
Fundo do palácio ao lado das ruínas da Abadia

Como é a visita ao Palácio de Holyroodhouse

Se você escutar todos os áudios do guia, levará mais de 2 horas para percorrer todos os aposentos. Eu achei que valeu a pena ouvir sobre as salas que me interessavam mais. É só caminhar seguindo as plaquinhas e digitando o número para ouvir a explicação.

Eu particularmente gostei King’s Apartments e Mary, Queen of Scots’ Chambers (o quarto onde ela dormia e a sala com várias joias, além da mancha de sangue da morte de David Rizzio como mencionei anteriormente neste artigo). Diz a lenda que o fantasma dele ainda perambula por aqui!

A sala do Trono também é muito bonita com o famoso quadro do Charles II e a The Royal Dining Room com porcelanas finíssimas!!

Também achei muito interessante utilizar o guia para visualizar como era a Abadia antigamente. Durante a revolução gloriosa em 1688 uma multidão invadiu a abadia, roubaram itens e destruíram quase tudo e alguns anos depois o teto colapsou. Ela nunca mais foi reformada e está em ruínas.

Passear pelos jardins no final do tour também foi muito gostoso, o local é muito bem cuidado.

interior palacio de holyrood edimburgo
Interior do Palácio de Holyroodhouse

Palácio de Holyroodhouse vale a pena?

Eu achei muito relevante até para quem não é tão fã da família real atual. São vários detalhes da monarquia escocesa que podem ser vistos em uma visita de 2 horas. Acho que o valor do ingresso é justo com o que ele oferece. >> Compre aqui o Ingresso para o Palácio de Holyroodhouse

No vídeo abaixo, você pode ter uma ideia melhor sobre o Palácio de Holyroodhouse, além de outras atrações que pertecem à Família Real na Escócia como o Castelo de Balmoral e o Britannia (o iate da rainha que também fica em Edimburgo). Clique para assistir!

Gostou deste artigo sobre o Palácio de Holyroodhouse? Leia também 8 Produtos típicos da Escócia para comprar em Edimburgo

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

CHIP VIRTUAL DE INTERNET
Tenha conexão em qualquer lugar com o chip virtual de internet da Holafly! Leitores do Apure Guria ganham 5% de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS NA EUROPA
Garanta seu lugar em tour e atrações em vários países na Get Your Guide.

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here