O que fazer em Montreal: Roteiro 2 dias e atrações

0
34

O que fazer em Montreal? A maior cidade da província de Quebec, no Canadá, é um destino que mistura história com seus prédios antigos no estilo europeu e modernidade com uma vibrante cena cultural!

Montreal é uma das maiories cidades do Canadá, muitos brasileiros a escolhem para morar, mas tem algumas diferenças bem marcantes. Seja pelo próprio idioma (o francês é o idioma principal), seja pelo estilo de vida.

Neste guia, vou te mostrar O que fazer em Montreal, as melhores atrações, como chegar e a melhor época para visitar!

O que fazer em Montreal: Roteiro 2 dias e 15 melhores atrações

Montreal é uma das cidades mais vibrantes do Canadá. Repleta de história, cultura e beleza natural. Você pode visitá-la em qualquer época do ano, tem um eficiente sistema de transporte público e diversas atrações legais para conhecer!

Eu visitei durante a terceira semana de outono e peguei cenários incríveis com as árvores coloridas. Hoje vou te mostrar O que fazer em Montreal!

o que fazer em montreal 2 dias canada
O que fazer em Montreal: roteiro 2 dias

Como chegar em Montreal

Como Montreal é uma cidade muito grande, é fácil chegar de avião, já que há muitos voos nacionais e internacionais para o aeroporto, conhecido como Aeroporto Internacional Pierre Elliott Trudeau (YUL).

Eu cheguei em Montreal de ônibus, uma viagem que durou apenas 2 horinhas vindo de Ottawa. Foi uma viagem bem tranquila, o ônibus era muito bom e chegou no horário correto. Escolhi a empresa Orleáns Express e a passagem custou 50 CAD. Confira meu artigo sobre O que fazer em Ottawa!


A cidade possui uma estação central de trem, a Gare Centrale, que recebe trens de diversas cidades canadenses, incluindo Toronto e Ottawa. Eu viajei de trem pagando a passagem mais barata e confesso que o preço está diretamente relacionado ao conforto kkkkkkk

o que fazer em montreal canada
O que fazer em Montreal: roda gigante no porto antigo

Melhor época para visitar Montreal

A escolha da época para visitar Montreal dependerá do tipo de experiência que você busca, pois cada estação do ano oferece diferentes atrações e atividades. Mas fique tranquila que vou falar as atrações conforme a época nesta lista de O que fazer em Montreal.

Eu visitei durante o mês de outubro e achei muito legal pois vi as folhas das árvores com diversas cores, peguei um dia bem frio e outro super quente e ensolarado! Mas sei que nem todo mundo pode ter essa sorte.

Veja as principais diferenças entre as estações em Montreal:

Verão (junho a agosto): essa é a época perfeita para curtir os festivais, atividades culturais e outros eventos de verão! As temperaturas sobem bastante, muita gente aproveita para fazer trilhas na região, explorar as ilhas e tudo fica muito mais vivo…. consequentemente, mais cheio de gente e mais caro também! Nesse época haverá muita coisa e a lista O que fazer em Montreal aumenta!

Outono (setembro a novembro): Essa é a época que eu indico pra visitar, pois o Canadá fica sensacional nessa época, tudo muito colorido. Tem aquele friozinho, mas ainda é suportável, você consegue visitar as atrações mais tranquilamente e os preços são amigáveis. Lembre-se que algumas coisas começam a fechar mais perto do inverno, como passeios de barco.

quando visitar o canada outono
Quando visitar Montreal: cenas de outono

Inverno (dezembro a fevereiro): Se você aprecia esportes de inverno e a atmosfera acolhedora do Natal, o inverno em Montreal é uma excelente escolha. As paisagens cobertas de neve e os festivais de luzes criam uma atmosfera mágica. No entanto, as temperaturas são muuuito baixas e tem muita neve, dificultando alguns passeios externos. Esteja preparada para usar roupas bem quentinhas e sempre buscar refúgio em museus, lojas e locais fechados. Muita gente fica dentro dos shoppings gigantes da cidade.

Primavera (março a maio): essa é uma época muito legal para visitar Montreal. O clima é ameno, os jardins bem verdinhos e coloridos das flores. O Mont Royal, fica super bonito! Ah, os preços são mais acessíveis e há menos gente. Alguns passeios já voltam a ser realizados como passeios de barco e algumas excursões ao Mont Tremblant.

roteiro montreal cidade velha
O que fazer em Montreal: passear na cidade velha

Onde ficar em Montreal

Existem inúmeros hotéis bons em Montreal e como a cidade é grande, fica até difícil de escolher né! Mas não se preocupe, selecionei alguns hotéis bem localizados e com ótimo custo benefício. Clique no nome para saber mais detalhes e fazer sua reserva.

M Montreal Hostel ⭐⭐⭐ Nota 8,6 esse foi o hostel que fiquei hospedada, os quartos são muito limpos e organizados, com espaço suficiente para guardar as coisas no armário. Há quartos para casais ou famílias no estilo hotel mesmo. No último andar você encontra algumas jacuzzis e um bar, é um rooftop bem maneiro! A localização também ajuda bastante, escolhi porque fica pertinho da rodoviária.

Hotel Monville ⭐⭐⭐⭐ nota 8,4 esse hotel imponente tem uma decoração muito legal e quartos com camas bem confortáveis com janelas grandes e cortinas black out. Possui um rooftop com bar! Os hóspedes elogiam o atendimento e a localização.

Hotel St.Thomas ⭐⭐⭐⭐ nota 8,7 um hotel super charmoso que une um prédio histórico à arquitetura contemporânea. Possui SPA e academia, quartos aconchegantes e confortáveis. O café da manhã é excelente e o atendimento dos funcionários é elogiado.

L’Hotel Particulier Griffintown ⭐⭐⭐⭐ nota 8,5 achei este hotel super charmosinho com um quê de alguém que mora ali sabe? Está situado em um prédio histórico de 3 andares, então há só escadas. Os hóspedes elogiam a decoração, atendimento e também o café da manhã francês.

Onde ficar em Montreal melhores hoteis
Onde ficar em Montreal: melhores hoteis

Dinheiro no Canadá

O Canadá utiliza o dólar canadense, tem um design bem interessante e até a Rainha Elizabeth II aparece na nota de 20 CAD.



Durante a minha viagem, utilizei dinheiro em espécie apenas uma vez em Québec. No resto, sempre utilizei o cartão de débito internacional da Wise. Com este cartão você pode fazer pagamentos de passagens, alimentação, hotéis, tours e tudo o que desejar durante a sua viagem. Eu usei a Conta Wise no Canadá e não tive nenhum problema.

Eu utilizo a Wise há muitos anos e já testei o cartão de débito internacional em mais de 27 países diferentes. Acho que é a função da conta Wise que eu mais gosto! Veja mais informações sobre Wise no Canadá

Com a conta da Wise fica muito mais fácil viajar! Utilizando o meu link abaixo, você faz a sua primeira transferência de até 500 GBP sem pagar tarifas da Wise!

Abra uma conta internacional >>

O que fazer em Montreal: 15 melhores atrações

Tem muita coisa legal para visitar em Montreal e eu organizei estas atrações baseadas nas proximidade entre elas. Você consegue fazer muita coisa a pé, às vezes vai caminhar bastante entre uma e outra. Nesse caso pode utilizar o Uber ou transporte público. Também recomendo este passeio guiado de ônibus que passa pelas principais atrações da cidade!

No vídeo abaixo O que fazer em Montreal, conto a minha experiência na cidade e outras curiosidades! Clique para assistir!

1 – Vieux-Montreal (Cidade Velha)

A cidade velha foi onde tudo começou lá em 1642 e é onde vamos começar nosso roteiro O que fazer em Montreal! Nessa época os colonizadores franceses fundaram uma fortaleza chamada Fort Villie-Marie.

Suas ruas de paralelepípedos e predinhos antigos encantam qualquer um! Aqui há muitos restaurantes bons, lojinhas e até poderá experimentar a famosa cauda de castor, um docinho folhado com açúcar.

Nessa área, você realmente achará que está na Europa, é bem parecido kkkk Recomendo o restaurante Vieux-Port Steakhouse, onde comi costeletas de cordeiro, molho, purê de batata e vegetais por CAD 43 (sem imposto ou gorjeta). Pois é, queria uma refeição mais gostosinha e valeu muito a pena!

o que comer em montreal canada
Restaurante na cidade velha de Montreal

2 – Vieux-Port

Fundado no século 18, o velho porto era o principal porto de Montreal até a construção de um novo em 1976. Esta área foi remodelada e tem algumas atrações turísticas como a Roda Gigante, algumas lojinhas vendendo artesanato e também existem alguns passeios de barco durante a primavera e verão. Compre aqui o ingresso para a Roda Gigante!

Também existe um centro de ciênciais e alguns espaços bem grandes que devem ser utilizado para eventos como festival Montréal en Lumière, o Igloofest, o Festival des Grands Voiliers e o Festival Internacional de Reggae. Ah e claro, inúmeros barcos fazem passeios no rio! Veja aqui cruzeiro turístico pelo rio St. Lawrence

Acredito que há muitas atividades durante o verão, quando fui só havia algumas decorações de Halloween. De qualquer forma, vale a pena adicionar no seu roteiro O que fazer em Montreal!

passeio de barco montreal
Passeio de Barco em Montreal saindo do porto velho

3 – Notre-Dame-de-Bon-Secours Chapel

Localizada dentro da cidade velha, esta igreja foi fundada em 1655 por Marguerite Bourgeoys, a primeira educadora do Canadá. Se tornou um local de peregrinação e visitada por marinheiros.

Atualmente há um pequeno museu de história e arqueologia com diversos objetos que contam a história da cidade como acampamentos, alicerces da primeira capela. Veja mais no site Oficial da Capela

Marguerite Bourgeoys capela
Capela de Marguerite Bourgeoys

4 – Marché Bonsecours

Ao lado desta igreja, está localizado o Marché Bonsecours, um mercado antigo dentro de um prédio charmoso com uma cúpula. Apesar de ser bonitão, o interior deixa um pouco à desejar pois as lojinhas não vendem nada tão diferente e existe uma cervejaria e restaurante funcionando dentro do edifício. Assim, acho que pode adicionar no seu roteiro O que fazer em Montreal por ser mais no centro da cidade, não é um local extremamente necessário, uma passadinha por fora já basta.

montreal capela marguerite burgeoys
Capela e Marche Bonsecours

5 – Museu Arqueológico Pointe-à-Callière

O Museu Arqueológico de Montreal, localizado nessa parte antiga da cidade, foi fundado em 1922 e conta a história dos primeiros povos até os tempos atuais.

O museu abriga uma coleção impressionante de artefatos que remontam às culturas indígenas que habitavam a área antes da colonização europeia, mais de 1000 anos atrás. Há instrumentos de caça, artefatos cerimoniais e ruínas do edifício antigo.

Se você vai visitar este museu e outras atrações, pode ser vantajoso comprar este passe para 5 atrações em Montreal.

museu arqueologico pointe a calliere
Fachada do Museu Arqueológico

6 – Place d’Armes

A Place d’Armes é uma praça situada no coração do Vieux-Montréal e rodeada por alguns edifícios históricos, como a Basílica Notre-Dame e o Banco de Montreal. No centro, está estátua de Paul de Chomedey, fundador da cidade. Acho esse lugar indispensável da lista de O que fazer em Montreal!

Se você quiser saber mais sobre a história de Montreal, recomendo fazer este Tour privado por Montreal com guia em português

roteiro 2 dias montreal praca de armas
O que fazer em Montreal: Praça de armas

A Basílica de Notre-Dame foi construída no século XIX, é um exemplo magnífico da arquitetura gótica. Os vitrais e esculturas tornam o interior igualmente cativante e você precisa pagar ingresso para visitá-la. Você pode participar das missas, porém é realizada em uma capela separada e sem chance de ver o interior.

Já o Banco de Montreal é o banco privado mais antigo do Canadá e foi criado em 1817. Ele é facilmente reconhecido pela estrutura em forma de um Panteão (o arquiteto se inspirou em um banco em Edimburgo, acredita?). Vale a pena dar uma passadinha para ver o interior repleto de colunas, mármore por todo lado, pura ostentação. Há também uma pequena exibição sobre a história do banco com moedas, notas, cheques, máquinas e fotos. Entrada gratuita

banco de montreal interior marmore
Interior do Banco de Montreal

7 – Hôtel de ville

A prefeitura (como é chamado Hôtel de Ville em francês) é uma obra-prima arquitetônica que reflete a rica história e influências culturais desta área.

Ela está situada no topo de uma colina e o prédio possui um estilo bem diferente dos outros aos seu redor, muitos detalhes intricados e torres ornamentadas. Foi inaugurado em 1878 e participou de muitos eventos significativos ao longo dos anos. No momento não é possível visitar o seu interior, pois está em reforma conforme o site oficial.

quartier latin montreal
Quartier Latin em Montreal

8 – Quartier Latin

O Quartier Latin foi um dos bairros que mais gostei de visitar e não pode ficar de fora da sua lista de O que fazer em Montreal! Repleto de ruas pitorescas, livrarias, cafés, galerias de arte e restaurantes, o bairro também é o lar da Universidade de Quebec em Montreal.

Aqui você encontra todo tipo de culinária, seja o típico Poutine, um prato canadense de batata frita com molho e quejo coalho, pierogue polonês até rodízio de sushi e pratos japoneses e muito mais! Eu aproveitei para provar o Poutine na Frite Alors, paguei 11 CAD e confesso que só uma vez na vida, é muuita gordura kkkkk

Caso você queira provar outros pratos do Canadá como bagels, gnocchi com molho de tomate, torta da Alsácia, crepes e etc, sugiro fazer um Tour gastronômico por Montreal

prato tipico canada poutine
Poutine: o famoso prato típico do Canadá

9 – Centro Comercial

Essa é a parte nova da cidade, repleta de arranha céus e lojas, é um paraíso para os amantes das compras. Nesse caso recomendo visitar os shoppings Montreal Eaton Centre, Les Cours Mont-Royal e Complexe Desjardins. Se você vai visitar a cidade durante o inverno, com certeza dará uma passadinha aqui, então já coloque no seu roteiro O que fazer em Montreal!

Para quem deseja só passear, sugiro a Rua Sheerbrooke com seus 31 km e repleta de museus, hoteis famosos, campi da universidade, vários prédios históricos e contemporâneos. Recomendo dar uma passadinha na praça da Université McGill, onde fica o Museu Redpath e poderá até ver alguns estudantes praticando futebol americano no Parc Rutherford.

museu redpath montreal
Museu Redpath em Montreal

10 – Mont Royal

Dessa rua é só seguir para o morro mais alto e que deu nome à cidade: Mont Royal. A subida é um pouco puxadinha, mas vale totalmente o esforço, pois há vários mirantes que oferecem uma vista deslumbrante da cidade. Não vá embora da cidade sem visitar esse morro, deve estar no topo da sua lista de O que fazer em Montreal!

o que fazer em montreal mirante mont royal
O que fazer em Montreal: subir o Mont Royal

Esse parque é realmente muito grande, você pode fazer diversas trilhas onde poderá ver alguns momentos como George-Étienne Cartier Monument, jardim de esculturas, gazebos, um tobogã, snow tube e algumas trilhas de ski, além de cemitérios. Alguns animais também habitam o parque como raposas, marmotas, esquilos, guaxinins e muitos pássaros.

O mirante mais famoso se chama Belvédère Kondiaronk e onde está situado o Chalet du Mont-Royal, construído em 1932 e dedicado a eventos. Em dias normais há uma cafeteria, banheiros e cadeiras de descanso.

Kondiaronk Belvedere chalet
Chalé no topo do Mont Royal

11 – Oratório de São José

Localizado ao sul do Mont Royal, este santuário impressionante é dedicado a São José e oferece uma vista panorâmica da cidade. Muita gente o visita por causa da espiritualidade, é um local de peregrinação, justamente porque tem a ver com curas milagrosas.

Fundado em 1904, o Oratório começou como uma pequena capela dedicada a São José e cresceu para se tornar uma obra arquitetônica com uma cúpula imponente e uma escadaria em espiral lindíssima. A entrada se dá pela rua Queen-Mary e também tem estacionamento. Está aberto para visitação das 6:30 às 21h.

Eu não visitei o seu interior porque achei meio fora de mão e não sou uma pessoa muito religiosa, mas dá pra ver que é uma estrutura bem imponente! Adicione na sua lista O que fazer em Montreal se você fica mais de 2 dias na cidade.

oratorio sao jose montreal
Oratório São José

12 – Chinatown

Uma das coisas que você irá notar quando visitar o Canadá é que existem muitos asiáticos. Apesar de ser um dos maiores países do mundo, o Canadá não é tão populoso assim e depende muito de imigrantes. Em todas as cidades você encontrará bairro com características destes imigrantes.

Um bairro que se destaque em Montreal é o Chinatown, estabelecido no final do século XIX e que preserva a herança cultural chinesa. Aqui você encontra ruas coloridas, lojas especializadas e uma variedade de restaurantes que oferecem culinária chinesa. Eu tomei o café da manhã em uma padaria, tinha vários bolinhos bem macios e saborosos, mas não tinha o café em si kkkkkk

Aproveite para ver o Portal do Dragão, uma estrutura imponente que marca a entrada do bairro!

chinatown montreal
Entrada do portal de Chinatown

13 – Parc La fontaine

Este parque é um refúgio para quem deseja escapar do agito da cidade! O Parc La Fontaine foi inaugurado em 1874 e dedicado a Louis-Hippolyte La Fontaine, o Primeiro Ministro do Canadá Unido lá em 1842.

Você poderá fazer caminhadas tranquilas por aqui ao lado de lagos e até ver uma pequena cachoeira. Muitos locais fazem exercícios e picnics no parque. Uma curiosidade interessante é a realização de eventos culturais e festivais no parque, como apresentações de teatro ao ar livre e shows musicais.

Gostei muito da atmosfera desse parque, com certeza faria um picnic se tivesse mais tempo. Neste caso, seria uma passadinha mesmo no meu roteiro O que fazer em Montreal!

parc la fontaine montreal dicas de viagem
Parc La Fontaine em um dia de outono

14 – Avenue Duluth

Um pouco ao sul desse parque você encontra a Avenue Duluth no bairro Plateau-Mont-Royal, uma rua de pedestres com vários restaurantes, cafés e galerias de arte bem alternativos. Vale a pena adicionar no seu roteiro O que fazer em Montreal para conhecer alguns bares diferentes!

A avenida foi estabelecida no final do século XIX e recebeu o nome em homenagem a Daniel Greysolon, Sieur du Lhut, um explorador e diplomata francês. Nos anos seguintes, Duluth Avenue se tornou uma rua com várias residências charmosas no estilo vitoriano e muitas foram adaptados à comércios.

Durante o verão acontece o Festival de Verão de Duluth, que transforma a rua em um local animado com performances ao vivo, eventos culturais e atividades comunitárias.

avenue duluth grafitti
O que fazer em Montreal: Avenue Duluth

15 – Ilhas de Santa Helena e Notre Dame

A Ilha de Santa Helena foi uma fortificação militar que teve papel estratégico ao longo da história do Canadá e que foi transformado em um parque recreativo com praias artificiais e trilhas. Já a Notre Dame é uma ilha artificial com várias atrações, sendo o autódromo uma das principais. Vale dedicar um dia inteiro do seu roteiro O que fazer em Montreal!

Existem algumas atrações interessantes na ilha como:

  • Parc Jean-Drapeau: esse parque conta com muitas coisas diferentes como complexo aquático à patinação no gelo, além das outras atrações pagas desta listinha
  • Circuito Gilles Villeneuve: pista usada em corridas da NASCAR e do GP de F1 do Canadá, além de trilhos para patins em linha e ciclismo.
  • Cassino de Montreal: o próprio nome já diz, possui restaurantes e shows ao vivo.
  • Biosphère: um museu dedicado ao meio ambiente, com exposições interativas sobre sustentabilidade e ecologia.
  • Espace 67: local de shows e ventos
  • La Ronde: Parque de diversões com montanha russa, roda gigante….
ilhas de montreal biosphere
Ilhas de Montreal e Parc Jean-Drapeau

Roteiro Montreal 2 dias

Confira O que fazer em Montreal em 2 dias ou mais:

Dia 1: Place d’Armes, Catedral e banco, Museu Arqueológico, Capela Marguerite Burgeoys, Marché Bonsecours, Prefeitura, Cidade velha, Antigo porto da cidade e Roda gigante de Montreal

Dia 2: Mont Royal, Centro da cidade, Quartier Latin, Parc La Fontaine, Avenue Duluth

Dia 3: passeio de barco e explorar as ilhas, Chinatown ou Oratório

montreal o que fazer cidade antiga
Cidade velha de Montreal

Gostou desta lista O que fazer em Montreal no Canadá? É uma cidade incrível com muitas coisas diferentes para conhecer em qualquer época do ano! Veja também: Tour Cataratas do Niágara

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

CHIP VIRTUAL DE INTERNET
Tenha conexão em qualquer lugar com o chip virtual de internet da Holafly! Leitores do Apure Guria ganham 5% de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS NA EUROPA
Garanta seu lugar em tour e atrações em vários países na Get Your Guide.

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here