15 Curiosidades de Edimburgo que poucos brasileiros sabem!

0
232

Existem tantas curiosidades de Edimburgo super interessantes e que você deve saber antes de visitar a capital da Escócia. Sendo uma cidade bem antiga, você encontrará alguns fatos escoceses arrepiantes e outros emocionantes que envolvem o castelo, cemitérios, pessoas famosas, bruxas e animais! Veja mais curiosidades de Edimburgo no vídeo!

15 Curiosidades de Edimburgo que você deve saber!

É muito legal conhecer a cidade quando você já sabe a história por trás dela! Neste artigo eu abordo várias curiosidades de Edimburgo e lugares que vocês podem adicionar no roteiro quando vierem visitar a capital da Escócia. Pode também conferir mais dicas aqui O que fazer em Edimburgo: roteiro de 3 dias e atrações

1 – Castelo de Edimburgo

Localizado no topo do Castle Rock, o Castelo de Edimburgo promove um cenário impressionante. Embora o castelo tenha sofrido vários ataques e reformas ao longo do tempo, o primeiro castelo neste local foi construído há 1100 anos! Confira como é a visita ao Castelo de Edimburgo.

É considerado uma das fortalezas mais importantes da Escócia e o mais atacado do Reino Unido: foi sitiado 26 vezes!

Você pode visitar o castelo e toda a sua estrutura com vários museus bem interessantes! Pode também fazer um Tour Guiado com Ingresso.

curiosidades de edimburgo castelo
O Castelo e curiosidades de Edimburgo

2 – Vulcões em Edimburgo

Você sabia que a montanha em que fica o Castelo de Edimburgo é na verdade um vulcão extinto? Além desse, há outro vulcão extinto do outro lado de Edimburgo conhecido como Arthur’s Seat.

Se você quer saber mais sobre a formação de Edimburgo, sugiro visitar a atração Dynamic Earth aos pés da montanha. Fica próximo ao Holyrood Palace e promove uma viagem pela história da terra e universo de forma interativa e envolvente.


Ambos estão extintos há centenas de milhões de anos, então não precisa se preocupar com erupções!

Confira: 10 coisas para saber antes da sua viagem para Escócia

3 – Uma fortaleza para elefantes

Um dos fatos que poucos conhecem sobre o Castelo de Edimburgo é que costumava ser o lar de um elefante! O elefante foi trazido para o castelo pelo batalhão 78º Highlanders do Sri Lanka em 1838. Tornou-se mascote do regimento e chefe da banda marcial e,diz a lenda, que gostava de cerveja. Certeza uma das curiosidades de Edimburgo mais inesperadas haha

No vídeo abaixo eu conto mais curiosidades de Edimburgo, clique para assistir!

4 – A Pedra do Destino

A Pedra do Destino, ou Stone of Scone, é um importante símbolo cerimonial na Escócia. Os reis escoceses sentavam nesta pedra durante a coroação. Em 1269 ela foi tomada pelo rei inglês Eduardo e instalada na Abadia de Westminster, embaixo do trono oficial do rei da Inglaterra.

Em um fatídico dia de Natal em 1950, quatro estudantes escoceses roubaram o pedra, a escondendo na Abadia de Arbroath na Escócia. A pedra foi recuperadaum tempo depois e enviada de volta à Abadia de Westminster. Em 1996, a pedra foi oficialmente devolvida ao solo escocês e agora está alojada no Castelo de Edimburgo em uma sala cofre!

joias da coroa escocesa cultura curiosidades
Pedra do Destino e Jóias da Coroa Escocesa

5 – Joias da Coroa Escocesa

As Honras da Escócia, geralmente chamadas de Joias da Coroa Escocesa, são o conjunto de joias da coroa mais antiga das Ilhas Britânicas. O conjunto, composto por um cetro, espada e coroa, foi usado pela primeira vez na coroação de Mary of Scots, Rainha da Escócia, em 1543.

As joias foram escondidas dentro do castelo em 1707 e foram posteriormente consideradas perdidas até serem redescobertas em 1818. Hoje estão ao lado da Pedra do Destino dentro do castelo. Um das curiosidades de Edimburgo que estão super ligados a história e cultura!

Eu falo um pouco mais destes fatos e do castelo de Edimburgo neste video aqui, clique para assistir:

6 – Roubo de corpos

Durante o século 18, os estudantes de medicina na Escócia tornaram-se ladrões de corpos por necessidade. Poucos cadáveres foram parar na mesa de dissecação pela via legítima: apenas aqueles que morreram na prisão, vítimas de suicídio, órfãos ou crianças abandonadas.

Os estudantes de Glasgow pagavam suas mensalidades da universidade fornecendo cadáveres para aulas de anatomia. Já em Edimburgo, os estudantes que roubavam cadáveres aumentaram tanto que criaram uma cláusula na matrícula proibindo os aprendizes de roubar cadáveres em 1721.

Por esta razão, alguns túmulos na cidade possuem grades! Tem este túmulo aqui de 1829, o mesmo ano em que os infames assassinos Burke e Hare, os quais matavam para vender os corpos para estudo. Ambos foram finalmente condenados por seus crimes e o o próprio William Burke foi enforcado na frente de 25 mil pessoas e enviado para dissecção em uma sala de aula.

7 – Greyfriars Kirkyard

Existem mais de 700 lápides e quase 100.000 pessoas enterradas em Greyfriars Kirkyard, o cemitério mais famoso de Edimburgo. Os enterros foram concedidos no local em 1562, depois que o cemitério original em St Giles ficou superlotado.

Sobrevivendo a um incêndio em 1845, os últimos enterros no Greyfriars ocorreram na década de 1870; É considerado o cemitério mais assombrado do Reino Unido e muitas pessoas fazem tours noturnos lá. Eu sempre visitei durante o dia, pois é um local bonito e agradável com vista linda para o castelo.



Se você gosta de histórias de fantasmas, pode conferir este artigo Tours e Histórias de Terror da Inglaterra e Escócia

8 – Os fantasmas de Edimburgo

Chegou a hora das curiosidades de Edimburgo arrepiantes!! A capital da Escócia é uma das cidades mais assombradas do mundo!

O mais famosos de todos os fantasmas é o Bloody MacKenzie, uma pessoa muito ruim que preendeu e torturou vários católicos em uma área do cemitério Greyfriars. Ele está enterrado muito próximo do mesmo lugar e diz que está vagando pelo cemitério após um sem teto ter arrombado a sua cripta. Mais tarde algumas crianças também invadiram a criptam e jogaram bola com o seu crânio. Não é à toa que ele não gosta de pessoas e proporciona uma experiência muito interativa para quem visita o cemitério a noite.

Outros lugares com fantasmas incluem o Castelo de Edimburgo, o Brodie’s Close na Cidade Velha, Edinburgh Vaults em South Bridge e vários bares no Grassmarket. Vem conhecer o cemitério Greyfriars Kirkyard no vídeo

9 – Nor Loch

Um dos fatos mais assustadores sobre Edimburgo é que a agora linda área verde conhecida como Princes Street Gardens já foi um lago fedido, onde despejavam esgoto puro e cadáveres.

Este lago artificial conhecido como Nor Loch, era tão poluído, que o fedor foi considerado insuportável. Aliás, a fedentina era uma coisa muito comum, tanto que Londres passou por isso com o rio Tâmisa também.

desenho edimburgo idade media lago artificial
O lago artificial em Edimburgo durante a Idade Média

10 – Caça às Bruxas

Acredita-se que pelo menos 300 julgamentos de bruxas foram realizados em Edimburgo Entre os séculos 16 e 18, as “bruxas” (quase todas mulheres) eram julgadas e deveriam mergulhar no lago artificial da cidade: o Nor Loch.

As bruxas mergulhavam no lago e se sobrevivessem era um sinal que “realmente eram bruxas” e eram condenadas à morte. Se elas morressem durante o mergulho, pressumia-se que eram inocentes. Uma da curiosidades de Edimburgo mais tristes.

11 – Subterrâneos de Edimburgo

Durante o século 19, a população de Edimburgo estava crescendo rapidamente, e o espaço habitacional dentro da Cidade Velha começou a ficar super apertado. Para manter continuar vivendo dentro da segurança das muralhas, as pessoas começaram a converter porões e até túneis em moradias.

Assim, muitas famílias mais humildes passaram a viver nestes espaços escuros e úmidos. Conforme a cidade foi expandindo, essas pessoas começaram a abandonar estes lugares e a viver em melhores condições.

É possível visitar alguns túneis e galerias durante a Excursão Galerias Subterrâneas

12 – O cavaleiro do zoológico

Uma das melhores curiosidades de Edimburgo é o pinguim cavaleiro! Sir Nils Olav, o terceiro de seu nome, é um pinguim-rei e vive seus dias no zoológico de Edimburgo. Ele é o mascote da Guarda do Rei da Noruega, onde ocupa o posto de Brigadeiro.

pinguim cavaleiro escocia
Quem diria, um pinguim cavaleiro!!

13 – A maior rede de aquecimento no chão

Parece meio confuso, mas Edimburgo tinha a maior rede para aquecer o chão do mundo! Foi instalado sob a estrada do The Mound em 1959 e possui 35 km que esquentam e derretem o gelo para a segurança dos motoristas. Agora não funciona mais, infelizmente.

Alguns países utilizam bastante como o Canadá e a Islândia.

14 – Edimburgo e Harry Potter

J. K. Rowling, a autora de Harry Potter, escreveu a maioria dos livros enquanto morava em Edimburgo, inspirando-se na cidade e na cultura escocesa.

Os lugares mais famosos são: Victoria Street que virou o Beco Diagonal e o restaurante Elephant House na George IV St onde ela escrevia boa parte do livro. No momento, este lugar está fechado pois pegou fogo ano passado.

Para quem está vindo a Edimburgo e ama Harry Potter, poderá fazer esta excursão A Magia de Harry Potter

Também pode ver mais lugares no artigo A Londres de Harry Potter: 11 lugares imperdíves para fãs

victoria street harry potter
A Victoria Street virou o Beco Diagonal

15 – Edinburgh Fringe Festival

Edimburgo é famosa por vários festivais como o Beltane, Hogmanay e o Fringe! O Fringe é considerado o maior festival de artes do mundo, acontece no mês de agosto desde 1947. São mais de 55 mil perfomances de arte em 300 locais diferentes, sendo muitas gratuitas. A primeira vez que vim para Edimburgo foi durante esse festival e é uma experiência incrível!

Saiba mais sobre as tradições britânicas e festivais no Reino Unido

tradicoes da escocia beltane
Beltane é a Festa da Primavera

Gostou destas curiosidades de Edimburgo? Comente!

Salve no Pinterest

15 Curiosidades de Edimburgo que poucos brasileiros sabem
15 Curiosidades de Edimburgo que você deve saber
Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

AULA DE IDIOMA COM PROFESSOR NATIVO
Aprenda qualquer idioma em casa com aulas virtuais e preços acessíveis. Ganhe 10 USD de desconto na sua primeira compra na plataforma do Italki!
CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here