Melhor época para visitar o Japão: eventos mês a mês

0
74

Qual a Melhor época para visitar o Japão? Além de invernos com neve, verões muito quentes, ainda tem temporada de tufões e chuvas! Decidir quando visitar o Japão envolve bastante pesquisa, já que o país não possui evento de forma simultânea, principalmente no caso da florada das cerejeiras.

Muitos diriam que a melhor época para visitar o Japão é durante a primavera quando as cerejeiras estão em flor. No entanto, muitos esquecem da Golden Week, uma semana extremamente movimentada quando muitas pessoas estão de férias, os hotéis lotam e ingressos esgotam!

Neste artigo vou te explicar a melhor época para visitar o Japão e destacar os principais eventos mês a mês em algumas regiões mais turísticas.

Melhor época para visitar o Japão

Quando visitar o Japão?

Com um arquipélago de quase 7 mil ilhas espalhadas de norte a sul no Pacífico, o clima no Japão muda significativamente entre as regiões. Enquanto pode haver muito frio e neve no norte do país, Okinawa e as ilhas do sul permanecem quentes durante todo o ano.

As estações são bem marcadas com invernos rigorosos, verões muito quentes, outonos e primaveras mais amenos e muito coloridos. O Japão muda completamente em cada estação! Uma dica é decidir se você quer ver cerejeiras, as cores fantásticas do outono, neve e preços baixos ou ver o Japão totalmente verde durante o verão com fogos de artifício!

melhor epoca para visitar o japao
Melhor época para visitar o Japão

Estação das Chuvas no Japão e tufões

A estação chuvosa no Japão ocorre nos meses de verão, entre metade de junho até o de julho. Em Tóquio, junho é um mês chuvoso.

A maioria dos tufões causa problemas para o Japão entre maio e outubro, sendo agosto e setembro meses com mais tufões. Pode existir atraso ou cancelamento de voos, mudanças bruscas de clima e avisos para permanecer dentro de casa. No sul do Japão, Okinawa costuma enfrentar mais tufões do que o continente. Regiões ao norte do Japão, como Hokkaido, tendem a ter menos tufões.


Os meses mais secos no Japão são geralmente dezembro, janeiro e fevereiro. Essa é a melhor época para visitar o Japão para quem não se importa com frio e dias mais curtos e quer dar uma economizada boa!

Qual melhor época para visitar o Japão?

Eu acredito que março e novembro são os melhores meses para viajar ao Japão. Os preços não estão abusivos, as paisagens são maravilhosas e as temperaturas são amenas. Dá pra curtir os parques de diversões, templos, viagens bate e volta sem tanta gente.

Mas claro, a melhor época para visitar o Japão pode mudar conforme os seus interesses e também se deseja participar de algum evento específico, como vou descrever em seguida.

Qual melhor epoca para visitar o Japao mes
Qual melhor época para visitar o Japão: mês a mês

Qual a pior época para visitar o Japão?

Evite viajar ao Japão nestes períodos:

  • Golden Week, do final de abril ao início de maio! Esta é a semana nacional de férias para os japoneses, os trens lotam e hotéis também.
  • Entre metade de julho e metade de agosto, o clima se torna bem desagradável devido às altas temperaturas e umidade. Além disso, muitos turistas estrangeiros visitam o Japão, sem falar nas férias escolares.

Eventos e festivais no Japão mês a mês

Confira as temperaturas em Tóquio, destinos para viajar em cada mês e festivais únicos para tonar a sua viagem inesquecível! Descubra melhor época para visitar o Japão!

Japão em Janeiro

Janeiro é inverno em grande parte do país, embora algumas áreas, como Okinawa, permaneçam semi-tropicais o ano todo. Este normalmente é um período mais tranquilo e barato para visitar. A temperatura varia de 0°C a 10°C em Tóquio.

O clima geralmente é fresco, seco e ensolarado durante janeiro e os lugares ficam muito menos lotados do que no final do ano. No norte do Japão há fortes nevascas, tornando as condições boas para esquiar.

Eventos: Shogatsu (Ano Novo Japonês) e Seijin no Hi (Dia da Maioridade) ocorre na segunda segunda-feira de janeiro.

Se for alugar um carro, muito cuidado nas estradas e fique ligado na previsão de neve!

Veja também: Onde ficar em Tóquio: hotéis e 8 melhores bairros

Japão em Fevereiro

Fevereiro é geralmente o mês mais frio do Japão, mas se você gosta de esquiar, é um dos melhores momentos do ano para visitar as motanhas! Muitas vezes, as flores de ameixa (ume) começam a desabrochar no final do mês, sinalizando que a primavera está a caminho. As temperaturas em Tóquio geralmente ficam entre 1°C a 11°C em Tóquio, enquanto pode fazer até -7ºC no norte em Sapporo na ilha de Hokkaido.

Em Sapporo acontece o Yuki Matsuri, um festival de neve com direito a competição internacional de escultura em neve, tobogãs de gelo e muito mais. Essa é a melhor época para visitar o Japão para quem curte muuuita neve!

japao no inverno quando ir
Inverno no Japão: muita neve!

Japão em Março

Março marca o início da primavera! Esta provavelmente seria a Melhor época para visitar o Japão para quem deseja ver as cerejeiras em flor! Vários parques ficam lotados de famílias fazendo piqueniques e festas para curtir dias mais ensolarados e flores. Ver as flores em japonês seria Hanami e a cerejeira é Sakura.

O momento da floração depende inteiramente das temperaturas e variam conforme a região e o ano. As flores começam a florescer em Okinawa e em partes mais quentes do Japão por volta de meados de março, depois se deslocam para o norte à medida que o clima esquenta até o início de maio. Os meteorologistas preveem o momento em que as flores aparecem do sul para o norte.



Em Tóquio as temperaturas já sobem e ficam entre 5°C a 15°C em Tóquio. Neste mês também acontece a AnimeJapan, o maior festival de anime do mundo.

Japão em Abril

Abril provavelmente é um dos meses mais cheios do Japão, justamente porque todo mundo deseja ver as cerejeiras e os dias são ensolarados, Mas tome cuidado para não ir no final do mês, quando acontecem as férias escolares e a Golden Week!

Em Takayama acontece o famoso festival da primavera chamado Takayama Spring Festival, no qual carros alegóricos iluminados com lanternas passam pelas ruas do centro histórico. Para quem está em Kyoto pode presencer o Miyako Odori, grandes shows de primavera realizadas por geiko (como são chamadas as gueixas em Kyoto) Compre ingressos com antecedência!

Considero esta a melhor época para visitar o Japão, porém os preços são muito mais altos!

melhor mes visitar japao cerejeira
Qual o melhor mês para visitar o Japão?

Japão em Maio

O clima em maio é agradável e mais quentinho, geralmente seco, e a vegetação se torna muito verde! As flores de cerejeira permanecem apenas no norte de Hokkaido neste mês, enquanto em Okinawa, é a estação chuvosa.

A Golden Week é o período de férias das principais empresas e é a pior época para visitar o Japão! Ela começa por volta do final de abril e se estende até a primeira semana de maio. Vários feriados nacionais consecutivos caem nessa semana, então muitos japoneses viajam e o trânsito, transporte entre cidades e hospedagem ficam lotados!

Em Tóquio as temperaturas já estão entre 14°C a 24°C e neste mês acontece o Sanja Matsuri, o maior festival da cidade, atraindo mais de 1 milhão de visitantes para o bairro de Asakusa. Como muitos festivais japoneses, o Sanja Matsuri é uma celebração religiosa. Trata-se de um festival xintoísta que se estende por todo o fim de semana e é dedicado aos kami (espíritos) de três homens.

Maio é um ótimo mês para vestir kimono no Japão e tirar aquelas fotos legais sem morrer de calor kkkkk

como alugar kimono no japao quanto custa
Como alugar kimono no Japao


Japão em Junho

Junho é um mês de contrastes no Japão, sendo o início muito bom e terminando em muuuita chuva! Neste mês começa a estação chuvosa chamada de tsuyu. Enquanto muitos reclamam da chuva, os jardins japoneses atingem seu esplendor com cores muito vibrantes!

Em Sapporo acontece o Yosakoi Soran Matsuri, um festival anual de dança folclórica com mais de 40.000 dançarinos de todo o país que se apresentam pelas ruas e nos parques da cidade.

Em Osaka acontece o Festival Otaue shinji, no qual realizam antigos rituais xintoístas, apresentações de dança e canções enquanto plantam arroz! Diz a lenda que o colheita será muito melhor após essas perfomances acompanhadas por instrumentos japoneses tradicionais, como shamisen e tambores taiko. O festival ocorre todos os anos desde 211.

Veja também: Onde ficar em Kyoto: hotéis e 8 melhores bairros

Japão em julho

Em julho as chuvas já dão uma parada e os dias esquentam bastante, ficando entre 23°C a 31°C em Tóquio! Neste mês também acontecem vários festivais e é considerado alta temporada para o turismo doméstico.

O Monte Fuji abre oficialmente para os alpinistas em 1º de julho, atraindo gente do mundo todo.

Além disso, Kyoto fica lota por causa do Gion Matsuri e procissões com carros alegóricos e lanternas acontecem entre os dias 17 a 24 de julho Yamaboko Junkō).

Lembre-se que o Japão é um país beeem úmido, então as temperaturas são muito mais quentes do que você espera. Beba muita água e passe protetor solar!

verao japao viagem vale a pena
O verão no Japão é repleto de fotos de artifício (Hanabi)

Japão em Agosto

Agosto é o pior mês para visitar o Japão, especialmente para quem não está habituado com o calor! Sério gente, é bem quente e lotado nos festivais! Por essa razão, muita gente viaja para Hokkaido, no norte do país, para temperaturas mais amenas e belíssimos campos coloridos de flores. Além disso, muitos estudantes tiram férias em agosto. Em Tóquio as temperaturas ficam entre 24°C a 32°C.

Apesar disso, é um mês maravilhoso para quem gosta de festivais e fogos de artifício! Um dos mais conhecidos é o Lake Biwa Fireworks Festival, realizado perto de Kyoto no início de agosto.

Em muitas cidades você verá lanternas nos rios. Essa atividade faz parte do festival de Obon, um feriado japonês anual que comemora e homenageia os ancestrais falecidos. Acredita-se que, durante esse período, seus espíritos retornam para visitar seus familiares.

Esta é uma ótima época no Japão para fazer um passeio de barco em Tokyo durante a noite!

passeio de barco tokyo a noite
Passeio de Barco em Tokyo com música tradicional

Japão em Setembro

Setembro ainda é bem quente e úmido, porém um pouco menos movimentado do que o mês anterior. Eu visitei o Japão em setembro e posso dizer que não tenho o que reclamar, peguei apenas uns 3 dias de chuva em Hiroshima e em Tokyo, enquanto o resto foi muito ensolarado! Claro que sofri bastante com o calor, me sentia mais cansada no final do dia, mas acredito que tive muita sorte também.

Este é o pico da temporada de tufões em Okinawa, Kyushu e Shikoku estão sujeitos a períodos de chuva intensa e ventos fortes, mas mudam conforme o ano.

Em Osaka acontece o Kishiwada Danjiri Matsuri com vários carros alegóricos nas ruas e em Seto ocorre um festival de cerâmica que atraem mais de 500.000 pessoas!

O Festival Owara Kaze no Bon acontece em Toyama, nos primeiros três dias de setembro. Centenas de pessoas dançam em procissão pelas ruas ao lado de antigos edifícios de madeira!

hakone torii portal vermelho na agua
Visitei o Japão em setembro e peguei dias maravilhosos, alguns muito quentes!

Japão em Outubro

Outubro é um ótimo mês para visitar o Japão, com dias quentes e menos úmidos, além do início do outono! As árvores já começam a mudar de cor, mas ainda não estão em total esplendor. Em Tóquio as temperaturas ficam entre 16°C a 24°C, aproveite para ver o Roppongi Art Night com instalações de arte durante a noite.

O Halloween é celebrado em várias cidades japonesas e parques como Universal Studios Japan e a Disney no Japão, então considero a melhor época para visitar o Japão e ir nos parques de diversões! Assim você vê algumas atrações diferentes como desfiles temáticos! No entanto, em Tóquio estão tentado proibir o encontro de Halloween com pessoas fantasiadas nas ruas em Shibuya. Vamos ver como é este ano né!

Veja também: O que fazer em Osaka: roteiro 3 dias

desfile tematico tokyo disneyland
Desfiles temáticos da Disney no Japão

Japão em Novembro

Acredito que novembro é a melhor época para visitar o Japão para quem gosta de cenários incríveis! As flores já estão amarelas e vermelhas em quase toda a ilha principal, mudando totalmente a paisagem, é simplemente um mês mágico! Recomendo fazer viagens pelo interior do país, especialmente as partes montanhosas, para ver esse show de cores. Uma ótima dica é ver a montanha mais alta do Japão com neve: veja a viagem a Monte Fuji e Hakone!

Em Tóquio estará entre 10°C a 18°C.

Aproveite para ver o Arashiyama Momiji Festival, um evento com barcos e pessoas vestidas com roupas tradicionais que refletem a nobreza do Período Heian. Os nobres homens e mulheres se apresentam nos barcos com instrumentos.

melhor epoca visitar japao outono
Outono é uma ótima época para visitar o Japão

Japão em Dezembro

A virada do ano parece a melhor época para visitar o Japão por causa dos preços mais baratos da passagem, mas não se engane! Evite a última semana do mês e a primeira semana de janeiro. Embora o Natal não seja um feriado nacional (afinal, os japoneses não são católicos em sua maioria), muitas pessoas ainda tiram folga durante este período. Consequentemente, os hotéis ficam lotados, assim como os trens. Muitas lojas fecham durante os dias que antecedem o Dia de Ano Novo.

Aproveite os onsen ao ar livre para ter experiências especiais durante os meses de inverno, especialmente no norte do Japão! Você poderá tomar banho em fontes termais naturais e rodeado de neve! Não vá embora do Japão sem ficar em um ryokan (uma hospedagem típica!).

No dia 31 de dezembro, os sinos dos templos tocam 108 vezes à meia-noite como parte do Joya-no-kane. Conhecido como um ritual anual de purificação, o “sino da meia-noite’ é um evento budista japonês e o número 108 pode ser pecados, sofrimentos, divisões do ano… não há somente uma explicação.

Kyoto celebra um vegetal, o nabo-daikon durante o Daikon Sanpoji Matsuri! Mais de 10.000 pessoas comem o nabo cozido, acreditando ter benefícios para a saúde e proteção contra doenças.

quando visitar o japao melhor epoca fuji
Qual a melhor época para visitar o Japão?

Gostou destas dicas sobre a melhor época para visitar o Japão? Me conte quando você vai visitar o Japão nos comentários abaixo!

leia também: Como funciona Ninja WiFi: internet portátil no Japão!

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

CHIP VIRTUAL DE INTERNET
Tenha conexão em qualquer lugar com o chip virtual de internet da Holafly! Leitores do Apure Guria ganham 5% de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS NA EUROPA
Garanta seu lugar em tour e atrações em vários países na Get Your Guide.

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here