Como Alugar Kimono no Japão: 4 dicas essenciais

0
85

Como alugar Kimono no Japão? Tirar fotos com o clássico traje japonês não é complicado e existem inúmeros lugares legais como templos e parques.

No entanto, nem todo lugar oferece uma sessão fotográfica junto com o aluguel ou até mesmo a produção de maquiagem e cabelo.

Neste artigo vou te contar como foi a nossa experiência em alugar kimono em Tokyo e resultado das fotos!

Como alugar Kimono no Japão por 1 dia e fotos

Nós decidimos alugar kimono em Tokyo antes mesmo do embarque no avião, pois eu queria muito viver essa experiência! kkkkk Visitamos o Japão no mês de setembro. Foi uma experiência muito legal e cultural, pois aprendemos sobre os costumes e detalhes da vida com a nossa fotógrafa e guia japonesa.

como alugar kimono no japao
Como alugar kimono no Japão e sessão fotografica

O que é um kimono?

O kimono é uma vestimenta tradicional japonesa que consiste em uma peça de roupa com mangas quadradas e um corpo retangular, tendo o formato da letra T. Ele é preso na frente e amarrado com uma faixa larga chamada obi.

O corte feminino e masculino dessa vestimenta são diferentes, principalmente nas mangas, onde existe um pequeno bolso na versão masculina.

Existem vários tipos diferentes de kimono dependendo a ocasião e idade, sendo que antigamente também representada o estado civil do usuário.


O kimono é frequentemente usado em eventos formais, como casamentos, funerais e cerimônias religiosas, mas também pode ser usado como roupa casual em ocasiões informais como festivais.

A vestimenta fica completa usado alguns acessórios como geta (sandálias de madeira), tabi (meias com o dedão do pé separado), wagasa (sombrinhas feitas de bambu e papel) ou kasa (sombrinhas normais).

kimono no japao como usar fotografia
Como usar Kimono no Japão

O que é yukata?

Durante o verão, os japoneses vestem um yukata, uma vestimenta mais leve para os dias mais quentes. O yukata é mais colorido, utilizado nos festivais de fogos de artificio e em hospedanges tradicionais chamadas ryokan.

A palavra yukata originou-se da composição das palavras yu (banho) e katabira (roupa de baixo). Antigamente eram usados por pessoas nobres, guerreiros e depois foi se tornando popular.

Embaixo do yukata usamos uma roupa mais leve branca. Ele é amarrado com um cinto chamado Obi e ainda uma cordinha por fora. Ele fica sim um pouco apertado e dificulta um pouco para andar, por isso os passos são bem curtinhos.

Veja a nossa experiência completa Como alugar kimono no Japão no vídeo abaixo, clique para assistir!

Estrangeiro pode vestir kimono?

Sim, alugar um kimono e vestir não é apropriação cultural visto que é um traje formal ou utilizado durante os festivais de verão. Claro que é necessário utilizá-lo de forma respeitosa, não é uma roupa para uma festa à fantasia.

Leia também: Onde ficar em Tóquio: hotéis e 8 melhores bairros

diferenca kimono yukata
Sessão de fotos usando kimono em Tokyo

Lojas de kimono no Japão

Em muitas cidades você encontrará pequenas lojas para alugar kimono no Japão e as cidades mais clássicas para utilizá-los são Kyoto e Tokyo.

Uma coisas que eu percebi nessas lojas é que nem sempre a qualidade do tecido é boa, sem falar na disponibilidade de estampas e tamanhos. Vi muito yukata feio e de tecido meio vagabundo sabe, só de pegar eu já passava calor kkkkk Sem falar nos preços um pouco acima da média para quem aluga na hora, entre 7 mil yenes por pessoa. Os mais baratinhos eram 5mil, mas eram feinhos, aí não valia a pena.

Uma coisa que você precisa se atentar é que a estrutura do povo japonês é diferente, então nem todos as vestimentas cabem em um estrangeiro. Seja na altura, tamanho dos ombros, barriga etc.

Por essa razão é necessário fazer uma reserva prévia passando todas as informações como medidas e até a escolha da estampa. Assim você tem garantia que estará usando um kimono que gosta para tirar as suas fotos. Afinal, atravessar meio mundo para chegar lá e não usar um traje bonito não dá né!

quanto custa alugar kimono no japao
O Jean gostou muito de usar yukata em Toquio

Como alugar kimono no Japão

Como expliquei acima, é importante ter tempo para escolher a estampa, combinação dos acessórios e informar os tamanhos corretos. Você pode perder muito tempo dentro de uma loja e talvez não encontra algo que goste.

Eu fiz a reserva utilizando esse link Sessão de fotos e aluguel de kimono em Tóquio. Aqui você escolhe o dia e horário para fazer suas fotos. É importante reservar com antecedência porque esgota rápido!



Após a reserva, a dona do local e guia entrou em contato comigo pelo WhatsApp e enviou a lista de kimono disponíveis, além dos cintos, acessórios de cabelo e sombrinhas. Assim eu pude combinar todas as cores e montar o look como eu sempre sonhei!

Maquiagem e Penteado japonês

Para sair bem nas fotos, também contratei uma cabeleleira (no local onde vesti o kimono) para fazer o penteado bem tradicional e uma maquiagem suave, bem no estilo japonês. Ela até escondeu meus cabelos brancos kkkk

Foi muito legal porque ela me contou algumas curiosidades sobre o jeito de ser das japonesas. Elas são muito discretas, raramente usam cores muito chamativas e gostam de ornamentos simples mas bem bonitos.

Esse serviço foi à parte, custou 12 mil yen e você pode contratar também se desejar, basta comunicar à guia.

maquiagem penteado japones
Maquiagem e penteado japonês

Santuário para tirar fotos em Tokyo

O local das fotos foi relizado em Yanaka Ginza, uma região bem residencial em Tokyo e um pouco a norte de Akihabara. Apesar de não ser tão distante, já dá pra perceber uma outra atmosfera muito mais calma. Nem parece uma das maiores cidades do mundo.

Nesse local ficam alguns lugares famosos como o Ueno Park, Yanaka Cemetery e Tennoji temple. Você pode chegar aqui usando a JR Yamanote Line, JR Keihin-Tohoku Line e a Keisei Line. De metrô fica mais fácil com a Chiyoda Subway Line.

Nossa experiência com kimono no Japão

Fiz o penteado e maquiagem uma hora antes do horário combinado. Após isso, vestimos o kimono, os cintos, as sandálias de madeira e levei uma sombrinha feita com pedaços de kimono reaproveitados (muito linda!).

Caminhamos uns 8 minutinhos até o Santuário Nezu, um local muito bonito com vários portões vermelhos (torii), estátuas de raposa (mensageira dos deuses), edifícios sagrados e árvores. É um dos santuários mais antigos de Tokyo e famoso por seu Festival de Azáleas (Tsutsuji Matsuri), realizado durante os meses de abril até o início de maio. Se você visitar o Japão nessa época, vale muito a pena ver! Ele também foi considerado “o santuário mais bonito de Tóquio”.

o que e yukata aluguel kimono japao
Santuário em Tokyo e aluguel de kimono

Ficamos muito felizes que o dia estava nublado e não muito quente, pois a vestimenta aperta um pouco e aquece mais, já que é uma camada mais grossa de tecido.

A guia/fotógrafa tirou nossas fotografias com o iPhone e já sabia os melhores pontos para fazer as fotos. Também nos contou várias curiosidades sobre costumes japoneses, história e detalhes que só quem é de lá sabe. Uma delas foi a diferença entre santuário e templo, além de nos ensinar como fazer uma reza/pedido em um santuário xintoísta.

Foi uma experiência muito legal e as fotos ficaram muito legais. Acho que a luz não estava boa em todos os lugares, então algumas ficaram fotos ficaram mais avermelhadas, aí foi necessário tratá-las no Adobe Lightroom. No geral gostei muito do resultado!

Achei que o valor do aluguel e o acompanhamento da guia/fotógrafo valeu totalmente a pena! Recomendo demais essa experiência.

sessao fotografica kimono toquio
Sessão fotográfica em Tokyo com kimono

Alugar Kimono em outras cidades

Também achei outras atividades legais que você pode alugar kimono, alguns envolvem uma atividade tradicional como aula de escrita japonesa ou cerimoônia do Chá (esta última fizemos em Kyoto e foi bem legal!.

Confira as atividades que recomendo:

4 Dicas essenciais para alugar kimono no Japão

1 – Não deixe para alugar kimono durante a viagem, você irá perder mais tempo e pode não encontrar a estampa que deseja. Reserve essa atividade com antecedência para escolher a estampa e ajustar os tamanhos do corpo, pé, altura etc.

2 – Recomendo alugar kimono na meia estação como outono e primavera. Nós fomos no verão e por sorte nesse dia fez menos calor. Se você viajar no verão, faça a reserva no período da manhã.

3 – Chegue uma hora antes do horário combinado caso deseje fazer penteado e maquiagem. Acho que fez toda a diferença.

4 – Caso você tenha Iphone, a guia passa todas as fotos diretamente pelo AirDrop. Se não ela colocará no Google Drive para você baixar depois. Nesse caso, baixe quando estiver utilizando o WiFi do hotel!

Encontramos essa experiência no GetYourGuide, uma plataforma que reúne atividades com locais no mundo todo e também vende ingressos e tours! É uma empresa alemã que confio e sempre utilizo nas minhas viagens. Agora ela virou patrocinadora do blog e do nosso canal no Youtube e ficamos muito felizes em compartilhar as melhores experiência com você!

Reserve Alugar Kimono e fotos em Tóquio aqui >>

Espero que você tenha gostado deste artigo Como alugar Kimono no Japão! Deixe seu comentário se tiver mais dúvidas e confira nossos outros artigos sobre esse lindo país!

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

CHIP VIRTUAL DE INTERNET
Tenha conexão em qualquer lugar com o chip virtual de internet da Holafly! Leitores do Apure Guria ganham 5% de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS NA EUROPA
Garanta seu lugar em tour e atrações em vários países na Get Your Guide.

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here