5 dicas para ver gueixas em Kyoto e curiosidades

0
67

Existem algumas formas de ver as gueixas em Kyoto, porém nenhuma delas é garantida. Isso acontece porque as gueixas são artistas bem reservadas e que se apresentam apenas em determinados locais pré agendados. Mas calma que você pode sim conhecer um pouco mais sobre essa tradição japonesa.

Kyoto é uma das cidades mais emblemáticas do Japão onde a tradição das gueixas ainda é preservada. Aqui existem 5 distritos de gueixa, sendo os mais famosos Gion, Pontocho, Miyagawacho e todos estão repletos de casas de chá, onde as gueixas se apresentam.

Neste artigo vou explicar o que é uma gueixa e uma maiko, curiosidades sobre a cultura japonesa, as melhores atrações no distrito Gion e como ver gueixas em Kyoto!

5 dicas para ver gueixas em Kyoto e curiosidades

Como mencionei acima, Kyoto é uma das cidades que mantêm a tradição das gueixas. Em Tokyo também é possível vê-las, mas acho que Kyoto tem uma pegada mais histórica e tradicional.

Tour sobre gueixas em Kyoto

Nós fizemos um walking tour no distrito Gion para entender melhor a cultura e história das gueixas em Kyoto. A nossa guia era japonesa e nos explicou vários detalhes da história enquanto caminhávamos pelo bairro.

Neste artigo vou compartilhar o que aprendi sobre as gueixas durante esse tour.

O tour tem duração de 90 minutos e pode ser reservado aqui Tour guiado no distrito Gion


5 dicas para ver gueixas em Kyoto
5 dicas para ver gueixas em Kyoto

O que é uma gueixa?

As gueixas são artistas tradicionais japonesas que se especializam em várias formas de entretenimento, como música, dança, canto e jogos. Em Kyoto, as gueixas são chamadas de geiko.

Elas vestem trajes tradicionais (kimonos, cinto) e acessórios elaborados e se apresentam nas casas de chá ou teatros. As estampas dos kimonos são mais sóbrias e usam maquiagem mais simples para uma aparência refinada. Além disso, usam peruca.

Uma característica marcante é a maquiagem branca, porque antigamente não havia tanta iluminação nas casas, apenas luzes de vela. A gueixa pintava o seu rosto assim para se destacar dos outros convidados.

Não existe idade para atuar como uma gueixa, normalmente se tornam aprendizes com 15 anos e levam alguns anos para conseguir o status de gueixa. O que geralmente acontece é que quando uma gueixa casa, ela deixa de atuar.

o que e gueixa japao
Gueixas usam maquiagem e roupas mais sóbrias

O que é uma maiko?

Uma maiko é uma aprendiz de uma gueixa. Elas utilizam kimonos mais coloridos, usam os próprios cabelos para fazer os penteados e usam chinelos de madeira mais altos (geta). Possuem aparência mais jovem.

Elas trabalham dentro da casas de chá e aprendem música, dança, canto, jogos e etiqueta durante vários anos e possuem uma “dívida” com a dona da casa.

Em Kyoto é possível se vestir como uma maiko na atividade Maiko Makeover de 2 horas e sessão de fotos: uma experiência única para entrar na pele de uma aprendiz de gueixa! Você poderá utilizar um kimono, ser maquiada e aprender a posar como uma artista.

diferencas gueixa maiko
Diferenças entre gueixa e maiko

O que é Ochaya?

Ochaya é uma casa de chá que são associadas às gueixas, casas tradicionais intimistas e que proporcionam uma atmosfera exclusiva. Na maioria das vezes é necessário ter um convite para poder entrar em uma.

A mais famosa de Kyoto é a Ichiriki Chaya, uma casa de chá super antiga com mais de 300 anos estruturada em salas separadas e jardins. Normalmente os eventos são sofisticados e exclusivos a políticos ou empresários renomados que possuem laços com a família fundadora. A família dona do estabelecimento já está em sua 9º geração.

Ichiriki Chaya
A famosa Ichiriki Chaya

Essa casa de chá também ganhou fama por causa de um evento histórico chamado 47 Ronin, samurais que se tiveram seu mestre assinado e buscaram vingança. Um dos samurais fingia ser um jogador bêbado nesta casa de chá para ganhar a “confiança” do assassino e aí eventualmente este último foi atacado e morto pelos outros samurais.

A Ichiriki Chaya está localizada já na entrada da rua Hanamikoji Dori, uma rua privada na qual não é permitido fotografar.

Gion: O que ver no distrito das gueixas em Kyoto

Gion é um dos distritos de gueixas em Kyoto e possui uma arquitetura tradicional com casas de chá e restaurantes que refletem a estética japonesa clássica. As ruas são estreitas com muitas casas de madeira alinhadas. É um local muito bonito.

Em algumas destas casas moram as gueixas e maikos e são chamadas de okiya. Elas são facilmente identificadas pelas plaquinhas penduradas em cima das portas, onde estão escritos os nomes das mulheres que estão sendo treinadas ali.

okiya casa de gueixa em kyoto
Casa de Gueixa e Maiko com plaquinhas na entrada

Durante a nossa viagem a Kyoto pudemos conhecer vários pontos de Gion e Pontocho. No vídeo abaixo você tem uma ideia melhor do local e também da história, além do tour das gueixas em Kyoto e o que fazer na cidade! Clique para assistir!



Aqui vou listar alguns interessantes em Gion como ruas e santuários. Se você fizer por conta própria pode se perder um pouquinho, mas no geral levará em torno de 2 horas.

1 – Rua Hanamikoji

A rua Hanami-koji (Rua das flores) é uma das ruas mais famosas de Gion, onde estão dispostas várias casas antigas e tradicionais de madeiras (machiya). Essas casas tinham a parte da frente direcionadas ao comércio, enquanto o resto era residência. Normalmente são bem compridas e com 3 andares, para evitar os altos impostos hehe

Hoej as machiya foram convertidas em galerias, lojas de antiquidades ou de kimono ou até Airbnbs. Esta é uma das ruas privadas onde não se pode fotografar.

Aqui há algumas opções de hospedagem, veja aqui Onde ficar em Kyoto: hotéis e 8 melhores bairros

tour kyoto gueisha
Ruas do distrito Gion em Kyoto

2 – Shijo Dori

Essa é a rua principal repleta de lojas sofisticadas com itens caríssimos! Vimos um acessório para cabelo popular entre as gueixas em Kyoto que custava 2 mil dólares! Aqui o tradicional se mistura com o luxo. Essa rua é fácil de encontrar, é a única mais larga onde passam vários carros e ônibus.

No final da rua você chega no santuário Yasaka.

shijo dori gion pentes
Acessórios de luxo para gueixas

3 – Yasaka Jinja

Aproveite para conhecer o Yasaka Jinja, um santuário xintoísta bem grande e dedica a Susanoo, um deus associado ao mar e às tempestades. A construção do santuário começou em 656.

Durante a noite ele fica todo iluminado e suas lanternas dão um quê especial à visita!

No verão é possível ver muitos festivais nesse santuário e nas ruas de Kyoto. Uma data especial é 17 julho quando acontece uma procissão com “carros alegóricos em foma de torres” puxadas por mais de 50 homens! Esse evento se chama Yamaboko Junko. Fique ligados nos nas noites entre 14 a 16 quando acontece festivais preparatórios para esse evento.

santuario yasaka distrito gion
Yasaka Jinja e suas lanternas acessas à noite

4 – Tatsumi Shrine

Também recomendo passar em frente ao Santuário Tatsumi e Ponte Tatsumi (bashi). Ambos estão situados próximo ao rio e diz a lenda que antigamente eram assombrados por guaxinins (tabuki) que pregravam peças nos transeuntes kkkk Por essa razão, construíram o santuário, para que eles se comportassem.

Durante a primavera fica lindissíma por causa das cerejeiras.

o que ver em gion kyoto
Ponte Tatsumi: um dos lugares mais lindos de Gion!

5 – Shirakawa

Na rua Shirakawa você poderá encontrar várias casas charmosas ao longo do canal de mesmo nome. Aqui estão plantados vários salgueiros, que dão um aspecto fenomenal à area. Essa área é muito bonita, especialmente no final do dia. Também irá encontrar mais casas de chá aqui.

Shirakawa kyoto casa de cha
Rua Shirakawa em Kyoto

6 – Teatros de gueixa em Kyoto

Existem alguns teatros onde é é possível ver apresentações tradicionais de gueixa com música, dança e outras artes.

Um deles se chama Gion Corner, um local que atrai muitos estrangeiros. O outro se chama Gion Kobu Kaburenjo Theater, construído em 1873 onde é realizado uma performance anual de gueixas conhecido como Miyako Odori.

como ver gueixas em kyoto
Teatro e apresentação de gueixas em Kyoto

5 dicas para ver gueixas em Kyoto

1 – Na rua Hanamikoji Dori você poderá ver uma gueixa ou outra. Elas podem ser vistas ocasionalmente no começo da noite, quando saem das casas para realizar seus compromissos profissionais.

2 – Durante festivais ou celebrações especiais, talvez seja possível encontrar gueixas em Kyoto no templo Yasaka.

3 – Existem vários tours no distrito Gion que incluem uma apresentação com gueixa. Eu recomendo esta aqui: excursão a pé em Gion com apresentação de gueixas. Esse tour tem duração de 2,5 horas pelo distrito de Gion com apresentação de dança e cerimônia do chá com gueixa e maiko no final

Caso não consiga encaixar, pode fazer um walking tour mais rápido e conhecer o bairro ao mesmo tempo. Recomendo fortemente a fazer um tour guiado no distrito de Gion para entender melhor sobre as gueixas. Valeu muito a pena! Tem duração de 90 minutos, custou R$60 por pessoa e pode ser reservado aqui Caminhada Noturna por Gion: O Bairro das Gueixas de Kyoto

tour guiado kyoto gueixa
Tour Guiado em Kyoto sobre gueixa

4 – Reserve uma peça em um teatro de gueixas em Kyoto. Normalmente os ingressos esgotam rapidamente e o teatro é todo em japonês, pode ser complicado para entender.

5 – Não é tão fácil ver uma gueixa na rua, normalmente elas se escondem para fugir do assédio. Eu quase consegui ver uma, mas ela abriu e fechou a porta tão rápido que não deu!

Se você conseguir ver uma das gueixas em Kyoto, seja muito educado e respeite o espaço. Não toque nelas, não corte o seu caminho e não tente tirar selfies kkkkk É importante ressaltar que existem ruas privadas dentro do distrito, onde não é possível filmar ou fotografar. Pode levar uma multa, então fique atento aos sinais.

Na foto abaixo você já tem uma noção do que uma gueixa e maiko enfrentam todos os dias.

distrito gion kyoto gueixas
Gueixas em Kyoto caminhando pelo distrito Gion

Encontrei este tour de gueixa em Kyoto no GetYourGuide, uma plataforma que reúne atividades com locais no mundo todo e também vende ingressos e tours! É uma empresa alemã que confio e sempre utilizo nas minhas viagens. Agora ela virou patrocinadora do blog e do nosso canal no Youtube e ficamos muito felizes em compartilhar as melhores experiência com você!

Reserve o tour de gueixas em Kyoto aqui >>

Gostou destas dicas como ver gueixas em Kyoto? Outra experiência legal é participar de uma Cerimônia de chá no Japão ou alugar um Kimono no Japão

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

CHIP VIRTUAL DE INTERNET
Tenha conexão em qualquer lugar com o chip virtual de internet da Holafly! Leitores do Apure Guria ganham 5% de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS NA EUROPA
Garanta seu lugar em tour e atrações em vários países na Get Your Guide.

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here