Ilha de Arran é uma ilha localizada na costa sudoeste da Escócia e é conhecida como a Escócia em Miniatura! Aqui você consegue ver as principais características do país em um só lugar como montanhas, castelos, whisky, lagos, praias bem azuis, cachoeiras e campos de golfe.
A Isle of Arran é rica em beleza natural, história e diversidade de atrações que podem ser visitadas em um roteiro de 2 dias completos na ilha. Se você gosta de trilhas, aí pode por mais dias!
Neste artigo vou te contar o que fazer na Ilha de Arran na Escócia, melhores atrações, quando visitar e muitas dicas!
Ilha de Arran na Escócia: dicas e 8 atrações
Índice do Artigo
A Ilha de Arran pode ser visitada em 2 ou 3 dias e depende muito do que você deseja fazer, já que existem muitas trilhas nas montanhas e cachoeiras. Não é uma ilha que um turista visita na sua primeira viagem à Escócia, mas é uma ótima opção para quem tem pouco tempo e deseja ver um pouco da cultura escocesa na Escócia em miniatura!
Melhor época para visitar Isle of Arran
Como a maioria das atividades são ao ar livre, a melhor época para visitar a Ilha de Arran é durante os meses de primavera (abril a junho) e verão (julho a setembro). Durante esses meses, o clima costuma ser mais ameno e agradável, com temperaturas mais elevadas (entre 10 a 20 graus) e dias mais longos.
A ilha fica mais ao sul, normalmente é “mais quentinha” que suas irmãs, porém ainda tem um ventinho gelado no fim do dia. Saiba mais sobre a melhor época para visitar a Escócia
Como chegar na Ilha de Arran
Ao contrário da Ilha de Skye, não existe ponte para a ilha. É necessário tomar uma balsa saindo de Ardrossan em direção a Brodick. Isso acaba desestimulando alguns turistas, o que é perfeito para fugir da muvuca e explorar a ilha como ela é!
O trajeto é feito pela empresa Calmac e todo os horários e preços estão disopníveis no site oficial. É bom comprar a passagem e chegar no porto com algum tempo de antecedência para garantir o seu lugar na balsa.
A viagem dura em torno de 40 minutos e a balsa é equipada com restaurante, cafeteria, salas com mesas e sofás e banheiros.
Para ir embora recomendo ir para o norte da Ilha de Arran para pegar uma balsa menor em Lochranza em direção a Claonaig. Esse trajeto é mais curtinho, em torno de 15 min e a balsa é menor.
Dirigir na ilha de Arran
Você pode dirigir até Ardrossan para pegar a balsa que beem grande e cabem muitos carros. No entanto, recomendo chegar cedo porque muitas campervans vem pra ilha e acaba tomando mais espaço.
As estradas de Arran são sinuosas e estreitas, alguns trajetos tem buracos causados pelos caminhões de madeira que frequentam a ilha. Como fomos durante a semana, não pegamos tanto movimento assim e foram raras as vezes que paramos e tivemos que dar a ré para o outro passar. Não existem muitos trajetos difíceis. Veja como é dirigir na Inglaterra Escócia aqui.
A maioria dos trajetos proporcionam vistas espetaculares para o mar e montanhas, sendo a costa oeste a minha parte preferida, olha isso!
Tour para Ilha de Arran
Caso esteja viajando sozinha ou não tenha muito segurança no volante, recomendo fazer um tour para a Ilha de Arran. Não são todas as empresas que oferecem este serviço, justamente porque é um lado com menos turistas e não é oferecido todos os dias.
Nós fomos convidados pela agência Rabbie’s para fazer esse tour e adoramos! Foi muito bom fazer uma viagem com motorista local que nos contou várias curiosidades a história da ilha. Tivemos bastante tempo nas atrações, não ficamos angustiados com correria nem nada e pudemos comprar algumas coisas tranquilamente na lojinha.
Toda parada é bem planejada e o motorista Peter chegou a tempo em todos os locais. O tempo também colaborou bastante! Visitamos na metade de julho.
Este tour saiu de Edimburgo e tem duração de 3 dias. A hospedagem e alimentação não estão inclusas no valor total, maaaas eles podem selecionar uma hospedagem pra você e já reservar. Achei isso muito mais fácil e prático. Veja mais detalhes aqui sobre o tour Isle of Arran da Rabbie’s
Veja como foi o nosso primeiro dia para a ilha de Arran com a Rabbie’s no vídeo abaixo!
Onde ficar na Ilha de Arran
Como a ilha é pequena, não existe muitas opções de acomodação. Sugiro sempre reservar com antecedência para garantir uma cama, se não terá que dormir no carro kkkkk
Para quem vai de mini campervan, há muitos lugares disponíveis em Brodick, olha como ela é charmosa de cima!
Veja algumas opções legais de acomodação em Brodick:
The Shorehouse ⭐️⭐️⭐️ nota 8,3 uma acomodação no estilo apartamento próxima a praia, restaurante e mercado. Quartos confortáveis e cozinha equipada
The Douglas Hotel ⭐️⭐️⭐️⭐️ nota 9,1 um dos melhores hotéis da ilha! Quartos muito confortáveis com vista incrível para a praia. No primeiro andar está localizado um restaurante que serve comida escocesesa e cervejas.
Hunters Guest House ⭐️⭐️⭐️ nota 8,4 ótimo para grupos maiores e famílias! Os quartos são aconchegantes e ao atendimento é muito bom. Fica um pouco mais afastado do que as outras opções, se você estiver de carro, isso não será um problema.
Dunvegan B&B: nós ficamos nessa pousada, bem confortável apesar dos quartos pequenos e tem bem cara de casa de vó, aconchegante. O atendimento é muito bom, assim como o café. Infelizmente não é possível reservar na internet. Pagamos 90 libras para 2 pessoas.
Sobre a Ilha de Arran
A história da Ilha de Arran remonta a milhares de anos, com evidências de assentamentos humanos desde a Idade da Pedra e pegadas de dinossauro de 200 milhões de anos! A ilha foi habitada por diversos povos, incluindo celtas e vikings, e testemunhou vários eventos históricos ao longo dos séculos.
Arran desempenhou um papel importante durante as Guerras da Independência da Escócia, com os clãs locais participando de conflitos e resistindo à ocupação inglesa. Posteriormente, durante o século XVI, a ilha passou para o controle dos Stewarts da Escócia e posteriormente dos Marqueses de Hamilton.
Melhores atrações da Ilha de Arran
A ilha possui diversas vilas, uma mais charmosa que a outra. A maiorzinha é Brodick, onde fica o porto. Você pode ficar hospedado aqui e conhecer a parte sul em um dia e a parte norte da ilha no outro, sendo que poderá ir embora direto pelo norte.
No vídeo abaixo mostro todas as atrações que visitamos no nosso segundo dia de viagem na Ilha de Arran, conto dicas de viagem e o que comer!
1 – Castelo de Brodick
Localizado ao norte de Brodick, este castelo é um dos pontos turísticos mais populares de Arran. No momento está em reforma e cercado por andaimes.
Você poderá visitar os jardins sem pagar nada, sentir um pouco a tranquilidade do local e até ver alguns esquilinhos vermelhos!
2 – Goat Fell
A Goat Fell é a montanha mais alta da ilha, é vista de quase todos os cantos! Existem várias trilhas, muitas difíceis! Lá do topo é possível ver toda a ilha e o mar, além das outras ilhas que a circulam!
3 – Machrie Moor
Esta área arqueológica é perfeita para quem ama Outlander!
Aqui existem diversos círculos de pedra incluindo algumas com mais de 3m de altura chamadas de Machrie Moor Standing Stones. O local é um complexo de 6 círculos diferentes de vários tamanhos. Essas pedras megalíticas tem pelo menos 4 mil anos e ainda intrigam os visitantes com seus significados e propósitos originais.
Os círculos de pedra eram foram associados a atividades religiosas que datam de cerca de 4500 anos. Enterros de cremação e inumação foram colocados nos círculos, muito depois de terem sido construídos. Existem outros na Escócia como as Callanish Stones e não vamos nos esquecer do mais famoso: o Stonehenge na Inglaterra.
Próximo ao Machrie Moor você encontra:
- King’s Caves: algumas cavernas difíceis de chegar mas com vistas incríveis para a baía de Kyntire
- Dinosaur ‘Hand Prints’: pegadas de dinossauros deixadas nas pedras há pelo menos 200 milhões de anos
- Doon Fort: uma montanha basáltica com ótimas vistas, mas tome cuidado pra não chegar próximo à borda
- Drumadoon Point: trilha que vai até Blackwaterfoot passando por um campo de golfe impressionante (até o Trump jogou lá e os locais não gostaram kkkkk)
4 – Destilarias de Whisky
Existem duas destilarias de whisky famosas na ilha: Lochranza (norte) e Lagg (sul).
Eu visitei a Lagg, uma destilaria contemporânea lindíssima que faz tours de 90min mostrando as instalações, história do whisky, degustação e dá um copo de presentinho!
Eu particularmente não gostei do whisky, porque é um whisky single malt novo de 3 anos, bem forte e que tem um leve sabor de turfa. Ao contrário da tradição, a Lagg não tem um rio próximo para fazer o whisky e nem utiliza a turfa em si.
Saiba tudo sobre Whisky na Escócia!
5 – Praia Silver Sands
Localizada ao sul da ilha, essa praia é muito bonita com uma areia clarinha e águas azuis. Daqui é possível avistar o Pladda Lighthouse, um farol construído pela família Stevenson e que possui duas torres (bem incomum). Mais ao longe verá a Ailsa Craig, uma ilha de microgranito de onde retiraram material para fazer as curling stones, utilizadas nos jogos olímpicos de curling.
6 – Holy Island
Essa Ilha foi doada a monges budistas que construíram um monastério e um retiro espiritual. O dono original era católico e teve um sonho com a Virgem Maria que disse para entregar a ilha.
O resto da ilha é uma reserva natural com ponies, cabras, ovelhas e algumas plantas nativas. É possível visitar a ilha pegando um ferry saindo de Lamlash, uma pequena vila charmosa.
7 – Lojas de produtos típicos
Também conhecemos os produtos locais da ilha como queijo cheddar, mel, bolachas, cerveja e produtos super cheirosos como hidratantes, shampoos e sabonetes. Ótimo para dar de presente!
Você poderá provar e comprar nas lojas Arran Cheese Shop e Arran Sense of Scotland.
Próximo ao castelo fica a Cervejaria Arran, a qual produz cervejas IPA, Blonde, Stout e até de vinho! No entanto, não é possível beber na cervejaria 🙁
Veja 8 Produtos típicos da Escócia para comprar em Edimburgo
8 – Castelo de Lochranza
As ruínas do castelo Lochranza são incríveis e pode ser avistado da estrada. É um local tão lindo com uma pequena baía, montanhas, algumas casinhas e bancos de piquenique.
Pode estacionar próximo e chegar caminhando. Infelizmente não é possível entrar devido às pedras instáveis, mas poderá ler sobre a história nos painéis informativos. Veja 10 Castelos na Escócia que você precisa conhecer
Daqui você já estará pronto ao local da Ferry Calmac!
Eu gostei muito de visitar a ilha, a costa oeste da Escócia é repleta de praias, montanhas e ilhas charmosas que ficam fora de um roteiro comum na Escócia. O que é uma pena porque possuem uma beleza incrível! Outras ilhas muito legais para conhecer na Escócia são a Isle of Mull e Ilha de Iona
Eu recomendo esta ilha em uma segunda viagem à Escócia, especialmente se você já visitou a Ilha de Skye e procura por algo diferente, um pouco mais intocado e único. Caso goste de whisky, poderá incluir a Ilha de Islay e Campbelltown, ambos destinos famosos pela produção de whisky escocês.
Se você tem alguma dúvida sobre o que fazer na Ilha de Arran, pode fazer um comentário!