Whisky na Escócia: fabricação e destilarias escocesas para visitar

4
312

Há tantos sabores de Whisky na Escócia! O whisky escocês é provavelmente o produto mais famoso e mais exportado do país que conta uma história fantástica! Também conhecido como água da vida (do gaélico uisge beatha), o scotch whiskytem uma fabricação complexa e sabores diferentes conforme cada região da Escócia.

Neste artigo vou explicar o que é o whisky escocês, as principais regiões produtodas, as etapas de fabricação do whisky e as destilarias de whisky na Escócia para visitar!

Whisky na Escócia: fabricação e destilarias escocesas para visitar

O que é whisky escocês?

O whisky escocês (scotch whisky) é uma bebida destilada a partir de grãos, água e fermento e produzido na Escócia.

O sabor do whisky varia muito de acordo com os ingredientes utilizados, localização da destilaria, processo de destilação, tempo de fermentação e maturação e a madeira do barril.

Whisky na Escócia fabricacao e destilarias escocesas
Whisky na Escócia

O whisky é o principal produto exportado do país. Veja mais 8 Produtos típicos da Escócia para comprar em Edimburgo

No vídeo abaixo eu falo mais sobre o Whisky Escocês! Visitamos uma destilaria na Escócia, fomos no Scotch Whisky Experience e também fizemos uma degustação de whisky em uma destilaria na Ilha de Mull. Clique no vídeo para assistir!

Whisky na Escócia: regiões produtoras e diferenças

Existem 5 regiões produtoras de whisky no país e são conhecidas como Lowlands, Highlands, Speyside, Islay e Campbelltown.


Por exemplo, o whisky produzido nas lowlands são mais cítricos (Ballantines e Johnny Walker são desta região), enquanto os de Campbelltown são mais fortes, com gosto de fumaça (Springbank, Glengyle e Glen Scotia).

O whisky produzido nas highlands são mais florais como Tomatin proximo a Inverness, Tallisker na Ilha de Skye. Já Islay Speyside são mais salgados (devido a proximidade do mar). O famoso Whisky Macallan é dessa região, assim como Glenfiddich, Cardhu, Chivas Regal.

regioes whisky na escocia destilarias
Regiões de Whisky na Escócia

Muitas destilarias utilizam a turfa (peat) para dar um sabor defumado ao whisky e chamado de peated whisky. A turfa é queimada para secar a cevada. Eu gosto muito da marca Laphroaig na Isle of Islay.

Como o whisky escocês é produzido?

Cada destilaria tem processos diferentes para fabricar o próprio whisky. Os ingredientes básicos são água, levedura e um tipo de grão, seja cevada, trigo, milho ou centeio.

A primeira etapa é a maltagem que consite na germinação artifical da cevada para potencializar o teor de amido que será transformado em açúcar e depois em álcool. A cevada fica mergulhada na água por alguns dias para que os grãos comecem a germinar. Aí esses brotos são levadas para secagem com auxílio de ventiladores ou fumaça gerada pela queima da turfa (que dá um gostinho defumado como falei antes).

A próxima etapa é a moagem, quando os grãos maltados são moídos e depois colocados nos tonéis. A partir daí adicionam água quente para cozinhar e criar o mosto para extrair os açúcares solúveis.

whisky na escocia macallan
Fábrica de Whisky na Escócia Macallan

Adiciona-se a levedura para fermentar o mosto que produz álcool e dióxido de carbono. Esse processo pode levar de 48 a 72 horas e resulta no wash, um tipo de cerveja forte.

Depois disso iniciam o processo de destilação para retirar o álcool por meio da evaporação, normalmente 2 vezes. Aí se faz o corte: quando dividem em 3 partes e utilizam a fração do meio que é a mais desejada.

Depois coloca-se o líquido em barris de carvalho para iniciar o envelhecimento de no mínimo 3 anos. Aqui o whisky escocês perde muito alcool devido à evaporação e essa parte que evapora é a “parte dos anjos”. Em 10 anos o whisky perde 18% e 25 anos 40%.

Após esse tempo, poderá ser feito o blending, que é a mistura de whisky de malte e grãos para criar diferentes aromas e sabores.

A etapa final é o engarrafamento, quando o whisky já passou pela homogeneização e filtragem e foi diluído em água para reduzir o teor alcoólico.

Tipos de Whisky Escocês

O whisky escocês é separado em diferentes tipos e o que os diferencia são os grãos e métodos utilizados.

O single malt scotch whisky é destilado em uma única destilaria a partir de água e cevada maltada, sem adição de outros cereais. Deve ser feito em um alambique de cobre e engarrafado na Escócia.

Single grain scotch whisky é destilado em uma única destilaria e pode ser adicionado outros grãos, no entanto a destilação é feita por colunas contínuas e não alambiques. Normalmente é utilizado na fabricação do blended whisky.



O blended scotch whisky é uma combinação de vários whiskies, sejam single malt e/ou single grain. Esse é o whisky mais comum e mais consumido, já que é uma forma de garantir o mesmo sabor e qualidade. Existem profissionais para fazer essa mistura e é ela que contribui para os diversos sabores.

E para finalizar, o blended malt pode ser criado a partir de uma combinação de single malt de outras destilarias e o blended grain é a criação de dois ou mais whisky single grain.

Fabricação e tours de whisky na Escócia
Fabricação e tours de whisky na Escócia

Tours de Whisky na Escócia

Existem muitas atrações e destilarias na Escócia que realizam tours e degustações. Eu já visitei algumas e você pode adicionar no seu roteiro. CLIQUE SOBRE O NOME PARA MAIS INFORMAÇÕES

1 – Scotch Whisky Experience

Localizada em Edimburgo, esta é uma das atrações mais famosas da cidade que explica a fabricação do whisky por meio de uma experiência interativa. Não é uma destilaria e sim uma atração, mas perfeita para quem faz uma viagem curta à Escócia.

Você entra em um carrinho em formato de barril que percorre painéis coloridos com sons e narração em português do Brasil. Depois você será direcionado a uma sala com um telão onde explicarão as regiões produtoras de whisky na Escócia e poderá degustar um whisky enquanto vê uma das maiores coleções de garrafas (a qual pertencia a um brasileiro).

Scotch Whisky Experience edimburgo
11Scotch Whisky Experience Edimburgo

No tour Silver você pode provar um whisky e no tour Golden 5 whisky.

Como é uma atração muito procurada, sugiro reservar com antecedência aqui

2 – Destilarias em Glasgow

Glasgow fica pertinho de Edimburgo, pode ir e voltar de trem no mesmo dia por apenas 10 libras. Aqui você encontra duas destilarias:

Destilaria Clydeside: explicação interativa e história da bebida em Glasgow com visita a destilaria e todo o processo do whisky. Degustação de 2 whiskies.

Destilaria Glengoyne: tour na destilaria passando por todos os processos até o armazém de pedra e degustação de 3 whiskies

whisky destilaria na escocia
Destilaria de Whisky na Escócia

Tour de whisky na Escócia Highlands

Um dos problemas de gostar de whisky e viajar pelas Highlands da Escócia é que não dá pra fazer os dois ao mesmo tempo né! Sem falar que a direção é inglesa e o volante fica do lado contrário como expliquei nesse post sobre dirigir na Inglaterra e Escócia. Por essa razão, juntei os melhores tours para você não se preocupar com a direção:

Excursão Uísque, Glens e Lagos das Terras Altas – saindo de Edimburgo, tour passando por pontes, castelos, lagos e florestas das highlands até chegar a destilaria Dewars (entre novembro a abril poderá ser na Destilaria Glenturret ou Blair Athol) ATENÇÃO: O TOUR DO WHISKY É PAGO DIRETAMENTE NA DESTILARIA

De Inverness: Speyside Whisky & Moray Firth Tour – Saindo de Inverness, esse tour visitará a Destilaria Glen Moray e Destilaria Cardhu, que é a primeira destilaria criada por uma mulher, Helen Cumming. Hoje, Cardhu é o uísque mais importante do Johnnie Walker Black Label. Parada para fotos na Speyside Cooperage, uma das maiores concentrações de barris de uísque.

De Inverness: Parque Nacional de Cairngorms e excursão ao uísque – saindo de inverness, o tour passa pelo Parque Nacional Cairngorms, a famosa opnte Carrbridge, o lago Morlich até chegar na Destilaria Tomatin em Aviemore, uma das mais famosas.

De Edimburgo: Excursão de 3 Dias Ilha de Skye e Terras Altas – Nessa excursão de 3 dias você visitará as principais atrações das Highlands como Stirling, Ilha de Skye, Inverness, Lago Ness, Campo de batalha Culloden e ainda passará em uma destilaria no retono à capital da Escócia!

Destilarias de whisky para visitar na Escócia
Destilarias de whisky para visitar na Escócia – Glenlivet

Destilarias de whisky para visitar na Escócia

Existem inúmeras destilarias para visitar na Escócia, estas são algumas mais conhecidas, principalmente na região de Speyside

The Macallan – famoso pelos single malts, foi fundada em 1824 e possui um dos whiskies mais caros!! A destilaria é incrível!
Glenfiddich – localizada em Dufftown, foi fundada em 1886 e possui uma linha gigante, sendo famosa pela garrafa triangular
Glenlivet – produzido desde 1824, o whisky desta destilaria é a segunda maior produtora de single malt da Escócia.
Cardhu – o nome vem do gaélico e significa rocha negra! Foi fundada em 1893, produz single malt e possui 4 tours diferentes
Strathisla – famosa pela Chivas Regal, foi fundada em 1786 e é uma das destilarias mais famosas.
Glen Moray – iniciou como cervejaria em 1828 e virou destilaria 70 anos depois, ficando famosa apenas em 1994 com o single malt 10! Tours

Gostou destas dicas sobre o whisky na Escócia?

Veja também Por que não tem árvores na Escócia? e Como a Escócia inspirou Game of Thrones

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

CHIP VIRTUAL DE INTERNET
Tenha conexão em qualquer lugar com o chip virtual de internet da Holafly! Leitores do Apure Guria ganham 5% de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS NA EUROPA
Garanta seu lugar em tour e atrações em vários países na Get Your Guide.

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

4 COMENTÁRIOS

  1. Olá, tudo bem?

    Viajo pra Edimburgo com duas crianças (2 e 4 anos) em um mês. Gostaria de fazer um tour de destilarias, mas não encontro nenhum que aceite crianças dessas idades. Existe algum serviço ou agência que possa me ajudar?

    • oiee fazer o tour com criança pode ser difícil porque aqui no Reino Unido é necessário uma licença especial para servir bebidas e ter crianças na mesma sala (normalmente precisam servir comida também).

  2. Olá, tudo bem?
    Qual você mais indica? O Scotch Whisky Experience ou a mais recente experiência da Johnnie Walker, na St. Princess?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here