América do SulPeru

Roteiro no Peru: 20 dias de viagem pelas terras incas!

posted by Angie Abril 1, 2017 14 Comments

Eu sei o quanto vocês amam o Peru! Então decidi fazer um roteiro no Peru bem detalhado com os principais pontos turísticos de cada cidade e é claro que não poderia deixar de incluir vários vídeos, pois afinal, estão excelentes!

Roteiro no Peru: 20 dias de viagem pelas terras incas!

Como eu fiz esta viagem no início de dezembro, comecei pelo sul do Peru pois era época de chuvas. Para não pegar a época mais tensa, começamos por lá e subimos (normalmente o pessoal faz o contrário, começa em Lima e termina em Machu Picchu). Essa foi uma decisão super esperta, pois alguns amigos meus foram uma semana depois para o MP e pegaram um tempo horrível!!!

dicas-de-viagem-peru-machu-picchu

Antes de viajar para o Peru

Dicas essenciais para sua primeira viagem ao Peru! Vacinas, gastos, alta temporada…

  • Não precisa de passaporte para entrar no Peru, tendo RG em bom estado e dentro da validade de 10 anos pode entrar tranquilo.
  • Tome a vacina da febre amarela e leve o certificado internacional de vacinação.
  • Faça um seguro viagem! Como é um destino de aventura, comidas diferentes e com altitude elevada, sugiro fazer um para estar mais tranquila, é melhor prevenir do que remediar né! Eu recomendo a Real Seguros!
  • Se for em alta temporada, julho e agosto, sugiro reservar os hotéis antecipadamente pelo Booking e comprar o ingresso para o Machu Picchu, especialmente se o seu roteiro não for flexível. Veja como comprar aqui.
  • Prepare muito bem a sua mala! Veja o que levar de roupa para o Peru.
  • Veja QUANTO GASTEI NESSA VIAGEM e entenda qual melhor moeda levar para o Peru.
  • Se você tiver mais dúvidas após ler este roteiro, confira o vídeo com dúvidas mais comuns do Peru.
  • Veja o guia de companhias de ônibus no Peru e como pechinchar sua passagem!

Sem mais delongas, vamos ao Roteiro no Peru!

Dia 1 – Saída de Curitiba > Lima > Cusco

Pegamos um voo com escala em Guarulhos e Lima ante de chegar em Cusco. Nosso voo atrasou CWB > GRU, o que deu  treta geral!! Saímos correndo pois era pouco tempo de conexão, seguindo um funcionário da TAM pelas passagens secretas do aeroporto e ufa, conseguimos!! Aí esse voo também atrasou, conseguimos fazer a imigração, pegar as malas e despachá-las novamente antes do último voo para Cusco..que atrasou ahueaheuahe

Tempo de voo Guarulhos para Lima: 5h
Tempo de voo Lima para Cusco: 1h

Dia 2: Chegada em Cusco e aclimatação

guia cusco lhama propina roteiro no peruCusco é uma cidade incrível, porém o primeiro dia é extremamente cansativo, não somente pelos voos, mas também pela altitude. O mal de altitude, soroche, pega pesado!! Você sente muito sono e fica cansada rapidinho. Por isso sugiro tomar muito chá de coca e começar devagar, descansar bem pra poder fazer os passeios!

Sugestão de hospedagem em Cusco

Dia 3: Explorar Cusco e comprar passeios

ruelas de cusco roteiro no peruAproveite para conhecer a capital do império Inca! Não deixe de visitar as catedrais e a Plaza de Armas, dê um rolê ai no centrinho e no Mercado Municipal e pesquise bem as empresas de turismo. Os preços não variam muito e “poucas tem tours exclusivos”, pois as vans recebem turistas de várias empresas. Encontramos várias pessoas que pagaram mais caro pelo mesmo tour que fizemos.

Compre o passeio do Vale Sagrado e Maras e Moray nessa ordem, para aproveitar melhor o bilhete turístico parcial que contém várias atrações. Veja mais detalhes no post específico: Guia Cusco

Dia 4: Vale Sagrado

vale sagrado dicas de viagem roteiro no peru

O passeio Vale Sagrado dos Incas foi fantástico! Um vale cheio de paisagens bonitas e muita história! Começa em Pisaq, Urubamba e termina em Ollantaytambo. Veja o vídeo ou acesse o post com mais informações e fotos do Vale Sagrado.

 

Dia 5: Maras e Moray

Maras e Moray passeio Cusco informações

Maras é uma salineira nos morros do Vale Sagrado, um lugar bem diferente de tudo que já vi! Moray é um antigo campo de estudos dos incas, onde faziam círculos gigantes para estudar e criar plantas híbridas! Veja o vídeo ou acesse o post com mais informações e fotos de Maras e Moray.

Dia 6: Ida para Aguas Calientes

machu picchu barato caminho pela hidreletricaDecidimos ir pela trilha da hidrelétrica para chegar em Aguas Calientes, a cidade base do Machu Picchu. O trajeto de van é feito por estradas estreitas, algumas de terra e beirando precipícios durante 7 h até chegar na estação de trem. Lá descemos da van e caminhamos por 2h junto aos trilhos para chegar em Aguas Calientes e dormir para visitar o Machu Picchu no dia seguinte. É a opção mais barata. Veja como é o trajeto da hidrelétrica para o Machu Picchu.

Também existe a opção de ir caminhando durante 3/4 dias ou ir de trem desce Cusco, Ollantaytambo ou da Hidrelétrica, porém os valores são mais salgados. Tudo depende de como será seu tempo e seu orçamento de viagem!

Sugestão de hospedagem em Aguas Calientes/Machu Picchu

Dia 7: Machu Picchu > Cusco > Puno

machu picchu tudo o que voce precisa saber O momento mais esperado de toda a viagem e deste roteiro no Peru! Alimentar a lhamas no Machu Picchu ahueaheuae no vídeo eu conto como atrair elas pra tirar aquela foto mara!!!!  Sério gente, o lugar é incrível!! Aproveite muitooo! Se você está viajando sozinha, confira estas dicas para tirar fotos incríveis! Veja como subir ao Machu Picchu e outras informações específicas no post: tudo sobre Machu Picchu!

Retorne para Cusco (a pé/van ou de trem) para pegar o primeiro ônibus noturno no Peru para Puno! Veja o guia de companhias de ônibus no Peru e como pechinchar sua passagem!

Dia 8: Puno

ilhas flutuantes de uros titicaca.

Em Puno fica o lago Titicaca, o lago mais alto navegável do mundo! Uma paisagem surreal! Faça o tour das Ilhas flutuantes de Uros e visite a Ilha Taquile, já na rodoviária tem várias pessoas que vendem. Se comprar assim que chegar, faz o tour no mesmo dia lá pelas 8h da manhã. Você também pode ficar mais tempo para visitar a ilha Amantani ou seguir viagem para a Bolívia e visitar Copacabana.

Veja o vídeo ou acesse o post com mais informações e fotos de Puno e Lago Titicaca

Puno não é uma cidade muito bonita e não tem muita coisa pra fazer, então durma para descansar e seguir viagem para Arequipa!

Sugestão de hospedagem em Puno

Dia 9: Arequipa

catedral de arequipa

A viagem de ônibus até Arequipa foi meio sofrida por causa do calor ou do frio, dependendo de onde você sentou no ônibus hauehae Claro que isso varia de companhia para companhia e da sua sorte. Arequipa é uma cidade linda, maravilhosa! Eu simplesmente amei! Explore a Plaza de Armas e a catedral e não deixe de comprar o passeio do Canion del Colca para o dia seguinte.

Sugestão de hospedagem em Arequipa

Dia 10: Canion del Colca > Ica

canion del colca arequipa como chegar

A van para fazer o tour do Canion del Colca começa super cedo as 3h da madrugada! Passa por uma vila menor até chegar na borda do segundo canion mais profundo do mundo! O lugar impressiona pelo tamanho e pelos condores sobrevoando a área! Veja mais fotos aqui e aqui ou assista o vídeo.

Dia 11: Huacachina

oasis peru huacachina roteiro no peru

As dunas de Huacachina são demais e não devem ser ignoradas no seu roteiro no Peru! Aproveite para fazer um sandboard, digo, descida na prancha nas dunas gigantes e passear de bug! Mas faça no final da tarde para não morrer de calor. Veja o vídeo ou acesse o post com mais informações e fotos de Huacachina.

Sugestão de hospedagem em Huacachina

Dia 12: Huacachina > Paracas

cerveja cusquena paracasParacas é uma praia tranquila (mas que não vale o mergulho) e cidade base para explorar as Ilhas Ballestas, um lugar cheio de pássaros e leões marinhos. Aproveite para relaxar mas não esqueça de comprar o seu tour para o dia seguinte (se conseguir chegar cedo, pode fazer o tour no mesmo dia e ir embora).

Sugestão de hospedagem em Paracas

 

Dia 13: Islas Ballestas > Lima > Huaraz

As Ilhas Ballestas é um passeio a parte e bem bonito, diferente. Porém o barco chacoalhava demais e eu passei mal e não pude aproveitar direito! Veja o post completo sobre as Ilhas Ballestas,

Pegue o ônibus em direção a Lima a tarde e de lá compre outro ônibus para Huaraz, não existe ônibus direto!

Dia 14: Huaraz

huaraz pumapampaProvavelmente você irá sofrer no início com a altitude, pois estava na praia a 0 m e depois sobe até 3052m. Eita sofrência! Mas é isso né galera, tem que aproveitar as cidades no caminho deste roteiro no Peru! Não deixe de comer no restaurante 13 Buhos.

Aproveite para descansar, aclimatar e dar um rolezinho pela cidade. Compre seu passeio para as lagunas e Glaciar!

Sugestão de hospedagem em Huaraz

Dia 15: Alguma Laguna ou Chavin

trekking laguna Wilcacocha huaraz peruReserve este dia para começar passeios leves em Huaraz. Nós fizemos a laguna Wilcacocha e SOFREMOS HORRORES FOI TENEBROSO!!! Por isso eu não recomendo e se você quer rir da minha cara, dá uma lista neste post: o Pesadelo da Laguna Wilcacocha

Dia 16: Glaciar Pastoruri

glaciar pastoruri lagoDependendo da sua situação, o Glaciar Pastoruri pode ser difícil pois chega a 5 mil m de altitude. Se agasalhe bem! No caminho você passa por um parque fantástico e vê algumas paisagens bem diferentes.  Veja o vídeo ou acesse o post com mais informações e fotos do Pastoruri e outros passeios em Huaraz.

Dia 17: Laguna 69

Eu fui a Huaraz justamente por causa dessa laguna. E adivinhe??? Fiquei DOENTE NEM RESPIRAVA DIREITO e tive que ficar no hostel descansando, um dia de recuperação. Infelizmente. Sugiro fazer a laguna e dormir em Huaraz antes de partir para Lima novamente e a última parada do roteiro no Peru.

Dia 18: Huaraz > Lima

vista shopping larcomar lima oceanoAproveite o dia para descansar e conhecer um pouco da cidade. Eu fiquei no bairro Miraflores e não me arrependi pois tem muita coisa legal por ali. Veja o que fazer em Miraflores.

Sugestão de hospedagem em Lima

Dia 19: Lima

roteiro um dia em lima peru parque del amorDemos mais uma volta por Miraflores. Você também pode ir até o centro histórico ou visitar as ruínas de Huaca Pucllana. Aproveite para visitar o bairro Barranco!

Aproveite para comer super bem, Lima é uma das capitais gastronômicas mais importantes do mundo! Eu recomendo o Edo Sushi que mistura comida japonesa e peruana!

Onde comer em Lima Edo Sushi Bar toshi kai

Dia 20: Lima > Brasil

Hora de voltar pra casa! 🙁 Fim do roteiro no Peru!

Salve a imagem abaixo no seu Pinterest para acessar depois e conheça meus painéis de viagem!

Roteiro no Peru! 20 dias pelas terras Incas Cusco, Machu Picchu, Puno e Lago Titicaca, Arequipa, Huacachina, Lima e Huaraz! Confira o que fazer no Peru

Se você gostou desse Roteiro no Peru, por favor utilize os links abaixo para ajudar o blog! Você não paga nada a mais por isso e me deixa super feliz! Obrigada!viajar-barato-descontoViaje tranquilo com o Apure Guria! Conheça nossos parceiros e ainda ajude o blog sem pagar nada a mais por isso <3

Reserve seu hotel ou hostel em qualquer lugar do mundo com o Booking e durma susse!
Seguro Viagem é com a Real Seguros! Compare os melhores preços e viaje suave!
Garanta seu ingresso sem filas! Confira as atrações no Ticketbar
Ganhe 21 dólares no AirBnB

Leia também:

20 COISAS QUE VOCÊ NÃO SABIA SOBRE O PERU
JOGO CURIOSIDADES PERU FT. VIAGEM PRIMATA
4 HOSTELS IMPERDÍVEIS NO PERU!
ROTEIRO MOCHILÃO PERU BOLÍVIA CHILE ARGENTINA

Você também pode gostar de:

14 Comments

Bruno Miguel Abril 1, 2017 at 9:37 am

Ahhhhh, que saudade da minha viagem pro Peru! Morro de vontade de voltar, mas sempre penso que o mundo é tão grande e existem tantos outros milhares de lugares para ver… 🙂

Reply
Andrea Top 5 Tour Abril 1, 2017 at 11:16 am

Essa terra tem uma energia especial, fala verdade?! Adorei o post. Bj.

Reply
itamarjapa Abril 1, 2017 at 12:29 pm

Roteiro muito show! Vontade de voltar pro Peru! O terra linda!

Reply
Keul Fortes Ana Raquel Abril 1, 2017 at 2:11 pm

Que demais esse roteiro! Excelente viu? Você arrasa! Peru já está na minha lista de viagens. Abraço!

Reply
Anderson Kaiser Abril 1, 2017 at 5:21 pm

Peru será minha próxima viagem de “longa duração” mas ficarei por lá só 10 dias. Mas suas dicas com certeza estão bem anotadas aqui. Alguns locais vamos passar mais rapidamente, claro, mas nosso principal destino é o Vale Sagrado e Machu Picchu.

Reply
Angie Abril 3, 2017 at 10:34 am

eu não vejo a h de voltar!!!

Reply
cynara00 Abril 1, 2017 at 6:28 pm

Quando vi o título do post pensei ‘poxa, 20 dias no Peru não é muito tempo?’ mas quando fui lendo me apaixonei pelos lugares que vocês foram Ângela. Linda viagem e lindas fotos.

Reply
Angie Abril 2, 2017 at 6:19 pm

ahh se pudesse ficava uns 3 meses pra aproveitar bem de norte a sul! e ainda tem a parte da floresta amazonica pra explorar!

Reply
quartodeviagem Abril 2, 2017 at 8:33 am

mais um roteiro incrível Angie, 20 dias nessa região de Cusco e arredores é suficiente, mas claro que gostaria de passar mais tempo, e essa passadinha em Lima fechou com chave de ouro!

Reply
Leo Vidal Abril 2, 2017 at 10:49 am

Que saudade que bateu da minha viagem ao Peru. Seu roteiro foi bem completo e tem locais que não consegui conhecer porque tive apenas 7 dias. Já anotei as dicas para quando voltar com mais tempo.

Reply
Pedro Henriques Abril 6, 2017 at 4:48 pm

Parabéns por este roteiro que acabas de publicar. Quem quiser fazer uma viagem tão grande pelo Peru, está aqui um guia muito bom para seguir.Parabéns, gostei muito!

Reply
Gisele Teixeira Maio 6, 2017 at 11:36 pm

Adorei seu roteiro!! Já na minha lista de viagens! Quero muito conhecer o Peru!

Reply
Juliana Rios (Juny) Maio 20, 2017 at 4:00 pm

O roteiro ficou super completo! Da para conhecer as principais atrações do país!
Pretendo voltar ao Peru para conhecer Huaraz, Puno e Arequipa. Meus 7 dias foram muito pouco para tanta coisa legal.

Reply
Angie Maio 20, 2017 at 6:59 pm

eu voltaria pra ficar meeeses! amo esse pais!!

Reply

Curtiu? Comentaí!

%d blogueiros gostam disto: