Machu Picchu: tudo o que você precisa saber

57
309

O primeiro vídeo do ano é espetacular e cheio de informações, tudo sobre o Machu Picchu! Roteiro, valores, trajetos e lhamas! Se o vídeo não aparece para você, clique aquiDCIM101GOPROG0120966.

Machu Picchu: tudo o que você precisa saber

Como, quando, quanto e como atrair as lhamas no Machu Picchu!

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Como chegar no Machu Picchu

Há várias formas de chegar ao Machu Picchu e como havia explicado no post Caminho pela hidrelétrica, a forma mais barata e menos sofrida é van + caminhada.

Outra opção é ir de trem, bem mais confortável e custosa. Tem vários horários e duas empresas Incarail ou Perurail e vão direto a Aguas Calientes, a cidade base do Machu Picchu.

Se você gosta de trilhas, existe a Salkantay que dura 7 dias e a Trilha Inca de 2 a 4 dias. Ambas são puxadinhas, mas compensam pelas vistas incríveis da região. Veja as dicas no blog Viagens e Caminhos

Como comprar o ingresso para o Machu Picchu

Caso você vá em alta temporada, eu recomendo comprar o ingresso online  no site oficial do Machu Picchu e garantir a viagem, pois se não tiver, deverá dormir mais uma noite em Águas Calientes. E se quiser subir as montanhas Huayna Picchu ou  Montanha MP deverá comprar beeeem antes, talvez até um mês de antecedência, pois tem muito muito turista! Os ingressos são limitados:

  • Só Machu Picchu: 2600 ingressos por dia
  • Machu Picchu + Huayna Picchu: 400 ingressos
  • Machu Picchu + Montaña: 800 ingressos

Caso esteja bem susse, compre o ingresso em Cusco na agência oficial do governo peruano, sem pagar taxa alguma! Ela fica na calle Garcilaso, a duas quadras da Plaza de Armas, atrás do Museo de Historia Regional.

ticket-machu-picchu-cusco


Os diferentes ingressos para o Machu Picchu

Devido ao fluxo de turístas, o MP mudou os ingressos  em 2017 para preservar as ruínas!
O ingresso funciona em dos turnos: das 6 às 12h e das 12 às 17:30 e há dois horários para subir as duas montanhas.

As opções de ingressos para o Machu Picchu são

Machu Picchu 1T 06:00 – 12:00 152 soles
Machu Picchu 2T 12:00 – 17:30  152 soles
Machu Picchu + Huayna Picchu 1G 07:00 – 08:00 200 soles
Machu Picchu + Huayna Picchu 2G 10:00 – 11:00 200 soles
Machu Picchu + Montaña 1G 07:00 – 08:00 200 soles
Machu Picchu + Montaña 2G 09:00 – 10:00 200 soles

Ingressos machu picchu dicas como funcionaHuayna Picchu é a montanha que se ve ao fundo da cidadela nas fotos, você sobe no “nariz”

Montaña Machu Picchu é a montanha que está atrás e que você sobe para ter uma vista beeem mais ampla da cidadela.

Não é possível subir as duas montanhas no mesmo dia e todos os ingressos permitem o acesso a cidadela. Se você não comprar um ingresso com uma montanha, terá que sair do lugar ao meio dia.

Leia sobre mais mudanças de visitação do Machu Picchu no blog Cantinho de Ná. É provável que haja outra mudança em 2019.

DICA PARA FICAR MAIS TEMPO COM UM INGRESSO

Escolha a opção Machu Picchu + Montaña 1G 07:00 – 08:00

Pode conhecer a cidadela das 6 as 15h e subir  Montaña Machu Picchu no horário 07:00 – 08:00.

Contratação de guia

Agora é obrigatório contratar um guia para visitar a cidadela. Se você não tem, na hora vão encontrar um pra você. Os grupos são de 15 pessoas para um guia e custa normalmente 15 soles.

O controle é um pouco escasso, então pode acontecer de você entrar sem guia de boa. Porém acho que é válido achar um pra te explicar como funcionavam as coisas na cidadela.

Provavelmente em 2019 terá outras mudanças, todas elas partiram da Unesco para melhor preservar o local.

Mapa trilhas para o Machu Picchu

Como eu expliquei certinho no vídeo, este é o mapa supimpa das trilhas para MP, trem e van. Desenhei dessa forma pois tá no Google, então deve ser verdade ahueaheua nem todo o caminho tá certinho, isso é uma ideia das posições e possíveis trajetos, mas tá pra entender a ideia!DCIM103GOPROGOPR2525.

Observe que a Salkantay chega pela hidrelétrica enquanto a trilha inca vai pelas montanhas e chega pelo portal do sol ou montanha MP! As duas são bem diferentes!



Essas trilhas normalmente possuem transporte, guia, cozinheiro e burrinhos (para levar uma parte da sua bagagem) inclusos. Outra dica é deixar a sua mala no hostel, normalmente eles não cobram esse serviço e fica muito melhor para você, menos peso, mais saúde!

A subida para o Machu Picchu

E claro que ainda tem mais um morro antes de você ver o Machu Picchu! T__________T É uma subidinha bem pesada, como mostrei no vídeo, então compensa você pagar o ônibus que leva até lá em cima, Custa 12 dólares só para subir e você pode comprar na barraquinha ao lado da ponte e dos trilhos em Águas Calientes. Leve o passaporte e dinheiro em espécie para comprar e compre um dia antes da sua subida.

A descida é mais fácil pois todo santo ajuda né! Sem falar que a van que leva para baixo normalmente está lotadaça e com filas de espera.DCIM102GOPROG0161161.

Batendo um papo eletrizante sobre física e a influência humana.

Tem alguma dúvida? Comentaí que eu te ajudo!

Esta viagem teve apoio de Ícaro Viagens e Turismo, Vital Card (seguro viagem)

 

Guia Machu Picchu, tipos de ingressos, trilhas e como chegar no ícone do Peru

Leia também:

Guia completo de Cusco com várias dicas
ÔNIBUS NO PERU: DICAS E EMPRESAS
Vídeo: Qual moeda levar para o Peru?
O que levar para um mochilão no Peru?

 



Viaje com a Angie

Faça sua reserva através dos serviços parceiros do blog!Assim você nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO e continua acessando o blog grátis! Obrigada!

Receba dicas exclusivas no seu email!Receba dicas exclusivas no seu email
Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas viagens, descontos incríveis e os melhores lugares para visitar e curtir a vida!

57 COMENTÁRIOS

  1. Oi Angie.
    Adorei as dicas. Farei um mochilao passando por cusco em abril e o caminho pela hidreletrica parece ser o mais viável. uma pergunta: e pra voltar, como você fez para pegar a van de volta? Que horas sair de machu picchu? Vc pegou no mesmo dia da visita ou dormiu mais uma noite em águas calientes?

    • oi Nathalia! EU visitei o MP só pela manhã, já que não iria subir nenhuma montanha achei o mais viável voltar no mesmo dia. Os caras da van tem uma lista de quem vai e volta então eles vão estar lá te esperando…então vc deve descer o MP lá pelas 11h ou pegar um ônibus perto do meio dia, passar no hostel pra pegar as malas e já caminhar em direção às vans 🙂

      • Olá, adorei o blog!! Foi o primeiro que eu achei com essa super mega informação valiosa sobre a van pelo caminho da hidrelétrica. Mas da pra pernoitar em águas calientes e voltar no outro dia com a mesma van?

        Obrigada!

        Super Beijo

        • oie!! vc chega em AC, dorme, visita o MP e pega a van no mesmo dia! se quiser mais um dia precisa avisar já quando for contratar, pois seu lugar irá sobrar na volta e poderá encher a outra van no dia seguinte… bjoo

  2. Olá.
    No roteiro que estou planejando, nossa ideia é sair de Cusco de manhã bem cedo, pegar um táxi até a rodoviária, pegar o bus até Águas Calientes e depois pegar a Van até Machu Pichu, ficar lá o dia todo e voltar no mesmo dia para Cusco. Você acha viável esse roteiro, sem dormir em Águas Calientes?

    • oi Aline, não existe bus até Águas Calientes, só trem. A van vai até certa parte e demora 6 a 7h pra chegar lá e ai caminha 2h para chegar em Águas Calientes. Tem que dormir pelo menos uma noite em AC

  3. Guriaa! Tu pode me passar o contato e o segredo desse teu amigo que conseguiu a trilha inca jungle por $160?
    Pretendo fazer ela com dois amigos, agora em maio. 😉

  4. Oiiie, vou no inicio de agosto e quero fazer a Salkantay, ví várias dicas que mandam fechar a trilha direto lá em Cusco, vc sabe se as agencias compram os ingressos para MP e incluem no pacote da trilha?

  5. Olá Angie!!! Tudo na boa?

    Seguinte, sobre o ingresso para entrada em machu picchu…
    Preciso comprar com antecedência mesmo?
    Vamos fazer uma viagem bem longa até o Peru, tenho receio de não estar no dia certinho, da data do bilhete.
    Algumas pessoas me disseram que é sussa comprar em Cusco mesmo.
    Procede?

    Obrigadinha, bjos de luz.

    • oi Michelly! Dependendo da época (junho, jul agosto muito cheio) e se vc vai subir o Huayna Picchu sim! Se não pode ir susse, compra em Cusco ali onde indiquei no vídeo…. viagem mais longa não dá pra prever né!! boa viagem guria!!!

  6. Oi Angie!! Eu e minha irmã vamos para o Peru gluglu dia 2 e voltamos dia 16. Nosso roteiro inclui Lima, Huaraz, Cusco e Ollantaytambo. Lemos todos os seus posts e adoramos as informações. Decidimos ficar em Ollanta como ponto de partida para Macchu Picchu ao invés de Cusco. Reparamos também que é bem próximo de Maras e Moray. O que você acha dessa opção? Tem alguma dica de transporte??
    Beijos <3

    • oi Ana! já comecei rindo ao ler o seu comentário aheuahea
      Acredito que tenha lugar pra dormir em Ollanta, mas seria melhor fazer o passeio do vale sagrado e logo em seguida pegar o trem (lá pelas 17h acho). Aí vc faz Maras e Moray antes (só comprar o boleto turistico no dia em alguma agência). As vans para hidreletrica só saem de Cusco mesmo, acho que passam em Urubamba e aí continuam! Beijo e obrigada pelas visitas 😀

  7. Oiii, você fez a trilha de Huayna Picchu? Recomenda fazer. Eu estava empolgada, mas li alguns reviews falando que é perigoso, fiquei meio cismada

  8. Olá gostaria de saber, sobre táxi em Cusco é possível acessa-los de madrugada? funcionam a noite toda? Enfim, é que estou com voo saindo de lá na madrugada. Obrigado pela atenção!

  9. Olá meu bem, amando seus videos
    Estão sendo super uteis para minha primeira viagem para fora do Brasil <3 <3 <3
    Partiu Machu Picchu final de Setembro
    uhuuuuuuu
    Gratidão _/\_
    Uma dúvida, como é feito a comprovação de estudante para pagar meia? Qual documento levar pra isso?
    Muito muito obrigadaaa

    • fala guria!! que bom que curtiu! provavelmente leva a carteira de estudante e comprovante de matrícula, eu não usei, dá uma pesquisadinha aí por garantia!!! volte sempre!!!

  10. Fala guria.. show esses seus posts viu.. ajuda bastante mesmo. Vou correr o trecho até MP de moto com minha esposa, por acaso vc saberia dizer quanto custa o trem de Águas Calientes até a hidrelétrica? Busquei essa info, mas n encontrei.

    • Bom dia Rafael, estive por lá semana passada. Esse trem tem o valor de 29 dolares, ou 97 Soles. Se tu tem essa grana talvez vale a pena, pois fomos caminhando na ida e demoramos 5h da Hidrelétrica até Aguas Calientes, é meio puxadinha a caminhada hahaha.

  11. Oi Angie,
    Vou para o Peru agora em setembro e passarei 4 dias em Cuzco. Para visitar o MP eu preciso dormir em Aguas Calientes posso ir de trem, direto de Cuzco e voltar no mesmo dia?
    Teus vídeos são ótimos, têm dicas bem legais, mas também, dou muita risada.
    Beijos,
    Ana

    • oi Ana! pode sim, mas acho que não é vantajoso! vale a pena dormir em AC para aproveitar bem o Machu Picchu no dia seguinte! simm vejo teus comentários no youtube tb! Obrigada por me seguir! beijooo

  12. Olá Angie!!!

    Amei seu blog, vou virar seguidora de carteirinha!
    Estou indo ao Peru dia 23/10 e farei Lima, Cusco e MP! Penso em ir a MP no dia 31/10 para fechar a viagem em grande estilo, vez que retorno ao Braza no dia 02/11. Você necessário comprar os ingressos antecipadamente pelo site do governo peruano ou melhor comprar em Cusco mesmo? Há taxas na compra feita pelo site?

    • Oi Gislene! obaa obrigada!
      Acredito que não precisa, outubro não é temporada…comprar pelo site é mais chatinho por causa dos sistemas de segurança que nem sempre passa o cartão, depende do pc e do banco! Mas não custa tentar né! Não me lembro se há taxas pois comprei direto na agência do governo 😀 obrigada pela visita!! Boa viagem e depois mande as fotinhos!

  13. Angie, tô meio perdida me help!!!
    pra ir pra MP escolhi o trem (bora lá!!!)

    1. pelo que entendi pra ir de trem a gente sai de cusco, vai pra poroy e de lá pega o trem pra águas calientes, confere?
    2. o trajeto de cusco até poroy é de bus ou van?
    3. dai vi que tem 2 companhias de trem, a perurail e a incarail, será que difere muito uma da outra? essa passagem compra em poroy mesmo, não precisa de antecedência né?
    4. vi MP, desci a pé e pego van pra voltar pra cusco? tem alguma outra opção?

    to montando roteiro pra ir em julho e tô a fim de ir alone, será que tem problema?
    ufffffaaa, desculpa pela tsunami de perguntas mas tá foda pq cada blog fala uma coisa e vi que meu perfil se identifica ao seu, só não consigo ir a pé então por isso o trem

    beijo e muito obrigada!!!

  14. Obrigaaaaaaadaaaaa ! Levei bananaaaaaaas ! e parecia q era a única preparada pra isso hahaah <3 Obrigada pela dica. atraí várias lhamas fofas gordinhas a 2km de distância q me viam com bananas e vinham correndo kkk <3

  15. Falar sobre uma viagem tão sonhada quanto essa é algo muito difícil, porém vive-la com a intensidade que pude sentir é algo Fantástico!!
    Cusco e Machu Picchu respira arte , história e cultura em cada lugar que é visitado.

  16. Oi Angie, de acordo com o que eu li no teu blog e vi nos teus videos que vou ter que comprar com no mínimo 1 mes de antecedencia o bilhete para MP, porque minha ideia é fazer as 2 montanhas (se isso for possível), vou em julho de 2018 entao comprarei em março, abril, sei lá, mas enfim, minha ideia NESSE MOMENTO era fazer Maras, Moray e cidade de Ollantaytambo (VALE VIP) em um dia X. Nesse mesmo dia, quando chegasse Ollantaytambo, pegar o trem de lá mesmo e ir para Aguas Calientes, dormir em AC e no outro dia conhecer MP.

    PRIMEIRA PERGUNTA: Tem como fazer a montanha MP e a Huayna Picchu no mesmo dia? Faz alguma ideia de como funciona?

    SEGUNDA PERGUNTA: É longe a estação de trem de onde normalmente terminaram as tours em Ollanta? Tu sabe como faço isso? Tipo, terminou meu passeio, vale vip, e aí, vou a pé ou de uber até a estação de trem para comprar a passagem para AC? É perto? Tenho dúvida sobre isso entende hahahaha

    Obrigada! Teus vídeos são ótimos, me instigaram muito a viajar, um abraço!

    • oie!
      1 – acredito q seja melhor fazer em dois dias, pois as montanhas parecem faceis mas não são (eh muito degrau!!) ai acredito que ficaria muuuito corrido vc subindo uma e pensando no horario da outra, eu ia morrer de cansada aheuahea…mas cada um é cada um né, os horários são estes:
      COMBO 1
      Machu Picchu de manhã + Wayna Picchu das 7 às 8h, tem 200 ingressos > esse é o primeiro horário pra subir Wayna
      Machu Picchu de manhã + Machu Mountain das 9:00 to 10:00, tem 400 > esse é o segundo horário pra subir machu mountain

      COMBO 2
      Machu Picchu de manhã +Wayna Picchu das 10:00 as to 11:00, tem 200 vagas >> segundo horário
      Machu Picchu de manhã +Machu Mountain das 7:00 to 8:00, tem 400 vagas >> primeiro horário

      2 – era pertinho, as gurias foram correndinho para estação pra pegar o trem enquanto nos subimos a fortaleza…conferi aqui no google maps e fica em torno de 1km da entrada da fortaleza

      3 – sugiro vc comprar ja no inicio do ano, pois julho eh extremamente concorrido, lembre q desce muito europeu ahueah

      fico feliz que curtiu!!

  17. Caramba Angie, já vi tanto vídeo seu, haha, fiz planilha da minha viagem, vai ser lima – cusco – mp.
    Mas estou com umas dúvidas. Pra ir pra paracas vc comprou antes? Qual companhia vc foi? Em MP, pra comprar a entrada e guia, tem algum site que vc indica? Muito obrigado e que suas viagens sempre sejam fantásticas. Começarei as minhas agora =)

    • oi Vinicius! comprei uns dois dias antes, nós fomos de taxi de huacachina até paracas pq era muito barato e estava em duas pessoas
      eu recomendo vc comprar MP quando chegar em Cusco! boa viagem!

  18. Guria, como faz pra pagar esse boleto de machu picchu em soles, aqui no Brasil? (acho que sou muito tchonga, não to conseguindo de jeito nenhum)

Curtiu? Comentaí!