O pesadelo da Laguna Wilcacocha

19
131

A laguna Wilcacocha em Huaraz foi a coisa mais difícil que já fiz até hoje. Era pra ser um trekking susse de 2 horas…mas acabou se tornando um pesadelo.

O pesadelo da Laguna Wilcacocha

A Wilcacocha está Situada a 3700m de altitude na Cordillera Negra e o caminho até o topo está repleto de vilas andinas, com muitas plantações, vaquinhas e ovelhas. Durante a subida é possível ver a Cordillera Blanca com algumas montanhas mais altas do Peru e cheias de neve como a Huascaran (6768m) e Huantsan (6395m) entre outras menores. É uma vista incrível!trekking laguna Wilcacocha huaraz peruNós fomos sem guia e apenas com um mapinha feito pelo Scheler (nosso guia do Glaciar Pastoruri). Pegamos uma van por 2 soles até a estrada no pé do morro da Wilcacocha em Chiwipampa.

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Era nosso segundo dia em Huaraz e escolhemos este trekking por ser considerado fácil-moderado para quem está se “aclimatando” à altitude, como se fosse um “preparatório” para a Laguna 69. No início ficamos muito felizes por pagar somente UM SOL cada um para subir o negócio. Fomos seguindo a estrada e conforme aparecia um caminho no meio do mato, uma trilhazinha, e passávamos por ela.DCIM103GOPROG0552374.Quase não encontramos ninguém, mas NINGUÉM no caminho. A primeira alma foi uma senhora cega que estava falando sozinha mas ficou calada quando passamos..talvez um presságio tenebroso?

A cada passo era um sofrimento. Paramos inúmeras vezes no caminho. Não levamos folha de coca, apenas água, chocolate e bolachas. Demoramos muito, provavelmente umas 2h, até chegar na vila Santa Cruz, onde finalmente encontramos algum sinal de civilização. Casinhas bem rústicas, porquinhos, alguns cachorros e galinhas e plantações de batata, milho, trigo. Ali encontramos um tio que nos disse que em 40 minutos chegaríamos na laguna Wilcacocha.

bubbles desconfiado trailer park boys
Enquanto ele falava, apontou para uns eucaliptos lááááá no topo do morro, má longe. “Acho que esse tio tá me engrupiiiindo…..”

Seguimos a trilha pelo meio da vila….Foram os 40 minutos mais demorados da vida! Passou uma hora, uma hora e meia, duas horas e nada da bendita laguna Wilcacocha. Quis chorar várias vezes. O mal de altitude acaba com a pessoa. Foi um erro grotesco não ter nada, nem coca, nem oxigênio e subir despreparados. Não façam esse tipo de cagada.

Pelo menos em cada parada tínhamos uma vista linda! E aqueles eucaliptos continuavam longe….Huascaran Huantsan cordillera blanca laguna Wilcacocha trekkingHuascaran Huantsan cordillera blanca laguna Wilcacochacordillera blanca laguna WilcacochaParamos mais vezes, algumas simplesmente capotamos na grama, já tinha tirado a jaqueta, posto, tirado..era sol do djanho, vento frio e começou a garoar. Lá no fundo se aproximava uma tempestade tenebrosa e não tinha nada NADA por perto pra nos proteger da chuva. Ma nem um telhadinho.

eucaliptos laguna WilcacochaFinalmente passamos pelos eucaliptos e nada da laguna.


desiste da vida
Como assimmmm meodeossssss

Subimos quase morrendo mais um morro, evitamos uma parte lamacenta e avistamos ao longe um casebre. Bati na porta e nada, ma nem um suspiro lá de dentro. Do nada escuto conversas. Olho para a estrada e vejo uma mulher e sua filha levando umas ovelhas. Fui pedir informações e um cachorro, um guapequinha metido, vem nervoso pra cima de mim (eu te digo, os bichos me odeiam). Pra minha sorte, ele se encrencou com o Jean (aheuaheua) e descobri que estávamos a uns 10 minutos da laguna. Nesse momento já estava pingando mais.

Passamos as escadinhas, um portal cheio de mato e avistamos a parada…a laguna Wilcacocha.what tom cruise
Que decepção.

DCIM103GOPROG0562380.

NÃO

PODE

SÊ.

laguna Wilcacocha trekking em huaraz
E ERA  A LAGUNA WILCACOCHA T_________T

Dessa vez eu quase chorei de ódio..após andar 4 horas MORRENDO vimos esse banhado.

E ainda faltava descer.

O que a gente tinha visto em uma agência e na internet era uma foto neste estilo:laguna Wilcacocha reflexos peru huarazEngrupição master ever! Foto de Quechuandes

Aí, no meio desse ódio e desespero…. Odin nos mandou um…

TÁXI AHEUAHEUAEHAUE

Sim, um táxi com duas passageiras: uma mulher local e sua filhinha de 3 anos estavam indo para o centro da cidade. Eu pagaria até 50 soles pro cara nos levar de volta, mas não queria nem olhar pra trás, queria só chegar, comer e dormir…Negociamos e conseguimos por 10 soles (os dois) até a praça principal!

Após uns 40 minutos passando pelas estradas esburacadas e perigos de capotamento, além de conhecer novos passageiros no caminho (chamou na rua ele tava pegando), chegamos na Praça. O taxista queria mais, mas brigamos que o combinado era aquele e ficou por isso mesmo.

Eram 13h, um solão do djanho de novo e chegamos para o almoço. Aliás, um dos melhores do mochilão inteiro no Peru! Conheça o restaurante 13 Buhos em Huaraz!

comendo feliz trekking laguna WilcacochaSobrevivi! Mas não sobreviveria à laguna 69…esta fica para uma próxima visita ao Peru. 🙁

Veja também:

HUARAZ, GLACIAR PASTORURI E FOLHA DE COCA

VALE SAGRADO DOS INCAS: OLLANTAYTAMBO E PISAC

20 COISAS QUE VOCÊ NÃO SABIA SOBRE O PERU

MACHU PICCHU: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER

GASTOS PERU MOCHILÃO 2015



Viaje com a Angie

Faça sua reserva através dos serviços parceiros do blog!Assim você nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO e continua acessando o blog grátis! Obrigada!

Receba dicas exclusivas no seu email!Receba dicas exclusivas no seu email
Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas viagens, descontos incríveis e os melhores lugares para visitar e curtir a vida!

Travel blogger e designer aspirante à muitas coisas e com PhD em zuera, não dispensa uma aventura cheia de desafios e tragédias. Nas horas vagas joga games, canta e planeja as próximas viagens.

19 COMENTÁRIOS

  1. HahHAHAHA nao acredito! Mas é as vezes o que dizem, o caminho é melhor que o destino! xD
    Eu só de subir escadas já ficava cansada da altitude lá na Bolivia, ainda mais fazer trekking assim, acho que desmaiava na grama ali e nao levantava mais!
    Sua cara de satisfação com a comida ta a melhor! hahaha
    beeeijo

  2. hahahahahahahahahaha Desculpa Angie, eu tive que rir! Não acredito que quase morresse pra ver esse banhado aí?
    Enfimmmmmm, to aqui direto, lendo teus posts para me preparar para a minha vigem ao Peru (falta um mêsssssss) Beijosssss

  3. Mar moça…. que roubada!!! KKKKK mas olha…. eu achei a foto da agência e a sua…. bem parecidas. Não sei oq vc viu naquela foto não… 😉 Vão-se aas unhas, ficam as historias 😉

  4. Nossa, Angie! Imagino a raiva que deve ter dado diante da decepção de chegar “ao banhado”… realmente muito diferente da foto. Caminhar contra a altitude não é fácil, só quem já sofreu entende as justificativas de baixo desempenho proferidas pelos jogadores de futebol, heheh. Que bênção aquele táxi! Bom saber que o negócio não vale tanto a pena assim!

  5. Adorei!! Seu blog tá show.. além do conteúdos as fotos estão lindas!! 😉 ahhh e desculpa, mas eu ri com a parte do cachorro indo pra cima de vc… “que fase” hein kkkkkkkk… ai ai… passa lá no meu blog tbm 🙂 Vou ficar feliz!! beijinhosss

  6. Angie, eu pretendo fazer agora em Agosto / 17, terei 4 dias em Huaraz, desde a chegada as 6h…
    Desses 4 dias, Glaciar Pastoruri e Laguna 69 (vou contratar a empresa Scheler ), acha desnecessario ?
    Tem dicas de caminhadas para esses 2 outros dias?

  7. Você contando a sua história de conhecer a Wilcacocha parece estar contando a minha… hahahaaha passei pela a mesma coisa!! Te entendo muito!
    Pegamos carona com um taxi lá que tinha 3 passageiros, até no porta-malas um de nós teve que ir hahaha… isso amenizou a ida, porque o encontramos nas primeiras 1:30 de caminhada.
    Parabéns pelo Blog.
    Até logo.

Curtiu? Comentaí!