Machu Picchu barato: caminho pela hidrelétrica

80
129

Infelizmente, visitar o Machu Picchu não é um passeio barato…mas há um jeito, há uma salvação para os mochileiros pão duros!! Veja como é o caminho pela hidrelétrica, um dos caminhos para o Machu Picchu barato!!Machu Picchu hidrelétrica caminho alternativoMachu Picchu barato? Pffff óbvio que não!

Machu Picchu barato: caminho pela hidrelétrica

Primeiro o ingresso para o Machu Picchu custa 128 soles e se deseja subir outra montanha como o Huayna Picchu, põe aí mais uns 25 soles. Nessa caso, é melhor garantir seus ingressos antes, pois cada montanha tem um número limite de pessoas por dia (em torno de 200) e se você for em julho e agosto, compre MUITO TEMPO ANTES, pois é época de pico!ticket-machu-picchu-cuscoVocê pode comprar o ticket pela internet no site oficial do Machu Picchu  ou comprar em Cusco na agência oficial do governo peruano, sem pagar taxa alguma! Ela fica na calle Garcilaso, a duas quadras da Plaza de Armas, atrás do Museo de Historia Regional. Compramos lá sem problemas!

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Segundo: o Machu Picchu fica literalmente no meio do mato, rodeado por várias montanhas e a “cidade base” para visitá-lo é Águas Calientes, uma vilazinha fdp de cara, com vendedores mais lazarentos e comida sem gosto.

ATENÇÃO! MACHU PICCHU MUDA INGRESSO!
Devido ao fluxo de turístas, o MP muda os ingressos a partir de 01/07;2017 para preservar as ruínas!
O ingresso funcionará em dos turnos: das 6 às 12h e das 12 às 17:30. As reservas e compras destes ingressos podem ser realizadas a partir de 01/06/2017. Quem já comprou os ingressos antes da mudança, não terão mudanças.

Terceiro: como diabos vou chegar lá?

Acompanhe a viagem nas redes sociais! Se você não sabe o que está acontecendo dá uma olhada no post roteiro Mochilão Peru!

Há três opções para chegar ao Machu Picchu:

Trem: custa dois rins e uma perna (120 dólares pra cima)oh hell no
A pé: fora de cogitação, pois não tenho preparo físico e nem mental para isso. Dura em torno de 4 a 5 dias e custa mais ou menos 200 dolares…A Carol do Mochilão Trips fez isso, leia o caminho pela Trilha Salkantay aqui!

Van: caminho barateza pela hidrelétrica e ainda gasta umas calorias na caminhada!! My choice!

Veja mais detalhes no sobre as trilhas no vídeo: Machu Picchu tudo o que você precisa saber! 


Claro que também há uma quarta opção: combinar trem + van + pé pela hidrelétrica, mas ainda assim a van ganha na barateza.

Machu Picchu barato: caminho pela hidrelétrica

Encontramos em algumas agências a opção “Machu Picchu by car” no qual você vai numa van de Cusco até a hidrelétrica, um das estações mais próximas de Aguas Calientes e a van te busca no mesmo lugar no dia seguinte (ou no outro se preferir). E melhor: a van te pega no hostel!!!

Encontramos o melhor preço com a agência SAP  na rua Choquechaca 115 (vá pela rua da pedra de 12 ângulos e vire a esquerda, é a segunda ou terceira porta), custou 55 soles. Pelos cálculos, sai mais barato do que pegar um ônibus aleatório na rodoviária até Santa Maria (20 soles) e de lá uma van até a hidrelétrica (10 soles). Pra não ter que ficar procurando e ainda perder o busão, escolhemos a van e gostamos muito!

Fui ao Machu Picchu e Águas Calientes e voltei com apenas 55 soles! Claro que não contei com o valor do ingresso e o bus para subir…

O Trajeto de van até o Machu Picchu

O trajeto todo é longo, em torno de 7 horas até a hidrelétrica, um caminho tortuoso, beirando o precipício, com os cenários mais diversos..desde neve e frio até calor infernal e pernilongos.

DCIM100GOPROG0029825.

DCIM100GOPROG0029825.Tenebroso!

Machu Picchu a pé: trajeto Hidrelétrica

Quando chegar a hidrelétrica, siga o pessoal! O caminho não é perigoso, tem muita gente andando! Se tiver um pouco de medo, faça uma amizade ai e fechou! Aí, você caminha de 2 a 3 horas pelos trilhos do trem.

Uma hora os trilhos acabam e aí é o trecho mais chato de toda a caminhada: uma subidinha lazarenta no meio do mato, com muita areia e possibilidades infinitas de torcer o pé e sujar a roupa.Machu Picchu barato caminho pela hidrelétrica tremDCIM100GOPROG0029825.Machu Picchu barato caminho pela hidrelétrica van trilha pedras

Claro que os trilhos continuam depois da subidinha. O cenário é bem legal, dá pra se distrair enquanto caminha. Também há alguns restaurantes e vendedores no caminho, caso precise comprar alguma coisa!

Veja todos os caminhos possíveis para o Machu PIcchu e detalhes da rota da hidrelétrica neste vídeo BÔNUS: COMO ATRAIR AS LHAMAS PARA AQUELA FOTO MASSA!!

 

Dicas Machu Picchu barato

Compre o transporte 1 ou 2 dias antes da data que você quer visitar o Machu Picchu. Lembre-se que irá dormir uma noite em Aguas Calientes para acordar as 4 da manhã para subir o MP!



Leve uma mochila com comida e água suficiente para a viagem de van e trilha. Não leve mais que o necessário (uma camiseta, calcinha/cueca, par de meia, blusa.

Não leve toalha, pegue no hostel, melhor pagar 3 soles do que ocupar espaço na mochila.

Leve repelente, protetor solar e guarda chuva para se proteger do sol se for fresca e branquela demais (me ajudou HORRORES).

A previsão do tempo nem sempre está correta. O Google dizia que iria chover horrores no dia que iríamos subir o Machu Picchu e fez um solão dos infernos!!!!

Leve roupa leve e um casaco, assim como tênis adequado para trekking. Não vá tão remelento, pois aí o Machu Pichu barato pode sair caro! Se piscar, pode virar o pé facin facin

Não esqueça do adaptador (as tomadas no Peru são as paralelas e chatas), das baterias para câmera e carregador de celular.

Não perca o recibo de tranporte hidrelétrica para Cusco feito pela agência! Precisa mostrar na volta!

E aí curtiu a ideia de um Machu Picchu barato? Já fez? Comente!

Como chegar no Machu Picchu de forma barata com 60 reais, trilha da hidreletrica!

Leia também:

20 COISAS QUE VOCÊ NÃO SABIA SOBRE O PERU
MOCHILÃO NO PERU: O QUE LEVAR
4 HOSTELS IMPERDÍVEIS NO PERU!
GUIA CUSCO: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER
GASTOS PERU MOCHILÃO 2015


Viaje com a Angie

Faça sua reserva através dos serviços parceiros do blog!Assim você nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO e continua acessando o blog grátis! Obrigada!

Receba dicas exclusivas no seu email!Receba dicas exclusivas no seu email
Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas viagens, descontos incríveis e os melhores lugares para visitar e curtir a vida!

80 COMENTÁRIOS

  1. Olá, fiquei com um dúvida, saindo de Águas Calientes às 4 da manhã, que horas você chegou em Machu Picchu sendo que a viagem pela hidrelétrica dura 7 horas + caminhada?

    • Ate as vans sairem e subirem o Mp demora uma meia hora, ai o parque abre as 6h, ou seja, tera uma fila pra entrar no parque. Nos compramos os ingressos em Cusco, então pegamos uma fila so. Se decidir subir ate o Mp a pe demora uma a duas horws, dependendo do seu fisico. Deve descer do Mp as onze para pegar as malas no hostel e caminhar para a hidreletrica e chegar la ate as duas

  2. Oi Angie, tenho uma dica que talvez ajude os mochileiros duros como eu, em águas Calientes, tem o mercado municipal pra comer, me deliciei de belas refeições por 5 soles, e a comida é uma delícia, só não serve para os frescos, pois lá é meio bagunçado.

  3. Oi Angie! To querendo fazer MP pelo caminho da hidrelétrica, mas como a ultima van volta as 16hr terei que sair de MP às 12hr. Isso não é pouco tempo? Caso eu opte por voltar no proximo dia, que horas é a primeira van?

    • Oi Leo! É pouco tempo dependendo do que quer fazer! As vans saem sempre no mesmo horário mas precisa lembrar o motorista que vc vai no outro dia pra colocarem o teu nome no dia certo, se não perde o transporte 🙁

  4. Oi Angie, tbm estou querendo fazer MP pela hidrelétrica, essas duas horinhas de caminhada é de boa, porque não tenho preparo físico, muitas subidas íngrimes? e de tênis será que dá? prefiro fazer essa caminhada de tênis, acho mais confortável…

    • oi Luciana!! É muito de boa, é só reta praticamente (tirando o início ali que tem que escalar um pouco, nada muito complicado). Recomendo tênis próprio para caminhada ou aqueles de escalada que protege mais o tornozelo, pois o caminho todo é cheio de pedrinhas do trilho do trem e se pisar em falso pode virar o pé!

  5. Olá, primeiramente parabéns pelo blog e pelas informações repassadas, estão sendo de grande ajuda! Vou viajar para o Peru em Junho pela 3ª vez e vai ser a primeira vez que irei à Machu Picchu, uma dúvida simples por enquanto, tenho um sono bem leve e cheio de frescuras para dormir, com essas viagens longas de ônibus você chega a tomar algo para ajudar a dormir?

    Obrigado!

    Abraços.

    • oi Raphael! que bom que vai conhecer o MP! \o/ eu tb tenho sono leve e não tomei nada,pq
      1 pra ficar atenta caso quisessem me roubar,
      2 medo de perder o ponto pra descer
      3 esqueci de levar um remédio asism aheuahe
      eu sugiro vc levar dramin pra ajudar no enjoo e leve alguns pra dormir..se não conseguir dormir no primeiro busão, já toma nos próximos!! Ah e muitos ônibus passam filme, então sempre vai ter som e também o apito quando o motorista passa da velocidade permitida T_T

  6. Olá Angie, mais uma perguntinha… Não sei se eu deixei passar, mas eu não encontrei quanto você gastou em hostel em Águas Calientes… Se já informou, me desculpe!

    Abraaços!

  7. Olá Angie!

    Estou indo me aventurar em Cusco, passagem comprada para dia 14/05.

    Acha que esta época estará muito cheia a cidade? Ou posso comprar Machu Picchu tranquilo lá mesmo?

    Recomenda deixar a mochila maior no hostel e fazer a trilha só com a menor?

    Parabéns pelo seu blog, bem explicativo.

    • oi Lucas!! Que legal! Acho que fica mais cheia pra metade de junho até agosto! Dá uma olhada no site e vê se tá de boas…ai compra lá! Sim, deixa tudo que não for usar nos dias do MP na mochila maior no hostel (eles tem um quarto pra isso normalmente, mas pergunte antes de reservar o quarto). Obrigada e volte sempre 🙂

  8. Olá Angie!
    Tenho já passagens comprada pra Cusco em Julho desse ano, já planejei algumas coisas porém sempre vem as dúvidas!
    Eu terei que dar check-out no hostel em Cusco para ir a MP? Optei por essa trilha da hidrelétrica por (lógico) ser mais barato, então to pensando na minha mochila cargueira (que não é leve) andando nessa trilha, e não vai ser fácil.
    Ou posso deixar minha mochila em algum lugar em Cusco, e levar só o necessário para MP?
    Aliás, reservei meu hostel no Pariwana, que vi aqui em seu blog =D

    • Olá Angie, primeiramente meus parabéns, seu Blog é demais!!!!! Guria, assim como o Nelson, estou planejando minha viagem a Cusco para Julho (vou de ônibus saindo de São Paulo!!! uhuuuu) e provavelmente fique no Kokopelli, e estou também com umas dúvidas, pelo que vi no Blog é uma das datas mais concorridas, será que deixando para comprar o ingresso para MP só em Cusco é arriscado? Também estou pensando a respeito de incluir a subida a Huayna Picchu.

  9. Angie,
    Todas as minhas dicas peguei contigo rs! Muito obrigada! Você vai pra MP em pensamento hahaha.. Uma dúvida, Vou seguir esse conselho de VAN (reservei hotel dia 17/abril em aguas calientes, subo MP dia 18/abr) Entao devo sair dia 17 que é um domingo de manhã – a volta, é obrigatorio voltar com a Van? Pensei em fazer Van + hidreletrica ida e a volta TREM até Ollanta + Cusco . O que acha?

    • hauehaue que legal Fernanda! Quero ir pro MP de novo hauehaue Tira umas fotos lá e manda pra mim depois \o/\o/ Não é obrigatório não, veja se eles te oferecem desconto já que não vai voltar..é uma boa, pois vc pode aproveitar mais o MP, se não me engano o trem até Cusco sai la pelas 16h

  10. Olá Angie!

    Fiz uma vez este caminho indo pela hidrelétrica e ele realmente vale a pena financeiramente (e sim é meio cansativo).
    Mas queria saber como você voltou e quanto tempo ficou em Machu Picchu.
    Da vez que fui eu fiquei somente até o horário do almoço por que depois precisava pegar o trem para a hidrelétrica e a van lá para voltar para o Hostel.
    Eu e minha namorada estamos levando muita coisa que você escreveu em consideração para nosso Mochilão pela Bolívia e pelo Peru!
    Parabéns pelo blog e pela ajuda!
    Obrigado!

    • oi Phillipe! Nós fomos beeem cedo pro MP e subimos de van, ficamos lá até umas 10 30 e descemos a pé até o hostel pra pegar a trilha da hidrelétrica. Que bom que gostaram do blog, se tiver mais alguma dúvida é só falar!!! Boa viagem!!

  11. Olá Angie, oia eu de novo aqui :D.

    Minha sonhada trip está chegando! Queria saber se você por acaso sabe de Abra Malaga?
    Ouvi dizer que tem um trecho entre Cusco e Santa Tereza em que você pode fazer downhill, e que as agências alugam bike e que em determinado ponto do caminho indo para Santa Tereza, você faz de bike.
    Achei um tanto quanto interessante.
    Ah, outra coisa! Se acha melhor fazer Maras e Moray voltar a Cusco, ou ficar já em Ollantaytambo ou Urubamba e de lá seguir para Santa Tereza?
    Abraços!

    • OIE!!!! ahh sim! comento sobre isso no vídeo do Machu Picchu, tem um pessoal de bike!! Volta pra Cusco que é mais fácil pra agência te achar (eles são bem perdidos haeuahe)

  12. Olá, Angie.
    Me tornei sua fã!

    Estarei indo para Cusco em julho. Vc sabe se dá para fazer o passeio ao Vale Sagrado e já aproveitar para hospedar em Aguas Calientes no mesmo dia? Para no outro dia visitar Machu Picchu?

    Ou precisarei deixar um dia exclusivamente para visitar o Vale Sagrado?

    Um grande abraço!

    • oi Elaine, que legal obrigada!!! Dá sim, só pegar o trem as 16h por aí em Ollantaytambo (a última parada do vale Sagrado), não esqueça de avisar o guia!!!

  13. Oi Angie, eu e meu namorado estamos planejando fazer essa viagem em fev/17 então é possível que tu veja mais dos meus comentários por aqui hehe
    Estou mandando e-mail pra alguns locais, mas to com dificuldades de achar esse preço tão barato de van pela hidrelética! Encontrei alguns pacotes que oferecem hostel junto (inclusive a Machu Picchu by car), mas já fizemos nossa reserva a parte. Vocês buscaram esses serviços direto em Cusco? Será que preciso me preocupar em achar um bom negócio antes?
    Valeu!

    • oi Julia! Por email eles sempre vão jogar o preço mais alto né, tem que chegar lá e negociar nesse mesmo lugar e looonge do centrinho. E mesmo assim, vocês só vão ano que vem, até lá o preço pode baixar ou subir, fevereiro não tem tanta gente assim.. não precisa fazer reserva, pode chegar lá e procurar bem susse 😀

  14. Ei, Angie.
    Tô me programando pra um mochilão para Macgu Pichu e, procurando roteiros e dicas, encontrei o seu blog. Agora sou visita freqüente aqui. Obrigada por compartilhar suas experiências.

    Aproveitando, gostaria de fazer uma sugestão:
    Não sei se você já conhece ou se já ouviu falar, mas aqui em Minas Gerais tem uma cidadezinha incrível: São Thomé das Letras.
    A energia da cidade é maravilhosa!! A cidade mesmo é bem pequenininha, mas tem bastante coisa para ver. E tem umas 20 cachoeiras/grutas ao redor da cidade.
    Já fui para lá duas vezes e cada vez me apaixono mais.
    A cidade atrai muita gente alternativa, por causa da aura de misticismo e das lendas da cidade. Uma delas é que tem uma gruta que liga São Thomé a Machu Pichu.
    Vale à pena conhecer.
    Além disso, o povo é super gente boa, você se sente bem acolhido em todos os lugares.

    Bjos

      • Olha, Angie, coincidentemente as duas vezes que fui a São Thomé foi justamente nessa época do ano. De dia é super tranquilo, faz um clima bem agradável, calor sem exagero. À noite é que faz muito frio, e eu sou MUITO friorenta. Mesmo assim deu pra aproveitar bem a cidade à noite. Tem a casa da pirâmide (lugar para ver um pôr do sol lindo), tem uma feirinha na praça, tem o Alcázar Rock Bar….
        Mas acho que em setembro/outubro vai ser melhor se você quiser aproveitar mais as cachoeiras e dar um tchibum (inclusive quero voltar lá nessa época, e ficar mais dias, pois nas duas vezes fiquei só um fim de semana e é muito pouco tempo. Ainda tenho muitas cachoeiras e grutas para conhecer).

  15. Olá Angie, primeiramente parabéns pelo blog, bem direto,rs.

    Saberia me dizer se é tranquilo fazer o caminho da hidrelétrica de manhã? Tipo, bem cedo, vi que lá abre às 5h. A minha ideia é:

    Ir de Ollanta e pernoitar em Santa Teresa; Acordar bem cedo e seguir para a hidrelétrica (umas 6h +ou-). Chegar em AC aprox. 10h e visitar MP a tarde (ver o por do sol, talvez) e voltar de trem no mesmo dia, a noite, até Cusco / Poroy. Acha que é possível? Até agora não consegui achar ninguém que tenha feito isso…A minha maior preocupação é chegar lá e não ter ninguém essa hora na trilha.

    Abraços.

    • oi Alan!! Acredito que não tenha problema, porém tem que ter certeza que existe lugar para vc dormir em Santa Teresa, é muito pequeno. Aí encontrar alguém para te levar até o início da trilha (é meio longinho)..na trilha tem alguns “restaurantes” e tendas vendendo coisas, acho que não é perigoso. Além dos turistas, tem gente local caminhando nela também.

      • Olha eu novamente dando palpite Angie, então, tem sim lugar pra ficar em Santa Teresa, custa em média 15 soles a pernoite, o problema que como o Alan vai chegar de lá para a Hidrelétrica, na caminhada é um pouco longe, recomendo um táxi, vai pagar no máximo 15 Soles.

        • Olá Angie e João.

          Local pra dormir já achei, inclusive pelo Booking 🙂

          Li em outro blog que tem van no centro que vai para a hidrelétrica, além do taxi. O hotel é o Pureq e pelo que parece já fica no meio caminho entre o centro e a hidrelétrica.

          Agradeço pelas respostas.

          • Oie Alan!
            Eu fiz o caminho da hidrelétrica até Aguas Calientes, que é Machu Picchu by bus – A Van sai proximo a praça principal se não me engano as 7h30 – são 7hrs até a Hidreletrica – aconselho levar uma lanterna porque dependendo do ritmo da caminhada pode escurecer antes de chegar até AC – levei (indo de vagar aproveitando a trilha mas acelerando ao cair da noite) 2h30 – são uns 11km até AC. a Sugestão é: Sair de Cusco com a Van (paguei 45 soles duas pessoas somente ida voltei de TREM), fazer a trilha da hidreletrica chegar e dormir em AC, no dia seguinte acordar cedo e subir machu picchu – O bom da trilha é que você ja vai estar no ritmo para curtir as ruínas, eu ainda subi Wayana Picchu e a trilha ajudou a me preparar; Voltei de Trem, foi a melhor coisa pq já estava acabada rs e em ollaynta peguei uma van até a praça principal de cusco por 10 soles!

            Abs

    • Puxa, a melhor coisa que fiz foi comprar apenas o ticket + wayana picchu para entrar em MP antecipadamente e reservar os hotéis; Em Cusco tem tanta mas tanta agênciazinhas de viagem que ficou fácil entender, pechinchar, economizar e até ostentar rs..lá fechei como eu iria e voltaria de MP;
      – A ida de Cusco até a Hidreletrica de VAN – duas pessoas – consegui por 45 Soles;
      – A volta de Aguas Calientes até Ollantaytambo de TREM – by Inca Rail classe executiva – 1 pessoa 75 dolares -; (Tem mais barato dependendo do horário e classe economica)
      – VAN de Ollantay até Cusco – 1 pessoa 10 soles –

      E ainda tem o Bus que sobe até machu picchu que vc vai comprar em AC por 25 dolares por pessoa!

  16. Oi Angie! 🙂 Muito legal as fotos e dicas! Super agradecida!!
    Estou pensando em ir de van até a hidrelétrica, dormir uma noite em Aguas Calientes, fazer Machu Picchu no dia seguinte, e na volta pensei em pegar um trem direto para Cusco… Você tem alguma informação em relação a isso? Não consigo ver pelo site da Peru Rail os horários (não funciona).
    Outra coisa, você pegou um pacote de da van + estadia em Aguas Calientes? Ou só fechou van e viu o hostel separado? É tranquilo fechar com a van lá no Peru mesmo?
    Abraços e muito obrigada!

    • oi Gabrielle! Se não me engano tem um as 15h e outro as 17h saindo de AC. A van era só a van, hostel separado..bem tranquilo achar a van, várias agências fazem esse pacote!!! Disponha guriaaa :*

  17. Oi, Angie! Estou preparando a minha viagem para dezembro e seu blog tem me ajudado muito. Uma dúvida: você dormiu uma noite só em Águas Calientes ou você voltou no mesmo dia para Cusco? abraços

  18. Oi Angie, obrigado pelas dicas!! Eu tava querendo ir pra Aguas Calientes em um domingo pra fazer MP na segunda, será que encontro essas vans no domingão (comprando na sexta)? E na volta eu preciso chegar na hidro que horas? Abração!!!

    • oi Carlos, funcionam sim! Tem que estar de volta em AC as 11 pra poder chegar a tempo na hidreletrica! Se vc levar uma mala leve e caminhar rapido é mais tranquilo

  19. Oi Guria! Seu blog é d+, estou me baseando nele na viagem que farei p/ o Peru em novembro 🙂
    Estou com uma dúvida: ao comprar o ingresso do Machu Picchu é necessário definir o dia da visita?
    Estou com medo de comprar antecipado e por algum imprevisto ter que alterar o dia e perder o ingresso.

    • Oi Bruna, obrigada! Sim precisa! O mais certo eh comprar na agência oficial de Cusco, por isso é importante viajar em baixa temporada para garantir nos próximos dias!! Beijooo

  20. Oi Angie tudo bem?
    Então meu marido e eu vamos para MP no dia 28/10 e voltamos 02/11. Vamos chegar em Cusco 12:30. Nós não temos muito tempo e queremos ir para Águas Calientes no mesmo dia, estamos com ideia de pegara van assim que chegar em Cusco até a Hidrelétrica e seguir a viagem pela trilha Inca. Queria saber se tem vans que vai para Hidrelétrica a tarde.

    • Oi Míriam!! As vans só saem de manhã as 8h. a tarde não tem pois demora 7 horas pra chegar lá e o caminho é perigoso. Nesse caso peguem o trem da tarde que vocês chegam lá! Gastam mais porém aproveitam melhor 🙂 Obrigada pela visita!

  21. meu deus amei esse blog!! Finalmente alguém que coloca nomes e endereços dos lugares hahaha
    Fiquei com uma dúvidaa:
    Vê, se a minha pretensao for fazer o macchu picchu + subida na Huayana Picchu no primeiro horário (7 as 8), como faço? tenhio que dormir em águas calientes e sair no madrugao pra fazer as 2/3h de caminhada e chegar a tempo? ou me perdi? kkkkk

    muitisismo obrigada

  22. Oi Angie, estou amando suas dica mas sempre temos dúvidas…
    Estou planejando ir em Setembro-2017, de fato é tranquilo nesta época?
    Consigo adquirir os ingressos para MP além das vans em Cusco nesta época ou tenho que comprar pelo site ?pois quero visitar no dia do meu aniversário e nada pode dar errado à visita em MP..
    E outra dúvida indo no primeiro horário para MP até que horas pode ficar lá? pois nos seus relatos retornaram cedo 10:30 da manhã.
    Com relação à AC, pelo roteiro da van chegar a tarde, dorme lá acorda cedo para ir a MP no dia seguinte. No fim do passeio compensa voltar pernoitar em AC e fazer turismo no dia seguinte?
    Obrigada,
    Ester.

    • oi Ester! setembro é tranquilo, pode comprar na mesma semana q chegar! vc pode pegar o primeiro horario para subir as montanhas, o MP é aberto a partir das 6h. vc deve retornar as 10 30 se for voltar de van, s en fica o dia inteiro la
      AC n tem muita coisa não, o melhor é ir embora depois do MP!
      obrigada pela visita!

  23. Adoreeeei esse blog sobre o Peru! E olha que já li muitos!
    Iria neste ano para lá, mas vou adiar para o próximo! Buttttt, já estou organizando a viagem!
    Uma dúvida bem específica em MP é sobre contratar ou não um guia.. e se sim, como funciona, qual o valor?
    Vou comprar o acesso normal, sem nenhuma outra montanha mesmo.
    Obrigada pelas dicas e aguardo a resposta 😉

    • oi Bárbara, os preços dos guias mudam, tem vários lá na entrada do MP! só escolher o que te agradar mais e que parecer menos pentelho aheuahea fico feliz que curtiu, obrigada pela visita!!

  24. Angie, vou p MP em agosto e quero fzr a opção de MP by car mas estou com uma dúvida… qual é o horário para retornar de MP e encontrar a van geralmente na hidroelétrica?

  25. Olá Angie. Vou a Machu Picchu em outubro com meu irmão, que mora em Lima e já foi ao MP mas agora vai me acompanhar e queria fazer o caminho alternativo que não conhece. Vamos ficar hospedados em Urubamba. Acha que vale a pena fazer o caminho alternativo SÓ NA VOLTA? Ao menos a descida de 3h e depois pegar o transporte que tiver? Assim faríamos o trem e o caminho a pé (se puder comprar só ida do trem). Vc tem alguma informação sobre só voltar a pé?

  26. Olá, Angie!
    Vou mochilar Chile/Bolivia/Peru em fevereiro. A ideia é ficar dois dias em Cusco, (seguindo tuas dicas) ir de van para a hidrelétrica, pegar o trem até Aguas Calientes (acho que não tenho perna pra trilha haha), dormir em Aguas Calientes, visitar MP no dia seguinte e talvez voltar só no outro dia. Será que conseguiria garantir a volta com a van (da hidrelétrica) mesmo com uma diferença maior de dias?
    E você acha que vale a pena passar um dia em Aguas Calientes ou é melhor voltar logo pra Cusco? 😐

    ps: Tô adorando as dicas! 😀

    • Olá! Voltei mês passado do Peru, fui a Machu Picchu, subi até o IntiPunku, eu já tinha ido a todas as ruínas em Cusco, inclusive Pisac que é cansativo pra burro… Então não ia me aventurar a fazer o caminho da hidrelétrica pq senão podia não ter pique mais pra Puerta del Sol, que dá 1h de subida mais ou menos.
      Eu fiquei em Ollanta, um hostel na rua da estação do trem, 3 minutos e já estava entrando. Já tinha comprado as passagens ainda aqui no Brasil, fui no primeiro horário do trem, 4h35 e como era mt cedo na véspera o hostel preparou um “kit café da manhã MP”, que foi a salvação pra não ter que gastar nem em Aguas Calientes e nem no MP. Paguei tipo 18 dólares quarto duplo, ou seja, mt barato e acho que AC é mais caro… Cheguei em AC já tinha a fila pro ônibus, tipo peguei o quinto que subiu desde a hora que entrei na fila, 6h30. Seria mais rápido se os ônibus não estivessem em greve, só tinham 5 circulando e isso é roleta russa, não tem como saber antes. O que acho mais importante (e como nao esperava essa greve) é comprar a volta do trem mais tarde. Eu comprei pra 14h35 e tive que correr muuuuuito pra chegar na estação, isso 5 minutos antes do trem sair! Tudo por causa da fila de volta do onibus, tinha gente esperando fazia mais de duas horas e, se não estavam indo pra ficar em AC e não compraram a volta do trem com folga de horário, $$$$ perderam e tiveram que comprar outra volta! Minha sorte é que meu irmão é peruano e na conversa conseguimos vaga no onibus a tempo, mostrando o bilhete do trem! Mas acabamos não conhecendo AC, a tal feirinha, dizem que é um lugarzinho bom (e carinho) pra andar um pouco.
      E outra que se deve ter atenção é com o soroche. Se vai chegar em Cusco de avião sem dar tempo pra aclimatar, e logo no dia seguinte querer ir a MP sua chance de se dar mal é grande. Eu estava a 3 dias em Arequipa, fui de onibus a noite pra Cusco, essa foi minha aclimatação. Nem provei do mate de coca pq não precisei, não gastei $ com o tal oxishot… Fiquei tranquilona com a altitude.
      Valeu!

  27. Bom dia Angie. Vou para Machu Picchu final do ano agora, vou de carro. Pretendo ir com meu carro até a hidrelétrica. Sabe me dizer se tem estacionamento lá? Se possui comercio, alguma coisa? Abraços

  28. Gente, alguém sabe responder que horas a gente tem que estar na hidrelétrica na volta de machu picchu?

    comecei a ficar com medo de não dar tempo de pegar o busu de volta e conseguir caminhar a tempo caso a gente escolha subir a wayna picchu das 10h às 11h….

  29. Olá Angie, estamos com nossa viagem marcada ao Peru para junho e seu blog está sendo muitoooo util. Parabens! 🙂
    Estamos com uma duvida que é o seguinte, queriamos fazer como vc fez (pegar a van em um dia, visitar MP no outro cedo e voltar de van pra Cusco). Chegando em Cusco, iriamos pegar um onibus para Arequipa, ao inves de puno, pq nosso voo de volta sai de Juliaca, que é bem mais perto de Puno. O porém é que o onibus sai de Cusco às 20h30 com destino a Arequipa e tenho receio de nao conseguir chegar a tempo de Van… O que vc sugere?

    Estou te seguindo, aproveite a Italia! 😀

    • oi Fabio! bahhh acho que vai ser bem apurado esse horario, recomendo dormir em Cusco e viajar cedo pra Arequipa…ai descansam e nao ficam naquela tensao de ~meudeus vamos perder o busao~ ai mela toda a viagem aheuahe espero q tenha ajudado!
      obrigada por acompanhar!

  30. Oi Angie! Adorei os vídeos sobre Machu Picchu, estão ajudando muito na escolha do que vamos visitar na nossa viagem ao Peru. Nós vamos de carro e pretendemos ir até a hidrelétrica, você sabe me dizer se existe algum estacionamento na hidrelétrica que dê pra deixar o carro para subir para Águas Calientes? É possível pegar o trem na hidrelétrica ou somente em Ollantaytambo?

    • oie! da pra pegar o trem dna hidreletrica, o carro tera q deixar ali em santa teresa pois n acho seguro deixar ao lado da hidreletrica (estação do trem) por causa da muvuca das vans

  31. Olá Angie! Muito obrigado pelo post. Li vários comentários e suas respostas em relação a voltar de van e o horário das mesmas. Pelo o que entendi, você ficou umas 4 horas apenas em MP (7 as 10:30). Você acha que compensa esse pouco tempo?

Curtiu? Comentaí!